A Toyota do Brasil anunciou há poucos dias que iniciará a produção de um modelo híbrido flex no Brasil no fim de 2019 (veja aqui), sem especificar o modelo, mas não é difícil concluir que será o novo Corolla.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

Agora, o jornalista Fernando Calmon, em sua coluna semanal (veja aqui), confirma que o modelo híbrido flex será o Corolla, que terá preço mais acessível que o Prius, o que fará com que este último deixe de ser comercializado no Brasil.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

A chegada do Corolla híbrido flex ao Brasil está sendo viabilizada também pelo novo regime automotivo brasileiro, o ROTA2030, que criou uma nova faixa de IPI para veículos híbridos flex, com alíquota de 8%. Essa alíquota só não é mais baixa que a de 7% aplicada a modelos 1.0 flex - e que é responsável pela competitividade de modelos como o Polo/Virtus 200 TSI, do Golf Comfortline (com motor 1.0 turbo) e até do Novo T-Cross.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

Até agora a Volkswagen reinava quase que sozinha na faixa de IPI abaixo de 10%, já que os programas de motores turbo 1.0 da Hyundai (HB20 Turbo) e Ford (EcoBoost) não se consolidaram. Entretanto, com o novo regime, a Toyota ganha uma grande vantagem, pois é a única que tem um motor híbrido flex já em fase final de desenvolvimento, e pronto para ser alocado em seu modelo de maior sucesso, que é exatamente o Corolla.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

É fato que a Volkswagen prepara a chegada do Golf GTE, também híbrido, mas importado e sem a tecnologia flex, o que faz o IPI subir 2%, para 9%, retirando parte da vantagem.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

Por fim, vale considerar que, apesar de incidir menor IPI, os propulsores híbridos são bem mais sofisticados tecnicamente que os convencionais, pois contam com um motor a combustão, outro elétrico, um sistema de baterias e ainda os sistemas regenerativos - e tudo isso não é barato.

Novo Toyota Corolla 2020 Híbrido

Dessa forma, no caso do Corolla, pode-se esperar que o propulsor híbrido flex seja reservado, inicialmente, apenas às versões topo do modelo, como o Altis atualmente.

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Prius ??? Quem é prius ? Kkkkk
    Ja vai tarde e não ira fazer falta alguma !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha cidade no interior de Minas Gerais tem vários, inclusive táxis. É sim um carro interessante com design criativo. Eu compraria um Prius mas não compraria um Corolla híbrido.

      Excluir
  2. Até pouco tempo o prius tava vendendo mais que o golf, não deveriam tira-lo.

    ResponderExcluir
  3. Pesquisem no Google imagens: Prius SUV. Você encontrarão a mula de teses: ele se tornará um crossover, que em nosso mercado é chamado sempre de SUV. A Toyota já deixou circular que lançará um SUV para mercados emergentes, e deve ser este o destino do Prius.

    ResponderExcluir
  4. só vi uma vez rodando na av paulista cmo taxi e faz tempo uns dois tres anos

    ResponderExcluir
  5. Finalmente a Toyota acertou um design

    ResponderExcluir
  6. Essa tecnologia hibrida "pura" só para quem faz grande milhagem e na cidade; para motoristas amadores, não vão com muita sede ao pote. Muito marketing.
    Já na tecnologia hybrid plugin acoplada a motor de combustão eficiente e rápido (Golf GTE), eu acredito para uso geral, a maioria roda 50 km/dia e assim uma carga diária chega. Só um detalhe, precisa ter estrutura própria pra recarga e poucos tem tomada exclusiva na garagem, condomínio algum vai aceitar pagar a conta de energia do GTE do vizinho ou cabos cruzando a garagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredita sem nunca ter usado... Não poste bobagens...
      Dirigi um sedã Nissan Altima 2010 híbrido nos EUA no mesmo ano, só pra rodar 650km gastamos pouquinho mais de meio tanque, sendo que no motor convencional, teríamos de reabastecer...
      Rodamos em cidade e estrada nessa primeira perna e ficamos assustados com a economia.
      Híbrido é sim um grande negócio desde que as fábricas melhorem os preços e os governos, com responsabilidade ambiental diminuam as taxas sobre esse tipo de carro...
      PIH só aumenta a vantagem de já se ter um híbrido...

      Excluir
    2. O Prius faz sentido para qualquer consumidor, pois se hoje o cara pega o Altis, poderá pegar um Prius e ter economia de combustível.

      Excluir
    3. Já rodei várias vezes de Prius aqui no Brasil, tanto em cidade como em estrada e ele é muito econômico!
      Apenas o desempenho em estrada é um pouco acanhado, mas nada que seja insuportável (melhor que o Renegade flex, por exemplo).
      Agora, no dia a dia da cidade, é espetacular: silencioso e econômico, roda muito bem e é muito confortável.
      O grande defeito é esse design Jaspion, que eu acho horroroso!

      Excluir
  7. matéria do corolla ou da VW? Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Prius a NAVE DA XUXA aqui na minha cidade tem muitos como taxi e também alguns particulares.Carro é feio e esquisito as duas gerações. Mas tem gosto pra tudo e tem sobrenome TOYOTA por isso que vende

    ResponderExcluir
  9. Realmente muito bonito esse novo Corolla, só achei exagerada essa frente de bagre.

    ResponderExcluir
  10. Se eu tivesse a grana para comprar um Prius, juntava mais um pouco e pegava o Lexus CT200h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CT200h é bonito, mas utiliza uma plataforma antiga e apenas recebeu facelift ao longo dos anos. Já o Prius conta com a moderna TNGA. Se fosse outro Lexus aí sim você teria a tecnologia mais atual e Premium, pois usam uma TNGA "plus".

      Excluir
  11. Atenção que o jornalista do UOL não cravou que o Prius saída de linha, apenas supôs. Basta ler os comentários de um engenheiro da Toyota em uma recente matéria do Carscoops ou similar internacional para saber que vem aí o Prius SUV ou Prius crossover. Já dei a dica para pesquisarem no Google Imagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prius V está mais para minivan que para SUV.
      A não ser que a Toyota dê uma "guaribada" nele, para que ele fique mais estilo SUV. Talvez entre no lugar da RAV4, que não deve estar vendendo nada.

      Excluir
  12. ficou muito bom.. este novo corolla -hibrido ...parabéns Toyota.

    ResponderExcluir
  13. Problema do prius é que é mais feio que bater na mãe. Esse corola híbrido é bonito. Vai vender bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem