A CAOA obteve uma decisão final favorável do Poder Judiciário, no último dia de maio, que mantém em vigor o contrato de exclusividade de importação de carros da Hyundai para o Brasil. A empresa já tinha obtido uma liminar, e agora tem decisão de mérito favorável do juiz da 2a Vara Empresarial de São Paulo. Cabe recurso no Tribunal de Justiça de São Paulo.
O contrato entre as duas empresas foi celebrado em 2008, com validade por 10 anos e com prorrogação automática por mais dez anos. A Hyundai entendeu que a CAOA incorreu em condutas previsas em cláusulas contratuais que permitiriam encerrar o acordo no fim do primeiro período de 10 anos, e enviou uma notificação para a CAOA que o contrato não seria renovado a partir de 30 de abril.
Uma dessa condutas contratualmente vedadas segundo a Hyundai cometidas pela CAOA é a venda de veículos 0KM da Chery em suas concessionárias, e também divulgação, por parte de executivos, de informações confidenciais em entrevistas.
A carta que a Hyundai enviou à CAOA informando sobre a não renovação do contrato continha, anexas, fotos de veículos novos Chery sendo expostos em lojas de seminovos da CAOA em bairros de São Paulo como Tatuapé, Belém e em Guarulhos.
Entretanto, a Justiça não aceitou os argumentos da Hyundai e manteve a vigência do contrato, prorrogando sua validade por mais 10 anos. Com isso, a CAOA mantém sua licença para importar, com exclusividade, veículos da Hyundai para o Brasil, entre os quais o i30, Sonata, Elantra, Azera e Santa Fe. Além disso, a CAOA produz em Anápolis, GO, os modelos Tucson, ix35 e o caminhão HD 80.
A CAOA é proprietária ainda de 59 concessionárias da Hyundai no Brasil. Fonte: Auto Data
Tinha lido em um site que seria julgado na Alemanha
ResponderExcluirisso não importa. não é aqui que será julgado definitivamente. essa decisão daqui já era esperada. isso é só enxugar gelo, dando mais tempo a caoa. quando for julgado fora do país é que a decisão final será dada.
ResponderExcluirSe a Caoa continuar a frente da linha de importados da Hyundai pode esquecer, vai ser o fim, a Caoa é uma péssima estrategista. Vamos esperar o resultado de Frankfurt.
ResponderExcluirparabéns ao Poder Judiciário brasileiro. Contratos existem para serem seguidos.
ResponderExcluirA Hyundai se beneficiou da CAOA. A CAOA que fez da Hyundai a marca conhecida que ela é no Brasil.
E asisnou um contrato de 20 anos, então agora tem que cumprir.
Não adianta inventar desculpínhas e subterfúgios para quebrar o contrato.
A Hyundai que fique com HB20 e Creta. CAOA fica com New Tucson, Sonata, ix35, Elantra e Azera e etc. Carros bem mais emperiquitados.
Concordo
ExcluirConcordo
ExcluirTenho uma New Tucson. Experimentei todas as Suvs do mercado, na faixa de preços. A New Tucson é bem mais harmoniosa, bem maior, dirigibilidade prazerosa, ágil, e acertada. O teto solar é show. Não vale a pena comprar outra, só para ostentar. É uma compra pra lá de acertada!
ExcluirMas se a CAOA quebrou alguma cláusula do contrato, e a Hyundai tem como provar isso tá mais do que certa.
ExcluirAcredito que empresas de porte assim não entrem na justiça "inventar desculpínhas e subterfúgios para quebrar o contrato"
Se ela provar que houve quebra, um abrço CAOA.
Hyundai assinou o contrato de 20 anos (10+10 c/ prorrogação automática, desde que respeitadas as cotas mínimas de venda) com a CAOA jamais imaginando que esta transformaria aquela de total desconhecida para o que é hj no BR.
ExcluirSucesso foi tão inesperado que há algum tempo vc tinha que pagar ágio em alguns locais pq a procura era maior que a oferta de alguns modelos (Sonata e Azera, por ex.), sem falar no 5mil a mais pelo branco ou vermelho...
CAOA deitou e rolou e a Hyundai ficou com dor de cotovelo...
Agora, com a nova onda dos SUVs, a Hyundai vê o tamanho da perda por não poder operar diretamente...
Carlos4Carros, é assim que devem ser as postagens: de alto nível, sem agressões pessoais. Parabéns.
ResponderExcluirUm Milagre....amem!
ResponderExcluirNunca vi sentença tão rápido!!
ResponderExcluirFui em uma concessionária Hyundai ontem e estavam vendendo o Hyundai Tucson 2.0 Flex AT 2018 por 74.000 completo, com couro, ar digital e GPS, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, etc.
ResponderExcluirO carro é vendido aqui desde 2005!
Será se vale a pena pra quem quer um carro familiar?? É espaçoso e tem um bom porta-malas.
Se vc não se importa com design e o fato dele não ser mais produzido, vale.
Excluire tb pelo fato de ele nao ser nada economico em termos de combustivel
ResponderExcluir