Car.blog.br

Pesquisar este blog

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

Categorias: , , , 18 Comentários

Há alguns meses o Google finalmente liberou o uso do aplicativo de navegação Waze no Android Auto, fornecendo agora duas opções de navegação para usuários, juntamente com o Google Maps. Apesar de o Waze ter sido comprado pelo Google há alguns anos, a demora na oferta no Android Auto deve-se ao fato de que os engenheiros tiveram que otimizá-lo para funcionar com o Android Auto. Neste artigo relacionamos nossas impressões sobre o Android Auto com Waze.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

O Android Auto não faz exatamente "espelhamento de tela". Ele é uma plataforma de projeção que funciona do telefone para uma sistema de informação e entretenimento compatível no veículo, não uma imagem espelhada do próprio aplicativo, o que explica a falta de alguns recursos, mas o resultado, em que pese o consumo de dados de Internet, é uma excelente maneira de evitar congestionamentos. O Waze é gratuito para baixar e usar, e o único requisito para usar no Android Auto é tê-lo instalado no seu smartphone, como mostramos no vídeo abaixo.



Se você estiver logado na sua conta, pois assim o aplicativo lembra suas configurações e favoritos. Mas mesmo que não estiver logado, o Waze sempre aparece com o Google Maps como uma opção ao tocar no botão de navegação.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

O layout geral é familiar aos usuários do Waze, desde o mapa de navegação até os ícones para reportar ocorrências como radares. A voz do aplicativo é a mesma, alertando para os próximos semáforos, engarrafamentos ou radares de velocidade que podem ter sido relatados por outros Wazers.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

O uso de ícones maiores tornou efetivamente mais fácil relatar algo. O Google Now também se integra com ele, enviando comandos verbais endereços para o Waze. Outra maneira é configurá-lo no aplicativo Waze antes de sair de casa. Depois de ligar e iniciar o Android Auto no carro, o aplicativo de navegação abre exatamente de onde ele estava.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

Os ícones de atalho para "Casa" e "Trabalho" estão disponíveis juntamente com os favoritos, e postos de gasolina. O funcionamento do aplicativo na central multimídia do Peugeot 3008 é bem rápido e suave, com trocas de telas de forma rápida e ótima visualização. Há ainda mapeamento dinâmico de dia e da noite, e o Waze sabe inclusive quais as vias que é necessário acender os faróis e te avisa - algo que evita multas.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

A escolha de rotas pode ser feita por digitação apenas quando o carro está parado. Se estiver andando, o Android Auto não permite qualquer digitação - esta é uma diretiva de segurança. Mas ele aceita comandos de voz - nem sempre reconhecidos corretamente.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

É importante considerar que o Waze só funciona com uma conexão à Internet, então o celular precisa ter um bom plano de dados, preferencialmente 4G. Se você estiver off-line, é possível usar a navegação no Android Auto, mas usando o Google Maps off-line.

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

Além dos aplicativos de navegação, o Android Auto tem aplicativos de música (Google Play Música), Spotify ou Telegram. E está integrado também ao WhatsApp, mas não permite leitura ou digitação. Quando chega a mensagem, o Android Auto a lê para você.

Conclusão

Avaliação: Android Auto + app de navegação Waze - vídeo

O Android Auto se mostrou um aplicativo muito fácil de instalar (só demanda uma conexão física com o carro e dar alguns aceites na tela do smartphone), e de operar todos os recursos de navegação, música e de mensagens.

18 comentários:

  1. Cada vez me convenço mais que o sistema do Up é a melhor solução e deveria ser adotado em todos os carros.
    Um bom suporte de celular, que pode ser integrado ao sistema do carro, com uma app nativa de GPS, sem a necessidade de conexão à Internet.
    E ainda o sistema do Up! deixa o fio escondido, coisa que não acontece com esse sistema aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segunda-feira 6 da manhã e vc já tá falando da VW , kkk

      Excluir
    2. Também acho. Pra falar a verdade, acho um desperdício gastar com uma central se o celular faz a mesma coisa. O suporte do up, gol, uno, ka são melhores em custo/ benefício.

      Excluir
    3. Up?????
      Tu quer falar do up???
      Faz o seguinte filhão, primeiro fala pra a Vw instalar uma tela multimidia no carro, ao invés de estar ''PENDURANDO'' um iphone no painel chamando atenção do ladrões e correndo o risco de ser assaltado num semáforo.

      obs: Não vou nem falar do antigo maps and more que não funcionava.

      Excluir
    4. Carlota, corre que o busão das 06:25 da manhâ vai passar !!!!

      Excluir
    5. Também me pergunto o porquê da Audi em usar aquele painel digital em seus carros,muito melhor o analógico do UP. KKKKKKKKKKK

      Excluir
    6. O Up não é o melhor carro do mundo. Pelo visto deve ser do Universo. Aliás, desconfio que vc seja um Up.

      Excluir
    7. Sem internet, portanto sem rotas que desviam do trânsito. Com um "VW" na frente, portanto um volkslata de primeira. Resumindo: uma b...

      Excluir
  2. O celular não tem integração com o multimídia. Ê preciso ficar tocando na tela para definir destinos no gps, mudar de música ou até mesmo atender o telefone. O Android auto e CarPlay é totalmente integrado e até WhatsApp é possível enviar por comando de voz e receber, pois o sistema faz a
    Leitura pra ti. Sistemas ótimos que facilitam muito, a Apple precisa apenas liberar o Waze no Carplay que ficará perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso do Up! tem sim. É totalmente integrado com o sistema do carro e ainda com os comandos multifuncionais do volante.
      E ainda tem o Google Now e o Apple Siri para reconhecimento de voz.

      Excluir
    2. Tem vários carros que funcionam tudo isso que você disse , através de comandos de voz ou, como mudar musicas e atender ligações, pelos controles do volante.

      Excluir
    3. Sim, mas não tem os aplicativos que tem o celular. Ainda está no começo do desenvolvimento, com o passar do tempo a maioria dos aplicativos estarão disponíveis para o carro. Eu uso o Apple CarPlay e não vejo nenhum sistema nativo de nenhum carro melhor. Até a Siri funciona.

      Excluir
  3. Utilizo o Waze no Android Auto, e para viagens ele apresenta muita perda de sinal, ou seja, normalmente nas estradas não possui sinal de celular, então o Waze se perde muito fácil, ele não grava a rota, então se passares em um radar e não tiver sinal de celular, provavelmente não avisará do radar. Essa parte deixou muito a desejar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é uma falha da programação do waze; eles jásabem onde estão os pontos cegos, onde o sinal da rede celular não pega, e isto para cada operadora. Um algoritmo simples poderia pré-carregar as informações destes pontos para o smartphone, daí o problema seria eliminado. Alias, definido o trajeto na saída de casa, toda a viagem deveria ser pré-carregada.

      Excluir
  4. Nada como um bom GPS Garmim para não ter problemas de perda de sinal de satélite seja onde for.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Luciano! O Waze só serve numa cidade em que o sinal do celular é bom! Na estrada é furada!

    ResponderExcluir
  6. O Waze rodando no Android auto não informa o limite de velocidade da via. Também acho a orientação visual confusa. No final, prefiro usar o celular fixado no painel.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.