A CAOA obteve uma decisão final favorável do Poder Judiciário, no último dia de maio, que mantém em vigor o contrato de exclusividade de importação de carros da Hyundai para o Brasil. A empresa já tinha obtido uma liminar, e agora tem decisão de mérito favorável do juiz da 2a Vara Empresarial de São Paulo. Cabe recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Justiça mantém CAOA importadora exclusiva da Hyundai

O contrato entre as duas empresas foi celebrado em 2008, com validade por 10 anos e com prorrogação automática por mais dez anos. A Hyundai entendeu que a CAOA incorreu em condutas previsas em cláusulas contratuais que permitiriam encerrar o acordo no fim do primeiro período de 10 anos, e enviou uma notificação para a CAOA que o contrato não seria renovado a partir de 30 de abril.

Uma dessa condutas contratualmente vedadas segundo a Hyundai cometidas pela CAOA é a venda de veículos 0KM da Chery em suas concessionárias, e também divulgação, por parte de executivos, de informações confidenciais em entrevistas.

A carta que a Hyundai enviou à CAOA informando sobre a não renovação do contrato continha, anexas, fotos de veículos novos Chery sendo expostos em lojas de seminovos da CAOA em bairros de São Paulo como Tatuapé, Belém e em Guarulhos.

Entretanto, a Justiça não aceitou os argumentos da Hyundai e manteve a vigência do contrato, prorrogando sua validade por mais 10 anos. Com isso, a CAOA mantém sua licença para importar, com exclusividade, veículos da Hyundai para o Brasil, entre os quais o i30, Sonata, Elantra, Azera e Santa Fe. Além disso, a CAOA produz em Anápolis, GO, os modelos Tucson, ix35 e o caminhão HD 80.

A CAOA é proprietária ainda de 59 concessionárias da Hyundai no Brasil.  Fonte: Auto Data

15 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tinha lido em um site que seria julgado na Alemanha

    ResponderExcluir
  2. isso não importa. não é aqui que será julgado definitivamente. essa decisão daqui já era esperada. isso é só enxugar gelo, dando mais tempo a caoa. quando for julgado fora do país é que a decisão final será dada.

    ResponderExcluir
  3. Se a Caoa continuar a frente da linha de importados da Hyundai pode esquecer, vai ser o fim, a Caoa é uma péssima estrategista. Vamos esperar o resultado de Frankfurt.

    ResponderExcluir
  4. parabéns ao Poder Judiciário brasileiro. Contratos existem para serem seguidos.

    A Hyundai se beneficiou da CAOA. A CAOA que fez da Hyundai a marca conhecida que ela é no Brasil.

    E asisnou um contrato de 20 anos, então agora tem que cumprir.

    Não adianta inventar desculpínhas e subterfúgios para quebrar o contrato.

    A Hyundai que fique com HB20 e Creta. CAOA fica com New Tucson, Sonata, ix35, Elantra e Azera e etc. Carros bem mais emperiquitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma New Tucson. Experimentei todas as Suvs do mercado, na faixa de preços. A New Tucson é bem mais harmoniosa, bem maior, dirigibilidade prazerosa, ágil, e acertada. O teto solar é show. Não vale a pena comprar outra, só para ostentar. É uma compra pra lá de acertada!

      Excluir
    2. Mas se a CAOA quebrou alguma cláusula do contrato, e a Hyundai tem como provar isso tá mais do que certa.

      Acredito que empresas de porte assim não entrem na justiça "inventar desculpínhas e subterfúgios para quebrar o contrato"

      Se ela provar que houve quebra, um abrço CAOA.

      Excluir
    3. Hyundai assinou o contrato de 20 anos (10+10 c/ prorrogação automática, desde que respeitadas as cotas mínimas de venda) com a CAOA jamais imaginando que esta transformaria aquela de total desconhecida para o que é hj no BR.
      Sucesso foi tão inesperado que há algum tempo vc tinha que pagar ágio em alguns locais pq a procura era maior que a oferta de alguns modelos (Sonata e Azera, por ex.), sem falar no 5mil a mais pelo branco ou vermelho...
      CAOA deitou e rolou e a Hyundai ficou com dor de cotovelo...
      Agora, com a nova onda dos SUVs, a Hyundai vê o tamanho da perda por não poder operar diretamente...

      Excluir
  5. Carlos4Carros, é assim que devem ser as postagens: de alto nível, sem agressões pessoais. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Fui em uma concessionária Hyundai ontem e estavam vendendo o Hyundai Tucson 2.0 Flex AT 2018 por 74.000 completo, com couro, ar digital e GPS, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, etc.

    O carro é vendido aqui desde 2005!
    Será se vale a pena pra quem quer um carro familiar?? É espaçoso e tem um bom porta-malas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não se importa com design e o fato dele não ser mais produzido, vale.

      Excluir
  7. e tb pelo fato de ele nao ser nada economico em termos de combustivel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem