A nova geração do Honda City chegou ao mercado brasileiro em 2021, com atributos de acabamento e de tecnologia dignos do segmento premium. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir da versão topo de gama, Touring, precificada em R$ 125 mil (maio de 2022, base Distrito Federal).
Honda New City 2022 Sedã
As duas primeiras gerações do Honda City no Brasil sempre se caracterizaram por confiabilidade, qualidade construtiva de carroceria e de acabamento. Mas era claro, sobretudo na cabine, que se tratava de um sedã de acesso da Honda. Neste nova geração isso mudou: a impressão geral desta versão Touring é de sofisticação e luxo, mantendo o conforto, a agilidade e a praticidade que sempre caracterizaram este sedã.
Honda New City 2022 Sedã - traseira
Essa subida de nível não é apenas uma questão de acabamento mais sofisticado e com materiais mais nobres - aspectos que são evidentes neste novo City. É mais que isso.
Honda New City 2022 Sedã
Esse novo Honda City 2022 tem um passeio diferente dos anteriores, e também dos concorrentes. Há uma impressão geral de solidez estrutural que só se via anteriormente em sedãs de luxo alemães ou modelos mais caros da Honda, como o Accord.
Honda New City 2022 Sedã
Associe-se a isso um nível de silêncio interno jamais visto no City - praticamente não se ouve o ruído do motor ou de rodagem dentro do carro - evidenciando um nível muito mais elevado de utilização de material fono-absorvente. Não se sentem, igualmente, vibrações.
Honda New City 2022 - interior
A suavidade geral de funcionamento do conjunto motor, do câmbio, da direção, freios e suspensão está em um patamar superior não apenas em relação aos City anteriores, mas também em relação a todos os demais concorrentes.
Honda New City 2022 - interior - espaço traseiro
Essa suavidade não está presente apenas no funcionamento dos componentes dinâmicos. No vídeo a seguir mostramos o New City 2022 Touring em detalhes.



Os comandos internos todos - do acendimento dos faróis ao ar-condicionado, passando pelos comandos multifuncionais no volante - está em um nível de qualidade muito superior ao que se observa no mercado.
Honda New City 2022 - interior - painel
O volante é um caso a parte. Ele tem uma pega perfeita, o aro tem o diâmetro correto, o revestimento em couro transpira qualidade, e contém ainda os comandos de alguns dos sistemas do Honda Sensing de assistência à condução e, ainda, seletores de trocas de marchas, e dos comandos do sistema de informação e entretenimento.
Honda New City 2022 - interior - espaço
Com 4,55 metros de comprimento, 1,47 metros de altura, 1,75 metros de largura e 2,60 metros de entre eixos, New City é 12 cm maior que o Toyota Yaris Sedan, e 6 cm maior que o VW Virtus, e 12 cm menor que o Chevrolet Cruze Sedan - que é um sedã médio.
Honda New City 2022 - porta-malas
O resultado aparece no amplo espaço interno - digno de um sedã médio, e também no porta-malas de expressivos 519 litros.
Honda New City 2022 - porta-malas
A percepção de porte ampliado é reforçada pela carroceria longa, larga e baixa e é explicitada pelo amplo friso frontal cromado no estilo “metal smile” e pelos vincos da carroceria. 

New City 2022 - faróis de LED

Os faróis e lanternas possuem tecnologia LED, e nesta versão Touring são full LED: indicadores de direção, facho médio e alto, DRL (Day Time Running Light) e faróis de neblina em LED.
Honda New City 2022 Sedã
Ainda em relação ao sistema de iluminação, esta versão Touring tem facho alto automático. Com isso, o New City oferece sempre a melhor iluminação possível, sem ofuscar quem vem em sentido inverso, já que o sistema comuta automática para o facho médio quando detecta carros em sentido inverso.
Honda New City 2022 Sedã
As rodas são de liga leve com rodas de 16 polegadas montadas em pneus 185/55 R 16 - com acabamento frontal diamantado e pintura preta. Os retrovisores externos são colocados na porta, e são automaticamente rebatíveis.
Honda New City 2022 Sedã
No interior, os bancos dianteiros contam com o Body Stabilization System, tecnologia que melhora a sustentação e reduz o cansaço. Nesta versão, assim como na intermediária EXL, a partida do motor é por botão Start, e entrada no carro, assim como o sistema de fechamento e abertura das portas é por aproximação da chave (Smart Entry).
Honda New City 2022 Sedã - interior
Ele conta ainda com ar condicionado digital e automático, retrovisores rebatíveis automáticos, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Android Auto e Wireless Apple CarPlay, multi Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos com acabamento em couro bege e painel digital TFT de 7 polegadas com múltiplas possibilidades de configuração.
Honda New City 2022 Sedã - interior
No interior do New City Touring, a qualidade dos materiais e acabamentos impressiona, em alto nível se comparado ao modelo anterior e aos demais sedãs médio-compactos do mercado. Há muito espaço para as pernas e para a cabeça na frente e atrás, onde três adultos podem viajar com conforto razoável.
Honda New City 2022 Sedã - interior
Para os passageiros traseiros há ainda saídas de ar-condicionado, mas fica devendo portas USB. Há, porém, uma conexão de 12V que pode ser usada - por meio de um adaptador - para carregamento de dispositivos eletrônicos.
Honda New City 2022 Sedã - interior
A posição de dirigir oferece rapidamente uma boa posição, com coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. O volante multifuncional permite operar desde sistemas multimídia até sistemas semiautônomos. O painel de estilo esportivo oferece uma boa visão das informações e os bancos proporcionam um bom suporte para o corpo.
Honda New City 2022 Sedã - interior - espaço traseiro
Sentimos falta, porém, de alguns recursos, como um porta-óculos, de um freio de mão com acionamento eletrônico, e, ainda, de um descansa braço frontal com ajuste em altura e profundidade.

Honda Sensing

Para reforçar a segurança, além das tecnologias do sistema Sensing - que inclusive freia o carro automaticamente para evitar acidentes-, esta versão Touring adiciona sensores de estacionamento dianteiros e LaneWatch, um assistente para reduzir o ponto cego disponível. 

Honda New City - Lane Watch



Ele projeta, quando a seta direita é acionada, na tela do sistema multimídia imagens de alta definição de uma câmera no espelho do lado do passageiro. Esse recurso proporciona muita segurança em manobras de conversão à direita.
Honda New City 2022 Sedã - interior
Os recursos semi-autônomos do Honda City Touring são impressionantes. Eles usam imagens de câmeras localizada na parte superior do para-brisa, e também de radares nos parachoques, e implementam, como parte do pacote SENSIG, os seguintes recursos (não disponíveis em outros modelos desse segmento de mercado):

  • ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: ele mantém - automaticamente - o carro a uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente; 
  • CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: esse recurso freia automaticamente ao detectar uma possível colisão frontal. O sistema funciona com detecção de pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no oposto; 
  • LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: esse recurso detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação; 
  • RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: esse recurso detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; 
  • AHB - Ajuste automático de farol - Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Todos esses sistemas estão muito maduros em seu funcionamento. O ACC, por exemplo, opera de forma muito suave, praticamente da forma que operaria um motorista "humano" na redução de velocidade - não há trancos e tampouco situações de surpresas.
A única questão é que esse sistema ACC opera apenas em velocidades acima de 30 km/h. Ou seja, ele não chega a parar o carro completamente, já que abaixo dessa velocidade o sistema desativa-se automaticamente.

Mecânica

Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o motor é um quatro cilindros 1.5 16V DI DOHC i-VTEC Flex aspirado. Ele conta com sistema de injeção direta de combustível - que permite maior taxa de compressão e maior otimização da combustão da mistura ar/combustível, para gerar mais eficiência e potência. O motor funciona em conjunto com a transmissão CVT – com modo “Sport” e aletas no volante para acionamento manual das marchas simuladas. A potência é de 126 cavalos a 6.200 rpm e o torque é de 155 Nm a 4.600 rpm.
Honda New City 2022 Sedã - motor
O sistema de injeção direta de combustível é uma atualização significativa para o motor 1.5L do New City. A potência máxima é de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol quanto com gasolina, sendo que, com gasolina o New City tem a maior potência do segmento, superando inclusive os modelos equipados com motor turbo, como o Virtus.
Dentro de sua proposta, o sedã tem um passeio suave, silencioso e sólido. No entanto, o uso de “paddle shifts” para acionamento manual das 7 marchas simuladas no volante e o modo “Sport” ajudam a deixar a performance mais empolgante. Já o modo "Econ" suaviza as respostas do acelerador e da caixa de câmbio para priorizar a redução do consumo.
Honda New City 2022 Sedã - interior
Neste New City, o câmbio CVT tem duas novidades. O step-shift funciona como um “kick-down”: a central eletrônica de controle do CVT coordena as trocas em pontos fixos das marchas, antecipando a sensação da mudança. E o EDDB (Early Downshift Under Braking) ajuda em situações de descida, quando o motorista pisa nos freios para conter o ganho de velocidade em um declive, o CVT assume uma relação abaixo, o que proporciona maior intensidade do freio motor.
Honda New City 2022 Sedã - interior
O funcionamento é automático e aumenta a segurança sem afetar o consumo - outro aspecto que o New City se destaca.
Honda New City 2022 Sedã - interior
A suspensão é confortável, e o ajuste é tipicamente da Honda, mas nesta nova geração está mais confortável.

Performance e Consumo

O New City 1.5 CVT acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos - um número que reflete seu bom desempenho, mas o que impressiona é o consumo. Segundo testes da revista Quatro Rodas, ele faz 13 km/l em cidade, e 17,4 km/l em estrada.
Honda New City 2022 Sedã
Em nosso percurso, em Brasília (DF), obtivemos mais de 13,5 km/l - um dos carros mais eficientes que já avaliamos.
Honda New City 2022 Sedã
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), sedã New City tem consumo urbano de 10,5 km/l.

Comparativo técnico - New City x Virtus x Onix Plus x Yaris Sedan

A tabela abaixo traz dados compartivos de performance, consumo e aspectos técnicos, fornecidos pelo INMETRO e em medições de testes da Revista Quatro Rodas. O grifo azul indica o melhor resultado, e o vermelho o pior

UnidadeHonda CityVW VirtusOnix PlusYaris Sedan
Consumo Cid.km/l10,511,213,713,0
Consumo Rod.km/l15,214,617,014,5
0 a 100 km/hs10,89,910,412,0
Vel. Máxkm/h175194187186
0 a 1000 ms31,831,531,734,7
60 a 100 km/hs6,06,25,47,1
80 a 120 km/hs7,77,36,79,4
Frenagem 120-0m61,660,658,162,0
Ruído a 120 km/hdbA67,569,563,571,9
PreçoR$R$125.000R$129.410R$109.360R$117.590
Garantiaanos3333
Revisões até 60.000R$R$4.477R$4.793R$3.964R$3.596
Porta-malaslitros519521469473

 A tabela acima mostra que o New City não se destaca e não decepciona em nenhum indicador. Ele fica na média dos outros modelos do segmento. Entretanto, a qualidade construtiva e acabamento, o passeio premium o coloca em patamar acima desses modelos do mesmo preço. O City subiu muito o nível desse mercado, e os demais concorrentes terão que subir sua qualidade para competir.
Honda New City 2022 Sedã
Atualmente, nessa faixa de preço até R$ 130 mil,  em termos de acabamento, suavidade de funcionamento, sistemas de assistência a condução e qualidade geral, o New City está em outra liga.
Honda New City 2022 Sedã
Conclusão
Honda New City 2022 Sedã
O novo Honda City 2022 está em um nível superior a seus concorrentes. Ele é atualmente o melhor sedã dessa classe médio compacto exatamente por estar nivelado em termos de performance e consumo  com outros sedãs compactos turbinados, mas oferece acabamento e tecnologia superior. 
Honda New City 2022 Sedã
Não é por outro motivo que ele vem se consolidando como um best-seller, liderando o seu segmento, e já se posicionado entre os 20 carros mais vendidos do Brasil.
Honda New City 2022 Sedã
Na faixa de preço até R$ 130 mil, atualmente (maio de 2022) o New City é o melhor carro 0Km que esse dinheiro pode comprar.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Virtus Highline mais bonito, motor turbo, maior porta-malas (521 x 519).

    https://1.bp.blogspot.com/-Z4YTpvp7WZY/YIbXlf486sI/AAAAAAAAu_E/UTW_jXJbLjc0oRqimmH6HFGLxlGCE0AxQCLcBGAsYHQ/s2048/VW-Virtus-2022.jpeg

    Virtus mais caro? Sim. É o preço que se paga pela qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualidade sim, a conta da oficina te mostra qual tem mais qualidade.

      Excluir
    2. O único do seguimento com eixo bipartido e piscina de série!

      Excluir
    3. Maior porta malas, você quer dizer maior piscina?

      Excluir
    4. 1 cara deu problema de infiltração e já dizem que é o carro. Quanta maledicência ...

      Excluir
    5. 1 cara deu problema? Demente, pesquisa na net e vc vai ver a quantidade de problema

      é defeito de projeto, isso sim

      Excluir
    6. Carlos4Carros, vou te contar umas histórias bem reais sobre pós vendas VW:

      Caso 01: alugamos três VW Voyage para a frota da empresa a qual trabalhamos, dois apresentaram infiltração nas vedações da porta do motorista (problema idêntico nos dois carros) - resposta da concessionária na cidade de SP: isso é normal, até a vedação se assentar no seu local (?!?!?!?!?!) - só depois de muita briga trocaram as borrachas...

      Caso 02: amigo de longa data de nossa família teve seu VW Polo roubado, foi localizado no mesmo dia, relativamente perto das imediações (Americana/SP) e havia sido batido - moral da história: 73 dias parado por falta de peças na concessionária;

      Caso 03: amigo dono de concessionaria de empilhadeiras comprou um Jetta 2.0 TSI (anterior à geração do GLI) e teve o vidro do teto solar quebrado, na estrada entre Blumenau e Navegantes. 90 dias para peça nova (seria o prazo oficial) até ele ameaçar processar a concessionária e eles resolverem o problema;

      Tive um City EX - modelo anterior a esse novo e posso dizer: é meio chocho em termos de motor, o CVT cumpre seu papel de maneira condizente, sem ser um DSG em banho de óleo, mas:
      1. é muito espaçoso;
      2. é silencioso;
      3. é bem acabado;
      4. é seguro;
      5. é ECONÔMICO;
      6. o pós vendas da Honda é INSANO de tão bom;
      7. tem qualidade Honda, portanto INQUESTIONÁVEL;

      Acho melhor não comparar, vc vai passar vergonha...

      Excluir
  2. Virtus: mais feio, motor bomba, diferença irrisória no porta malas, acabamento de merda, menor potência, menos segurança, menos confiabilidade. Só doente pra levar isso daí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né ?!? E na tabela o melhor é o Onix Plus e não essa bosta de Virtus...

      Excluir
  3. O cara posta uma coisa e comenta falando da bosta do Virtus, que demente e hoje ela vai fazer festa com seu rabinho pq a VW já é a 4° no mês... 🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
  4. É sério que a Carlotinha tá comparando um Honda com o Virtus? Já tive os dois, City anos luz à frente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O City nunca foi páreo para o Virtus, que chegou e revolucionou o segmento com entre-eixos de 2,65 metros, saídas de ar para os passageiros traseiros, painel digital, motor turbo de injeção direta.
      Tanto o Virtus era a referência que agora o City veio com tudo isso. Entaio agora tivemos apenas uma aproximação do City perante o Virttus, que continua a ter a vantagem do motor turbo.
      Ok, City agora tem ACC. Mas o novo Virtus 2023 vem com ACC e ainda motor híbrido, Virtus vai se tornar novamente a nova referencia no segmento, como sempre foi.

      Excluir
    2. Leiam "vantagem do motor turbo" como "alegria dos mecânicos".

      Excluir
    3. Motores turbo da VW 200 TSI do Virtus, e 250 TSI do Virtus GTS estão no mercado desde 2014. Confiáveis e modernos.

      Excluir
    4. Modernos? Sim. Confiáveis? Não mesmo! Procure aí por relatos de proprietários e mecânicos EUROPEUS no YouTube.

      Excluir
  5. Realmente o diferencial do Virtus e a Piscina Portatil no Porta Malas e o Contrato Vitalicio com as Oficinas Mecanicas!!!
    Como diz o Kaiser " Quem Viver Morrera"
    Que fase que fase JACSWAGEM!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Legalzinho esse, apesar da transmissão matar o potencial. E não deixa de ser outra bomba após alguns milhares de quilômetros.

      Excluir
  7. Jacswagen Tiguan sendo surrado sem dó pelo Kia:
    https://www.autoexpress.co.uk/car-group-tests/357900/volkswagen-tiguan-allspace-vs-kia-sorento-2022-twin-test-review

    Nenhum Jacswagen ou JacAudi na lista dos Melhores Elétricos para se comprar na Europa. Tudo Boqueta tbm ne...
    https://www.autoexpress.co.uk/electric-cars/86169/best-electric-cars-buy

    #IssoOCarblogNaoMostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda há uns alucinados que sonham que os VW ID-iotas são melhores que os Tesla rsrs

      Excluir
  8. Virtus é o polo com a bunda siliconada? Aquele polo da propaganda que vai enterrar a VW Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está enterrando. Logo logo, os valores do Polo carniça, na Fipe, cairão um bocado.

      Excluir
  9. Tive um Virtus Highline 2018 e sem dúvidas era um carro bom, gostoso de dirigir, econômico. Mas o acabamento era vergonhoso para o preço na época, que dirá hoje custando mais de R$ 120 mil.
    Tivesse que comprar um sedã compacto hoje, o City estaria no topo da lista sem a menor dúvida.

    ResponderExcluir
  10. Pra quem vai ficar bastante tempo como carro é uma boa fugir do 1.0T.

    E se o Polo é carro dos homossexuais, o Virtus é o travesti com implante na bunda?

    ResponderExcluir
  11. 1o lugar ONIX como mostra a tabela, muito mais equipado pelo mesmo preço, ou muito mais barato um semelhante
    2o lugar CITY
    depois vem o resto kkkkk

    ResponderExcluir
  12. Comre um Civic EXL 2021 com esses 130 mil e seja feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Civic não tem nenhum dos sistemas de assistência do City Touring. Não tem ACC, não tem frenagem de emergência, não tem manutenção ativa em faixa, não tem auxiliar de mitigação de saída, não tem facho alto automático, não tem faróis Full LED.
      O City é melhor que o Civic EXL.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem