A Volkswagen do Brasil lança no mercado nacional a linha 2019 do Golf Variante. O modelo chega com aperfeiçoamentos estéticos e de conteúdo, e em duas versões - ambas com transmissão automática: Comfortline 250 TSI Flex - R$ 102.990 reais; Highline 250 TSI Flex - R$ 113.490 reais.

VW Golf Variant 2019

O modelo chega às concessionárias da marca a partir deste mês. O Golf Variant, fabricado na planta de Puebla, no México, vem equipada com o motor 250 TSI Total Flex de 150 cv, combinado à transmissão automática de 6 marchas.

VW Golf Variant 2019

Entre os equipamentos disponíveis de série para todas as modelos na linha 2018 estão luzes de uso diurno (DRL) de LED, sistema de infotainment Composition Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect, câmera traseira para auxílio ao estacionamento e lanternas traseiras de LED, entre outros.

Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo.

Rebatendo-se os bancos traseiros, a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O porta-malas do Golf Variant tem 1.055 mm de comprimento – até os encostos dos bancos da frente são 1.831 mm.

Interior com mais itens de tecnologia

O Golf Variant 2018 contam também com novidades no interior. Oferecido de série para as versões Comfortline e Highline , o sistema de infotainment Composition Media foi modificado e agora tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas, com desenho “envidraçado”, mais limpo (há apenas dois botões “físicos”) e com aparência de um tablet.

VW Golf Variant 2019

O recurso é equipado com o App-Connect, que permite espelhamento de smartphones por meio das plataformas Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink, além de entradas para cartão SD, AUX-in e USB e conexão Bluetooth. O sistema Discover Media, que integra navegador, é oferecido como opcional para as versões Highline.

Alterações nos motores e transmissões

O Golf Variant vem com o motor250 TSI Total Flex. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 4.500 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.



O motor é combinado à transmissão automática de 6 marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic AQ250-6F.

O Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atingindo a velocidade máxima de 207 km/h (dados com etanol; com gasolina, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima).

Itens de série

Na versão Comfortline, o Golf Variant passa a ser equipada com volante multifuncional revestido de couro e com aletas para trocas de marcha; sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, que mantém os faróis acesos por determinado período (programável pelo computador de bordo).

VW Golf Variant 2019

Também passam a trazer retrovisor interno eletrocrômico, controlador automático de velocidade (“cruise control”) e câmera traseira para estacionamento. As rodas de liga leve de 16 polegadas são novas, com desenho Venturi. As lanternas traseiras são de LED.

Todos esses itens se somam aos sete airbags; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+; controle eletrônico de estabilidade (ESC) e ar-condicionado Climatic.

Como parte do processo de simplificação da oferta, o Golf Variant Comfortline oferece como opcionais apenas teto solar e rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho “Madrid”.

Golf Variant Highline trazem os mesmos itens do Comfortline, acrescidos de sistema “Kessy” para abertura/travamento das portas e partida do motor sem uso direto da chave (chave presencial) e luz ambiente na cabine. Traz, ainda, ar-condicionado Climatronic de duas zonas; sistema start-stop, que desliga e liga o motor em paradas de semáforo, por exemplo; e bancos revestidos de couro (no Golf Variant Highline os bancos dianteiros trazem função de aquecimento).

Como opcionais há teto solar (R$ ,6.400 reais) rodas de liga leve de 17 polegadas (R$ 2.450 reais) com desenho “Karlskoga” e o pacote Premium (R$ 9.900 reais), que integra sistema ACC com Front Assist e City Emergency Brake, sistema Pro Active, sensor de fadiga, sistema FLA de ajuste automático de farol alto, faróis de LED, sistema Park Assist 2.0 e o sistema de infotainment Discover Media.


Eletrônica para a segurança

A Estratégia Modular MQB permite a adoção de diversos recursos de conveniência e segurança para o Golf Variant. Entre eles, estão:

Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System). Golf e Golf Variant são equipados com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento – se os sensores perceberem que o motorista está acelerando, por exemplo, o sistema é desligado. O recurso automático também é desativado se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.

Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS+). O XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial) é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do veículo. O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos.

Além disso, o XDS+ funciona em quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa.

Controle Adaptativo de Velocidade e Distância (ACC). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do veículo. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a melhor condição de segurança).

Front Assist. O sistema de monitoramento frontal “Front Assist” funciona como o ACC com o sensor de radar integrado à frente do veículo, que monitora permanentemente a distância do tráfego à frente. Mesmo com o ACC desligado, o Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais visual ou sonoro quando for necessária uma reação. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

O Front Assist diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência). A função City Emergency Brake é uma extensão do sistema Front Assist, que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo trafegando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se for necessário, a função City Emergency Brake inicia a aplicação total dos freios para diminuir a gravidade do impacto. Além disso, se o motorista deixar de pressionar o pedal do freio de forma suficiente, o sistema irá ajudar gerando o máximo de força de frenagem.

Detector de fadiga. Esse sistema detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto)
. Sistema opera ativando ou desativando automaticamente o facho alto do farol. O FLA analisa o tráfego à frente do Golf ou em sentido contrário por meio de uma câmera instalada no para-brisa e automaticamente controla a ativação do farol alto. O sistema opera a partir da velocidade de 60 km/h.

Park Assist 2.0. O sistema de assistência ao estacionamento facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pelo botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Sete airbags e freios a disco. Todos as versões do Golf e do Golf Variant são equipadas com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista).Os freios são a disco nas quatro rodas, com sistema ABS com BAS e EBD.

