A Toyota do Brasil, a partir de hoje (04 de abril), veicula comunicado sobre a abertura da Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Corolla (produzido de janeiro de 2010 a dezembro 2014), Etios (produzido de agosto de 2012 a dezembro de 2014) e Hilux e SW4 (produzidos de outubro de 2011 a dezembro de 2014). Esta campanha abrange um total de 223.518 unidades do modelo Corolla, 138.346 do modelo Etios e 176.866 da picape Hilux e SW4.

Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4: recall no Brasil - airbag

Defeito apresentado (comum em todos os modelos envolvidos): No decorrer de uma investigação realizada pelo fornecedor no Japão, na peça denominada “deflagrador”, que integra o sistema de airbag do motorista dos veículos em questão, constatou-se a degradação do componente, após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade.

Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4: recall no Brasil - airbag

Este fato torna o “deflagrador” mais suscetível de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do “deflagrador”, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Toyota Corolla, Etios, Hilux e SW4: recall no Brasil - airbag

Riscos e implicações (comuns para todos os modelos envolvidos): Danos materiais e lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.

COROLLA


COROLLA
Modelo
Airbag envolvido
Data de fabricação
Chassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
Corolla
MotoristaOutubro/2013
a Dezembro/2014
9BRBLWHE*
9BRBDWHE*
9BRBD3HE*
F0001002 - F0022219
F0200007 - F0250230
F0200001 - F0250216
Passageiro
dianteiro
Janeiro/2010
a Dezembro/2012
9BRBB42E*
9BRBB48E*
9BRBD48E*
A5116534 - B5158588
A5116531 - A5126284
A2500001 - D2602035

Medidas corretivas: A Toyota realizará a presente campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre Outubro de 2013 a Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

ETIOS


ETIOS
Modelo
Airbag envolvido
Data de fabricação
Chassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
Etios
MotoristaJaneiro/2014
a Dezembro/2014
9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*
D0001031 - F0051789
D2000025 - F2045086
D2000038 - F2069135
Passageiro
dianteiro
Agosto/2012
a Dezembro/2014
9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*
D0001001 - F0051789
D2000000 - F2045086
D2000000 - F2069135

Medidas corretivas: A Toyota realizará a presente campanha da seguinte forma:

Airbag do passageiro dianteiro:

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2014, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 07 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista:

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre Janeiro de 2014 a Dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

HILUX e SW4



HILUX e SW4
Modelo
Data de fabricação
Chassis envolvidos
Código alfanuméricoÚltimos 8 dígitos do chassi
Hilux &
SW4
Outubro/2011
a Dezembro/2014
8AJCX32G*
8AJDR22G*
8AJDY22G*
8AJEX32G*
8AJEX39G*
8AJEZ32G*
8AJFR22G*
8AJFX22G*
8AJFX29G*
8AJFY22G*
8AJFY29G*
8AJFZ22G*
8AJFZ29G*
8AJYU59G*
8AJYY52G*
8AJYY59G*
8AJYZ59G*
8AJZX62G*
B2000837
C4016137 - C4017023
C7000003 - F7007713
B4032475 - F4039754
B3000003 - F3001480
B1009150
C4553263 - C4556730
D6004742 - F6005161
B6600002 - F6607508
C8000000 - F8021050
C8500000 - F8581257
B5017357 - C5019149
C6140912 - C6156535
B9000738 - D9000743
C6000000 - F6000160
C6500000 - F6529363
C3054900 - C3060474
B5001025 - F5008366

Medidas corretivas: A partir de 19 de junho de 2017, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

Locais de atendimento e agendamento: Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias autorizadas para atendimento está disponível no site www.toyota.com.br.

Para informações adicionais, consulte: S.A.C.: 0800 703 02 06 – www.toyota.com.br e S.A.C. Lexus: 0800 5398 727 – www.lexus.com.br

25 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu só tenho que parabenizar a Toyota pelo seu extremo controle de Qualidade conseguiu identificar um possível erro antes de ocorrer, parabéns Toyota alem de ser a melhor marca do Brasil e de mais valor do mundo esta sempre a frente da concorrência.

    ResponderExcluir
  2. Só posso dar os parabéns a Toyota. Que tem um controle de qualidade tão insano, que consegue identificar potenciais problemas com carros que já estão na rua há mais de 5 anos, identificar todos, e fazer um recall para evitar que o problema de fato aconteça.

    O sistema de qualidade da Toyota é um verdadeiro Minority Report do mundo automotivo.

    (Acho que alguém já falou isso, mas era da audi kkkkkk)

    ResponderExcluir
  3. Só posso dar os parabéns a Toyota. Que tem um controle de qualidade tão insano, que consegue identificar potenciais problemas com carros que já estão na rua há mais de 5 anos, identificar todos, e fazer um recall para evitar que o problema de fato aconteça.

    O sistema de qualidade da Toyota é um verdadeiro Minority Report do mundo automotivo.

    ResponderExcluir
  4. E dps flam q a toyota é confiavel,houveram 10mortes fora do Brasil,esse é o verdadeiro motivo de fazerem o recall aqui,realmente meus parabéns msmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E por acaso todas as mortes foram em veículos Toyota??? a TAKATA é a maior fornecedora de airbags do mundo, foram mais de 100 milhões de carros envolvidos em todo o mundo.

      Entre eles VOLKSWAGEN, BMW, FORD, NISSAN, HONDA, FIAT, CHEVROLET, JEEP, MISTUBISHI, AUDI, entre outros Brasil afora.

      Excluir
  5. Eu só tenho que parabenizar a Toyota pelo seu extremo controle de Qualidade conseguiu identificar um possível erro antes de ocorrer, parabéns Toyota alem de ser a melhor marca do Brasil e de mais valor do mundo esta sempre a frente da concorrência.

    ResponderExcluir
  6. Segundo o gênio Luiz Carlos, a Takata fornece p todas montadoras.
    Mas até agora eu vi esse recall de air bags só na Honda, GM e Toyota.

    O Audi Q5 foi por outros motivos.

    Tô achando que nem todas compraram essa bomba da Takata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está mal informado chefe. Vai dar uma pesquisada...

      Quem você acha que eram os fornecedores dos airbags defeituosos do Q5?

      http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/04/audi-e-volks-ampliam-lista-de-recalls-por-airbags-da-takata-no-brasil.html
      http://www.car.blog.br/2016/02/vw-audi-e-bmw-recall-de-17-milhao-de.html

      A lista de fabricantes envolvidos é enorme. Nem mesma a Tesla saiu ilesa.

      Audi, BMW, Chevrolet, Chrysler, Ferrari, Fiat, Ford, Honda, Jaguar, Jeep, Land Rover, Lexus, McLaren, Mercedes-Benz, Nissan, Renault, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen. Entre outros, não vou citar todos aqui até por que tenho mais o que fazer. Já deu pra perceber que foi um caso global. Se ainda tem dúvidas, use o Google.

      Excluir
    2. Deixe de passar vergonha e de ser uma anta diplomada com louvor na faculdade dos idiotas...
      TODAS as marcas usam TAKATA no mundo... não em 100% dos carros, mas é um fornecedor de alto nível e de alcance GLOBAL.
      Infelizmente alguém comeu bola nos controles dentro da empresa e deu no que deu...
      Menos relincho por favor...

      Excluir
  7. Pera aí! Se entendi bem quem tem Corolla e Etios vai ficar 4 meses sem o airbag do passageiro ativado? E se acontecer uma colisão frontal de proporções neste período e o carro sem airbag que funcione como ficará a integridade do passageiro? Insano a forma que foi aplicado este recall.

    ResponderExcluir
  8. Só posso dar os parabéns a Toyota. Que tem um controle de qualidade tão insano, que consegue identificar potenciais problemas com carros que já estão na rua há mais de 5 anos, identificar todos, e fazer um recall para evitar que o problema de fato aconteça.

    O sistema de qualidade da Toyota é um verdadeiro Minority Report do mundo automotivo.

    ResponderExcluir
  9. Só posso dar os parabéns a Toyota. Que tem um controle de qualidade tão insano, que consegue identificar potenciais problemas com carros que já estão na rua há mais de 5 anos, identificar todos, e fazer um recall para evitar que o problema de fato aconteça.

    O sistema de qualidade da Toyota é um verdadeiro Minority Report do mundo automotivo.

    ResponderExcluir
  10. Não posso parabenizar a Toyota, pois quem descobriu o problema não foi ela, mas o NHTSA, dos EUA, que começou a receber uma série de notificações de problemas com esses airbags. E aí notificou as emrpesas, que fizeram testes e encontraram muito depois os problemas em seus componentes.
    E, ademais, já morreu muita gente com tais airbgas.
    Então, a Toyota não foi pró-ativa, não identificou o problema com antecedência, e não adotou medidas para evitar o problema.
    E ainda mostra que seu controle de qualidade é falho, pois adota um componente defeituoso.
    Observem que não há nem 1 carro da Audi, VW com esses airbags.
    Então, toyota, zero para vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK Mais Toyota não quebra, tem facil revenda, e é barato seguro e manutenção, diferentes dos Tata/VW

      Excluir
    2. Nenhum?? Poxa avisa eles então, pois estão fazendo recall sem necessidade!

      http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/04/audi-e-volks-ampliam-lista-de-recalls-por-airbags-da-takata-no-brasil.html

      http://www.car.blog.br/2016/02/vw-audi-e-bmw-recall-de-17-milhao-de.html

      Excluir
    3. kkkkk Graande Luis Carlos K.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem