A BMW Motorrad lança a nova geração da BMW S 1000 RR no mercado brasileiro, com preços a partir de R$ 91.950. A moto já pode ser reservada nas concessionárias autorizadas da marca.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Originalmente lançada em 2009, a BMW S 1000 RR adentra à sua terceira geração completamente renovada. Todos os componentes foram individualmente reprojetados. E o resultado é : 11 quilos mais leve (197 kg) em comparação ao modelo anterior; um motor completamente novo, com 207 cavalos de potência – 8cv mais potente que a antecessora.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Contudo, apesar de mais potente, a nova BMW S 1000 RR está mais dócil e precisa de pilotar graças aos aprimoramentos aplicados ao quadro, ao conjunto da suspensão e aos sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Com o lema ‘Nose down, tail up’ – ‘Nariz para baixo e traseira para cima’, em tradução livre –, a nova RR ostenta como destaques visuais as luzes de LED presentes nos faróis – com desenho mais dinâmico e agressivo –, na lanterna traseira, as luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de LED.

Nova BMW S 1000 RR 2020

O tanque de combustível está mais estreito e a área que acomoda os joelhos mais delgada, para um fechamento ergonomicamente perfeito das pernas, além de uma posição de assento ideal. A angulação mais ampla do guidão, por sua vez, proporciona uma condução mais confortável, reduzindo o cansaço. Já a traseira foi completamente revisada e passa a exibir uma aparência mais leve e dinâmica.

Nova BMW S 1000 RR 2020

A nova BMW S 1000 RR supera a barreira dos 200cv. Quatro quilos mais leve, o novo motor de quatro cilindros em linha e alto desempenho oferece 207cv, a 13.500 rpm, e 113 Nm de torque máximo, com oferta superior a 100Nm, disponíveis entre 5.500 e 14.500 rpm. E o segredo para este desempenho irretocável é a versatilidade da nova tecnologia BMW ShiftCam, que permite extrair máxima potência e torque, não apenas em faixas altas de rotação – e isso a antecessora já oferecia de sobra –, mas principalmente em faixas baixas/médias de giro.

Nova BMW S 1000 RR 2020

 Dessa forma, a entrega de potência e torque é mais uniforme, linear, tornando a motocicleta mais fácil de controlar e ideal para quem a utiliza no dia a dia, quanto para aqueles que desejam obter desempenho extremo nas pistas. A tecnologia BMW ShiftCam proporciona uma aceleração mais uniforme em saídas de curva fechadas, prolongando a vida útil dos pneus e possibilitando que o piloto use melhor o chassi.

Nova BMW S 1000 RR 2020

O novo chassi da BMW S 1000 RR contribuiu em quase 50% na redução total do peso da motocicleta. Isso tudo com rigidez aprimorada do quadro. Os avanços também foram possíveis por meio da adoção de um novo braço oscilante, mais leve e capaz de aplicar a força de forma otimizada; melhorando as respostas durante as acelerações e proporcionando mais aderência. Além disso, o chassi foi concebido de forma a permitir ao piloto uma pilotagem mais concentrada e mais precisa em distâncias mais longas de deslocamento.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Outra tecnologia de destaque da nova S 1000 RR é o novo layout do quadro (Flex-Frame), visivelmente mais leve e que também oferece mais liberdade de movimento devido ao melhor fechamento dos joelhos. E a nova combinação do amortecedor da suspensão traseira Full Floater Pro e do braço oscilante resulta em uma estrutura ainda mais leve, precisa e fácil de controlar. Resumindo: a nova RR eleva notavelmente o patamar dos recursos de suspensão, oferecendo ao mesmo tempo maior facilidade de pilotagem e precisão.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Estrada ou pista? Esta é uma pergunta crucial quando se trata dos novos recursos à disposição nos modos de pilotagem da nova S 1000 RR, que é pioneira em oferecer este tipo de tecnologia dentro da BMW Motorrad.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Os modos de pilotagem no ‘mundo da estrada’ são RAIN, ROAD, DYNAMIC e RACE. Para aqueles que desejam explorar as possibilidades da superesportiva nas pistas, a opção Modo Pro, que oferece três modos adicionais de pilotagem (Race Pro 1-3) que são altamente programáveis. Isso permite um ajuste individual das mais diversas funções de gerenciamento dos sistemas, como controle dinâmico de tração DTC, ABS e deslizamento das rodas, bem como a curva do acelerador (ajuste de torque) e o freio do motor para se adequar ao nível de habilidade e estilo de pilotagem do cliente.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Outros recursos do Modo Pro são o Launch Control (Controle de Tração) para arrancadas perfeitas e o Limitador de Pit Lane configurável para aderência ideal às velocidades no pit lane. As mudanças ultra-rápidas de marcha, sem a necessidade de acionamento da embreagem é ativada pelo HP Shift Assistant Pro, que vem como item de série.

Nova BMW S 1000 RR 2020

Graças ao novo sensor de inclinação de seis eixos é possível configurar tanto a regulagem do ABS quanto as funções DTC. A regulagem do DTC é tão rápida e precisa, que permite transmitir exatamente a força necessária para empinar a roda dianteira em linha reta, sem que ela fuja ao controle – ou seja, estabilidade de condução perfeita sem interferências abruptas e aceleração máxima.

Nova BMW S 1000 RR 2020


O painel de instrumentos da nova S 1000 RR também foi completamente revisado para proporcionar, de forma ainda mais consistente, uso em competições. Além de uma ampla gama de informações, os engenheiros e desenvolvedores da BMW Motorrad dedicaram atenção especial para possibilitar que a tela TFT de 6,5 polegadas ofereça excelente visualização – mesmo em condições de pouca luminosidade.

Nova BMW S 1000 RR 2020

O objetivo é oferecer ao motociclista telas personalizadas para diferentes utilizações e necessidades. A tela Pure Ride mostra todas as informações necessárias para o uso regular na estrada, enquanto as três telas Core são projetadas para uso nas pistas de corrida, com o conta-rotações exibido em forma analógica (Core 1 e 2) ou então como um gráfico de barras (Core 3), por exemplo.

7 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Bela machina!...o problema é ser roubado em uma esquina qualquer das grandes cidades brasileiras...e amargar um grande prejuízo, pois o seguro é bem salgado!...

    ResponderExcluir
  2. Essa tela TFT matou a moto, prefiro o analógico mil vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idem. A leitura do ponteiro analógico é instantânea. Andando de moto nao dá pra desviar a atencao pro painel.

      Excluir
  3. Não sou fã de superesportivas, prefiro as nakeds e trails mas pago um pau pra essa e a R1

    ResponderExcluir
  4. Sou usuário da marca mas não sei se continuo! Moro na capital mas aqui as motos da BMW só chega um ano atrasada não sei por que?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem