O Volkswagen ID.3, primeiro carro de propulsão exclusivamente elétrica da marca, começa a ser vendido no mercado europeu neste primeiro semestre, trazendo uma série de novos conceitos nesta era de eletromobilidade. Um exemplo é a caixa de transmissão de apenas 1 marchas à frente, e ré.

Volkswagen ID.3

O VW ID.3 conta com um motor de acionamento eletrônico APP310 de 310 cv que transmite energia para as rodas motrizes usando uma caixa de velocidades extremamente compacta, de marcha única. Trata-se de uma caixa de transmissão muito simplificada, mas apta a lidar com todas as situações de direção. Esta caixa de 1 marcha faz parte do sistema de acionamento elétrico da plataforma MEB (matriz de acionamento elétrico modular) da marca. Mas por que uma engrenagem única é suficiente para o motor de acionamento?


Volkswagen ID.3

A tração, ou seja, a força que permite o movimento e a velocidade de um veículo depende da velocidade de rotação do seu sistema de tração. À medida que a velocidade do sistema de tração aumenta, a força transmitida às rodas - o torque - pode variar. Com um veículo com um motor de combustão, o torque aumenta junto com a velocidade do motor e depois cai novamente. No entanto, com um motor elétrico, o torque máximo está disponível imediatamente e permanece constante em uma ampla faixa de velocidades. Portanto, não é absolutamente necessário o uso de uma caixa de engrenagens de várias marchas para atingir a velocidade desejada ou o torque necessário ao longo da curva de velocidade.

Volkswagen ID.3

É por isso que uma caixa de velocidades de 2 estágios (frente e ré) e 1 velocidade é usada no Volkswagen ID.3. Ao acionar a ré, a direção do sistema de acionamento elétrico é simplesmente invertida. Além de vários outros componentes, a eletrônica de potência é responsável por isso e pelas características de energia do sistema de acionamento. Para atingir a potência máxima de 150 kW, a unidade de acionamento elétrico deve girar em alta velocidade.



Para fornecer um alto nível de torque, é usada uma taxa de transmissão de relação 10:1. Como resultado, o motor de acionamento elétrico no ID.3 fornece o torque máximo de 310 Nm constantemente em uma ampla faixa de velocidades. A velocidade máxima de 160 km / h é atingida a uma rotação máxima de 16.000 rpm. Para o ID.3 otimizado para o alcance máximo, apenas 1 marcha é o suficiente.

Volkswagen ID.3

Como um sistema de acionamento elétrico é muito silencioso, o nível de ruído em um veículo eletrônico é muito importante. Até as menores fontes de ruído podem ser ouvidas repentinamente. As peças da caixa de 1 velocidade devem, portanto, ser fabricadas com grande precisão para garantir que não causem ruído adicional. No final da linha de produção, não apenas as características de energia do sistema de acionamento elétrico são verificadas - os valores de ruído relevantes também.

29 Comentários

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  1. Mas os fanboys não dizem que a VW é a vanguarda da tecnologia elétrica nos carros? Por que só está lançando o primeiro 100% elétrico agora?

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    1. Pq ela quis mais que lancar um veiculo eletrico, quis populariazar o eletrico que e bem mais dificil.

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    2. Pq ela estava ocupada vendendo 10 milhões de carros por ano.

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    3. Primeiro carro elétrico da VW foi uma Kombi.

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    4. As apzetes acho que não sabem o que significa a palavra "vanguarda", típico deles, mal sabem escrever.

      Vanguarda
      substantivo feminino
      Parcela da intelligentsia que exerce ou procura exercer um papel PIONEIRO, desenvolvendo técnicas, ideias e conceitos novos, avançados, esp. nas artes; avant-garde.

      Antes do ID3 vieram, Renault Zoe, Nissan Leaf, BMW i3, Chevrolet Bolt, JAguar I-Pace, entre outros, entenderam agora ou querem que eu desenhe?

      Gambiarras dos anos 70 não contam, até a Gurgel teve carro elétrico, e nenhum deles foi concebido para ser exclusivamente elétrico.

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    5. É só ver o ID.R em nurburgring ...

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    6. VANGUARDA, ID.R em Pikes Peak lá no ano de 2018 novo recorde elétrico e geral metendo 1mim no recorde anterior.

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    7. A direção de uma empresa deve ser técnica e racional. As decisões sobre modelos consideram concorrentes, custos, mercados e governos. As grandes montadoras estão sempre considerando alternativas, pesquisando e eventualmente apresentam isso através de carros conceitos.
      Imagino que na VW tenham aproveitado enquanto os fatores acima não tornavam tão relevantes e seguiu com os aperfeiçoamentos e evoluções habituais da industria até então. Veiculos eletricos nao serao mais considerados um nicho ou possibilidade, trata-se agora de uma certeza. Dessa maneira os recursos necessários bem como os esforços de pesquisa, desenvolvimento e marketing serão cada vez mais focados na eletromobilidade, apoiada a condução autonoma e conectividade maior. Esses caras nao sao amadores, eles "dirigem" nossas vidas.
      Não é apenas a questão de ser elétrico e usar a bateria, independente se é pilha de carvão, hidrogenio, etanol, uranio ou sei lá mais o que. Precisa ser viável produzir em quantidade, com qualidade controlada, estar dentro dos meios de produção e distribuição em massa ora disponíveis, etc.
      Por exemplo, fibra de carbono, muito resistente e leve, conhecida e testada, poderia ser utilizada integralmente na estrutura dos carros e reduzir seu peso, logo demandando menor consumo de combustível, etc, porém pode ter produção em massa? A resposta óbvia de todos nós é não, porque é muito cara.
      Penso, assim, que por isso as montadoras estão se voltando para a eletromobilidade e seus defeitos e virtudes. Lembrando que as empresas vão proceder a substituição gradual de equipamentos em suas fábricas, coisa cara e que tem que ser usada até o fim, além de readaptar e instalar novas máquinas.

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  2. Fenomenal, quando e que a Toyota vai chegar nesse nivel, em 2050?

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  3. Pq ela quis e pode! Assim como voçê que sempre quer e pode relinchar.
    Até a Tesla está se GAGANDO com o avanço da VW e em breve a Tesla será só mais uma.
    Queira você ou não o GRUPO VW é o maior do planeta e quando quer ninguém segura!
    Agora vá se informar um pouco:
    https://autopapo.com.br/noticia/volkswagen-50-milhoes-carros-eletricos/

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    1. Com certeza a Tesla está se cagando de medo da VW...

      Tesla ultrapassa Volkswagen e se torna a segunda maior montadora de automóveis por valor de mercado
      https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/01/tesla-ultrapassa-volkswagen-e-se-torna-a-segunda-maior-montadora-de-automoveis-por-valor-de-mercado.shtml

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  4. Ta um frison ai na net que o id está tirando o sono da fia.ate dizem q a vw pode matar a f1..tem videos na net viralizando. Tem ate um recente :vw id vs mclaren

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    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      A F1 nem sabe que a VW existe.

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    2. O mô Deus ...
      "A f1 nem sabe q a vw existe"
      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    3. Quantas vezes o grupo VW foi campeão da temporada na F1 mesmo?

      Ah, nenhuma. Esqueci que lá não tem VW.

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    4. Meu Deus... thieng, para de passar vergonha!
      Não basta ser virgem, bicha, burro, mongolóide, semi-analfabeto... tem que ser tapado ao extremo!
      Como escreve bobagem!!!!

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  5. A VW é sinônimo de Engenharia, das mais avançadas. Enquanto isso, a GM não conseguiu encontrar uma solução para ter espaço interno e porta malas nunca carro do tamanho do Onix hatch.

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  6. A VW sempre a frente da concorrência.
    O ID3 tem design irretocável, um belo projeto.
    Mais um das Auto.

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  7. Mas rapaz... E eu achando que carro elétrico tinha um câmbio ZF nove marchas!

    *ironia*

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  8. Nossa, como todos os elétricos que existem... grande inovação.

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  9. VW A MAIOR INDUSTRIA AUTOMOBILÍSTICA DO MUNDO.
    PARABENS POR FABRICAR OS MELHORES CARROS.
    ������

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  10. Pra acabar com a discussão é só ver o tempo do ID.R em Nurburgring

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  11. Meu Deus aí já é demais todo carro elétrica tem transmissão de 1 marcha

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  12. "A VW é sinônimo de Engenharia, das mais avançadas. Enquanto isso, a GM não conseguiu encontrar uma solução para ter espaço interno e porta malas nunca carro do tamanho do Onix hatch."

    Gm vende carro híbrido desde 2010 e elétrico desde 2016, enquanto isso, em 2020 a VW enfrentou sérios problemas pra lançar seu elétrico e o Audi E-Tron manda o dono trocar óleo.

    Tem que avançar mais, engenharia.

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  13. O Tesla X tem um piloto automático maluco

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