A Petrobras vai oferecer uma gasolina de melhor qualidade no Brasil a partir de agosto, em decorrência da nova regulamentação da qualidade da gasolina, que entrará em vigor a partir de agosto.

Petrobrás venderá gasolina de melhor qualidade em agosto

Essa regulação aproximará a qualidade da gasolina vendida no Brasil para as adotadas nos EUA.

Atualmente, a Petrobrás exporta para os Estados Unidos a gasolina de alta qualidade produzida nas refinarias nacionais, e importa dos EUA a gasolina de qualidade mais baixa.

Segundo Anelise Lara, diretora de refino e gás natural da Petrobrás, “nós produzimos, hoje, uma gasolina que tem qualidade para exportação para o mercado americano, que paga mais por um produto mais nobre. Às vezes vale mais exportar gasolina mais nobre e importar uma gasolina de pior qualidade e misturar ao etanol, porque no Brasil a exigência de qualidade não é tão alta. Ficaríamos no prejuízo se vendêssemos gasolina mais nobre [no país], com os competidores importando gasolina mais barata”.

Isso vai mudar com a nova regulamentação, o que deve obrigar a Petrobrás a vender no Brasil a gasolina que era exportada para os EUA.

A regulação virá do órgão regulador, que é a ANP.

Fonte: Valor

34 Comentários

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  1. Exporta Gasolina de Otima Qualida e importa de Baixa Qualidade? É serio isso? Quase 6 reais o Litro cheia de Impostos.

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    1. Há impostos estaduais e taxas cobradas apenas no Brasil. Afinal, temos que manter o estado brasileiro, grande e inapto.

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    2. Essa juro que não sabia. Além de tudo isso, eles ainda tem a coragem de acrescentar 27% de álcool anidro...parei...definitivamente é a casa da mãe Joana...ah! Por estas outras, eles devem acrescentar realmente é o tal do etanol...

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    3. Onde está custando 6 reais o litro... em Fernando de Noronha...?

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    5. Região Norte é assim mesmo. Infelizmente o valor sobe pois o frete de combustível que leva dias e percorre +1500km encarece tudo.

      Aqui em Sampa a Podium/OctaPro já custam 6 reais faz tempo.

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    6. Tem pessoas quê pelo hábito da crítica acaba se equivocando nos números e valores,em SC a gasolina é vendida a 3.96 em média,e isso é média nacional,da vejo críticos falar em 6 reais o litro..

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    7. se preparem, oito contos por LT, quer apostar!

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  2. Entendi. A porcaria fica no chiqueiro. Por isso meu carro tá com problema na injeção.todos caminham pra frente e Brasil na contra mão.

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  3. Estamos falando de quanto em octanas...?

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  4. Acabei procurando em outro site, porque aqui só tem noticia que nunca é completa. Nossa gasolina comum é 87 octanas, vai subir para 92, abaixo da vendida na Europa que é 95. É bom salientar que comum e aditivada tem as mesmas octanas, só a aditivada tem uns aditivos de limpeza a mais.

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    1. Em cada País adota 3 métodos internacional para medir a octanagem da gasolina, nos EUA usa o método IAD, Europa usa o método RON e outros método MON. No Brasil usa o método IAD por enquanto, mas segundo informações vai passar para o método RON como o Europeu, Argentino, Uruguai e etc. Hoje a gasolina comum e aditivada tem 95 RON de octanagem graças a quantidade alta de etanol anidro na gasolina e pode ser usada 99% dos carros vendidos no Brasil, já as gasolinas Premium da Ypiranga, da Petrobrás tem 102 octanas pelo método RON e da Shell com 98 RON Octanas.

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    2. Usei a gasolina Uruguaia misturada a Brasileira e o rendimento foi 1/3 melhor. Mas já vi muitos carros de origem nacional quebrarem devido ao uso da gasolina pura sem etanol.

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  5. A noticia é contraditória.

    Para esclarecer a todos, as refinarias brasileiras não conseguem refinar o óleo extraido no Brasil, que é por natureza mais pesado (de pior qualidade). Por esse motivo, o Brasil importa óleo de melhor qualidade e que as refinarias conseguem extrair a gasolina e outros combustiveis.

    O óleo do Pré Sal, tem boa qualidade porém nossas refinarias também não são adequadas a eles.

    Compravamos muito óleo da Venezuela, que tem otima qualidade e facil refino, junto com as parcerias da esquerda, construimos uma estrutura para esse tipo de óleo.

    Na verdade vendemos óleo barato e compramos caro do mercado internacional.

    Agora se o padrão de octanagem vai mudar, isso sigifica melhor qualidade, o que é a unica parte correta da matéria

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    1. Que eu saiba, o petróleo venezuelano é do tipo pesado e extra-pesado, de refino mais difícil. E o petróleo brasileiro também é do tipo pesado, ao menos em sua maioria.

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    2. Valdir Serra na verdade apertou 13 nas últimas eleições.

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    3. Bruno, se você ler com cuidado vai perceber que eu unca faria isso! Fiz uma critica ao sistema implantado em nosso pais, em decorrencia dos desgovernos 13.

      É ridiculo e desumano exportar óleo barato e comprar óleo caro.

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    4. Quer dizer que quem não apertou 13 nas eleições são obrigados a aceitar tudo que vem do governo não pode reclamar, é isso?

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  6. Vivemos num país socialista, covarde, imundo, injusto, atrasado e corrupto desde o seculo passado. Isto é fato.
    Vamos ao que interessa.
    Diríamos nós brasileiros esravos de um socialismo covarde , onde o estado suga mais da metade do salário dos trabalhadores, para a sua insaciável gula, para a manutenção sistêmica da corrupção.
    Perguntamos:
    Qual é a explicação deste inexplicável comércio entre os EUA, quando o nosso país exporta gasolina de primeira qualidade ,em contrapartida importamos uma gasoliba de quinta categoria???
    Quantas décadas nos cobraram caro o litro da gasolina quase água numa covardia típica de país socialista covarde como sempre foi este pais tupiniquim de politicos safados?
    Agora se é que poderemos acreditar na mudança de uma melhora na qualidade da gasolina que será comercializada no Brasil esperamos ironicamente que nao passe de R$ 10,00 reais o litro. Afinal pais canalha socialista nunca perde só arranca dinheiro dos trabalhadores escravos que fazem este país andar, mesmo que ande dois passos pra frente e um pra trás. Imaginem se este país não tivesse esta mão de obra escrava e alienada? Estaríamos um pouco pior do que estamos. Lá em 1500.

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    1. País socialista??!!! Tem que ser ignorante ou mau carater pra dizer isso!

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    2. apaga essas bobagens que refletem seu total desconhecimento sobre o país que vc vive, ainda da tempo

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    3. Cometário lúcido! Pura verdade.

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  9. Este país é uma palhaçada e um acinte aos cidadãos. Temos o óleo pressal u$7 a 9 no navio aliviador na praia do Brasil. REFINARIAS nacionais, catalisadores nacionais. E somos obrigados a pagar um preço internacional em dólares formado por um cartel importador amigo de Brasília desde dilma-temer, só isto. Com materia prima nacional(pressal), refino nacional o diesel e gasolina, glp, nafta, fertilizantes nitrogenados ao custo saida da refinaria de 40% do que é praticado por obrigação e no dólar, hoje. A ministra da agricultura nem se toca,ninguém se toca, todos INDIFERENTES . Mais REFINARIAS, oleodutos, gasodutos, fertilizantes nacionais, só ! Guede$ e ca$tello branco piratas. Tecnologia, engenharia,empregos, bens industriais , balança de pagamentos, custo Brasil, sendo prejudicados pelas importações desnecessárias. PIRATAS.

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  10. Vamos ver se vai melhorar um pouco a autonomia dos carros!!! Como meu passat tem 70L de tanque e consigo médias de 10km/l (rodovia e cidade) logo tenho autonomia de 700km. Vamos ver se aumenta para uns 720km ou até 750km.

    De qualquer forma com os aumentos das octanas o desempenho vai melhorar um pouco.

    Ressaltando que o motor do passat B8 (220cv e 35,7kgfm) tem injeção direta e indireta e somente gasolina, logo vale a pena pagar mais caro na gasolina (procurar postos com qualidade), para não ter problemas com bicos injetores.

    Para aqueles carros com motor de injeção direta, é melhor não bobear e também comprar gasolina ou álcool em postos de confiança.

    Em agosto, provavelmente deve haver aumento no preço!!!

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    1. Só vai melhorar o consumo do carro se a porcentagem de etanol anidro cair dos 27% para os 10% como acontece nos maiores países decentes do mundo.

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  11. https://jornaldocarro.estadao.com.br/blog-do-boris/gasolina-brasileira-imbativel/

    Acredite: em agosto, gasolina brasileira ficará ‘imbatível’
    Resolução da ANP estabelece novas exigências e aumenta a qualidade da nossa gasolina – que já era muito boa



    COMBUSTIVEL-AGENCIA-BRASIL
    Crédito:
    Não é à toa que a gasolina brasileira é tão pichada: ela era tão ruim que carros exportados para nosso mercado até a década de 80 passavam por um processo de “tropicalização” que reduzia a taxa de compressão do motor para torná-la compatível com sua baixa octanagem.

    Durante algum tempo existiu uma “melhorzinha” chamada de “azul”. Fim do vexame em 1994 com a substituição do tóxico chumbo tetra-etila pelo etanol, tornando-a mais limpa e aumentado sua octanagem.

    Em 2014, mais uma tacada para encurtar a distância entre nossa gasolina e a do Primeiro Mundo: redução do teor de enxofre de 200 para apenas 50 partes por milhão (ppm). Com essa medida e a elevada octanagem, nossa gasolina equivale às melhores do mundo. Mas continua (agora, inexplicavelmente) a ser pichada.

    Densidade da gasolina
    Na verdade, para ter padrão internacional, faltava uma regulamentação específica para sua densidade. A da gasolina gira no entorno de 700 g por dm³. A do etanol em cerca de 750 g/dm³ (a da água é de 1 kg por dm³, ou 1 kg por litro).

    A eficiência de um motor depende da densidade do combustível: quanto maior, mais potência e menos consumo. Entretanto, à falta de uma regulamentação, nossa gasolina podia variar de densidade, embora quase toda fornecida pela Petrobrás.

    Mas, com a possibilidade de ser importada e formulada por outras refinarias, parte da gasolina comercializada nos postos poderia ser formulada com densidade inferior, interferindo na potência e consumo.

    Veja também: Verdades sobre a ‘gasolina formulada’
    Resolução da ANP
    Neste mês de janeiro, a ANP, que regulamenta os combustíveis, estabeleceu novos padrões para a gasolina, incluindo a densidade mínima.

    Em sua resolução 807 (de 23/01) ela reclassifica a octanagem, que é seu poder de resistir à compressão antes (e durante) da combustão. A octanagem tem dois padrões de medição, o método de pesquisa (RON) ou método motor (MON). O método RON é utilizado na Europa. No Brasil adota-se hoje o mesmo que nos EUA, média entre RON e MON chamado IAD (Índice AntiDetonante).

    Nossa gasolina comum, por exemplo, tem octanagem 82 pelo índice MON e 93 pelo RON. A média entre as duas (MON+RON)/2 = 87, que corresponde ao índice IAD utilizado nos EUA e no Brasil.

    E quais as alterações desta resolução entram em vigor em 2 de agosto de 2020?
    Em relação à octanagem, muda o padrão de classificação da gasolina, de IAD (norte-americano) para o europeu (RON). Então:

    Tipo de gasolina
    Gasolina comum e aditivada; Atual (IAD): 87; Resol. 807 (RON): 93
    Gasolina Premium; Atual (IAD): 91; Resol. 807 (RON): 98

    Existem ainda as gasolinas especiais , com octanagem ainda superior à premium, não padronizadas pela ANP: a Podium (BR), Octapro (Ipiranga) e Shell Racing. Seu IAD é de cerca de 95 que corresponde a RON 102, mas não são encontradas em todos os postos.

    Então, no caso da octanagem , não houve exigência de mudança, apenas do padrão de classificação, porque nossa gasolina já tem elevados níveis (em função da adição de etanol): nossa comum, de 93 RON já está próxima da Super na Europa (95 RON) e a Premium corresponde à Super Plus europeia, ambas com 98 RON.

    Vale observar que nossas especiais (Podium, Octapro e Shell R) são as gasolinas comerciais com maior teor de octanagem do mundo, acima de 100 RON.

    Outros componentes nocivos como hidrocarbonetos oleofínicos e aromáticos e o benzeno já estavam limitados em níveis compatíveis com os do Primeiro Mundo.

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  12. Parabéns João Carlos Diniz.
    Comentário bem explicativo, sucinto e didático. É sempre bom ler textos isentos sem viés pessoal de qualquer natureza.

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  13. Parem pra pensar:La nos EUA a gasolina e precificada de acordo com as octanas, ou seja mais barata menos octana, mais cara mais octanas, aqui as octanas e igual na comum e na aditivada(ambas baixa octana) com exceção da premium que tem maior octanas e por isso e mais cara, porque atende as especificações de motores de carros importados que são fabricados para consumir gasolina de boa qualidade. Antes de falar é melhor cada um de nos se informar. Num pais que tem Judiciário, Legislativo, e uma parte da população que luta contra seu próprio pais, nada e de se estranhar. Quem queima a bandeira e intitulado com defensor da democracia, depreda lojas e bancos, joga pregos na rua e atira pedras contra a policia... esperar o que?

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  14. Alguém pode me explicar, sobre o quanto boa era, a gasolina que era consumida na década de 70, pois os veículos da época deixavam a saída do escape branquinhos (quando com motores perfeitos) ao invés de pretos. ?

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  15. Isso tudo me parece discurso demagógico "engana-besta", só pra ganhar mais dindin e tiar dos nossos bolsos e colocar nos das figuras de sempre, que só mudam as máscaras.

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