Car.blog.br

Pesquisar este blog

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

Categorias: , 21 Comentários

Bo final dos anos 80 a Volkswagen do Brasil projetou um novo modelo de acesso da marca, menor que o Gol, porém baseado na plataforma do Gol. O código de projeto era BY.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

O modelo tem apenas uma unidade exposta na fábrica da VW na Anchieta, sendo a única a restar do desenvolvimento. O VW BY herdava do Gol a parte dianteira da carroceria (da coluna central “B” para a frente). Mas com alguns recursos mecânicos e de construção mais modernos.


Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

Assim como o Uno - que era o modelo com o qual concorreria - o BY não tinha calha de teto, por exemplo – solução que no futuro se tornaria padrão para todos os veículos do mercado. Seu para-brisa seria colado à carroceria.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

Para preservar a capacidade do porta-malas, o banco traseiro seria corrediço. Esse recurso foi aplicado ao Fox, que seria lançado em 2003. Além disso, a suspensão traseira tinha elementos do Fox exportado aos EUA, com pontos de ancoragem diferentes dos do Gol, para não invadir o compartimento traseiro.

Volkswagen BY: o projeto cancelado do concorrente do Uno

O desenho desproporcional, uma das causas do cancelamento do projeto, era uma decorrência do motor utilizado: o mesmo AP 1.600 da “Família BX” (Gol, Voyage, Parati e Saveiro).

Alguns outros fatores levaram ao seu cancelamento: o custo de produção, que se tornou elevado por causa das soluções técnicas (em especial a suspensão traseira) e a proximidade do nascimento da Autolatina.

21 comentários:

  1. Pena que não lançaram, seria o up dos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Esse gol parece mulher japonesa, sem bunda.... ficou muito estranho, frente grande e traseira parece que afunila

    ResponderExcluir

  3. "A vibração do VW também não chega a incomodar, mas os trancos do câmbio, sim."

    "No Chevrolet a transmissão é mais suave e quase não se percebe as mudanças na maioria do tempo,"


    "Para completar, o motor tricilíndrico da GM se mostrou mais silencioso e com menos vibração que o da VW."

    "Ao rodar, o Onix parece mais conectado ao motorista,"

    "O GM inclina um pouco menos a carroceria em desvios rápidos,"

    Conclusão: os concorrentes do Virtus deveria ser Logan, Versa, Ka Sedan pois possuem qualidade técnica inferior.

    ResponderExcluir
  4. Mais um Gol que iria emprestar a parte de trás pro Gol atual. Todos os Gols vendidos até hoje são gambiarras do primeiro do início de 1980!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uno no Brasil tinha plataforma derivada do 147 enquanto lá fora esse carro usava outra plataforma moderna pra época.
      Gol depois do g5 usa a pq24 que é melhor que as plataformas jurassicas da friat

      Excluir
  5. Dá para ver que o nível de acabamento continua o mesmo nesses últimos 30 anos.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que foram sensatos. Não nem fazer cócegas no revolucionário Uno Mille.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só ia tomar um coro,uno sempre vendeu menos que o Gol.

      Excluir
  7. Basicamente o mesmo que a Fiat fez décadas depois com o Mobi. A VW foi mais sensata e não lançou essa aberração.

    ResponderExcluir
  8. Vendo isso e lembrando do golf mk8 entende-se que vem de muitas décadas o talento da vw pra fazer carro feio.

    ResponderExcluir
  9. O Gol já era menor por dentro que o Uno. Imagina menor ainda!

    ResponderExcluir
  10. O Uno já era concorrente do Gol... não tem sentido criar isto aí... Tanto que nesta época o Polo era concorrente do Uno na Europa.

    ResponderExcluir
  11. Uno foi um carro tão bom, q até a volks quis copiar...

    ResponderExcluir
  12. Volks, uma longa história de ctrlv/ctrlc....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cita carros que a VW copiou dos outros?o By nem foi lançado

      Excluir
  13. Os custos do BY não foram altos devido "às inovações técnicas", pois eram nulas...
    Realmente a VW não conseguiu atingir target baseado no Uno, simples assim.
    Mas no geral, teve êxito com o Gol, minimizando assim gasto com ferramental e etc!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.