A Volkswagen do Brasil lança a linha 2019 do Golf - hatch médio que chega nas versões Comfortline, Highline (veja detalhes aqui), e GTI. Neste artigo relacionamos os detalhes do GTI.

VW Golf GTI 2019

O Golf GTI 2019 tem preço sugerido (junho/2018) de R$ 143.790 reais. Nesta linha ele traz para-choques e faróis redesenhados - com luzes de uso diurno de LED. A lanternas traseira tem novo desenho e é em LED.

VW Golf GTI 2019

Outro detalhe estético: o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque.

VW Golf GTI 2019

Para esta versão GTI do Golf é oferecida a função de animação para os indicadores de direção (os piscas “fluem” no sentido indicado).

VW Golf GTI 2019

No Golf GTI, assim como no Highline, também pode ser reconhecido, na traseira, pela mudança de posição dos LEDs quando se aciona os freios do carro. Semelhante ao que ocorre no Volkswagen Passat, os LEDs passam da horizontal para a vertical quando os freios são acionados.

Interior

O Golf GTI 2019 vem de série com sistema de infotainment Composition Media com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho “envidraçado”, mais limpo (há apenas dois botões “físicos”) e com aparência de um tablet.

VW Golf GTI 2019

O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth.

VW Golf GTI 2019

O sistema Discover Media, que integra navegador, é item de série para o Golf GTI. O Golf GTI também ganha, de série, o Active Info Display, quadro de instrumentos totalmente digital e programável em uma tela colorida de 12,3 polegadas. Nela, as informações de navegação podem ser implementadas em 2D ou 3D. A resolução de 1.440 x 540 pixels garante representação precisa e sofisticada de todos os detalhes.

Há cinco perfis diferentes de informação no Active Info Display, alterando os dados apresentados. O motorista pode escolher entre os modos “Clássico”, “Consumo e Autonomia”, “Eficiência”, “Performance e Assistentes de Condução” ou “Navegação”. Dados como imagens dos contatos do telefone e capas de álbuns do sistema de infotainment podem ser exibidos no painel.

Opcionais
  • Teto solar panorâmico – R$ 4.800 reais
  • Pacote Sport (rodas aro 18 Milton Keynes, banco do motorista elétrico e bancos em couro) – R$ 5.900 reais
  • Pacote Premium (ACC Front Assist, sensor de fadiga, farol alto automático, Park Assist 2.0 e Sistema de Proteção dos Passageiros) – R$ 9.200 reais
  • Pintura metálica – R$ 1.750 reais
  • Pintura perolizada – R$ 2.200 reais
Alterações no motor - 350 TSI - Desepenho

O motor 350 TSI que equipa o Golf GTI está mais potente. Agora são 230 cv, ganho de 10 cv sobre a versão anterior. Assim como ocorreu com o 200 TSI, o acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor.

A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.

Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.

O Golf GTI agora vem de série equipado com o Painel Digital Programável (Active Info Display); sistema de infotainment Discover Media com navegação integrada; lanternas traseiras em LED 3D; câmera traseira para estacionamento e sistema Kessy para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial). Além dos bancos esportivos com exclusivo revestimento de tecido xadrez.

Como opcionais o Golf GTI passa a oferecer teto solar panorâmico e dois pacotes: Premium, com Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC); sistema Park Assist 2.0; faróis de LED; lanternas traseiras com LED sequencial; sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active); sistema de controle do farol alto (FLA) e sensor de fadiga do motorista; e pacote Sport, com rodas de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.

Direção progressiva. O Golf GTI é equipado de série com direção progressiva, sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com a direção progressiva, é preciso girar o volante apenas 360° de batente a batente. No sistema tradicional (versões Comfortline e Highline), é necessário movimentar o volante 540°. Explicação: os sistemas de direção convencionais trabalham com uma relação de redução constante.



A direção do Golf GTI opera com relação de redução progressiva. Isso diminui o trabalho do volante perceptivelmente em manobras e ao estacionar. Em estradas secundárias com muitas curvas fechadas, ou ao fazer curvas rápidas, o motorista sente uma melhoria no comportamento do carro, graças às respostas mais diretas.

Eletrônica - segurança

O Golf GTI 2019 conta com os seguintes recursos.

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). Golf e Golf Variant são equipados com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS+). O XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do veículo. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.

Além disso, o XDS+ funciona em quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa.

Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).

Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo trafegando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Detector de fadiga. Esse sistema detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto). Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.

Park Assist 2.0. O sistema de assistência ao estacionamento facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pelo botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Sete airbags e freios a disco. Todos as versões do Golf e do Golf Variant são equipadas com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista).Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD.

Opções de cores


Em relação às cores, o Golf GTI possui as seguintes opções: Branco Puro e Vermelho Tornado (sólidas); Prata Sargas e Cinza Platinum (metálicas); Peroslizada Preto Mystic e a metálica Prata Snow.

48 Comentários

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  1. O melhor, melhor ainda.

    Um GTI com pacote Premium cinza Platinum. Por favor. :)

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  2. Bom, terei que trocar o meu Night Blue, por outra cor. :)

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  3. Não tem mais a cor cinza carbono? Na versão de entrada não vai ter os faróis de LED? Tem alguma foto da versão de entrada?

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  4. Desculpem, mas não tem hatch melhor por esse preço!!!
    Meu hatch preferido é o BMW 140i, mas os preços dos premium são astronômicos...
    Pelo que entrega, Golf GTI é disparado a melhor opção!

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  5. Pq ele ficou mais potente e mais lento? A primeira versão de 220cv, acelera em 6.5s.

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    1. Deve ter ficado mais economico. Para um carro de mais de 200 cv, 10 cv a mais é nada.

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    2. Pq ele ficou mais alto desde que foi nacionalizado fazendo piorar a eficiência aerodinâmica. O antigo também era mais veloz de velocidade máxima.

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    3. Será também por causa das rodas 18?

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    4. Isso aconteceu porque o controle de tração nos GTIs nacionais é bem mais intrusivo do que nos alemães. O controle de tração amarra demais os GTIs nacionais na arrancada, coisa que não acontecia com a versão alemã.

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  6. O Passat é um GTIzão mesmo.

    Acelera mais do que o GTI.

    A VW divulga o 0 a 100 do Passat Highline em 6,8 segundos.


    Indiscutivelmente, em sua categoria, não há custo beneficio melhor do que o do Passat!

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    1. E tem mais.

      Velocidade final do Passat: 246 km/h!!!

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    2. Bem observado!

      E olha que o Passat tem 1499kg enquanto o GTI tem 1317kg.

      A única vantagem do Passat é o coeficiente aerodinâmico de 0,28 em detrimento dos 0,318 do GTI, mas não sei se isso seria suficiente para dar essa diferença de desempenho.

      Aparentemente, tem algo errado aí.

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    3. Augusto: Em relação a velocidade final certamente é por conta de limitador. O problema mesmo é o 0 a 100km/h.

      Chuto que nos teste o GTI fará uns 6,5s.

      É esperar a avaliação no TopSpeed pra ver.

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    4. A potência do motor EA888 de terceira geração é uma incógnita.
      Os GTI fabricados na Alemanha que foram colocados em dinamometros obtiveram potencia9na roda muito superiores aos 220 vc divulgados. Alguns chegaram a 262 vc. É isso com gasolina normal. Com a faxina Podium o resultado pode ser muito superior.
      O Passat é feito na Alemanha. Certamente que a potência do seu motor é maior do que a divulgada .

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    5. "Com a gasolina Podium o resultado pode ser muito superior"

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  7. Em outros sites do ramo saiu que o GTI vem importado da Alemanha, o único da gama que será importado, essa informação procede? Se for é uma ótima notícia.

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    1. procede nao. fabricado aqui mesmo no tupiniquim , como sempre mais pelado, mais caro, freio de kombi, pintura sem pelo menos 3 camadas a menos, sem 35 cores a menos para escolha e uma penca de detalhes. mesmo assim ainda e um carro fanstastico o melhor disparado esportivo custo beneficio.

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  8. Cade o caloi2rodas para dizer que é um motor ultrapassado por usar corrente de comando?

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  9. Que pena q nao tem mais a cor cinza carbono, q era exclusiva do GTI.e na versao de entrada ainda com farol sem ser o de led?ai nao da...

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    1. pra mim cor de gti de verdade e o vermelho tornado ou o black nigth. se tivesse o azul do golf r ahhhhh ! na verdade tem muitas cores lindas, mais nao aqui nessa terra de indio. mercado americano tem so 40 cores disponivel.

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  10. E ai Hemarteson...desistiu do GTI MK 7.5 q tanto tava aguardando?eu continuo com o meu highline e vou esperar o MK 8..Se eh q vem pro Brasil pois 143k sem farol de led, to fora!!

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    1. MK8, EM 2023 OU 2024, ATE LA DEPENDENDO DAS VENDAS AQUI No brasil, volte a ser sangue azul de novo pra nossa alegria. tomara que volte a ser importadao da alemanha.

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    2. E se ele nao vier pro Brasil nem for fabricado aqui? Se eu tive$$e ,pegaria um GTI agora! Pq c essa febre de SUVs , os hatches mais caros podem minguar em vendas.

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  11. Ficou confusa a matéria. Em um momento diz que terá Led na versão de entrada e não menciona os faróis na lista de opcionais. Em outro momento coloca Led no pacote premium. Não dá pra entender.

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  12. Nao tem o AutoHold também? Só freio de mão manual, é isso mesmo?

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    1. NAO. PECADO QUASE MORTAL. VOLTARAM O FREIO DE KOMBI. SO AQUI MESMO NA BANANOLANDIA

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  13. Prefiro ficar quietinho como o meu tsi 1.4 13/14. Que foi importado da Alemanha. Foi o melhor q saiu. Freio de mão elétrica. Auto hold. Todo xenonio, etc. Carro fora de série

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  14. Agora complicou feio para o Civic Si. Quem será o idiota que pagará R$ 160 mil no Civic Si com cãmbio manual, se tem o golf GTI que anda mais, bebe menos, infinitamente mais equipado, e com transmissão DSG e ainda ACC?

    O Golf GTI 2019 transforma os compradores de Civic SI em manés.

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  15. GTI MK7 com pcte premium, sport, teto solar e pintura metálica: R$177.648,00 de tabela.
    MK7.5 com os mesmos pacotes: R$160.640,00. Baixou bem o valor, ganhou uma multimídia melhor, active info display, faróis de led, etc. Perdeu só o fender até agora, mas é fácil instalar um amplificador de 5 canais com um sub. Fica melhor que o fender e bem em conta.

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  16. GTI top demais. O paia é vim com banco de tecido, couro só opcional. Azul Night!

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  17. GTI nacional,,, só aqui nos comentários do blog mesmo

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  18. Jamais deixaria de ter um Honda Civic, que é lindo, pra ter um golf gti, caro e revebda...esqueça, quem tem dinheiro pra comprar tais veículos não se importa muito com o zero a 100, ainda mais com nosso asfalto e a indústria das multas. Civic com pós venda sensacional e carro com desempenho de altíssimo nivel, só idiotas acreditaram que comprar um Civic é um mal negócio.

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  19. CIVIC CARRO LEGAL, GALERA QUE CURTE UM MANUAL, UMA TOCADA MAIS AGRESSIVA. MAS GTI ...BOM, O MITO E UM CARRO ICONICO ,FORA A HISTORIA QUE TEM, TOCADA NA CIDADE OUTRO NIVEL, TECNOLOGIA DE SOBRA, BONITO DEMAIS... ENFIM NAO TROCO O MITO GTI JAMAIS PELO CIVIC JASPION SI.

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  20. O carro é um monstro. No VW Drive Experience mes passado em Recife, voei com um piloto do evento e dois carasno banco de trás que pesavam uns 110kg cada e o GTI acelerou como se só estivesse opiloto. Freios absurdamente eficientes. O cara fez uma curva no estac da Arena Pernambuco que qq outro carro capotaria. Ele urrou os pneus grudado no asfalto. Um assombro. De eu já admirava esse carro,hj sou apaixonado.

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    1. Em tempo. Documentei em vídeo segurando o telefone sabe Deus como.

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  21. Prefiro o Si ainda. Gti só perdeu esquipamentos desde que veio pra cá... Agora perdeu o som Fender...

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  22. O som fender e muito bom, que pena que quando é montado no Brasil perde esses itens

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