A Fiat Chrysler e a Renault estão em negociações sobre um acordo global de cooperação, segundo o periódico britânico Financial Times, para enfrentar os desafios estruturais enfrentados pela indústria automobilística global.

Fiat Chrysler negocia fusão com Renault

A pressão pela consolidação entre as montadoras cresceu com os desafios impostos pela eletrificação, o aperto das regulamentações de emissões e as tecnologias sedentas por investimentos para veículos conectados e autônomos.

A FCA e a Renault têm uma capitalização de mercado combinada que se aproxima de 33 bilhões de euros (US $ 37 bilhões) e vendas globais totais de 8,7 milhões de veículos. Além de trazer maior escala, um acordo poderia ajudar a corrigir falhas em ambos os lados.

A FCA tem um negócio de picapes RAM norte-americano altamente lucrativo e a marca Jeep, mas vem perdendo dinheiro na Europa, onde tem o desafio para acompanhar as restrições iminentes de emissões de dióxido de carbono.

A Renault, ao contrário, é uma pioneira em carros elétricos com tecnologias de motores relativamente eficientes em termos de combustível e uma forte presença em mercados emergentes, mas sem negócios nos EUA.

O plano sob consideração poderia envolver alguma transferência de capital, disse uma fonte do FT. "Esta não é apenas mais uma parceria - é mais do que isso."

Caso a aliança entre os dois grupos envolva também a Nissan iria elevar o grupo ao posto de montadora número 1 global, com 13,8 milhões de vendas anuais. Também manteria uma posição na China, onde tanto a FCA quanto a Renault são jogadores marginais.

As discussões seguem o enfraquecimento da demanda de automóveis dos EUA, que provocou cortes em várias montadoras. A FCA registrou um declínio de 29% no lucro operacional do primeiro trimestre, com vendas e margens enfraquecendo em seu centro de lucro na América do Norte. As vendas caíram 5%, para 24,48 bilhões de euros.

Fontes: Financial Times  / Reuters

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. No sul de Minas, várias concessionárias Fiat e Renault são do mesmo dono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, nada a ver.
      Hoje os grupos empresariais de concessionárias tem várias bandeiras.

      Excluir
    2. desconhecido, conheço o homem, amigo, vc sabe que cometeu uma redundância enorme né, se as várias bandeiras pertencem ao mesmo grupo empresarial, significa que são do mesmo dono, se liga ne Tião guaraná

      Excluir
    3. Esse cara ( Unknown ) não entende nada, o verdadeiro Zé Mané ! Se acha !

      Excluir
    4. Será a nova lider mundial deixando toyota e vw para traz. Carlos chora. kkkkkkkk

      Excluir
  2. genti...se sair essa negociata vai ficar ruim só para a toyota. que iria cair para 3 lugar na cola da volks..
    genti...ta facil para volks continuar lutando pelo primeiro lugar, e só se unir-se a ford seria 17 milhões de carros...seria só alcançada pela toyota dentro de 10 anos.
    lembrando que o grupo volks precisa de 10 marcas para vender o que a toyota vende com 3 marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça, a Ford talvez seja uma das poucas empresas que entendeu o que está acontecendo com os consumidores e está se antecipando e mudando tudo na direção certa.

      Excluir
    2. isso é verdade, uma questão interessante é que a Ford possui um histórico bem difícil de compreender, é uma empresa bipolar, tanto seus acertos quanto seus erros são enormes, inúmeros exemplos ao longo de sua história, o próprio Henry Ford criou tantos conceitos gloriosos, como tbm cometeu erros colossais, linha de produção que será um conceito eterno, a maior fábrica do mundo ( tinha até hospital , corpo de bombeiros próprio, dizem que tinha até Polícia própria) , fordlandia na Amazônia, mas os funcionários não podiam nem tomar uma, foi pioneiro na terceirização, e pra mim o maior erro de todos, " vc pode ter seu Ford T de qualquer cor, desde que ele seja Preto" , veio a Chevrolet com seus carros coloridos e dominou o mercado por oitenta anos

      Excluir
    3. Para ter marcas, tem que ter produtos. O Grupo Toyota criou nos USA a marca Scion, para modelos de baixo custo. Verdadeiro fiasco e prejuízo. Os americanos compram Toyota, mas, nesse mercado, Toyota já é marca de baixo custo, como a Fiat é no Brasil. Lexus, marca de luxo da Toyota, é marginal nos USA e Europa. Assim, ter muitas marcas, para atender diferentes mercados, é competência.

      Excluir
  3. genti...vendo essa foto reno kiwd e mobi juntos, essa e a dupla mata up..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses carros perto do Up mais parecem um Jabuti !

      Excluir
    2. brasil tá cheio de jabuti hein.... up que é "bom" nada!!! kkkkk

      Excluir
  4. Imaginem uma fusão de MOBI e KIWD que CAGADA que vai ser kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora imagine uma fusão da Ford com a vw, surgirá o kagol

      Excluir
    2. ainda vai vender mais que o up e tcross juntos.. quer apostar? kkkkkk

      Excluir
  5. E SOBRE O INVESTIMENTO DA FCA EM MINAS GERAIS? NOVOS SUVS E NOVOS MOTORES, POSTEM AI CARBLOG PRA NÓS, BOA NOITE!

    ResponderExcluir
  6. Fusões e fusões e a Ford vem se mantendo sozinha na sua reestruturação q pede o mercado mundial, parabéns a administração, mesmo com alguns erros , mas atenta às necessidades pra q possa competir ainda mais no futuro com essas fusões pq essa empresas não tem coragem pra mudar então fazem fusões pq senão quebra !

    ResponderExcluir
  7. Vcs cérebros aprendam uma coisa, administrar com dinheiro e muito bom , quero ver ser bom administrador sem dinheiro !

    ResponderExcluir
  8. A FCA está desesperada. Depois de falharem as negociações de venda para a Chevrolet, a Hyndai, e mais recentemente para a PSA, volta ao mercado a procura de um novo comprador. Vem então a Renault, disposta a trocar 1 ação por 5 da FCA. Não duvido que a proposta seja esta. No desespero da FCA, o negócio pode ocorrer.
    Negócio semelhante ocorreu quando a Renault trocou 1 ação "equivalente" por 3 da Nissan, e hoje é dona de 45% da Nissan. Em contrapartida a Nissan é dona de 13% da Renault.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta da FCA à Renault é a formação de uma nova empresa com 50% de participação de cada uma. Mas, acredito que a Renault vai querer um percentual maior, pois está muito a frente no que se refere a carros elétricos. Por outro lado, a FCA tem forte presença no mercado Norte-Americano. Todavia, o negócio pode dar certo, pois a Renault se fortalece perante a Nissan, na formação de uma nova empresa global, com capital igualmente dividido.

      Excluir
  9. Pode encomendar a missa de 7° dia da Carlota e das moçoilas da VW se está fusão acontecer.
    VW vai cair para o 3° lugar e nunca mais sair.

    ResponderExcluir
  10. O Grupo formado pela fusão vai formar o 3º maior do mundo, com 8.7 milhões de vendas. A VW é líder mundial, com quase 11 milhões de vendas anuais. E a Toyota a segunda, com 10 milhões.

    https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,fiat-chrysler-apresenta-proposta-de-fusao-com-renault,70002844950

    Mas a Renault não tem nem tecnologia elétrica e muito menos de condução autônoma. Quem tem essa tecnologia é a Nissan. E se a Nissan estiver fora, essa aliança da FCA com a Renault não resolverá o principal problema da FCA que é falta de dinheiro e tecnologia para desenvolver carros híbridos, elétricos, e autônomos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Renault tem tecnologia elétrica sim. Vide Zoe e Twizzy. Além de ter sido várias vezes campeã de Fórmula E. Todavia, é dona de 45% da Nissan, que tem tecnologia de condução autônoma.

      Excluir
    2. Aliás, a Renault além de ser pioneira em carros elétricos, tem no Zoe o carro mais vendido na Europa, incluindo a Alemanha.

      Excluir
  11. Pode encomendar a missa de 7° dia da Carlota e moçoilas da VW se está fusão acontecer.
    VW vai cair para terceiro e nunca mais sair.

    ResponderExcluir
  12. Lixo com lixo. dá lixada, se combinam!

    ResponderExcluir
  13. Renault (Dacia), com carros mequetrefes. Fiat, com carros mequetrefes. A chinesada vai passar o rodo nessas marcas mequetrefes...

    ResponderExcluir
  14. Bah! Será que vão conseguir algo que passe do Latincap? Crash teste??? Porque eles se desmancham é só ver no site de latincap. Tem no máximo 1 estrela.

    ResponderExcluir
  15. Os piores acabamentos são da Fiat e Renault não me causa surpresa essas empresas lixo se juntarem...

    ResponderExcluir
  16. Vao continuar comendo POEIRA.......😈

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem