A grupo Volkswagen divulgou seus resultados financeiros relativos ao primeiro semestre de 2019, mostrando números surpreendentemente bons, sobretudo em ambiente de mercado relativamente fraco. Nos primeiros seis meses de 2019, a receita de vendas da Volkswagen cresceu 4,9% para EUR 125,2 bilhões em comparação com o primeiro semestre de 2018 - e isso ocorreu mesmo com uma retração de 2,8% nas vendas.

Grupo Volkswagen tem aumento de receitas e lucros em 2019

A empresa impulsionou a receita de vendas principalmente como resultado de melhorias no mix (mais SUV´s) e posicionamento de preços (mais altos) na área de negócios de carros de passeio  - o grupo vendeu carros mais caros e com maior lucratividade. O lucro operacional subiu 1,9%, para 10,0 bilhões de Euros. O fluxo de caixa líquido da Divisão Automotiva subiu 2,2 bilhões de euros, para 5,6 bilhões de euros.

Grupo Volkswagen tem aumento de receitas e lucros em 2019

O aumento relatado no lucro coloca a Volkswagen à frente de outros fabricantes de automóveis, como a BMW e Daimler, que atualmente estão reportando números e previsões mais fracos. No segundo trimestre, a Volkswagen aumentou seu lucro operacional em quase 30%, para EUR 5,1 bilhões. Esse aumento foi tão alto porque a empresa havia reservado 1,6 bilhão de euros há um ano devido ao dieselgate - o que sobrecarregou o balanço.

No entanto, a Volkswagen está se saindo consideravelmente melhor que o mercado. Enquanto a produção global de automóveis caiu mais de 6% ano a ano nos primeiros três meses de 2019, as entregas para os clientes da Volkswagen caíram apenas 2,8%. Além disso, a Volkswagen expandiu sua participação no mercado de automóveis de passageiros.

Apesar das condições de mercado que continuam desafiadoras, a Volkswagen continua a esperar que as entregas para os clientes em 2019 sejam ligeiramente maiores do que em 2018.

A Volkswagen pretende trabalhar em estreita colaboração com a Ford no futuro. Ambas as empresas confirmaram que pretendem desenvolver vans comerciais e pickups de tamanho médio para mercados globais a partir de 2022. As empresas assinaram um memorando de entendimento para investigar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos e começaram para explorar oportunidades.

Além disso, a Volkswagen e a Microsoft estão compartilhando o progresso no desenvolvimento da Volkswagen Automotive Cloud. A Volkswagen pretende ampliar a presença global de sua Nuvem Automotiva, que já foi desenvolvida principalmente para o mercado europeu, para a China e os Estados Unidos.

Embora esses projetos ainda não tenham conseguido gerar vendas significativas, isso mostra que a empresa está pensando fortemente no futuro. Em comparação com outros fabricantes de automóveis, a empresa também está atuando a partir de uma situação de força com aumento de vendas e lucros.

Fonte: Volkswagen RI

40 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Oi Carlos doente. E só pula de alegria

    ResponderExcluir
  2. Aproveita o lucro e paga as multas do dieselgate.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multas para inglês ver. Foram divividas em 150 anos e em suaves prestações...não faz nem cócegas no balanço.

      Mas o dieselgate em si foi ótimo para a VW. Ele aconteceu em 2015, e logo em 2016 a VW se tornou a maior do planeta, e desde então a dianteira só ampliou.

      Os concorrentes tem que rezar para não ter outro....

      Excluir
    2. PAGAR MAIS ?? KKKKKKKKKKKKKK
      AIN FOI SÓ A VW..É CARTEL AMIGO O PROBLEMA DA VW FOI Q FORAM MUITOS CARROS EM QUANTO A FCA FOI POUCO SE COMPARADO

      Excluir
    3. Então Você está confirmando que a VW manipulou resultados ?
      Então Você está confirmando que a VW vende um motor e entrega outro ?
      Aliás, está chovendo de Amarok V6 com motor travado nas concessionárias.

      Excluir
    4. Mas que menina odiosa, irritada, brava. Desse jeito vai morrer cedo destilando tanto ódio nesse coraçãozinho. O que será que aconteceu com ela? Será que não foi currada do jeito certo dentro de um VW?kkk

      Excluir
    5. É sempre assim, não tem argumento parte para o pessoal.

      Excluir
    6. Quero ver as outras montadoras pagar e assumir o erro como a Volkswagen fez

      Excluir
    7. Parabéns para a VW, arrancando cada vez mai dinheiro dos fanboys que ficam aqui torcendo por ela! Valorizando os seus produtos, devido ao compromisso social com quem já comprou os carros da marca...

      Excluir
  3. Opa.. e a noticia referente ao recal da VW referente a demora com mais de 90 dias para reparo nos modelos Golf, Novo Jetta e Tiguan Allspace??

    ResponderExcluir
  4. será q é só esse filete cromado q faz o t cross se tornar mais bonito q o nosso??

    ResponderExcluir
  5. Pena que na America do Sul só dá prejuízo desde 2013!
    Os novos lançamentos têm a missão de reverter isso, conforme dito por Ralf Brandstätter, chefe global de operções da VW em visita a SP.
    Mas como os volumes ficaram aquém do esperado, pode ser que leve mais tempo para que ocorra o esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Últimos lançamentos a vendendo a quem do esperado? KKKKKK Só no seu planeta! Virtus, Polo, Tiguan, Amarok e Jetta atingiram as metas ou até superaram muito acima do esperado. O único que frustrou até o momento os planos da VW foi o T-Cross, o Qual a VW já prepara um versão PCD por 69.999,00 Muito mais pelada mas o povo Compra.

      Excluir
    2. Nem eu entendo a vw,o tcross veio a praticamente inicial de 90 mil e ela queria vender 5mil carros ,ta na casa dos 3 mil e pelo preço eu acho ótimo o resultado

      Polo e virtus sucesso
      Amarok v6 tb
      Tiguan TB
      Até o Passat ta ali passando o fusion
      Jetta na meta

      Excluir
    3. 60% do plano é ótimo resultado? Entendo porque não tem carro até hoje!
      Amarok V6 sucesso? Nem assim alcança a Ranger!
      Tiguan pode até ser, mas o lucro fica na matriz, não na America do Sul, que dá prejuízo.
      Passat passou o Fusion por um dia? Sucesso...
      ô dó!

      Excluir
  6. Claro que está lucrando, pagando um salário pechincha que paga a seus funcionários não tem como não lucrar. Na lista das 100 empresas com melhores salários para funcionários, BMW lidera com folga, seguido de longe de Mercedes e Subaru. Ou alguém acredita que esse lucro todo da Volkswagen vão para os escravos que trabalham longos períodos? De forma alguma, boa parte desse lucro vai direto para os donos, enquanto isso a Classe Operária continua com seus medíocres salários.

    Para não dizer que estou sendo chato, Toyota e GM também pagam muito mal seus funcionários, a FIAT então, os funcionários fizeram até greve de tão mal salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um dos escravos no PR e estou muito satisfeito com os grilhões VW desde 2007.

      Excluir
    2. kkkk sua situação deve ser muito boa pra falar uma besteira dessa. E não é como se um de nós fosse pego na rua e obrigado a trabalhar na VW

      Excluir
  7. Na verdade o lucro da VW deriva do fato de ela ser a empresa mais inovadora do segmento. Quanto mais inovação, mais lucro. A receita é: investe mais em P,D&I, gera mais inovação. Aplica a inovação aos carros, gera carros mais caros e mais atrativos. Então vende mais caro e mais, então tem mais lucros. Pega esses lucros, e reinveste em P,D&I, e recomeça o ciclo. Fácil de explicar, difícil de imitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, as consultorias consideram a Tesla e a Rivian como as mais inovadoras do mundo em 2018, claro que não tenho dados sobre 2019. Eu acreditei que aquela parceria entre Volkswagen e Apple eu dar em alguma coisa, porém atualmente Google desbancou a Apple no que diz respeito a inovação.

      Excluir
    2. primeiro que a tesla não tem como comparar com a VW. A Tesla vende 350 mil carros por ano nos EUA, todos com prejuízo. Enquanto a VW vende mais de 10 milhões de carros por ano. Não tem comparação.
      O que a VW investe em P,D&I por ano é mais de 10 vezes o faturamento bruto da Tesla. Não tem como comparar.

      E não vejo no que a Tesla seja inovadora frente a VW. A VW tem o Audi e-Tron totalmente elétrico no mercado com 500 km de autonomia. Em breve chegam Taican, e o Audi e-Tron coupe, todos elétricos, com mais autonomia e sem aquela cara de improvisação da Tesla.

      Excluir
    3. E desde quando inovação tem com alguma coisa haver com quantidade de produtos vendidos? Se for assim o Corolla é o sedã mais inovador do mundo? Uma vez que o Corolla sedã corresponde à quase 90% das vendas do Corolla, a versão hatch e station wagon correspondem a + ou - de 10%. Ou seja o Corolla, sedã que ainda usa motores aspirados ser mais inovador que um Jetta só pelo fato do Corolla vender mais que o Jetta? Claro que não né, qualquer um sabe que o Jetta é mais negócio que um Corolla. Apple é a empresa que mais vende smartphones no mundo, porém consultorias consideram a Samsung como a mais inovadora em fabricação. Inovar vem do intuito de trazer algo novo, não necessariamente melhorar algo que já existe, pois o Audi E-Tron ele é um ótimo produto, mas nele só existe basicamente aquilo que já existia em outros automóveis elétricos, claro que o Audi E-Tron pode apresentar melhores números que um Tesla, porém a Tesla está no mercado a quase 5 anos, o E-Tron se não engano começou esse ano ou ano passado. Mas temos um bom exemplo a Rivian R1T, primeira pick-up off-road elétrica com autonomia de 660 km, porém a Rivian já estuda uma pick-up com autonomia de 800 km.

      Eu percebo que a Volkswagen vem melhorando muito aquilo que já existe. Tesla ainda não fatura pois é necessário um mínimo de 04 a 10 anos para uma empresa trazer lucros positivos para sua matriz, nunca soube de uma empresa de grande porte trazer lucro a sua matriz em menos de 10 anos, até o Facebook maior rede social do mundo trouxe prejuízos a seus fundadores nos primeiros 05 anos da rede social.

      Excluir
    4. A Tesla já deu lucro algumas vezes

      Excluir
  8. A VW vendeu menos unidades, mas com ágio absurdo, simples assim. Besta é quem paga mais caro, por um mesmo carro, e todas as montadoras fazem isto, mas são poucas que de lambuja capam o carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mix de produtos que mudou. Agora tem muito mais SUV no line-up, inclusive o T-Cross, e eles são muito mais caros. Basta ver o T-Cross em media R$ 25 mil mais caro que o Polo do qual deriva. O resultado é uma lucratividade enorme mesmo. E totalmente justo, já que o que é obtido no mercado é justo por definição.

      Excluir
    2. E vc toda orgulhosa.! a moçoila VW! Tá na hora do seu remedinho pra ansiedade...

      Excluir
  9. E o que temos com isso, todos os puxas sacos da VW já receberam a sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não... O pior é a inveja e torcer contra.

      Excluir
  10. Me surpreenderia se tivesse tido prejuízo vendendo por 100 mil carro que era pra custar 70...

    ResponderExcluir
  11. Coloque motor 1.0 em seus carros, receba isenção de imposto e não repasse = +lucro...

    ResponderExcluir
  12. Informaçao super importante. Agradeço muito ao blog por informar. Mudou minha vida.

    ResponderExcluir
  13. E a moçoila ganhou algo com isso??? Nada!!!! Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Alguém aí avise ao estagiário que a língua portuguesa é bem diversificada, não é necessário usar "além disso" 50 vezes dentro de um mesmo texto. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Merecido...!!!! Parabéns...!! Qualidade e confiabilidade dão retorno a quem os possui.

    ResponderExcluir
  16. Óóó, bom pra Volks, pra mim não muda nada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem