Ao longo dos anos, a Volkswagen lançou uma ampla gama de carros-conceito que apontavam para o futuro do design, tecnologia e desempenho. Essas máquinas dos sonhos costumam ser construídas para testar uma ideia, uma visão e / ou mostrar recursos que um dia podem acabar se tornando modelos comerciais. Neste artigo relacionamos oito desses modelos interessantes e influentes. O primeiro é o W Scooter.
W Scooter
Projetado para cidade, o VW Scooter 1986 Concept era um carro ágil de três rodas com tração dianteira, um motor localizado na frente e uma carroceria coupé de duas portas. O protótipo foi influenciado pelo estilo arrojado dos anos 80 e apresentava portas em forma de asa de gaivota. Peso pena com apenas 635 kg, a potência era entregue às rodas por meio de uma caixa manual de quatro marchas que chegava a 40 cv. Depois de Scooter, a Volkswagen deixou de lado os conceitos de "scooter" e revelou um par de scooters de duas rodas no show #auto de Genebra 2019 , explorando o conceito de emissões zero e "micromobilidade" da cidade.

Italdesign Machimoto
Italdesign Machimoto
O Italdesign Machimoto 1986 era uma mistura entre uma motocicleta, um conversível e um carro familiar. Baseado na plataforma Golf GTi 16V, o roadster open-top tinha um sistema de assentos flexível para seis ou nove passageiros, usando assentos tipo motocicleta em tandem. A direção do carro era controlada por um volante especial que podia se transformar de um estilo de guidão em um volante tradicional. Os passageiros foram aconselhados a usar um capacete durante o cruzeiro no protótipo, que era movido por um motor Golf GTI de 4 cilindros com cerca de 139 cv. Embora nunca colocado em produção, o conceito de Machimoto foi apresentado em vários filmes italianos.

Futura
Uma minivan futurística com portas gullwing, o Volkswagen Futura foi apresentado em 1989 como um IRVW (Integrated Research Volkswagen) e apresentava uma tecnologia inovadora muito à frente de seu tempo. Equipado com características e funções inovadoras - incluindo sensores de distância, funções de assistência ao estacionamento e frenagem, um sistema de navegação, um computador de bordo e um freio elétrico de estacionamento - o carro foi aclamado imediatamente . O Futura apresentava portas futuristas que se abriam, não para fora, e ofereciam fácil acesso às fileiras de bancos dianteiros e traseiros. Tinha motor de 82 cv, sistema de resfriamento por evaporação e compressor mecânico. Embora nunca tenha chegado ao mercado, os elementos de seu design original podem ser vistos na produção ID.3 no Salão Automóvel de Frankfurt de 2019.

W12 Nardo
O W12 Nardo é um supercarro exclusivo da Volkswagen, projetado para testar um novo tipo de motor, a configuração W, que acabou quebrando recordes. Apresentado pela primeira vez como W12 em 1997, o Nardo foi reintroduzido em 2001 e recebeu o nome da famosa pista de testes de Nardo na Itália. Uma equipe italiana de design foi encarregada de projetar um veículo para acomodar o sistema Syncro 4WD da VW e integrar um motor de 12 cilindros em uma configuração W, o que nunca havia sido feito antes. Pesando 2.646 lbs., O W12 de 600 hp poderia ir de 0 a 60 mph em apenas 3,5 segundos. Em fevereiro de 2002, o conceito W12 Nardo estabeleceu para quebrar recordes e dirigiu por 24 horas direto cobrindo 4.909,8 milhas - mais longe do que qualquer outro carro conseguiu viajar no mesmo período de tempo. O W12 Nardo nunca chegou à linha de produção, mas ajudou a #volkswagenestabelecer um novo tipo de motor que seria usado no Passat, vários modelos Volkswagen europeus e mais notavelmente, o Bugatti Veyron.

Magellan
Projetado para o entusiasta de atividades ao ar livre, o Magellan era parte carro, parte SUV e parte caminhão. Criado pelo Centro de Design da Volkswagen na Espanha em 2002, o Magellan concept foi revelado na mesma época em que o primeiro Touareg chegou ao mercado. O conceito de tração integral tinha rodas de 19 polegadas e suspensão a ar. Seu interior espaçoso podia acomodar confortavelmente seis passageiros com três filas de dois assentos em um layout 2 + 2 + 2 construído em estruturas de monotrilho. Nomeado com o espírito dos grandes exploradores anteriores, o carro robusto, único e estranho inclui um sistema de navegação removível, apelidado de "GPS to Go", que pode ser usado fora do veículo para ciclismo e caminhadas.

EcoRager
Construído em 2005, o leve conceito de carro esportivo a diesel EcoRacer verificou várias caixas - cupê, conversível e speedster - em uma busca para ser o carro esportivo mais econômico de todos os tempos. Estreando no Tokyo Motor Show de 2005, o EcoRacer era um veículo de aparência única com uma carroceria de fibra de carbono e um potente motor a diesel montado no meio do quadro que podia atingir 136 hp e 62 mph em 6,3 segundos, com uma velocidade máxima de 142 mph . O teto do EcoRacer era sua característica mais exclusiva - o motorista podia transformar o EcoRacer de um cupê em um conversível removendo a capota rígida e, em seguida, convertendo-o em um speedster removendo o para-brisa e a estrutura. Com o EcoRacer, a intenção era antes criar um veículo de pesquisa que unisse os elementos de economia e desempenho sob um “teto” estilizado.

XL Sport
Volkswagen XL Sport
Um supercarro construído para entusiastas do XL1 com mentalidade ecológica, o XL Sport 2014 foi um carro esportivo hipereficiente projetado especificamente para velocidade. Impulsionado pelo motor de dois cilindros mais potente do mundo, o coupé de dois lugares podia ir de 0 a 62 mph em cerca de 5,7 segundos. Suas portas laterais eram uma reminiscência das de um carro esporte de última geração e articuladas em dois pontos, permitindo uma rotação para cima e para a frente. O XL Sport possui um painel característico especialmente projetado para esportes motorizados, com um tempo de volta individual e display de pressão de óleo. 

Atlas Tanoak
Atlas Tanoak
Tendo insinuado por anos em trazer uma picape para o mercado dos EUA, a robusta Atlas Tanoak finalmente estreou no New York International #auto Show em março de 2018. A picape de tamanho médio com cabine dupla era movida por um motor a gasolina V6 eficiente e era a primeiro pickup do mundo baseado no onipresente modular transversal toolkit (MQB). Nomeado em homenagem a uma espécie de sempre-vivas nativas da costa da Califórnia, o carro ostentava 276 hp, oito velocidades automática e sistema de tração nas quatro rodas 4MOTION. Era baseado em um SUV Atlas com distância entre eixos estendida, só que mais longa, e podia acomodar até cinco passageiros.

8 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Que tal uma matéria sobre os conceitos de outras montadoras também?

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria.
    Deu até nostalgia ....do eco Race para trás ,só poderia ver em revista ... ainda não se tinha internet popular . Bons tempos de adolescente.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. CHUPA "AUTOMOTIVE TRUTA" ...

      COMPORTE-SE COMO UM BOM MENINO PARA RECEBER SEU BISCOITINHO.


      Excluir
  4. Esse W12 me lembrou o dodge interceptor do filme “A Aparicão” charles sheem

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS AO CARBLOG !

    O MELHOR CONTEÚDO AUTOMOBILÍSTICO DO BRASIL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem