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Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019: avaliação (vídeo)

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O Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 Automático 2019 chegou ao mercado este ano sucedendo a antiga versão Pulse 2.0. Neste artigo relacionamos nossas impressões sobre o este SUV compacto após uma semana de uso, com dados de consumo, desempenho e análise de custo x benefício.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

A Hyundai Motors do Brasil registrou em novembro de 2018 a liderança de vendas no segmento de SUV´s no Brasil, com o Creta tendo emplacado 5.026 unidades. Em dezembro, até o dia 20, já tinham sido comercializados 3.853 unidades - mais de 1.100 unidades à frente do HR-V (o antigo líder de segmento).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - Prata Sand

No acumulado do ano já foram emplacados mais de 48.000 unidades do Creta - também mais de 1.000 unidades à frente do Honda.



Recentemente o Hyundai Creta foi pelo sendo testado pela Volkswagen como referência para o seu SUV compacto, o T-Cross, que chega ao mercado no começo de 2019, o que indica que este SUV fabricado em Piracicaba está tomando ares de referência no segmento.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

O Hyundai Creta Pulse Plus Automático possui o motor quatro cilindros Gamma 1.6L Flex, aspirado, com 130/123 cv (E/G) e torque máximo de 16,5/16 Kgfm (E/G), associado a uma transmissão automática de seis marchas de conversor de torque.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - interior - painel

O conjunto é capaz de acelerar os 1.359 Kg do SUV de 0 a 100 km/h em 12,6 s (gasolina) e em 12,3 s (etanol). O consumo no nosso percurso (50% cidade/50% rodovia), com gasolina, foi de 10,5 Km/l (ar-condicionado e duas pessoas a bordo em 100% do tempo).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - espaço traseiro

A revista Quatro Rodas obteve 10,3 km/l de gasolina em cidade, e 13,7 Km/l em rodovia - números ligeiramente melhores que os do INMETRO, que, com gasolina, aponta 10,1 km/l para o ciclo urbano, e 11,3 km/l no rodoviário.

Hyundai Creta 2019 - interior

O quadro abaixo traz os dados técnicos, de desempenho e custos do Creta 1.6 Pulse Automático.

Hyundai Creta 1.6 A/THonda HR-V LX CVT
PreçoR$91.890R$92.500
Consumo Etanol - km/l
Cidade7,17,7
Estrada8,28,6
Consumo Gasolina - km/l
Cidade10,111
Estrada11,312,3
Desempenho
0 a 100 km/h - s1211,2
Velocidade máxima - km/h172175
Dimensões - m
Comprimento4,274,33
Largura1,781,77
Entre-eixos2,592,61
Altura1,641,59
Peso - Kg13591271
Vão livre do solo19 cm17,7 cm
Porta-malas - l431437
Quatro Rodas
Desempenho
0 a 100 km/h - s12,611,7
0 a 1000 m - s @ vel.34,233
40 a 80 km/h5,56,4
60 a 100 km/h6,99
80 a 120 km/h9,58,2
Consumo
Consumo Urbano (G)10,311,7
Consumo Rodoviário (G)13,714,3
Frenagem
120 km/h a 064,660,3
80 km/h a 028,226,2
60 km/h a 016,414,7
Ruído interno
Neutro38,2N/D
@ 80 Km/h65,2N/D
@ 120 km/h70N/D
Custos
Manutenção
SeguroR$3.061R$4.162
Revisões (3 primeiras)R$2.977Não tem preço fixo
Garantia5 anos3 anos

Comportamento dinâmico

Nós, que já tínhamos avaliado do Creta 2.0 Prestige (veja aqui) - que mostrou-se ágil em uso urbano e rodoviário, estávamos curiosos para saber se este SUV de 1.359 Kg se comporta bem com o motor Gamma 1.6 Flex do HB20 associado com uma transmissão automática.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - volante

Após uma semana de uso podemos dizer que o Creta 1.6 Automático tem um desempenho suficiente para a proposta do modelo. Em nenhum momento sentimos falta de mais potência e torque da versão 2.0, o que nos leva a concluir que ele é uma opção interessante em termos de economia relativamente ao 2.0, pois além de mais barato, é mais econômico.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - bancos dianteiros

Entretanto, o que mais agrada no Hyundai Creta 1.6 Automático é a suavidade de funcionamento do powertrain. Não há vibrações transmitidas à carroceria e o motor roda suave e liso. Melhor ainda é a transmissão automática de seis marchas de conversor de torque: rápida, silenciosa e discreta (no sentido de operar mudanças de marcha de forma imperceptível).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - painel de porta

É uma transmissão de seis marchas, eficaz e eficiente, mas sem penduricalhos como teclas "Sport" ou seletores de trocas manuais. Penduricalhos desnecessários, já que a transmissão parece contar com uma espécie de "modo Sport on demand", pois basta acelerar um pouco mais forte para ela esticar as marchas em rotações mais elevadas - aumentando agilidade. A operação convencional - que prioriza conforto e economia - volta automaticamente quando cessa a demanda por mais agilidade.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

O conjunto motor câmbio hormorriza-se com a suspensão com excelentes 19 cm de vão livre do solo, e ajuste que mostra bom compromisso entre conforto e estabilidade. A suspensão dianteira, McPherson, parece dispor de um ajuste mais macio, enquanto a traseira, de eixo de torção, um pouco mais firme. O conjunto absorve as irregularidades dos pisos brasileiros com competência - e encara um off-road leve, como mostramos no vídeo, sem reclamar, e sem chegar perto de fim de curso.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - acabamento interno

A direção é extremamente leve em manobras urbanas, graças à assistência elétrica, e transmite segurança em velocidades mais elevadas. O sistema de freios apenas deixa a desejar, com discos apenas na dianteira, com tambor na traseira - o que explica os espaços de frenagem maiores do Creta frente ao HR-V (que usa discos sólidos na traseira).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

E por falar em segurança, o Creta vem de série com controle eletrônico de estabilidade e de tração, e o auxiliar de partida em rampa - além do obrigatório sistema anti-travamento com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Mas vem com apenas 2 airbags - o que não deixa de ser uma surpresa negativa, já que o Hyundai HB20 Premium - de segmento inferior - já oferta 4 airbags.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

Há ainda monitoramento de pressão dos pneus, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil, destravamento automático das portas em caso de acidente, entre outros itens.

Acabamento e construção

Assim como já tínhamos notado na versão Prestige, o Creta é um carro está impressionantemente bem montado. A cabine, com seu bom nível de qualidade percebida, faz sua parte em fazer com que este Hyundai fabricado em Piracicaba se sinta adequadamente sofisticado e premium, certamente alinhando-se bem ao lado de seu irmão mais caro o New Tucson (fabricado em Anápolis).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - interior

Esta é uma versão intermediária do Creta (há ainda o Creta Sport e o Prestige - ambos com motor 2.0), de modo que o revestimento dos bancos é em tecido (não existe opção de revestimento em couro para o Creta 1.6 - o que seria desejável), e o painel é inteiramente confeccionado em plástico rígido (como no New Tucson).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - espaço traseiro

Entretanto a impressão do interior é de uma qualidade muito elevada. Os plásticos têm textura que transmite impressão de qualidade, sendo que a parte central do painel traz um revestimento discretamente texturizada.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

O mesmo padrão elevado de construção se observa na carroceria, com peças de estamparia perfeitamente alinhadas e separadas por vãos delgados e uniformes - o que indica precisão de montagem.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

A carroceria e o interior bem montados podem ser "sentidos" no passeio sólido e que do Creta - não se sente torções de carroceria em lombadas e valetas, evidenciando a elevada rigidez torcional da estrutura - o que é garantia de prevenção de ruídos e comportamento dinâmico previsível (já que a geometria de suspensão trabalha mais frequentemente dentro das especificações de projeto).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - central multimídia

Na parte central do painel temos um sistema de infoentretenimento operado por tela sensível ao toque que permite integração com smartfones Android (Android Auto) e Apple (CarPlay), habilitando, entre outras funcionalidades, rodar na tela do sistema do carro o sistema de navegação Waze ou Google Maps - os quais podem ser operados por comandos de voz. A central é rápida, de funcionamento intuitivo e fácil de operar. Evidentemente, ele também permite conexão via Bluetooth.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019 - painel supervision cluster

A direção é ajustável em altura e profundidade. Associando esses ajustes à regulagem do banco do motorista, obtém-se sempre a posição ideal de condução - que será, invariavelmente, elevada. O Creta impressiona também com níveis admiráveis ​​de espaço interior e conforto - sendo o porta-malas ofertando 431 litros (perde apenas para os 437 litros do Honda HR-V).

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

O Creta oferece um passeio bem amortecido, compatível com o tipo de piso que se encontra no Brasil - isolando bem a carroceira de imperfeições da estrada. A configuração de direção bem ponderada oferece níveis adequados de feedback, mantendo-se impressionantemente precisa.

Conclusão: como o Toyota Corolla

Os compradores do segmento de SUV´s compactos estão preferindo o Creta - o que não é pouca coisa em um mercado com muitos e competentes concorrentes.

Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 A/T 2019

Esta versão 1.6 Pulse Plus Automática oferece um balanço razoável entre preço, boa relação de itens de série, suavidade de funcionamento e confiabilidade - não por acaso características presentes em outro best-seller do mercado brasileiro - o Toyota Corolla.

14 comentários:

  1. Acho as rodas da versão de entrada ridiculamente pequena.

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  2. Respostas
    1. Creta 1.6 de 123 cavalos e 16 kgfm de torque por 92.000 com Freios a tambor, apenas 2 airbags obrigatórios, volante de plástico, bancos em tecido, painel e portas 100% em plástico duro, péssimo sistema de som, etc, é simplesmente RIDÍCULO.

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    2. Não tem dinheiro para pagar, aí fala mau

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  3. A briga vai ser boa com T-Cross 1.0 TSI Aut. Uma é certa, o SUV da VW vai andar mais. A depender do preço, tem tudo vender mais que o virtus nos primeiros meses.

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  4. Chamar isto de sub é uma piada né. Há falta de tudo o tempo todo. Suv é um Equinox.

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  5. Cadê o Carlos pra falar que o Gol é melhor kkkkkl

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  6. Quando lançaram o Creta ele escreveu que era mico, que não venderia as 3.000 unidades mês que estavam previstas. Sabe tudo.

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  7. Cadê o Carlos pra falar que Up é mais espaçoso ? kkkkk

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  8. Creta 1.6 de 123 cavalos e 16 kgfm de torque por 92.000 com Freios a tambor, apenas 2 airbags obrigatórios, volante de plástico, bancos em tecido, painel e portas 100% em plástico duro, péssimo sistema de som, etc, é simplesmente RIDÍCULO.

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  9. Tem que ser débil mental para comprar esse lixo lerdo, pelado e mal acabado com motor 1.6 de 123 cavalos e 2 airbags por 92 mil.
    Dá pra comprar um Golf TSI AT com rodas 17 e teto panorâmico por esse valor.

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  10. A Hyundai não coloca couro nem no volante desse carro de 92 mil...volante de plástico é ridículo.
    Aliás, o Ix35 de 109 mil reais também tem volante de plástico e 2 airbags.

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  11. O valor do Top de linha 2.0 está R$98.000 em SP capital.

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