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New Hyundai HB20S Sedã 2020 Turbo Automático: avaliação

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Em artigo anterior avaliamos o novo HB20 2020 na versão hatch turbinada, e agora relacionamos nossas impressões de um teste de 90 km nas proximidades de Ilheus, na Bahia, com a versão topo de gama - Diamond Plus, do novo HB20S sedã, turbinado.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - Branco

A versão três volumes HB20S tem uma gama de versões que abrange preços entre R$ 55.390 e R$ 81.290 (set/2019).

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - Branco - Traseira

O modelo das imagens é o topo de gama, Diamond Plus, pintado na cor Branco Atlas, portanto, sem custo adicional assim como o Preto Onix. As cores metálicas e perolizadas acrescentam R$ 1.380 reais.



O HB20S 2020 mede 4,26 metros de comprimento (+3 cm sobre o modelo anterior), 1,72 metros de largura (+5 cm sobre o HB20S 2019) e 1,47 metros de altura (mesma da primeira geração). A distância entre-eixos é de de 2,53 metros (3 cm a mais que o HB20S de primeira geração).

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - Branco

Ou seja, o HB20S 2020 ficou 0,71% mais longo, 2,38% mais largo, e a distância entre-eixos ampliou-se em 1,2%. Esses indicadores relativos mostram a alteração nas proporções - o anterior tinha relação largura/altura de 39,7%, enquanto o novo traz o indicador para 40,4%.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - Lateral

Na prática, mesmo mantendo a altura inalterada, o HB20S 2020 ficou mais "baixo" (visualmente) e largo - proporções que deixam o visual mais esportivo e premium.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - Frente

A estética é marcada pela adoção da nova linguagem de design global da marca, a Esportividade Sensual, que no caso do sedã fica caracterizado pela traseira fastback, na forma com que o teto se prolonga continuamente até o porta-malas - um recurso de design usado no Civic 10.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - traseira fastback

O modelo tem elementos de design que remetem ao estilo do sedã médio Elantra e do novo Sonata lançado mundialmente em abril deste ano.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - lanternas traseiras

A traseira é o destaque, com novas lanternas horizontalizadas que invadem o porta-malas e dão um aspecto premium ao HB20S.

Novo Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - traseira fastback

Outro ponto que chama a atenção é a grande área envidraçada traseira - que confirma a impressão de subida de nível do HB20S.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

O para-choque tem novo desenho e conta com refletores adicionais.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

A dianteira do HB20S na versão Diamond Plus traz faróis com projetores e light guide em LED. A grade em formato cascata tem moldura cromada, enquanto os espelhos retrovisores externos na cor do veículo com repetidores de seta estão disponíveis para todas as versões do HB20S, assim como o acabamento em preto fosco nas molduras das portas e na coluna B.

Interior

O Hyundai HB20S é o modelo mais requintado da gama, e, portanto, a decoração interior precisa destacar isso. Por tal motivo a tonalidade cinza foi a cor escolhida para o acabamento interno. Os bancos foram renovados em forma e revestimento, e aparecem com acabamento em couro (com área central em couro perfurado) exclusivamente na versão Diamond Plus.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior

A combinação faz par com o painel, o console e os painéis das portas, todos com acabamento em cinza glacial. Já as maçanetas internas são cromadas.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - painel

O HB20S ganhou espaço interno sobretudo pela ampliação de 5 cm na largura do carro. Dessa forma, a impressão de espaço é mais pronunciada na direção transversal - o que é reforçado pelo novo layout horizontal do painel.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - espaço traseiro

O aumento de 3 cm no entre-eixos também tem reflexos no espaço longitudinal, mas é sentido principalmente pelos ocupantes dos bancos traseiros, onde o vão para as pernas cresceu 4,7 cm, melhorando a habitalidade para quem vai atrás.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - porta-malas

O porta-malas ganhou 25 litros em relação ao seu antecessor e possui agora 475 litros.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - espaço traseiro

Nesta versão Diamond Plus os bancos traseiros são bipartidos - facilitando o acesso ao compartimento de bagagens. Sente-se falta, porém, das saídas de ar-condicionado para os passageiros traseiros.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - espaço interno

