O Grupo Volkswagen anunciou que a partir de 2020 oferecerá em modelos de série de suas marcas a funcionalidade de estacionamento autônomo - função de condução autônoma que permite ao motorista deixar o carro na porta do estacionamento e o carro vai sozinho parar na vaga, e volta quando o motorista pede.

Volkswagen - Estacionamento Automático

A tecnologia usada pela Volkswagen, que está em fase final de desenvolvimento, não demanda quase que nenhuma infraestrutura adicional nos estacionamentos, apenas algumas marcas pictóricas. A tecnologia já está em teste pela Volkswagen, Audi e Porsche no estacionamento do aeroporto de Hamburgo (Alemanha).


Volkswagen - Estacionamento Automático

A tecnologia estacionamento autônomo adota o mapa do estacionamento como base, os veículos Volkswagen, Audi e Porsche exploram e vão por conta própria para a vaga. A orientação é fornecida por simples marcas pictóricas instaladas no estacionamento de vários andares. Sua vantagem é que ele pode ser usado praticamente em qualquer estacionamento.

Volkswagen - Estacionamento Automático

A função de estacionamento autônomo mostrada ao público pela primeira vez em Hamburgo já saiu do laboratório de pesquisa e está atualmente em estágio avançado de desenvolvimento. Espera-se que esteja pronto para ser incorporado nos primeiros veículos do Grupo Volkswagen a partir do início da próxima década.

Segurança é a maior prioridade: estacionamento autônomo será introduzido em fases

Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autônomo em alguns estacionamentos de vários andares, com um fluxo de tráfego exclusivo; por exemplo, em estacionamentos não acessíveis às pessoas. Antes de começar a operar em áreas de tráfego exclusivo, serão realizados testes exaustivos do sistema de estacionamento autônomo: milhares de manobras de estacionamento estão sendo realizadas e analisadas em diferentes lugares do mundo. Em paralelo, as verificações do sistema estão sendo realizadas por meio de simulações.

Volkswagen - Estacionamento Automático

A próxima fase será a operação no tráfego misto; isto é, com veículos estacionados e circulando de forma autônoma nas mesmas áreas de estacionamento dos veículos com motorista. O objetivo é claro: ter veículos estacionados de forma autônoma em todos os estacionamentos, incluindo os públicos, como os de supermercados no exterior.

Há boas razões para introduzir gradualmente funções de condução autônomas: "O que oferecemos aos nossos clientes funciona de forma absolutamente confiável e segura. Esse é o compromisso da tecnologia atual dos veículos do Grupo Volkswagen, e nos manteremos fiéis a essa promessa, também na era da direção autônoma ", diz Johann Jungwirth.

Os veículos com função de estacionamento autônoma estarão todos equipados com um sistema de reconhecimento ativo do ambiente. Isso permite que você reconheça objetos e reaja de acordo, desenhando-os, freando ou parando completamente. Para isso, os veículos são equipados com um sistema de sensores que inclui, por exemplo, ultra-som, radar e câmeras. A informação é processada por uma unidade de controle central no carro.

Volkswagen - Estacionamento Automático

No estacionamento de vários andares, o veículo usa as informações do mapa para viajar sozinho para um espaço livre. Marcas pictóricas simples localizadas no estacionamento fornecem orientação para os veículos.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Impressionante como a engenharia alemã, está a frente de outros países.7 a 1 para a Alemanha.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom...acho muito precosse apostar em carros 100% autonomo num momento que nem o sensor de estacionamento virou unanimidade... agora essa tecnologia é um mimo que vai cativar muitos clientes pois nao existe nada mais tedioso que estacionar o carro ou procurar uma vaga.

    ResponderExcluir
  3. A garagem ou estacionamento precisa estar adaptado...sabe qdo vai chegar aqui? Nunca...talvez em algum hotel 6 estrelas.

    ResponderExcluir
  4. Ai Carlota, alguns especialistas dizem que não tem solução pra problema de coluna (leia-se bate em todas colunas da garagem), mas em 2020 vc resolve o seu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem