O Volkswagen Golf GTI sempre foi a referência em esportividade em todas as oito gerações do Golf, mas para aqueles clientes que queriam mais desempenho, a Volkswagen desenvolveu novos modelos, como a gama R. Na segunda geração, lançou o Golf Rallye, com motor G60 sobrealimentado, tração nas quatro rodas Syncro e 160 cv. As gerações 1, 2, 4 e 5 do Golf R foram reunidos no circuito de Jarama, na Espanha.
VW Golf R Mk1 x Mk8
Já na terceira geração, a Volkswagen lançou seu primeiro motor de 6 cilindros: o VR6. Este motor tinha a particularidade de ser montado transversalmente, devido ao espaço limitado oferecido pela frente do veículo, por isso foi desenvolvido um motor “V compacto” de 6 cilindros, com cabeçote único.
VW Golf R32 2002
Ele rendeu uma potência de 172 cv em sua versão de 2.800 cc e 190 cv para uma evolução futura com deslocamento de 2.900 cc.
VW Golf R32 2002
Esta última, também ofereceu a possibilidade de incorporar a tração integral Syncro.
VW Golf R Mk8 x VW Golf R32 2002
Em 2002, chegou o primeiro exemplar da série R. Com base nos seus antecessores, na quarta geração do Golf o departamento da Volkswagen Motorsport desenvolveu um veículo com tração nas quatro rodas, desta vez Haldex, e com motor V6 que produzia 241 cv em 3.200 cc de deslocamento.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
Esse detalhe deu nome ao novo modelo. O Golf R32 marcou o início da gama R com linhas desportivas e musculosas. Desde então, todas as gerações do Golf tiveram um R. representativo. Mas o Volkswagen R não é apenas Golf, também existem modelos emblemáticos da marca como o Passat R36, o Touareg R50 ou o lendário Scirocco R. Uma versão exclusiva foi até mesmo comercializado do Golf Conversível na sexta geração do modelo: o Golf R Conversível.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
A atual e quinta edição do modelo R na gama Golf foi equipada com um motor 2.0 TSI turboalimentado de 230 kW (320 cv) com uma transmissão DSG de 7 velocidades e tração 4MOTION, com uma aceleração de 0 a 100 km / h em 4,7 segundos e uma velocidade máxima de 250 km / h, expansível para 270 km / h com o pacote R-Performance opcional.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
O sistema de tração integral 4MOTION com o sistema de vetorização de torque conhecido como R-Performance Torque Vectoring, atua como uma central de controle, distribuindo a potência do motor não apenas entre os eixos dianteiro e traseiro, mas também, de forma variável, entre as duas rodas traseiras.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
Isso confere ao Golf R uma agilidade significativamente melhorada, principalmente nas curvas, o que torna a direção, além de dinâmica e divertida, especialmente confortável.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
Graças ao Dynamic Gear Manager, a tração nas quatro rodas também está interconectada com outros sistemas de chassi, como o bloqueio do diferencial (XDS) e o controle adaptativo do chassi DCC.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
A integração desses sistemas, a redução de peso de vários componentes e a barra estabilizadora traseira esportiva, que aumenta a estabilidade e a resistência à torção nas curvas, resulta em características de tração ideais e manuseio de alta precisão.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
Opcionalmente, o pacote R-Performance mencionado acima inclui o Seletor de Modo de Condução, que oferece modos de condução específicos: "Drift", que permite que o eixo traseiro deslize, ou modo "Especial", um perfil de direção especialmente projetado em Nürburgring.
VW Golf R: 4 gerações do topo de gama do hatch reunidos na pista
E cujos parâmetros são adaptados às características do lendário circuito.

1 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Verdadeiras obras de arte. O Golf R32 é um carro tão espetacular, que até agora a Ford, Mercedes e BMW não conseguiram igualá-lo em tecnologia. VW 20 anos à frente de BMW e Mercedes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem