A Volkswagen mostra na Alemanha os primeiros detalhes e especificações de sua nova plataforma MEB - matriz de acionamento elétrico modular (MEB), uma plataforma de tecnologia desenvolvida especificamente para veículos elétricos. A produção do Volkswagen ID., o primeiro veículo série do mundo baseado no MEB, começará a ser produzido em Zwickau no final de 2019.

Volkswagen MEB

Em antecipação ao lançamento, a montadora apresenta para a imprensa européia os primeiro insights sobre a base tecnológica do ID. em uma oficina de mídia no Gläserne Manufaktur em Dresden, onde a Volkswagen está demonstrando a peça central da MEB - o chassi sem a carroceria e o interior - exatamente como será usado em modelos de série.

Volkswagen MEB

A Volkswagen também está aproveitando a iniciativa para mostrar o sistema de infra-estrutura de carga: um protótipo do “Volks-Wallbox” também está sendo estreado em Dresden. Este Wallbox é um sistema doméstico acessível que faz o carregamento do ID.

Volkswagen MEB

Segundo a montadora, o MEB é a chave para o “carro elétrico para todos”: ele permite uma relação preço-serviço até agora inatingível e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em um best-seller.

Volkswagen Plataforma MEB

Segundo executivos da montadora, "o MEB é um dos projetos mais importantes da história da Volkswagen - um marco tecnológico, semelhante à transição do Beetle para o Golf. ”

Volkswagen Plataforma MEB

A VW aposta na nova plataforma, tanto que estima cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nesta plataforma apenas na primeira onda. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica do carro elétrico para todos.

Volkswagen Plataforma MEB

Como Christian Senger, diretor da linha de produtos de mobilidade, explicou, a plataforma MEB traz benefícios significativos para os clientes: “O ID. será um marco no desenvolvimento tecnológico. Será o primeiro carro elétrico totalmente conectado com a utilidade diária total que milhões de pessoas poderão pagar.

Volkswagen Plataforma MEB

A plataforma MEB possibilitará a instalação de baterias maiores, por exemplo. Só isso aumenta significativamente a autonomia. “O carro se mantém à estrada muito bem graças à bateria plana no chão e o espaço interno é muito mais generoso - estamos fazendo avanços substanciais com a sensação de espaço.”


Além disso, o MEB agrega todo o conhecimento de produção da Volkswagen: não é uma plataforma para veículos com motores de combustão que tenha sido modificada retroativamente, mas foi projetada desde o início para ser 100 por cento, intransigente e elétrica.

Volkswagen MEB

Como Ulbrich disse: “Nosso Kit de Ferramentas Transversais Modular já provou que a Volkswagen é uma das desenvolvedoras de plataformas de maior sucesso na indústria automobilística. Agora, estamos transferindo esse conhecimento e essa estratégia para a era da eletricidade. Até o final de 2022, quatro marcas do grupo estarão incrementando 27 modelos MEB em todo o mundo, desde carros compactos até o estilo de vida Bulli. Isso é algo bastante único ”.

Volkswagen MEB

Todos os membros do ID. família são projetados para carregamento rápido. Utilizando sistemas de carregamento rápido, a bateria pode ser carregada 80 por cento em cerca de 30 minutos graças a um sistema de baterias completamente novo e significativamente mais potente desenvolvido pelo Grupo Volkswagen. Senger explicou: “O uso de uma nova geração de baterias de alto desempenho começa com o ID. modelos. Graças ao seu design modular e ao formato multicelular, essas baterias podem ser instaladas em ID menor ou maior. modelos. ”

17 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "Veículo elétrico para todos"
    Ou seja...
    Vem aí o Fusca elétrico! Estou prevendo um sucesso estrondoso, um verdadeiro CATACLISMO na indústria automobilística de tecnologia limpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem o Up-e e 500e tiveram essas vendas estrondosas para esse ter, carro elétrico já existe a muito tempo, esse não é o primeiro nem o último.

      Excluir
    2. Amigo, leia a matéria novamente, este carro foi projetado para ser barato em relação aos outros elétricos, trata-se de uma plataforma que será a base de vários outros modelos, e não como acontece até uma plataforma única para apenas um modelo que na maioria das vezes não passa na verdade de um protótipo caríssimo! essa plataforma será usada por todo o grupo VW em vários modelos como acontece com a MQB hoje o que ira baixar absurdamente os custos de produção podendo o GRUPO VW vendê-los ao preço dos carros a combustão de hoje e lucrar muuuuuuiiiiito!

      Excluir
  2. Isso demonstra os novos caminhos da indústria automobilística. Uma nova geração que surge e avança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai a transmissão DIANTEIRA e volta ao princípio ... TRASEIRA!!!

      Excluir
    2. Os carros mais potentes do mundo tem a tração traseira mustang, porsche, bugatti, ferrari todos usam tração traseira então não tem nada de regresso. (E só pra avisar se chama tração e não transmissão, a transmissão é uma parte do motor por tanto fica onde o motor está)

      Excluir
  3. Ainda bem q estamos aqui pra.ver isso... realmente pensava q não seria pra o nosso tempo. Sem duvidas q golf e audi a3 virão com um apelo emocional e tecnológico de dar inveja ha mt carros de luxo...
    A toyota tbm nao deverá deixar por menos, porém os japas precisam mudar o entendimento sobre design e fazer um carro mais universal e menos asiático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escola japioniana trás modelos excessivamente esquisitos. Qual o problema em desenvolver algo normal simples que siga as mesmas tendências do modelos já fabricados?

      Excluir
  4. O ponto vai ser a infra estrutura para tanto carro elétrico, principalmente no Brasil onde o PT detonou a infraestrutura.

    ResponderExcluir
  5. Alguém mais notou os bancos do UP! e a suspensão muito parecida? Aposto que aproveitaram o pouco uso da PQ 12 (que é excelente) e fizeram dela a MEB, aumentando o entre-eixos e a altura das longarinas, pra encaixar as baterias. Até o assoalho traseiro lembra o do UP! Que bom que sobreviveu, de um jeito ou de outro.

    ResponderExcluir
  6. No Brasil daqui 50 anos, custando 10X mais que o similar na europa... enquanto isso consumiremos nossos veiculos movido a combustivel "verde"....

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber como a VW pretende reciclar e/ou descartar as baterias usadas sem impacto ao meio ambiente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem