Bo final dos anos 80 a Volkswagen do Brasil projetou um novo modelo de acesso da marca, menor que o Gol, porém baseado na plataforma do Gol. O código de projeto era BY.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

O modelo tem apenas uma unidade exposta na fábrica da VW na Anchieta, sendo a única a restar do desenvolvimento. O VW BY herdava do Gol a parte dianteira da carroceria (da coluna central “B” para a frente). Mas com alguns recursos mecânicos e de construção mais modernos.


Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

Assim como o Uno - que era o modelo com o qual concorreria - o BY não tinha calha de teto, por exemplo – solução que no futuro se tornaria padrão para todos os veículos do mercado. Seu para-brisa seria colado à carroceria.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

Para preservar a capacidade do porta-malas, o banco traseiro seria corrediço. Esse recurso foi aplicado ao Fox, que seria lançado em 2003. Além disso, a suspensão traseira tinha elementos do Fox exportado aos EUA, com pontos de ancoragem diferentes dos do Gol, para não invadir o compartimento traseiro.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

O desenho desproporcional, uma das causas do cancelamento do projeto, era uma decorrência do motor utilizado: o mesmo AP 1.600 da “Família BX” (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).

Alguns outros fatores levaram ao seu cancelamento: o custo de produção, que se tornou elevado por causa das soluções técnicas (em especial a suspensão traseira) e a proximidade do nascimento da Autolatina.

22 Comentários

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  1. Pena que não lançaram, seria o up dos anos 80.

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  2. Esse gol parece mulher japonesa, sem bunda.... ficou muito estranho, frente grande e traseira parece que afunila

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  3. "A vibração do VW também não chega a incomodar, mas os trancos do câmbio, sim."

    "No Chevrolet a transmissão é mais suave e quase não se percebe as mudanças na maioria do tempo,"


    "Para completar, o motor tricilíndrico da GM se mostrou mais silencioso e com menos vibração que o da VW."

    "Ao rodar, o Onix parece mais conectado ao motorista,"

    "O GM inclina um pouco menos a carroceria em desvios rápidos,"

    Conclusão: os concorrentes do Virtus deveria ser Logan, Versa, Ka Sedan pois possuem qualidade técnica inferior.

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  4. Mais um Gol que iria emprestar a parte de trás pro Gol atual. Todos os Gols vendidos até hoje são gambiarras do primeiro do início de 1980!

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    1. Uno no Brasil tinha plataforma derivada do 147 enquanto lá fora esse carro usava outra plataforma moderna pra época.
      Gol depois do g5 usa a pq24 que é melhor que as plataformas jurassicas da friat

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  5. Dá para ver que o nível de acabamento continua o mesmo nesses últimos 30 anos.

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  6. Ainda bem que foram sensatos. Não nem fazer cócegas no revolucionário Uno Mille.

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    1. Só ia tomar um coro,uno sempre vendeu menos que o Gol.

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  7. Basicamente o mesmo que a Fiat fez décadas depois com o Mobi. A VW foi mais sensata e não lançou essa aberração.

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  8. Vendo isso e lembrando do golf mk8 entende-se que vem de muitas décadas o talento da vw pra fazer carro feio.

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  9. O Gol já era menor por dentro que o Uno. Imagina menor ainda!

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  10. O Uno já era concorrente do Gol... não tem sentido criar isto aí... Tanto que nesta época o Polo era concorrente do Uno na Europa.

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  11. Uno foi um carro tão bom, q até a volks quis copiar...

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  12. Volks, uma longa história de ctrlv/ctrlc....

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    1. Cita carros que a VW copiou dos outros?o By nem foi lançado

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  13. Os custos do BY não foram altos devido "às inovações técnicas", pois eram nulas...
    Realmente a VW não conseguiu atingir target baseado no Uno, simples assim.
    Mas no geral, teve êxito com o Gol, minimizando assim gasto com ferramental e etc!

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