A Ford do Brasil anunciou omo parte da ampla reestruturação de seu negócio global, a Ford Motor Company anuncia que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. Como consequência, a empresa encerrará as operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019 e deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques.

Ford mata o Fiesta no Brasil e fecha fábrica do ABC

Essa decisão se alia a outras iniciativas recentes que fazem parte da reestruturação em andamento na Ford América do Sul e incluem:

  • Redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região.
  • Fortalecimento da linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes, cuja preferência tem crescido entre os consumidores, e encerramento da produção do Focus na Argentina.
  • Expansão das parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.
  • Em decorrência desse anúncio, a Ford prevê um impacto de aproximadamente US$ 460 milhões em despesas não recorrentes. Cerca de US$ 100 milhões serão relacionados à depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Os valores remanescentes de aproximadamente US$ 360 milhões impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações de funcionários, concessionários e fornecedores. A maior parte dessas despesas não recorrentes será registrada em 2019 e é parte integrante dos US$ 11 bilhões em despesas, com efeito no caixa de US$ 7 bilhões, que a companhia prevê utilizar para a reestruturação dos seus negócios globais.

71 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E ai vão dizer que foi graças ao Bozo também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apontar o dedo para o “bozo” é fácil.

      Agora assumir que os sindicalistas da turma de Lula, ao longo dos anos, contribuíram “em parte” para o que está ocorrendo hj, ninguém assume.

      Não precisamos de muito esforço para lembrar da saída da Brastemp do ABC, tendo como maior motivo os atos dos “companheiros”.

      Mas como petista não tem o costume de assumir nada, é mais fácil apontar o dedo para um presidente que não tem nem 2 meses de governo.

      Petistas sendo petistas.

      Excluir
    2. Voce não tomou o Haldol hoje não foi?

      Excluir
    3. Pena q a ford nao soube levar essa geração no Brasil. Preço excessivo e demora pra respinder o mercado frente problenas tecnicos do projeto. À epoca do lancamento, eu sonhava em comprar um Titanium com aro 16.

      Excluir
    4. A montadora só produz caminhões aqui no Brasil e possui um share inexpressivo no segmento, culminando a esse cenário. Não investiu no momento que o mercado estava favorável, sofre acharque de sindicato e depende de subsídios tributários do estado, num momento que o setor enfrenta sua maior crise com custos elevados em fretes e uma desindustrialização que veio crescente nos últimos 10 anos, o que piora e muito o segmento de transportes do país. Não há alternativa que reverta essa situação, haja vista, que sequer contatou o estado ou a união para pedir incentivo, apenas comunicou o fechamento. A crise da Ford não está somente aqui no Brasil, há de se levar em conta e tudo isso veio se construindo a longo prazo e culpar um governo ou outro, beira desvio de caráter ou falta de conhecimento.

      Excluir
    5. Fiesta, Ka e HB20,tem visual Feminino os carros.

      Excluir
  2. Verdadeiro desrespeito com o consumidor brasileiro, retirou de linha o focus e agora o fiesta. Infelizes dos proprietários que ficarão com o mico na mão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mico. São bons carros que tiveram a produção descontinuada. Mico é o incauto ter comprado um Fiesta 0km na semana passada ou mesmo hoje sem ter negociado o desconto em razão da descontinuidade. Isso que é mico.

      Excluir
    2. Isso é de menor relevância se comparado com o “baque” na economia de SBC e no drama dos 2800 empregados diretos e 2000 indiretos (números conforme fala do prefeito).

      Excluir
    3. Regra de Mercado, lei da oferta e da procura. Parece fácil na prática, mas uma empresa precisa se reestruturar alinhando a novos seguimentos para sobreviver. Fato é a retração nessa linha Hatch, que mais tarde vai cobrar em outras marcas também. O maior indício foi mostrado quando valorizaram o Ka em detrimento a linha Fiesta, consumidor muitas vezes vai pela empolgação, não age com a razão. Palio já foi, falta o Gol

      Excluir
    4. Desrespeito? O que dizer do pessoal que comprou o Palio? Segue o baile

      Excluir
    5. Gol não foi ainda porque é o legitimo BB, bom e barato, o carrinho feioso da VWB é simplesmente fora de série, principalmente esse G7 com motor tricilindrico. A suspensão é perfeita, o acabamento é honesto e o powertrain é o melhor na categoria. Os problemas do G6 eram a vedação das portas que foi corrigido, painel feioso e o motor 4cil de 1 litro terrível. To gostando muito do G7.

      Excluir
  3. Empresa que não conseguiu acompanhar a evolução automobilística do planeta. Henry Ford se revirando no túmulo... uma lastima mas é incompetência e ganancia misturadas.

    ResponderExcluir
  4. É o efeito que está acontecendo em todas montadoras que lucraram por vários anos no Brasil, achando que seria para sempre. É mais uma para PSA comprar e se consolidar como exemplo de administração.

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso o Bobonaro se atrapalhando todo no governo... Vcs do site tao fas dele, vão publicar logo logo as 17 fábricas fechadas pela crise de um falso mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se atrapalhando no quê?? Ele tá limpando o governo dos vigaristas que estão tentando sabotar o governo dele.

      Excluir
    2. Não seria um efeito dos 13 anos de desgoverno? Dos subsídios a rodo? Que pouco traziam retorno ao Consulmidor? Pessoas como você vão ter muita dificuldade em interpretação da vida... continua assistindo novela pra ver onde você vai chegar

      Excluir
    3. Até aqui tem Petralhas ? Se liga Zé Mané !

      Excluir
    4. Você é cego ou se faz? Essa crise não se instalou em pouco tempo, ela está instalada há anos, então antes de falar asneiras trate de se informar um pouco!

      Excluir
    5. O choro é livre, mas o Lula continua preso babaca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. É o efeito que está acontecendo em todas montadoras que lucraram por vários anos no Brasil, achando que seria para sempre. É mais uma para PSA comprar e se consolidar como exemplo de administração.

    ResponderExcluir
  7. Sempre os mais velhos falaram que a Ford e uma marca que lança um modelo que no começo vende bem e logo depois sai de linha(fogo de palha) e que marca de confiança sempre foi VW.

    ResponderExcluir
  8. Tá certo a Ford, Pelo valor o povo aqui vai de BMW Mercedes Audi Land Rover, E aqui a Maioria tem carro pequeno Uno Mobi Kwid gol Onix Fox Up etc, Vende a F Séries aqui é PREJUÍZO!, F150 nunca veio e provavelmente nunca VIRA! GM SILVERADO também!, E na questão do New fiesta não entendi?

    ResponderExcluir
  9. LamentaveL essa atitude, infelizmente o consumidor so toma porrada dessas montadoras, paga uma grana em um carro e do nada são descontinuados !!!!

    ResponderExcluir
  10. Também, vendendo um Ka a 50 mil...
    vai tarde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse sabe do que está falando!
      Afinal, é em Sao Bernardo que se fabrica o Ka, né "JÊNIO"?

      Excluir
  11. Não compensa pra Ford, Ninguém quer perde dinheiro né!, e a Ford também NÃO que!, F Séries aqui é só PREJUÍZO!, E a F150 nunca veio e Provavelmente nunca VIRA! GM SILVERADO também! O povo aqui gosta de compacto Uno Mobi Up Onix Gol Fox Kwid etc e no valor de 200 000 o povo aqui vai de BMW Mercedes Audi etc

    ResponderExcluir
  12. Pensar que o ABC já foi chamado de Detroit brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas continua sendo, olha a Detroit original como está.......

      Excluir
    2. Tem nada de Detroit, Você está brincando né! Hahahahah

      Excluir
    3. Abc tem NADA de Detroit! Isso foi zoera né! Hahahahah

      Excluir
    4. As montadoras para ter lucro tem que fabricar em cidades menores do interior e pagar salários menores, vejam a FCA que instalou em PE, a Ford na BA, GM no RS e etc, capitais como SP e tudo mais caro e sindicato são pedra no sapato e o preço do final do carro fica mais caro e o consumidor não quer pagar esse maior custo. É a realidade de quem mora em SP e quem mora em cidades menores paga um custo de vida bem menor.

      Excluir
  13. Fiesta e focus hoje não vende quase nada, os custos pra manter a fábrica é caro então e melhor fechar.

    ResponderExcluir
  14. Respostas
    1. Seria demais os carros são lindos.

      Excluir
    2. O que o Prisma fez com o Cobalt, o Ka fez com o Fiesta, isso é Canibalismo!

      Excluir
  15. 30 mil industrias fecharam no brasil na era temer e a desindustrializacao da colonia de direita esta em pleno vapor, mais uns 3 mil desempregados ....vao ter que viver da produçao de laranjas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pessoal que baba ovo do PT nasceu sem cérebro, só pode!

      Excluir
  16. Independente da crise, a culpa é da própria Ford e as porquices dos últimos 5 anos. Esse Fiesta Gambi é uma vergonha. Foi tarde.

    ResponderExcluir
  17. Incrível ne..uma noticias destas onde um monte de gente ira perder o emprego, onde deixaremos de ter um produto no mercado e o povo feliz com a noticia..absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  18. Notícia triste e muito preocupante. Isso vai gerar aquele " efeito dominó " , empregos indiretos tbm serão afetados.

    ResponderExcluir
  19. Péssima noticia, primeiro por haver agora milhares de desempregado e depois por matar um ótimo carro. E outra a GM de Gravatai/RS esta com planos de fechar também, ja deu indícios de querer cortar salários, quase houve greve mas não aguentara mais este ano. La é criado o Onix o qual é líder de mercado porem ela alega que 'não da lucro'.

    ResponderExcluir
  20. Creditar o fechamento da fabrica em SBC ao presidente é ser mto parcial e esquerdista. Ford está em reestruturação, fechando fabricas dos USA ao Reino Unido passando por Brasil e Argentina. Mas a culpa é do Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, mas quem diz que faltou o nome do bolsonaro na manchete tem razão pois quando as vendas aumentaram no início do ano o teve muitos comentando que era por causa do novo governo então essa lógica vale para os dois lados

      Excluir
  21. essa geraçao do fiesta foi lançada em 2010, o focus em 2013, fusion 2012. tão reclamando de que? passaram até tempo demais no mercado. Agora o mercado mudou e esses produtos não se adequam mais.

    ResponderExcluir
  22. Criticou o Bolsotraira arregao é ser esquerdista agora? Eu que não vou passar vergonha defendendo político.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é incluir o governo numa discussão sobre fábrica que fecha por causa das decisões gerenciais equivocadas.
      Não é por causa do PT, PSDB ou PSL.
      A Ford se enforcou sozinha por não ter entendido o mercado e investido em plantas de motores desnecessárias e apostas infelizes.

      Excluir
    2. Correto. Enquanto outras marcas estão investindo em novos modelos..ate mesmo na categoria do fiesta/fiestasedan como novo onix/prisma, polo/virtus e colhendo frutos com o crescimento na participação no mercado..a ford foi deixando seus carros defasarem.

      Excluir
  23. powershit mata fords e montadora fecha fábrica em SBC!
    segue o choro!!!!

    ResponderExcluir
  24. Tirou o Focus, tirou o Fiesta, quase tirando o Fusion.
    Vai sobreviver de Ka e Ecosport?
    Fecha tudo e vaza logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o ka e Ecosport atuais também não durem mais muito tempo não... Uma pena, porque o maior defeito que vejo nos carros da Ford, exceto fusion e Edge, claro, é o espaço interno... Pra mim o câmbio manual deles é muito top, e a dirigibilidade também, ou seja, uns dos principais quesitos de automóvel!

      Excluir
    2. Esse é o ultimo modelo do Fusion, o único seda vai se o Ka Sedan, Ford vai perde participaçao de mercado e Renault vai acaba passando

      Excluir
  25. Essa decisão foi tomada faz tempo... prova disso é que não atualizaram os produtos. Sendo assim, o fechamento é uma consequência. Triste para quem perde os empregos e para toda a região.

    ResponderExcluir
  26. Mais pessoas pra fazer Uber, triste para região do ABC.

    ResponderExcluir
  27. Quero ver o que o governo federal vai fazer para reverter esta questão.
    Acho muito dificil.
    A GM quer ir embora do país.
    Um país que er crescer não deve viver so de serviços. O principal é o desenvolvimento da industria.

    ResponderExcluir
  28. Matéria ig carros em 2018
    E a ford Brasil? Aqui, a operação deixou de ser prioritária há muitos anos, e está a reboque da situação da matriz. A tendência é que restem apenas as linhas Ka e EcoSport, além de modelos importados. A empresa, infelizmente, não parece ter fôlego para resistir ao crescimento de marcas como Toyota, Honda, Renault, Hyundai e Nissan, sem falar na saúde das líderes GM, VW e até FCA (na soma de Fiat e Jeep). Muito em breve saberemos o rumo da marca que foi um dos símbolos da industrialização no século 20 e tem uma legião de fãs mundo afora.

    Fonte

    https://carros.ig.com.br/colunfuturo.html

    ResponderExcluir
  29. Concluindo matéria de 02 05 2018
    Pedra cantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal por trazer uma matéria do passado q acertou o futuro, neste tempo, muitos calculos devem ter sido feitos, além do planejamento de demitir as pessoas aos poucos

      Excluir
  30. A Vw vai sugar da Ford o que ainda resta do seu know-how com picapes
    Depois absorver a empresa
    Fato

    ResponderExcluir
  31. A Ford vai apostar em SUVs e em carros compactos de entrada. Focus e Fiesta eram carros fora dessa estratégia. O problema é que desses dois apenas o Ka se sustenta, o Ecosport é um produto defasado, tem sofrido pela própria estupidez da Ford (perdeu Airbags em várias versões, ficou mais caro. etc). Como alguém comentou, é capaz da VW a absorver sim, pelo menos na AL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem