Sandy Munro é um conhecido engenheiro da indústria automotiva americana, tendo trabalhado na Ford dos EUA, e posteriormente fundou sua consultoria Munro & Associates, em Michigan. Em entrevista para o canal especializado em carros elétricos, ele disse que os fabricantes chineses são os líderes absolutos em carros elétricos. Ele disse ainda que a Volkswagen não teme a Tesla, mas sim os chineses.
NIO ES6 - elétrico - chinês
O veterano executivo disse que em um primeiro momento, no início dos anos 2010, os carros chineses se saíram mal em testes de impacto na Europa, e criaram a imagem de baixa qualidade. Mas o cenário agora é diverso. As marcas chinesas estão tendo sucesso em testes de segurança, e começarão a se estabelecer na Europa nos próximos meses.
NIO ES6 - elétrico - chinês
Quando se fala de marcas, ele aponta a Tesla como líder do segmento de carros elétricios hoje. Mas quem irá superá-la não serão os fabricantes ocidenciais, mas marcas como BYD, Geely, SAIC, BAIC e outros grandes fabricantes chineses. São grandes empresas que trabalham com carros elétricos há muito tempo - mais do que algumas das concorrentes do Ocidente.
BYD Tang Elétrico
Ele aponta que os chineses gostam que não falem sobre eles. Eles estão operando em silêncio, e as marcas ocidentais acordaram tarde para a eletrificação, especialmente GM e Ford.
Xpeng P7 - elétrico chinês
Ele disse que a General Motors tinha uma participação de mercado de 60% nos Estados Unidos quando os fabricantes de automóveis japoneses vieram para o Ocidente nos anos 70. A Ford e a Chrysler praticamente detinham os demais 40%. Alguns anos depois, a participação da GM havia caído para 35%, enquanto as outras grandes marcas também haviam encolhido drasticamente.
Maxus EV80 - Van Elétrica chinesa
"Tudo virou japonês", e a mesma coisa volta a acontecer. Os chineses chegam e fazem uma grande diferença no mundo automobilístico, diz Munro.
Maxus EV80 - Van Elétrica chinesa
Em países avançados em termos de eletromobilidade, como a Noruega, nem mais se fala dos fabricantes chineses como "ameaça", pois eles já são os líderes no segmento de elétricos há muitos anos.
Maxus EV80 - Van Elétrica chinesa
A Tesla é reconhecidamente a marca de automóveis que mais vende carros elétricos no mundo hoje, mas isso não teria sido possível sem a fábrica americana em Xangai.
BYD Tang Elétrico
Marcas como a BYD, por exemplo, têm um ecossistema completo em termos de eletromobilidade. Eles dispõem de centros de pesquisa, desenvolvimento e produção, além de estarem avançados em baterias.
MG5 SW Elétrico
A indústria automobilística chinesa pode ser dividida em três partes: as grandes fábricas de automóveis estatais, como SAIC e BAIC, as grandes fábricas privadas, como Geely e BYD, e as empresas iniciantes, como Nio e Xpeng. Juntos, esses fabricantes têm várias vezes mais fábricas de automóveis na China do que no resto do mundo.
MG5 SW Elétrico
Sandy Munro acredita que hoje se fala muito pouco sobre os fabricantes de automóveis chineses. E é fácil ter a impressão de que, por exemplo, o chefe da Volkswagen, Herbert Diess, não tem medo de dizer que a Tesla está liderando o desenvolvimento de carros elétricos. Mas ele e seus colegas não são tão frequentes em falarem sobre o quão adiantados os fabricantes chineses estão.
MG5 SW Elétrico
Provavelmente os chineses estão criando mais noites mal dormidas para Diess e seus colegas do que Tesla. Só em dezembro do ano passado, a Volkswagen vendeu 100.000 carros a mais do que os 500.000 carros que a Tesla produziu em todo o ano de 2020. Em comparação, a SAIC vendeu 5,6 milhões de carros em 2020.
NIO ET7 - elétrico chinês
Há uma impressão que a indústria automobilística europeia deliberadamente não quer ajudar a criar a impressão de que os chineses estão muito à frente.
NIO ET7 - elétrico chinês
Fonte: E for Electic

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW posicionada para superar a Tesla sem dó. VW tem escala como os chineses, e tecnologia alemã. O resto é resto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAW e SAIC comprarão a VW até 2030. A VW será a maior subsidiária dessas estatais no Ocidente.

      Excluir
    2. A VW que comprou a JAC. Não o contrário. Se atualiza aí, ok.

      Excluir
    3. Querido querido ... a JVW ou qualquer outra montadora pode até fabricar mais carros e ter o market-share que for mas assim como a Apple se difere das demais fabricantes de celulares a Tesla sempre terá o state-of-art dos carros elétricos ...coisa que vocês nunca terão com ID, E-tron ou qualquer outro lixo que venham a construir.

      Excluir
    4. E-tron é lixo?é um dos SUVs elétricos mais vendidos do mundo,ID.3 em menos de 6 meses se tornou o elétrico mais vendido da Europa,a Tesla é só lorota,cadê o Roadster?quando vão começar as vendas do Cybertruck e do Semi,Elon Musk era um pivete e a VW já fazia carro elétrico.
      A Tesla quer lançar um hatch elétrico com medo do ID 3

      Excluir
    5. Errado. O carro elétrico mais vendido em 2020 na Europa foi o Renault Zoe

      Excluir
    6. Na boa, dizer que E-Tron é lixo é coisa de retardado...
      O carro pode até não ser um Tesla, mas PUTA QUE O PARIU!!!

      Me poupe

      Excluir
  2. China dominará a tecnologia automotiva elétrica, sem dúvida. E cadê o brasil? De pensar que o Brasil nos anos 90 era líder dos países emergentes. Quem pagou pra ver, está vendo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já domina, assista um documentário no youtube de nome Shezen: A fábrica do Futuro. Ai vc percebe que estamos na idade da pedra.

      Excluir
  3. A VW é líder na China. No país com o maior mercado, quem domina é a VW.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem