Em junho de 1973, há 45 anos atrás, a Volkswagen lançava no Brasil o Brasília, um modelo projetado localmente e que tinha como objetivo ser um carro prático e econômico para uso em centros urbanos, oferecendo mais espaço e mantendo a robustez do Fusca.

Volkswagen Brasilia

O formato incomum da carroceria causou uma certa confusão na imprensa especializada, que, inicialmente, não sabia como ou onde enquadrar o Brasília, se uma "miniperua VW", "mini-Variante" ou "anti-Chevette". Mas o Brasília tinha personalidade própria, com linhas mais modernas e retas e uma grande superfície envidraçada, o que resultava em ótima visibilidade em todas as direções. A rivalidade com a GM ficou evidente na declaração do diretor de vendas da Volkswagen: "Ninguém sabe como trabalhamos para coincidir com o lançamento do Chevette".

Volkswagen Brasília

O VW Brasília media 4,01 metros de comprimento - 17 cm a menos que o Fusca, mas a distância entre eixos era a mesma. Seguiu a tendência dos carros urbanos europeus: ágil e fácil de manobrar no trânsito. A dianteira contava com quatro faróis redondos e luzes direcionais integradas no pára-choque. Sua lateral, era harmoniosa e equilibrada. Abaixo da janela lateral traseira, grandes entradas de ar podem ser vistas para resfriar o motor. E na parte de trás, sob o pára-choque, uma pequena churrasqueira escondia o cano de escapamento.

Volkswagen Brasília

O interior proporcionava conforto para quatro passageiros, ou mesmo cinco, e isso logo se tornou seu forte. No entanto, o espaço para bagagem era o seu ponto fraco, já que o motor traseiro não permitia o porta-malas na posição convencional, e o estepe ocupava grande parte do capô dianteiro. O painel era austero, tinha velocímetro, um indicador de nível de combustível e um relógio opcional. O volante era de 40 cm, uma medida um pouco grande, e ajudava na dirigibilidade.

Volkswagen Brasília

O motor era um quatro cilindros boxer 1.600, alimentado por carburador, com tração traseira e o consumo médio de 14 Km/l. Em 1976 ganhou um carburador de corpo duplo e a potência aumentou para 65 cv, bem como a sua aceleração, velocidade máxima e, especialmente, melhor consumo de combustível.

Volkswagen Brasília

Em novembro de 1976, a Fiat lançou o moderno Fiat 147, o que obrigou a uma necessidade de modernização do Brasília. Então, o modelo passou a vir equipado com uma tampa de porta-luvas, interior com detalhes imitando madeira, e um novo design dos revestimentos. Mecanicamente: um novo sistema de freio de dois circuitos (um dianteiro e um traseiro) e a coluna de direção com maior proteção contra impactos, ambas medidas seguindo os novos padrões Contran.

Volkswagen Brasília

Em 1978 o Brasília ganhou um novo capô, novas luzes traseiras, com um design moldado que melhora a visibilidade quando sujo (uma invenção da Mercedes-Benz), e pára-choques com biqueiras de plástico nas laterais. No interior, a janela traseira com descongelador elétrico opcional.

Volkswagen Brasília

No mesmo ano, em agosto, foi apresentado o modelo de cinco portas, que foi exportado para os países vizinhos e para a África por alguns meses. O tamanho era idêntico à versão de três portas, mas não fez sucesso, pois, à época, as famílias brasileiras, por questões idiossincráticas, ainda preferiam o carro de duas portas.



Em 1980 a Volkswagen lançou a Brasília LS, a versão superior da linha: assentos mais confortáveis ​​com encostos de cabeça, uma nova placa plástica injetada e mais instrumentos. Ele tinha um enorme relógio que indicava a velocidade com odômetros parciais e totais, medidor de combustível e medidor de vácuo (isso ajuda o motorista a economizar combustível).

Volkswagen Brasília

O motor, um novo filtro com carbono, na tentativa de reduzir o ruído da aspiração. Eles também apresentam uma opção para o álcool: o motor de 1.300cc e uma potência de 49 HP. Mesmo com a maior taxa de compressão permitida pelo combustível, o desempenho foi ligeiramente inferior ao da gasolina de 1.600cc.

Volkswagen Brasília

Em maio de 1980, a Volkswagen apresentou o "GOL", outro projeto brasileiro, um carro mais moderno e atraente que "canabilizou a Brasília que terminou sua produção em março de 1982, depois de mais de um milhão de unidades, das quais 950.000 comercializado no Brasil

28 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Puts..Deu saudade agora,tive 2 uma Branca e outra Verde,muito bons carros,essa Azul da ultima foto é Show.

    ResponderExcluir
  2. Saudades,entrav e e sentia um cheiro bem agradável.

    ResponderExcluir
  3. Carro excelente para a época, aqui em casa tivemos Variant, Brasília, Variant II além de alguns Fuscas. Na época íamos muito para o sítio em Atibaia e consequentemente a subida até a Pedra Grande era obrigatória. As Brasilias Fuscas e Variant humilhavam e humilham até hoje qualquer carro com tração dianteira inclusive pick ups e suvs de shopping center na subida até a Pedra Grande. Quem já foi até a Pedra Grande sabe bem do que eu eu estou falando.

    ResponderExcluir
  4. Desde quando uma brasilia fazia 14km/L ??? que piada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha álcool misturado à gasolina, combinado com um motor de pouca potência (para os dias atuais).

      Excluir
    2. Tive várias... arrancava bem, era confiável e não fazia 14 km/l...

      Excluir
    3. Nunca faria 14 km/l !!!!

      Nem hoje em dia, os motores 1.6 muito mais eficientes fazem essa média!!!

      Excluir
    4. Fazia 8 km.l gasolina. Beberrona. A com dupla carburaçao conseguia a pé muito leve 8,5.

      Excluir
  5. Segundo teste pessimista da Quatro Rodas, Brasília consumia 13,4 Km/l em estrada:

    https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-volkswagen-brasilia/

    "Na estrada, a Brasa devorou 1 litro a cada 13,4 quilômetros. Com a mesma dose, o concorrente ia 2 quilômetros mais longe."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A reportagem do carblog fala em consumo médio. No meu entendimento, médio seria num circuito cidade/estrada. Ou seja, NUNCA faria 14 km/l.

      Excluir
    3. Up fan, se estiver com os carburadores regilados, velas, cabos e bobina novos e gasolina de qualidade, faz sim. O problema é que muitos não cuidavam da manutenção e ainda colocava gasolina de origem duvidosa, aí, ela consumia mais que os ford 302 V8

      Excluir
  6. Segundo o Inmetro classificada como hatch médio.

    ResponderExcluir
  7. Super clássica. Uma reedição faria sucesso, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  8. se a vw fisesse uma reedição,meu amigo... venderia como agua no deserto

    ResponderExcluir
  9. Essa Brasilia, era terrível, saía muito de traseira nas curvas, não tinha porta malas atrás, barulhenta e gastava um combustível. Mesmo assim o povo adorava, pagava muito agio por ela. A Variant era superior em tudo, principalmente em dirigibilidade, mas ninguem queria, era vendida com descontos, muitas vezes ficava mais barata que a Brasilia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É. O brasileiro já era insensato na compra de veículos naquela época.

      Excluir
    2. Pois é. Realmente a Variante era melhor em quase tudo ( a Brasília era mais espaçosa ).

      Excluir
    3. Verdade. Aprendi a guiar numa Brasília. Melhor escola pois saia muito de traseira e vc precisava corrigir se nao batia. Nunca bati.

      Excluir
    4. A Brasilia matou a Variant pelo espaço interno amplo painel moderno e a visibilidade ...ambos carros tinham cofre do motor dentro do habitáculo. A Brasilia era mais barata. Carros com propostas parecidas um morreria. Muito similar a situaçao hoje do Up e Gol.

      Excluir
  10. Tá aí um carro que dirigi muito quando era mais novo, foi o primeiro carro que guiei, era muito bom e a tração traseira era show nas curvas, e como já disseram, uma reedição dela seria muito bem vinda...

    ResponderExcluir
  11. Lembro que eu colocava jornal e papelão no tampão traseiro para abafar o som do motor pois ela muito barulhenta.

    ResponderExcluir
  12. Dois carros que me chamaram muita atenção pelo espaço interno e visibilidade praticidade design resguardadas as épocas...a Brasília em 1974 e o Uno S e CS em 1984...nada jamais visto...eram carros realmente a frente do seu tempo.

    ResponderExcluir
  13. Quando se coloca a Brasília em frente ao Chevette, coitada da Brasília!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai tem um Chevette 1976 branco e uma Brasília 1976 amarela,meu pai disse que o Chevette é muito mais macio e mais econômico além de um porta-malas maior

      Excluir
  14. Hoje em dia esse Brasília da década de 70 concorre diretamente com Etios.

    ResponderExcluir
  15. Meu pai tem uma Brasília 1976 amarela e nós gostamos muito do carro, também temos um Chevette 1976 branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem