O Renault Captur chega à linha 2022 mantendo a plataforma do Duster, recebendo um facelift externo, acabamento interior significativamente aprimorado, e, o mais importante, um motor totalmente novo, 1.3 turbo flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Neste artigo reportamos nossas impressões de uso ao longo de uma semana com a versão topo de gama (Iconic).
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
A principal inovação do Captur 2022 é o motor turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e 27,5 kgfm de torque, o mesmo usado nos Mercedes-Benz GLB e Classe A Sedan, combinado apenas com uma transmissão automática CVT (contínuamente variável), com 8 marchas simuladas, e que está presente em todas as versões, desde o modelo de acesso, Zen (R$ 124.490) ao topo de gama, Iconic (R$ 138.490), o modelo avaliado.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Caputur 2022 tem um design elegante, com uma proposta com foco preferencialmente urbano, porém com capacidade de enfrentar um off-road leve ou médio (veja aqui), posicionando-se, na gama da Renault, acima do Duster.

Consumo e Desempenho
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - Brasília
Os quadros abaixo comparam os dados de consumo e desempenho do Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex CVT, frente aos do VW T-Cross Highline 250 TSI, Caoa Chery Tiggo 3X Pro e Honda HR-V 1.8 CVT, com grifo azul para o melhor resultado, e vermelho para o pior.

DesempenhoVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo X-Tronic
0 a 100 km/h [s]8,711,214,29,2
Vel. Máx. [km/h]198175172190
ConsumoVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
Cons. Gas. Urb [km/l]111111,211,1
Cons. Gas. Rod [km/l]13,212,312,212
Cons. Etn. Urb [km/l]7,77,77,87,5
Cons. Etn. Rod [km/l]9,38,68,58,3

Dimensões e porte
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT: preço, consumo - avaliação
Apesar de as alterações estéticas externas serem discretas, o Captur é agradável visualmente, e tem porte superior ao dos SUVs compactos de preço similar (T-Cross, Tracker, HR-V e Creta), aproximando-se dos SUVs intermediários (Compass, Corolla Cross e Taos), com seus 4,38 m de comprimento, 1,81 m de largura (sem retrovisores), 1,62 m de altura e 2,673 m de entre-eixos.

Capacidades
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - porta-malas
Os quadros abaixo comparam os dados dimensionais e de capacidades do Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex CVT, frente aos do VW T-Cross Highline 250 TSI, Caoa Chery Tiggo 3X Pro e Honda HR-V 1.8 CVT, com grifo azul para o melhor resultado, e vermelho para o pior.

CapacidadesVW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
Porta-malas [L]373437420437
Comprimento [m]4,204,334,204,38
Largura [m]1,761,771,761,81
Entre-eixos[m]2,652,612,552,67
Altura [m]1,571,581,571,62
Altura livre do solo [cm]19,117,715,721,2
Tanque de combustível (l)52605050

As maçanetas externas das portas com aperto natural são muito confortáveis de serem operadas, e as portas cobrem as soleiras, mantendo-as limpas. As caixas de rodas cobertas com plástico preto são tradicionais dos SUVs.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur tem um assento de motorista que o coloca em uma posição visivelmente mais alta que a média dos crossovers, o que agrada os motoristas que gostam de uma posição elevada de condução .
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - posição de dirigir
O interior do Captur, nesta linha 2022, parece e é mais rico e requintado - por exemplo, devido ao acabamento de material macio no painel frontal. O velocímetro digital também têm uma aparência melhor.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O ambiente interno é elegante e apresenta boa qualidade dos materiais de acabamento, e ainda recebeu iluminação interior personalizável.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
Destaque para o interior do Captur são os porta-copos inteligentes no túnel central, que são eficazes em sustentar garrafas de água ou refringentes mesmo nas circunstâncias nas quais o carro esteja circulando em terrenos acidentados, ou em aceleração e desaceleração.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - interior - painel
O sistema multimídia é novo e conta com um botão de controle de volume e um botão físico voltar à tela inicial. O software é o Easy Link, que poderia ser modernizado. Às vezes, ele fica muito lento e, ocasionalmente, ocorrem bugs. E os gráficos são defasados. A única maneira de dar uma aparência mais atualizada é conectar um smartphone para ativar a interface Apple CarPlay ou Android Auto compatível com o sistema. Como ponto positivo o som BOSE, de alta qualidade, e as câmeras frontal, lateral e de 360 graus.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - multimídia
Em termos de visibilidade, os retrovisores externos do Captur são um pouco menores que o desejável, porém a coluna A não limita tanto a visão frontal.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur tem um excelente espaço para os bancos traseiros - crédito da distância entre eixos de 2,67 metros (a maior do segmento compacto e em linha com os intermediários). O fato de as portas cobrirem as soleiras, e que as deixam limpas, permite que se entre no carro sem correr o risco de sujar a calça. Nesta versão de topo há a conveniência adicional do par de conectores USB para os passageiros traseiros.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - espaço traseiro
O porta-malas comporta 437 litros, e é cômodo em termos de transporte de cargas: é fácil de colocar objetos volumosos graças à sua forma mais regular e a porta traseira vertical.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - bancos em couro
Em termos de dinâmica de condução, o Renault Captur 2022 Turbo Flex tem comportamento de carro premium. O motor é suave e silencioso. O ganho de velocidade é progressivo e ao mesmo tempo ativo. O câmbio CVT funciona bem, mas observa-se um atraso quase imperceptível no momento da partida. A conexão através do acelerador é direta: quanto você pressiona, você obtém o mesmo no encosto do banco. E tudo ocorre com muito silêncio e sem vibrações. Gostamos!
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - espaço traseiro
A condução suave e a suspensão confortável são pontos fortes deste crossover da Renault. Ele não têm medo de uma estrada ruim. E em pista lisa é igualmente bom, e é onde o motor turbo pode demonstrar a elasticidade e disposição.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - interior
O volante é leve e, com o aumento da velocidade, vai ficando progressivamente mais pesado. A força de feedback é pequena, mas é sempre fácil determinar em que ângulo as rodas giram. O Captur 2022 tem ótima estabilidade em linha reta.

Preço

Preço
VW T-Cross Highline 1.4 TSI AT-6Honda HR-V 1.8 CVTCaoa Chery Tiggo 3X ProRenault Captur Turbo 2022
R$146.200R$133.800R$99.990R$138.490

Conclusão
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT
O Renault Captur 2022 é um SUV com mecânica de carro premium (Mercedes-Benz), muito disposto em termos de performance, excelente espaço interno e com suavidade de funcionamento.
Novo Renault Captur 2022 1.3 Turbo CVT - traseira
O preço x equipamentos o coloca como líder em termos de custo x benefício.

Vídeo - Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex



Ficha Técnica - Renault Captur 2022 1.3 Turbo Flex

FICHA TÉCNCA - CAPTUR
ArquiteturaCarroceria monobloco, dois volumes (SUV), cinco lugares e cinco portas
Motor1.332 cm³, turbo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta central, bicombustível (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida
TraçãoDianteira 4x2
Potência máxima (ABNT)170 cv (E) e 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT)27,5 kgfm (E) e 27,5 kgfm (G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Taxa de compressão10,5:1
CâmbioAutomático CVT XTRONIC® com opção de trocas sequenciais de 8 velocidades
DireçãoElétrica, com diâmetro de giro de 10,9 m
SuspensãoDianteira: independente, tipo MacPherson, triângulos inferiorers, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira: semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
FreiosDiscos ventilados na dianteira e tambores na traseira com sistema antitravamento (ABS)
Pneus/rodas215/60 R17
Relação de marchas
Modo Drive (D)Máx.: 2,631:1Mín.: 0,378:1
Modo Manual (M)
2,609:1
1,751:1
1,255:1
0,964:1
0,756:1
0,602:1
0,491:1
0,411:1
Dimensões4.379 mm de comprimento, 1.813 mm de largura (sem retrovisores), 1.619 mm de altura e 2.673 mm de entre-eixos
Altura livre do solo212 mm
Ângulos19° de entrada, 30° de saída e 25° de transposição
Porta-malas437 litros
Peso em ordem de marcha1.366 kg
Tanque50 litros
Consumo (INMETRO)Com gasolina: 12 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Com etanol: 8,3 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade
Velocidade máxima190 km/h (E) e 190 km/h (G)
Aceleração 0 - 100 km/h9,2 segundos (E) e 9,5 segundos (G)

21 Comentários

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  1. Respostas
    1. Jumenta, vc não viu a matéria? O concorrente é o T-cross topo de linha 1.4 TSI

      O nivus 1.0 manco não chega nem perto desse carro.

      Chupa essa, quenga arrombada.

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    2. O concorrente do Nivus seria o Tiggo 3x. Na comparação da matéria está misturando carros de preço e segmentos diferentes.

      A comparação justa e correta seria:
      T-Cross 1.4 Tsi x Hrv 1.5 Turbo x Tiggo 5X 1.5 Turbo x Captur 1.3 Turbo.

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  2. Tinha de comparar com o Tiggo 5X, não com o Tiggo 3.

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  3. PREVEJO A CONCORRÊNCIA EM APUROS.

    VW NÃO ESTÁ BRINCANDO EM SERVIÇO.

    QUEM AVISA AMIGO É.

    DEPOIS NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI.

    VW, A MAIOR DE TODAS AS MONTADORAS, ESPANCANDO A CONCORRÊNCIA.

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    1. É QUASE TODA SEMANA UM LANÇAMENTO DO GRUPO VW.

      VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE.

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    2. AUTOMOTIVE TRUTA, CHARLOTTE E MeuC*Sujo ESTÃO DESESPERADAS

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  4. Esse carro deveria ter recebido uma nova geração co esse novo motor pra quem sabe aí ter boas vendas.

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  5. ELE ESPANCA O CAOS SEM DÓ. FORA QUE A RENAULT TEM MAIS PRESTÍGIO QUE A JACSWAGEN. É UMA QUESTÃO DE FATOS E APENAS FATOS.

    CHUPA QUENGA.
    CHUPA UNK"CU"NOWN. PEGA NO MEU P@U.
    LEVOU ENRABADA.

    #LibertemOFufuca

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    1. Reparem como falta intelecto ao sr. "AUTOMOTIVE TRUTA”, suposto “comprador” das mercedinhas e bms...


      Somente defeca pela cavidade oral.

 Sem berço.

      SIM !!!


      É um favor que esses clientes fazem, em nome da distinção das marcas do grupo VW, sequer sondar comprar essas obras primas.



      O Grupo VW despreza uma clientela desse naipe.

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  6. Finalmente estão assumindo:

    *T-plastico só compete com tiggo3, cactus e 2008
    (os OUTROS TODOS SÃO MAIORES E MELHORES)

    *Captur concorre HR-V, Creta, Kicks e Tracker


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    1. AGORA CHEGOU A HORA DE TOMAR SEU REMEDINHO DA TARDE PARA SE ACALMAR E NÃO ENTRAR EM DESESPERO TODA VEZ QUE A VW ESPANCA O SEU BUMBUM...



      SEJA UM BOM GAROTO "CHARLLOTE"

      ESPECIFIQUE DIREITINHO PRO PAPAI E SEJA UM BOM GAROTINHO "CHARLLOTE" !

      SENÃO VC NÃO VAI GANHAR DA VW UM SALSICHÃO QUE VC TANTO GOSTA !




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  7. Tinha que ter o maldito câmbio CVT dos infernos. Nesse preço da top, a Tracker é a escolha mais natural, pois é mais bem resolvida e sem câmbio O&M que só montadora boqueta usa.

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    1. QUE NADA. VW T-CROSS É A MELHOR COMPRA.

      BASTA VER "QUEM" A QUATRORODAS INDICA.

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  8. Faltou comparação com Tracker 1.2 topo de linha

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  9. QUE NADA. VW T-CROSS É A MELHOR COMPRA.

    BASTA VER "QUEM" A QUATRORODAS INDICA.

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  10. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito melhor que a merda do novo Creta? mais forte mais quitado do que aquela carroça do novo Creta

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  11. VW eu não compro nunca mais, em 93 pegaram o AP 1.8 e tiraram mancais, como resultado com 50 mil km era lixo. Ainda assim comprei uma parati turbo, outra bomba, tanto que nao se ve nenhum desses na rua. Quem mete o pau no cambio CVT é que não entende nada ... um câmbio sequencial comum seria uma escada com seus degraus, ja um CVT é uma ladeira ... 1000x mais inteligente.

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