Opções de cores

VW golf Variant 2019 - Brasil

O Golf Variant tem como opções as cores Branco Puro (sólida), Azul Night, Prata Tungstênio, Prata Snow, Cinza Platinum (metálicas) e Preto Mystic (perolizada).

21 Comentários

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  1. Acho a GOLF VARIANT mais bonita que o Golf. Se eu pudesse e se meu dinheiro desse, compraria uma. Tem um excelente porta malas e ótimo espaço interno. Gosto de Peruas. Desde as antigas VARIANT I e VARIANT II, passando pela PARATI e SPACEFOX.
    Sonho de consumo.

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    1. É mais vantajoso a Variante, acha que ela esta um pouco mais barato que o Golf hatch.

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  2. Imagina essa Golf Variant na versão GTI?

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  3. Excelente produto, mas com preços fora da realidade.

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    1. Não tão fora de Realidade. Tem SUVzinho aí sendo vendido por esse preço.

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    2. HR-V EX 1.8 CVT de 95.600 kkkkk isso é piada..vem em mim golf!!!

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  4. Overdose da vw hoje, deve ser por causa da copa

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  5. O carro é bom, mais o design já está envelhecido

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  6. Pelo preço do Golf 1.4, compensa levar a perua, a diferença é muito baixa e pra quem tem filhos como eu, é mais negócio e muito mais estável, segura e dinâmica que SUV's

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    1. O Golf 1.4 começa em R$ 112.190 reais, a perua começa em R$ 102.990 reais na confortline 1.4, muito mais vantagem.

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  7. É um carro pra vida toda.
    Sonho de consumo.

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  8. Alguém avisa pra VW que o escapamento verdadeiro está aparecendo por baixo do fake. O esconderijo não deu certo.

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  9. Vou vender meu Fusion Titanium 17 e comprar um golf variant higline top...

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  10. Sem dúvidas a melhor compra na faixa de preço desde que não seja considerado um suv. Uma pena que é muito desvalorizado após a sua compra. Mas é um belo carro top demais, compraria fácil se tivesse dinheiro.

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  11. Incrível.

    A VW conseguiu melhorar ainda mais o design do golf.

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  12. Eu tenho um Golf Variant highline 2017 e digo: Este foi o melhor investimento que eu fiz em anos. Com toda essa tecnologia embarcada e o baixo consumo de combustível, veio preencher vários requisitos que estavam faltando nos meus carros anteriores. E mais, é muito divertido dirigi-lo. Eu que sempre tive carros altos como SUVs e Pick Ups nunca poderia imaginar que eu iria me sentir tão satisfeito com um SW. Esse carro segue um padrão de qualidade muito parecido com os da Audi. Aprovado!!!

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  13. Eu tenho um Golf Variant highline 2017 e digo: Este foi o melhor investimento que eu fiz em anos. Com toda essa tecnologia embarcada e o baixo consumo de combustível, veio preencher vários requisitos que estavam faltando nos meus carros anteriores. E mais, é muito divertido dirigi-lo. Eu que sempre tive carros altos como SUVs e Pick Ups nunca poderia imaginar que eu iria me sentir tão satisfeito com um SW. Esse carro segue um padrão de qualidade muito parecido com os da Audi. Aprovado!!!

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  14. Eu poderia fazer aqui uma longa lista de elogios ao Golf Variant. Troquei um SUV por uma Highline, pacote Elegance e teto solar. Dirigibilidade quase irretocável. Excelente acabamento, funcionalidades sempre à mão, porta-malas pra ninguém botar defeito.

    No entanto, faço um importante ressalva. A decisão da VW de manter o mesmo entre eixos do Golf, nessa moderna plataforma MQB, não favorece seus proprietários, especialmente aqueles que tem família com filhos, como eu. O espaço traseiro é limitado para famílias de maior estatura, que não é exatamente meu caso. Porem, um bebê conforto, por mais compacto que seja, compromete o ajuste do banco dianteiro. O assento que possio foi comprado nos EUA, possui isofix, é compacto e, mesmo assim, compromete o ajuste do banco dianteiro. Portanto, se eu tivesse que mudar apenas uma coisa nessa carro, eu aumentaria o espaço estre-eixos em uns 5-7cm. Seria suficiente para beirar a perfeição.

    Se eu pudesse mudar mais duas coisas, eu traria de volta a suspensão independente na traseira e colocaria o câmbio DSG de 6 marchas, banhada à óleo. A suspensão seria mais um capricho que qualquer outra coisa, já que dificilmente se senta falta dela, a não ser em situações de curvas realizadas mais no limite e em velocidades mais altas, não sendo meu caso, em nenhuma dad situações. Já o câmbio, seria para melhorar aquilo que já é excelente, uma vez que um câmbio de dupla embreagem é mecanicamente mais eficiente.

    Para os grandes entusiastas de carros, que buscam um automóvel econômico, com ótimo desempenho e acabamento primoroso, o Golf Variant é, provavelmente, a melhor opção do mercado. Não sinto saudade nenhuma de um SUV, apesar da nova Tiguan R-Line ser tentadora! ;)

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    1. Acho curioso a vê não trazer o DSG de volta já que ele vem na Tiguan

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  15. Sou apaixonada pelo meu golf Variant carro incrivelmente bom e muito econômico vale muito a pena !

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