Mecânica, performance e consumo

Os motores disponíveis para o novo Hyudai HB20S 2020 são os motores 1.0L (80 cv) com transmissão manual, 1.6 (130 cv) com transmissão manual ou automática - ambas de seis marchas. E o melhor de todos, este novo 1.0 T-GDi, Turbo Flex, com injeção direta, exclusivamente associado com transmissão automática - que é o que equipa a versão topo de gama avaliada.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - central multimídia

Esta nova unidade de três-cilindros 1.0l Turbo GDI, com duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), entrega 120 cv de potência e 17,5 Kgfm de toque disponível a partir de 1.500 rpm. O elevado torque em baixa rotação se manifesta na agilidade com que o modelo desfruta em situações como saídas de semáforos e ultrapassagens.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior - painel

O comportamento é muito suave, sem vibrações, e basta encostar no pedal no acelerador que o o torque máximo já é oferecido. Por este motivo, o HB20S turbinado não parece um carro turbinado, mas sim um carro com um motor aspirado com deslocamento entre 1.8 e 2.0, tamanha é a agilidade em baixos regimes, e também a maciez de funcionamento do propulsor.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

A transmissão troca as marchas de forma imperceptível (a não ser que você observe o conta-giros) - extremamente suave e sem trancos, mesmo quando se opta por usar os shift-paddles ((Smart Shift) para trocas manuais sequenciais - o que consideramos desnecessário, já que em modo automático o câmbio opera melhor.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

A direção tem assistência elétrica, de modo que é muito leve em manobras em baixas velocidades, e, ao mesmo tempo, muito firme em altas velocidades - o que transmite muita segurança em tocadas mais apressadas.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

O conjunto powertrain, tanto com etanol quanto gasolina, acelera os 1.120 Kg do HB20S de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 191 km/h.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020

O consumo, segundo o INMETRO, tem os seguintes indicadores:

Gasolina
  • Cidade: 12,1 km/l; Estrada: 15,3 km/l (com Stop & Go desativado)
  • Cidade: 12,7 km/l; Estrada: 15,6 km/l (com Stop & Go ativado)
Etanol
  • Cidade: 8 km/l; Estrada: 10,8 km/l (com Stop & Go desativado)
  • Cidade: 8,8 km/l; Estrada: 11 km/l (com Stop & Go ativado)
Equipamentos


O novo Hyundai HB20S Diamond Plus 2020 vem com central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas blueMedia®, com conectividade com smartphone Apple Car Play® e Google Android Auto. retrovisores, vidros e travas elétricas nas portas e no porta-malas.

Hyundai HB20S (Sedã) 2020 - interior

Essa configuração traz ainda ar-condicionado digital, mas sem ajuste automático de temperatura - o que é uma falta grave nessa faixa de preço, até mesmo porque este recurso estava disponível no modelo topo da geração anterior. Há ainda chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor (que não percebemos seu funcionamento, de tão suave que é).

New Hyundai HB20S Sedã 2020 Turbo Automático - interior

O quesito segurança é o destaque, já que, junto com a versão hatch, é o primeiro carro brasileiro abaixo de R$ 100 mil com sistemas de alerta e frenagem autônomo e de alerta de mudança de faixa. Completam a lista controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).

New Hyundai HB20S Sedã 2020 Turbo Automático - interior

Além disso, todas as versões contam com cinto de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação ISOFIX, dois airbags frontais (obrigatórios por lei), mais dois airbags laterais nesta versão Diamond Plus (e também na Diamond). Freios ABS/EBD, também legalmente exigidos, se fazem presentes.

Garantia

O Hyundai HB20S tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.

New Hyundai HB20S Sedã 2020 Turbo Automático

As revisões são programadas com preços fixos: 10 mil km - R$ 233,38; 20 mil km- R$ 491,57; 30 mil km - R$ 478,82; 40 mil km - R$ 653,29; 50 mil km - R$ 451,55; 60 mil km - R$ 890,36.

Conclusão

New Hyundai HB20S Sedã 2020 Turbo Automático

O novo Hyundai HB20S 2020 marca pelo visual esportivo e sofisticado - as novas proporções dão ao sedã um aspecto de carro oriental de luxo, enquanto o é bem acabado e sofisticado. Os pontos altos são o passeio confortável e o comportamento ágil graças ao powertrain moderno.

Ficha Técnica - Hyundai HB20S 2020 T-GDi Turbo Automático

MOTORKappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex
TRANSMISSÃOAutomática
MOTOR
Configuração dos cilindros3 em linha
Posição do motorTransversal anterior
Bloco e cabeçote do motorAlumínio
Diâmetro (mm) X Curso dos pistões (mm)71,0 X 84,0
Cilindrada (cm³)998
Potência máxima (cv @ RPM)120 (E) | 120 (G)@ 6.000 RPM
Torque máximo (m.kgf @ RPM)17,5 (E) | 17,5 (G)@ 1.500 RPM
Taxa de compressão10.5
ALIMENTAÇÃO
Comando de válvulasDOHC DUAL CVVTComando duplo no cabeçote, duplo comando de válvula continuamentevariável (admissão e escape)
Tipo de alimentaçãoEletrônica com injeção direta de combustível
CombustívelFlex
Sistema de partida sem tanquinho e-start
TRANSMISSÃO
TraçãoDianteira
Número de marchas6 a frente e 1 a rétrocas sequenciais
4.400
2.726
1.834
1.392
1.000
6ª'0.774
3.440
Relação Final3.270
FREIOS
DianteiroDisco ventilado
TraseiroTambor
PNEUS E RODAS
Pneus (pneus verdes)185/60 R15Michelin Primacy 4
Rodas5.5J X 15
Estepe (pneu temporário)125/80 R15Roda de aço Max 80 km/h
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comprimento (mm)4.260
Largura (mm)1,720
Altura (mm)1,470
Entre eixos (mm)2,530
Altura livre do solo (mm)160
Volume do porta-malas (litros, VDA)475
Volume do tanque de combustível (litros)50
PESOS
Peso mínimo em ordem de marcha (kg)1,120
Carga útil (kg)420
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h)191 (E)191 (G)
Aceleração de 0 a 100 km/h (s)10,7 (E)10,7 (G)
GARANTIA
5 anos sem limite de quilometragem¹
E: Etanol; G: Gasolina
limite de quilometragem. Uso comercial: garantia de 5 anos ou

54 comentários:

  1. Vai brigar pela vice liderança da categoria.

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    1. 5 anos de garantia sem limites de Km😲?

      Se for seguro com estrelas será o melhor carro do brasil!

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    2. Ñ vejo chance de vencer o Onix Plus.

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    3. Não será 5 estrelas, pois os modelos testados são sempre os de entrada e somente os modelos mais caros possuem controle de tração, impossibilitando os mais baratos de atingirem a nota máxima.

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  2. Quem ver se ninguém vai criticar esses plásticos cinzas do painel...No aguardo.

    Mais de 80 mil nesses novos hb20 foi o cúmulo do absurdo.

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    1. Tem alguém dizendo que o acabamento é primoroso, ou que o HB20S concorre com Corolla? Não, né? Então shhiiu, quieto Carlos.

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    2. É tão apegada às cores, deve ser consultora de moda quando não está vendendo piscina.

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  3. Gostei mais do sedan, vamos ver como será o t sport.

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  4. Essa lanterna traseira ficou medonha de feia, que coisa mais horrível!!!

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  5. Bah!!!! Não gostei!!!! Ficou FEIO!!!! Aliás, ficaram!!!! Porque conseguiram estragarar os dois modelos!!!! Ainda bem que a FIAT nos agraciou com o CRONOS!!!! Desta categoria, é o único que tá se salvando, no quesito BELEZA!!!! ...
    ����������������

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    1. Bah!!!! Guri!!!! Cronos é gosto!!! Melhor é o piscinão de Ramos !!! Bah como dirige

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    2. Novo Onix, Novo Versa, Sentra... todos melhores que o Chronos

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    3. Quando que FIAT agracia alguém com alguma coisa?

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  6. o sedan ficou menos feio que o hatch

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    1. O Hatch ficou horrível. O sedan é feio mas problema maior é a falta de 4 airbags nas versões de entrada.

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  7. Gostei muito desse carro, mas o preço é absurdo!!! Prefiro o Onix +

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  8. Horríveis. Show de horror esse design.

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  9. Prefiro o Fiat Cronos 1.8 At6.

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  10. Gostei, passa um ar de carro premium.
    Na cor branca fica bem legal.
    Eu só não entendi se ele concorre com Cronos, Virtus, Yaris sedã e City ou se já vai direto encarar o Jetta e o Cruze?

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    1. HB 20 Sedan concorre com Ka sedan, Logan, Prisma/Onix Plus, Etios Sedan, Voyage, Siena, Cronos e Arizo 5. Não concorre nem com Jetta nem com Cruze.

      Logo a cima temos: Virtus, Cruze, Corolla, Civic, C4, Sentra, Cerato, 408, etc..

      Depois: Jetta, A3, Classe A Sedan e mesmo que maiores podemos incluir Camry, Accord

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    2. Carlota, se o POLO/VIRTUS são veículos médios classificando pelo INMETRO você tem que aceitar que Reunalt Kwid é concorrente do T-Cross porque os dois estão classificados como SUV.

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  11. Concorre com virtus, yaris, cronos !!! Jetta concorre com cruze, Corolla e Onix plus, cruze com Passat entendeu ?

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  12. Só eu que acho que parece que enxertatam uma frente do novo sonata e uma traseira de elantra num carro que não aceita essas dimensões de sinaleira e grade? Fizeram um Frankstain... uma pena que a Hyundai tá se perdendo assim como a Ford, na tentativa de manter boa posição de vendas no Brasil e enterrando projetos muito bons.

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  13. Consumo na metodologia do INMETRO:

    ................Onix Plus MT6...Onix Plus AT6...Virtus TSI AT6...HB20S turbo AT6
    Cidade/gasolina...13,7 km/l......12,0 km/l..........11,2 km/l.........12,1 km/l
    Cidade/etanol......9,6 km/l.......8,6 km/l...........7,8 km/l..........8,0 km/l
    Estrada/gasolina..17,0 km/l......15,7 km/l..........14,6 km/l.........15,3 km/l
    Estrada/etanol....12,2 km/l......10,9 km/l..........10,2 km/l.........10,8 km/l

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    1. Muito interessante esses números de consumo no Onix MT. Diferença. Gigantesca em relação ao Virtus automático ( que tem um motor excepcional e poderia ter números igualmente melhores se tivesse a opção de câmbio manual, mas como só tem gente que pega engarrafamento ou tem deficiência que compra estes carros, vamos ver quanto tempo a GM mantém opção de câmbio...).

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    2. Como esse motor tsi bebe. O problema deve ser o peso da piscina no porta-malas.

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    3. Legal essa comparação, gostaria que o blog, análise entre todas as propostas de motor 1.0 turbo pelo menos 4 quesitos, motor, consumo, preço e segurança
      Me ajudaria numa eventual troca embora de todos os modelos da praça o que ué mais gostei foi o Corolla

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    4. Otávio, preciso trocar meu carro, estou a espera do Ônix hatch turbo "manoel". Acredito que como eu muitas pessoas gostam de cambiar e não ficar na monotonia do automático além de ter um carro mais econômico e prazeroso de dirigir em virtude do motor sobrealimentado. Até pensei no sedan mas tb seria "manoel".

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  14. Voyage ficou jurássico perto dos lançamento, Logan,Ônix Plus e HB20S .

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  15. O seguro ficaria mais barato com a frenagem autônoma?
    Dessa leva de equipamentos novos ainda tem como algum carro abaixo de cem mil trazer o alerta de trafego cruzado e lane assist.
    A visão 360 ou aérea já aparece no nissan kicks...
    Acho que só a VW oferece perfis de condução nos modelos mais top.
    O stop-go ajuda bem na economia na cidade, no grupo polo/virtus/tcross ouvi dizer que o cambio aisin tem um modo de neutro quando pisa nofreio e mantem o carro parado e que diminui o consumo (imagina se não tivesse isso).

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  16. Tenho que dar minha mão á palmatória. Critiquei veementemente o design do HB20. Mas confesso que o HB20S nesta cor branca, é outro carro. As fotos do lançamento não o valorizaram. Mas continuo achando que o HB20 Hatch não ficou bom não.
    É preciso criticar, mas também ter a capacidade de rever a crítica.

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  17. Esse é um carro para quem tem bom gosto,ficou lindo essa cor branca. Gosto não se descuti

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  18. Achei gambiarra a faixa preta acima da tampa do porta-malas. E esse painel de moto tb. Vai contar vice, mas vai tirar vendas de Yaris, City e cia.

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