A Ford do Brasil já está oferecendo em sua rede de concessionárias o Novo EcoSport 2018, que vamos detalhar nesse artigo na versão FreeStyle 1.5 Automática, configuração intermediária, com preço sugerido de R$ 86.490 reais, e que deve ser a mais vendida da gama (Já o era na versão anterior).

Ford EcoSport 2018 FreeStyle x Hyundai Creta 1.6 - Automáticos

Além disso, vamos fazer uma comparação também com o Hyundai Creta 1.6 Automático, precificado em R$ 85.740 reais.


Vídeo - Ford EcoSport FreeStyle 1.5 Automático x Hyundai Creta 1.6 Pulse Automático



Nessa faixa de preço, a Ford fez do EcoSport FreeStyle 1.6 Automático o SUV compacto mais bem equipado do mercado. Nessa linha 2018 ele traz o facelift na dianteira, que o deixou com aspecto parecido com o do SUV topo de linha, da Ford, o Edge.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

E essa versão traz também DRL (Daytime Running Light), sistema de posicionamento diurno em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, câmera de ré.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático


O único aspecto negativo foi a manutenção do anacrônico estepe pendurado na tampa traseira, recurso já abandonado no EcoSport americano e no Europeu.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

O interior também foi extensamente modificado nessa linha 2018, com destaque para o painel, agora com a parte superior em material soft touch. Ele traz também controle de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, sistema SYNC 3 com tela de 8”, ar-condicionado automático e digital, tela multifuncional de 4,2”, bancos revestidos em tecido e couro.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

O principal problema do EcoSport, porém, só será solucionado em uma nova geração, que é suas dimensões reduzidas. Ele mede 4,1 metros de comprimento, 17 cm a menos que o Creta), e isso se reflete no espaço interno.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático - interior

O seu porta-malas, mesmo com estepe na parte externa, comporta 356 litros, enquanto o Creta recebe 431 litros (o mesmo que o Honda HR-V). O Hyundai tem mais espaço para passageiros traseiros.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático - interior

Na parte mecânica esse Ford EcoSport 2018 FreeStyle ganhou um novo motor de três cilindros, que a Ford chama de família Dragon. É um propulsor relativamente moderno, mas não tem nem turbo ou injeção direta, mas mesmo assim oferece 130 cavalos com gasolina e 137 com etano, e torque de 15,6 Kgfm com gasolina e 16,2 com etanol.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático - interior

Outra importante mudança foi o abandono da problemática transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift que era usada até então por um novo câmbio automático de conversor de troque de seis marchas.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

E o resultado foi positivo, já que esse powertrain, com gasolina, conseguiu empurrar os 1.272 Kg do EcoSport de 0 a 100 Km/h em 12,6 segundos.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

A retomada de 80 a 120 Km/h foi feita em 10,3 segundos. São números alinhados aos do Hyundai Creta (o modelo da Hyundai é um pouco menor em retomadas).

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

O consumo de gasolina ficou em 10,6 Km/l em cidade e 14,6 Km/l em estrada. São números melhores que os do INMETRO, que aponta 8,8 km/l de gasolina em cidade e 12 km/l em estrada. Com etanol, 6,1 Km/l e 9,3 km/l, respectivamente. Nota C no Conpet.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

Nos testes que foram realizados, o EcoSport 1.5 Dragon Automático se mostrou agradável de ser conduzido, obediente e com resposta pronta ao acelerador, e excelente lista de itens de série. Entretanto, o fato de dispor de menores dimensões externas coloca ele em desvantagem perante concorrentes mais modernos, como o Hyundai Creta.

Hyundai Creta 1.6 Pulse Automático

O concorrente desse EcoSport FreeStyle 1.5 Automático é o Creta 1.6 Automático Pulse, de R$ 85.740 reais. Nesse preço ele traz controle eletrônico de estabilidade e tração, auxiliar de partida em rampa, mas fica devendo airbags laterais e de cortina.

Hyundai Creta 1.6 Automático

O motor do Creta é o mesmo do HB20, um quatro cilindros 1.6 com 130 cv com gasolina e 123 cv com etanol, e 16 kgfm de torque, que é capaz de acelerar os 1.359 Kg do Hyundai de 0 a 100 Km/h em 12,6 segundos, e retomar de 80 a 120 Km/h em 9,5 segundos.

Hyundai Creta 1.6 Automático - interior

O consumo é de 10,3 Km/l de gasolina em cidade e 13,7 km/l em estrada, nas medições da Quatro rodas. O INNE|TRO aponta 10,1 km/l e 11,3 Km/l respectivamente. Com etanol: 7,1 e 8,2 Km/l.

CONSUMO - INMETRO - EcoSport 1.5 x Creta 1.6 - Automáticos



Modelo
Consumo Etanol [Km/l]Consumo Gasolina [Km/l]
Média
CidadeEstradaCidadeEstrada
Nissan Kicks 1.6 CVT8,19,611,413,712,4
JAC T5 1.5 MT68,09,211,213,212,1
Peugeot 2008 1.6 AT67,59,210,713,011,7
Honda HRV 1.8 CVT7,78,611,012,311,6
Chevrolet Tracker 1.4 Turbo AT67,38,210,611,711,1
Hyundai Creta 1.6 Automático (6)7,18,210,111,310,6
JAC T5 1.5 Automático (CVT)6,77,89,711,610,6
Ford EcoSport 1.5 Automático (6)6,19,38,812,010,2
Jeep Renegade 1.8 Automático (6)6,57,69,510,910,1

O interior do Creta fica devendo para o EcoSport um revestimento em soft touch no painel, fica devendo uma central multimídia também, já que o Pulse vem apenas com um sistema de som básico, com conexão Bluetooth. Mas ele é maior por dentro e tem mais porta-malas. E a sua estética é mais contemporânea.

Hyundai Creta 1.6 Automático - interior

O custo de revisões do Creta, até 60.000 Km é de 2.977 reais, enquanto o EcoSport fica em R$ 4.076 reais. A garantia do Creta é de 5 anos, mas a assistência 24 horas é de 1 ano. Já o EcoSport tem garantia de 3 anos, e assistência de 3 anos.

Conclusão

O Ford EcoSport FreeStyle melhorou muito nessa linha 2018, muito mais do que o tímido facelift externo indica.

Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 Automático

Em relação ao predecessor, o motor do EcoSport 2018 é melhor, o câmbio muito melhor, e o interior está o mais bem acabado e equipado da linha.

Hyundai Creta 1.6 Automático

Entretanto, o Hyundai Creta é mais moderno, menos equipado, mas tem mais espaço interno. E equivale ao EcoSport em termos de consumo e performance, de modo que seria a nossa escolha. O EcoSport,, porém, também é uma boa opção.

42 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Qual dos dois tem a melhor posição e ergonomia em relação à amplitude vertical de regulagem do banco do motorista; principalmente para quem gosta de guiar numa postura mais baixa do assento, similar a um hatch, mesmo sendo um SUV.

    ResponderExcluir
  2. SpaceCross 1.6 MSI anda mais que os dois, tem mais porta-malas que os dois, e mais recursos. E é mais barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Space Cross? É um piadista mesmo.

      Excluir
    2. Space Cross ainda é fabricado?? Nunca mais vi nenhum novo nas ruas...

      Excluir
    3. http://autoblog.com.ar/2017/04/03/asi-fueron-las-ventas-en-marzo-2017/

      SpaceCross (Suran) vende mais que HR-V, EcoSport e qualquer outro SUV na Argentina.

      Inclusive lá, onde é fabricada, está no top 10.

      Excluir
    4. carlos é piada:
      nós e todos aqui queremos saber da SpaceCross e ou Suran não na Argentina e sim no Brasil
      e preço dela conpleta?

      Excluir
    5. Nivaldo, diferente da mentira que foi falada, ela é mais cara (88.479,00) que a Eco e menos completa, somente 2 airbags e nem controle de estabilidade tem, fora outros pormenores que nem preciso citar.
      Pode ser a mais vendida na Argentina, para o povo brasileiro isso não tem o menor interesse, aqui é um "mico leão dourado com unhas brancas"...

      Excluir
    6. Mais recursos aonde?
      Não tem 6 airbags
      Nem controle de estabilidade
      Rdl nem passa perto

      Excluir
    7. Achei que tinha que ter seriedade nos comentários. Não sabia que podíamos brincar. Fala sério Carlos.

      Excluir
    8. Ninguém aqui no Brasil se importa com esse spacebostacross. Chora mais que ta pouco.

      Excluir
    9. Este é louco. Spacecross anda mais.

      Excluir
    10. kkkk Carlos, só voce pra comprar ela e o pior, comparar com SUV. ...kkkkk Só o rapaz que disse que queria um SUV com "visão mais baixa" ...kkkkkkkk ; É de morrer de rir, quem paga 80mil numa space cross .. Claro, tem que ser melhor em tudo, em relação a SUV, inclusive subir no meio fio, trepar coqueiro, e tudo mais. ....

      Excluir
    11. Tô falando o Carlos está doente! Vamos comparar a Spacecross com um Lamborghini urus ou um Porsche Cayenne ou um trator. Fala sério Carlos você está louco comparando um perua com um suv

      Excluir
    12. Peugeot 2008, TURBO 173cv, 06 air bags, CMM, Teto panorâmico, MAIS ECONÔMICO, MESMO PREÇO.

      Excluir
    13. Segundo informações da concessionária VW a SpaceCross fabricada na Argentina é vendida agora no Brasil só sob encomenda. Não tem mais pronta entrega.

      Excluir
    14. Morro de rir com os comentários desse rapaz aí! kkkkkk

      Excluir
    15. O problema se chama: falta de SUV compacto da VW... rsrs
      Pelo menos dessa vez ele não está comparando com um carro que nem foi lançado ainda... Rsrs

      Excluir
    16. Garantia de boas risadas os comentários do Charlotte

      Excluir
    17. Carlos4carros, menos...por favor,suas opiniões parciais, sócio da WW, não acrescenta nada pelo contrário,a Ford e demais montadoras agradecem

      Excluir
    18. Carlos4carros, menos...por favor,suas opiniões parciais, sócio da WW, não acrescenta nada pelo contrário,a Ford e demais montadoras agradecem

      Excluir
    19. E muito desenformado mesmo, jovem se informe antes de sair falando besteira, falar que uma pirua e melhor que um suv compacto

      Excluir
  3. Não há anacronismo no estepe externo do Eco pq os brasileiros gostam e como nossas estradas são péssimas é melhor ter o estepe pra trocar do que um kit de reparo do Ecos da Europa e Estados Unidos q tem asfalto de excelente qualidade e aqui não resolveria o problema. Segundo pesquisa da Ford Brasil com seus clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi também, aqui ela é assim e pronto, se o autor tem opinião diferente é outra questão, assim como o tamanho onde não há problema algum pois sempre foi um carro compacto.

      Excluir
  4. SpaceCruz credo!! Se falar que qualquer um desses é de graça, ninguém vai escolher Spacecross... Imagina pagando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Cabo frio na AG da VW tem uma space a mais de 5 meses encalhada. Acho que devem fazer uma rifa para se livrar desse elefante branco.

      Excluir
  5. Amanhã pegamos a nova eco titanium para minha esposa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria é tendenciosa puxando a sardinha pro creta,todo mundo sabe que este blog volks não gosta de carro da ford mesmo sendo superior.

      Excluir
    2. Nem ao menos citou que a Eco tem 7 airbags e o Creta 2. A Eco ainda tem: Paddle shift, Piloto automático, tela de 8”, Sistema anticapotamento, Luzes diurnas em LED.

      Excluir
  6. Nenhum site mostrou,avaliou,analisou... a versão SE de entrada do Ecosport, pra ver se vale a pena mesmo pagar mais na Freestyle...será que Carblog terá a primazia?

    ResponderExcluir
  7. Melhor SUV de entrada em termos de equipamentos.
    Pois as outras montadoras oferecem tudo com pacotes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peugeot 2008, TURBO 173cv, 06 air bags, mais econômica, CMM, teto panorâmico, e MESMO PREÇO.

      Excluir
  8. ECO viável é só a versão de 79.

    Já supera a Creta em recursos. Perde em espaço, 2 anos a mais de garantia e no estepe interno, porém supera em segurança e interatividade. E o espelhamento pode ser considerado um recurso de segurança também, diminuindo as adaptações e até a perda de atenção ao volante no uso de GPS, spotify... Enfim, o uso do celular no carro só cresce, para o bem e para o mal... Então, organizar essa interação chega a ser tão importante quanto um controle de estabilidade, por exemplo. Por mais que pareça um absurdo isso, hoje a maior causa dos acidentes já tem celular envolvido...

    Mas, como já disse, não adianta cobrar mais por trazer mais. Parece ilógico isso, mas vai contra lógicas maiores, que é o poder de compra do público, a concorrência bem estabelecida e o próprio histórico, que recentemente sofreu muitas crítica.

    Então a ECO tem que vir melhor, cobrando menos, até reconquistar o seu espaço.

    E a única versão que atende esse requisito é a SE AT por 79 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, falou tudo com a relação que fez da central multimídia e segurança.
      Fora o próprio waze, quem na cidade usa GPS padrão?
      Acho que vou de Eco. Pagar mais de 50 mil em qualquer carro para pendurar celular no painel parece uma piada e um desalinhamento da maioria das montadoras com o mundo atual.

      Excluir
  9. A maior piada não é comprar com a SpaceCross, é esse bando de SUV não fazer 10 km por litro de etanol na estrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, nesse fds fotografei a central do Golf depois de 18km de Bandeirantes: 20km/l na gasolina. E o motor é 1.4 turbo. Acho bacana mesmo a onda SUV, mas para quem realmente precisa de suas particularidades. Tem um monte de gente que poderia ter soluções melhores no dia a dia...

      Excluir
  10. Isso foi ironia do carlota4patas.
    SpaceCross manca pelata, ate Kwid é melhor.

    ResponderExcluir
  11. Meu Up cross é muito melhor e mais barato e mais econômico e mais espaçoso...

    ResponderExcluir
  12. Carlos vc começa na quinta, está contratando......

    ResponderExcluir
  13. Deviam consertar o erro. A eco que faz 8.8 na cidade de acordo com o inmetro é a 2.0, não a 1.5. A 1.5 faz 10,4 na cidade e 12,8 na estrada com um litro de gasolina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem