O Chevrolet Tracker é um SUV compacto, baseado na plataforma do Onix. Neste artigo relacionamos nossas impressões ao dirigir da versão topo de gama, Premier, 1.2 Turbo, que tem preço, em janeiro de 2021, de R$ 126.190.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O Tracker mede 4,27 metros de comprimento, 1,79 de largura e 2,57 metros de distância entre eixos. A altura é de 1,62 metros. O design é contemporâneo, com um ar premium graças à assinatura visual em LED do sistema de posicionamento diurno.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Esta versão Premier é o topo de gama e vem muito completa: tem rodas de liga leve de 17 polegadas (montadas em pneus 215 / 55R17), faróis 100% LED, teto solar panorâmico (ausente na Premier 1.0 Turbo), barras no teto e spoiler na porta traseira.
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Há ainda apliques pretos nas laterais que reduzem visualmente a grande distância ao solo. Mas só visualmente, porque este SUV tem 18 cm de altura livre, entretanto, o defletor dianteiro está apenas 16cm, o que exige um cuidado em valas e entradas de edifícios.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
A competição que o Tracker 1.2 Premier enfrenta é sobretudo do T-Cross Highline, atualmente líder de mercado. Ambos, porém, oferecem apenas versões com tração FWD (dianteira).
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Interior
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O design da cabine é bem resolvido, com inseções de material macio na parte central do painel, neste caso em tonalidade azul, com costuras aparentes - o que contribui para empresar um ar de requinte, mesmo a estrutura do painel ser fundamentalmente de plástico rígido.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
A montagem é de boa qualidade, e em nosso teste de cerca de 1 semana não observamos ruídos de peças soltas. Quem, porém, vem do Tracker anterior, o produzido no México, observa uma redução em termos de materiais de acabamento. O Tracker anterior era vendido nos EUA, sendo, portanto, um modelo global, enquanto este novo Traker tem um foco maior em mercados emergentes.
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Em termos de ergonomia, este é um SUV que posiciona o motorista em um nível dos mais altos entre os seus concorrentes. Aparentemente é o que o motorista se sente mais elevado. E até por isso demora um pouco até se acostumar com tal posição.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O assento do motorista tem ajuste de altura, mas mesmo no mais baixo, ainda assim o motorista fica muito alto. De qualquer forma, quanto mais alto melhor para a maior parte dos consumidores de SUV - então ele agrada muito grande parte dos consumidores. Já quem gosta de se posicionar o mais baixo possível, como este que escreve este artigo, sente que o ajuste do banco poderia permitir uma posição mais próxima do solo.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O cluster de instrumentos analógico à frente do motorista traz um computador de bordo completo, e que permite escolher quais informações serão exibidas, e alterar entre elas, sem tirar as mãos do volante, por meio dos comandos multifuncionais.
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Quando se fecha as portas, o Tracker aciona um sistema que abre a fresta da janela para permitir maior facilidade de fechamento evitando a resistência da pressão interna do ar. Com a fresta aberta temporariamente, a porta pode ser fechada com maior facilidade.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Este modelo Premier 1.2 Turbo, topo de gama, conta com teto-solar panorâmico com acionamento elétrico , o que contribui para deixar a cabine ainda mais iluminada. No verão de Brasília (DF), essa claridade, associada à ausência de uma película protetora dos vidros, faz o ar-condicionado - automático com zona única de climatização - sofrer para refrigerar a cabine.
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Os bancos traseiros são generosos e há bom espaço. A ausência do túnel central melhora a habitalidade do passageiro central, e na parte inferior há duas portas USB. Fica faltando, porém, uma saída de ar-condicionado para o compartimento traseiro.
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No centro superior do painel destaque para a central de informação de entretenimento MyLink de nova geração, com tela sensível ao toque de oito polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, por fio.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - impressões ao dirigir
Essa unidade conta ainda com conexão WiFi com chip de dados próprio, que oferece a possibilidade de conectar até sete dispositivos móveis. E o Tracker traz ainda o sistema de suporte online OnStar, tudo de série.
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O porta-malas comporta 393 litros - que se não é o melhor da categoria (HR-V e Kicks têm mais de 430 litros, o T-Cross chega a 427 litros com bancos traseiros ajustado para a vertical) - tem um bom volume e disposição.
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Há um sistema de iluminação, e o revestimento inteiro de carpete, com um tapete de borracha sob medida na parte inferior. Sob o assoalho há um estepe temporário, que permite rodar com o carro a até 80 km/h.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Caso se necessite de mais espaço, o Tracker permite que encostos dos bancos traseiros sejam rebatidos um terço ou dois terços, atingindo um volume máximo de 1.278 litros.



Segurança
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O Chevrolet Tracker deriva da plataforma do Onix e Onix Plus que brilharam no teste do Latin NCAP, ambos com 10 estrelas (5 para passageiros adultos e 5 para crianças) e ainda o Advanced Award conferido aos modelos que protegem o pedestre em caso de colisão.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Esse modelo, devido à pandemia, ainda não foi testado, mas a julgar pela gama de recursos de segurança ativa e passiva, é provável que repita o excelente resultado de Onix e Onix Plus.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Em termos de itens de segurança, o Tracker traz de série controle controle de estabilidade (ESP), seis airbags, ABS com EBD, controle de tração e âncoras Isofix. Isso em todas as versões. Este modelo Premier, topo de gama, conta ainda com alerta de ponto cego, alarme de risco de colisão, frenagem autônoma de emergência e indicador de pressão dos pneus.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O ponto negativo é o sistema de freios, que, na traseira, conta com sistema a tambor, e não a disco, como existia no Tracker mexicano.

Mecânica

O motor estrou no Tracker em 2020, sendo um três cilindros, derivado do motor 1.0 Turbo Flex do Onix, porém com cilindrada aumentada para 1.2L. Com isso, a potência aumentou para 133 cv com etanol, e 132 cv com gasolina. O torque é de 21,4 Kgfm com etanol, e 19,4 Kgfm com gasolina, disponíveis já a partir de 2.000 RPM.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Em relação ao Onix Plus 1.0 Turbo Automático Midnight que testamos no mês passado, o torque 25% superior compensa o peso adicional do SUV, tornando este modelo tão ou mais ágil que o Onix 1.0 Turbo.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O motor está bem harmonizado com a transmissão automática de seis marchas, de engates suaves e funcionamento silencioso. Não existem seletores de trocas de marcha no volante, e não faz falta, já que a ampla disponibilidade de torque em qualquer regime torna esse Tracker muito "leve" de acelerador, ágil e responsivo.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Claro que por se tratar de um motor 1.2, ele não tem a mesma suavidade de um quatro cilindros, e tem o ruído característico desses motores, especialmente quando abastecido com etanol, ou quando ainda está frio. Quando atinge a temperatura normal de funcionamento, ele passa a vibrar menos e mostra maior suavidade.

Comportamento dinâmico

A posição muito elevada de condução não convida a tocadas esportivas. Este é um típico SUV que deixa o motorista "dono da situação" ao permitir observar por cima dos demais carros no trânsito. A direção é leve em cidade, e o ajuste de suspensão é tipicamente americano, ou seja, priorização total para o conforto, com foco em uso familiar.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
A suspensão filtra muito bem as imperfeições do piso, e os 15,7 cm de altura livro do solo, apesar de relativamente reduzidos para um SUV, permite trânsito em pisos de baixa qualidade, valetas e lombadas sem raspar. Deve-se, porém, tomar cuidado com o spoiler dianteiro um pouco baixo.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
O motor 1.2L empurra esse SUV com competência. Segundo dados da GM, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (10,2 segundos com gasolina), e atinge velocidade máxima de 185 km/h (182 km/h com gasolina). O consumo, segundo o INMETRO, é de 11,2 Km/l de gasolina em cidade, chegando a 13,5 km/l em estrada. Com etanol cai para 7,7 km/l em cidade, e 9,4 km/l em estrada.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
No nosso percurso urbano, com gasolina, em Brasília (DF), o computador de bordo marca 10,5 km/l de consumo médio. Na média, segundo dados do INMETRO, é mais econômico que seus principais concorrentes, conforme tabela comparativa abaixo.

Modelo
EtanolGasolina
Média
CidadeEstradaCidadeEstrada
Novo Tracker 1.2T AT67,79,411,213,512,2
VW T-Cross 200 TSI A/T7,69,511,013,512,1
Honda HR-V CVT7,78,611,012,311,6
VW T-Cross 250 TSI A/T7,79,39,313,211,1
Jeep Renegade 1.8 A/T6,98,610,012,010,9
Hyundai Creta 1.6 A/T7,18,210,111,310,6

O câmbio opera suave em "D" (Drive), e conta ainda com a posição "L", que mantém o câmbio em marchas mais baixas para situações de tração mais desafiadoras. Andando em estrada a 120 km/h, o motor opera a 2.000 rpm - tornando a cabine muito silenciosa.

Em estrada, a direção fica mais firme, aumentando a segurança e precisão. A suspensão macia e o centro de gravidade elevado, porém, não autorizam pegas esportivas. Este é um carro familiar, sem pretensões de performance em curvas.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Mas mesmo assim é um carro estável, e os freios operam bem (mesmo sem o disco traseiro) - o que é justificável pelo fato de que este Traker é cerca de 100 kg mais leve que o anterior.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
Outro aspecto muito interessante são os sistemas de auxílio à condução. O auxiliar de ponto cego ajuda muito em transito fluído, informando sobre a existência de carros fora do campo de visão do motorista, e o alerta de colisão com frenagem autônoma garante que não haverá aquelas pequenas batidas de trânsito em cidade, já que o sistema opera automaticamente no caso de motorista distraídos.

Preço

ModeloPreço
Hyundai Creta Prestige 2.0 A/TR$111.990
Tiggo 5X TXSR$114.990
Tracker Premier 1.2T A/TR$126.190
Jeep Renegade Limited 1.8 A/TR$127.290
T-Cross Highline 1.4T A/TR$129.600
Honda HR-V Touring CVTR$148.800



Conclusão

O Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier Flex é um competidor de peso no segmento de compactos, já se destacando nos rankings de vendas. Os pontos altos são mecânica e recursos completos de segurança. O design agrada, é imponente, especialmente nesta versão com teto-solar, estribos laterais e escapamento duplo na traseira, conferindo ao Tracker um aspecto mais premium.
Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier 2021 - fotos, preço e consumo
No interior, destaque para a central multimídia completa, com tela de boa visualização e o sistema Wi-Fi de distribuição de internet. Apesar de ter alguns downdrade´s em termos de acabamento em relação ao Traker anterior, este é claramente mais adequado à realidade brasileira, em termos de espaço e de adequação mecânica.

36 Comentários

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  1. A melhor compra da categoria. Se quiser algo melhor vai ter partir para os motores diesel.

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    1. Melhor com a direção elétrica assassina? sei

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    2. Tá muito longe de ser a melhor compra; primeiro a GM precisar melhorar a montagem usando melhores componentes neste carro e no irmão menor, depois vc poderá gargantear, mas espera sentado.

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  2. Realmente o acabamento piorou bastante nesta última versão... Mas ainda é um pouco melhor do que t-cross neste sentido...

    Ainda acho que a Hyundai ix35 é neste momento a melhor opção do mercado...

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    1. Em que aspectos você acha que o IX 35, carro de 2009, é superior ao Tracker?

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  3. Antes que o asno-VW publique alguma asneira, vai uma correção ao texto: o modelo não é só destinado aos "mercados emergentes": https://driving.ca/buick/features/feature-story/driving-tiny-engines-can-3-cylinders-ever-be-enough

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  4. Ótimo concorrente para o chinês JAC Q3 sob badge da Audi, a JAC comprou o grupo mesmo com uma dúvida impagável e elétricos que não funcionam, coisas de chinês, vai entender, fatos e apenas fatos.

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  5. Marcas
    Toyota – 7,86 milhões de unidades
    Volkswagen – 5,73 milhões
    Ford – 4,18 milhões
    Honda – 3,97 milhões
    Hyundai – 3,71 milhões
    Nissan – 3,48 milhões
    Chevrolet – 2,96 milhões
    Kia – 2,82 milhões
    Mercedes-Benz – 2,37 milhões
    BMW – 2,05 milhões

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  6. Marcas
    Toyota – 7,86 milhões de unidades
    Volkswagen – 5,73 milhões
    Ford – 4,18 milhões
    Honda – 3,97 milhões
    Hyundai – 3,71 milhões
    Nissan – 3,48 milhões
    Chevrolet – 2,96 milhões
    Kia – 2,82 milhões
    Mercedes-Benz – 2,37 milhões
    BMW – 2,05 milhões

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  7. Automóveis
    Toyota Corolla – 1.134.262 unidades
    Toyota RAV4 – 971.516
    Honda CR-V – 705.651
    Honda Civic – 697.945
    Volkswagen Tiguan – 607.121
    Toyota Camry – 592.648
    Nissan Sylphy – 544.376
    Volkswagen Golf – 492.262
    Volkswagen Lavida – 463.804
    Hyundai Tucson – 462.110

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  8. Assisti neste final de semana na GAZETA MOTORS, aparições do VW Nivus sendo oferecido por mais de 115 mil reais.

    Pode isso Arnaldo?

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  9. Ganha em todos os itens do tplastico...

    Tracker maior, mais bonito, mais equipado, mais espaço, melhor acabado, mais forte, etc

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    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  10. Bom carro, mas pagar 126 mil pilas em uma Tracker 1.2 Turbo Premier ou T-Cross 1.4 Tsi e Renegade 1.8 Limited é rasgar dinheiro e muito pior ainda é pagar quase 150 mil Pilas em HR V 1.5 Turbo.

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    1. Renegade a diesel você paga 120k no CNPJ.

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    2. A esse preço o Renegade à Diesel é a melhor compra, logo se nota que esses Suv s que citei, estão com preço fora da realidade atualmente.

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  11. Espere rodar uns 5 mil Km e vc poderá observar um rangido metálico no motor e ruídos por toda a cabine. Vide reclamações de usuários com esse motor 3 cilindros.

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    1. Falar em barulhos no interior, é falar de vw

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    2. Humm... Barulho de motor que invade cabine... Além da VW (economia de mantas acústicas), qq outro que use câmbio cvt...

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  12. Este é um dos motivos pela JEEP liderar o mercado.

    T-cross e Nivus são produtos bocas de porco.

    Então o TAOS CHINÊS CAPADÃO ARGENTINO por ser VW, será apenas mais um fiasco.

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    1. Capadão como se ele tem mais equipamentos que o Compass?

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  13. Atualmente a melhor compra da categoria. Possui equipamentos que os outros nem sonham. Esse carro é ótimo pra dirigir, ainda mais cm esse 1.2T. Tem um bom espaço interno, porta malas na média, dá um show em segurança e é melhor acabado que T-Cross, Kicks, Duster e etc. Por isso o sucesso merecido.

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    1. Eu acho a ix35 a melhor opção do mercado.

      Uma alternativa interessante, se surgisse, seria a Duster com câmbio cvt e motor 2.0, ou motor turbo. Obviamente custando menos do que os rivais.

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  14. Pra minha surpresa, vi que o Renegade 1,8 não consome tanto assim. Mais econômico que Creta 1,6.

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    1. Temos um Longitude 16-16 aqui em casa, criado a leite com pêra, não tem tem 30 mil km, todo revisado na css. Faz 5.7km/l no trânsito com GASOLINA, acelerando como um senhor de 101 anos de idade. Não cai nesse papo de dados de fábrica ou imprensa comprada não.

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    2. Verdade Lipe... Estes dados de fábrica não são muito confiáveis... Eu tive um UP e , apesar de ser econômico, era muito menos do que divulgado pela fábrica...
      Por outro lado, agora tenho um Honda, e o consumo é melhor do que divulgado pela fábrica .. vai entender isso!

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    3. Só na tua cabecinha que um renegade é mais econômico que uma creta 1.6

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  15. Que engraçado... Cadê o Carlos4Carros pra criticar? Nao veio né?

    Claro, o carro é superior ao VW aí ele fica quietinho...

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  17. o carro só é bonito por fara, por dentro tem muito plástico duro e esse motor aí tinha dado pra por uma cobertura pra dar um acabamento melhor.


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