Os sedãs executivos de luxo alemães tradicionalmente adotaram motores seis cilindros, mas nesta nova safra de BMW Série 5 e Mercedes Classe E, as duas montadoras optaram por usar em suas configurações de acesso motores quatro cilindros, e assim como nos últimos 40 anos, novamente o Classe E desafia ao Série 5.

Mercedes-Benz Classe E 2018 x BMW Série 5 2018

Pela primeira vez em sua história, o BMW Série 5 oferece um interior verdadeiramente espaçoso. Embora tenha crescido apenas três centímetros em comprimento, o espaço para pernas no compartimento traseiro ganhou mais de seis centímetros, superando o Classe E - tradicionalmente mais espaçoso.

BMW Série 5 2018 - espaço traseiro
BMW Série 5 2018 - espaço traseiro
Os passageiros também viajam em um assento traseiro muito confortável, que pode ser dividido na proporção 40: 20: 40 quando dobrado.

Mercedes-Benz Classe E 2018 - espaço traseiro
Mercedes-Benz Classe E 2018 - espaço traseiro
Em relação ao peso, embora a BMW prometa uma redução de peso de até 100 quilos, nos modelos com câmbio automático há um aumento de 25 quilos em relação ao antecessor, mas mesmo assim o Série 5 é mais de 200 kg mais leve que o Classe E, apesar de ambos apresentarem dimensões externas, espaço e volume de porta-malas quase iguais.

BMW Série 5 2018 - painel de instrumentos
BMW Série 5 2018 - painel de instrumentos
Assim, se em termos dimensionais não há grandes diferenciação entre eles, o sistema de infotainment sim.

Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior - painel
Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior - painel
O Mercedes Classe E agora integra os recursos on-line mais importantes e apresenta todas as informações em suas impressionantes telas widescreen de 12,3 polegadas.

Mercedes-Benz Classe E 2018 x BMW Série 5 2018

O Mercedes Classe E 220d adota um motor quatro cilindros de 194 cavalos e 400 Nm de torque, associado com uma transmissão automática de comutação suave e elástica, e que oferece uma opção "Sport", no qual o conversor reduz automaticamente em entradas de curva e mantém o motor com giro alto nas saídas.

BMW Série 5 2018

Em comparação ao BMW, o Mercedes não só acelera um pouco mais rapidamente, mas também tem um melhor comportamento dinâmico.

Mercedes-Benz Classe E 2018

De qualquer forma, o BMW Série 5 tem direção opcional nas quatro rodas, o que o torna surpreendentemente ágil. Em baixa velocidade, as rodas dianteira e traseira esterçam em direções opostas, facilitando as manobras. Em velocidades mais altas, os eixos dianteiro e traseiro se orientam na mesma direção, o que melhora a estabilidade.

BMW Série 5 2018

No entanto, com esse sistema a do Série 5 direção fica um pouco artificial, enquanto a da Mercedes é mais direta. No limite, ambos podem lidar com situações críticas sem problemas, ajudados pelos aperfeiçoados ESP em caso de exagero do motorista.

Mercedes-Benz Classe E 2018

O BWW 520d adota um quatro cilindros de 190 cavalos que consome um pouco mais que o do Classe E (14 km/l, contra 14,7 km/l do BMW). Ele está associado com uma transmissão automática de oito velocidades ZF que opera trocas de marchas muito suaves.

BMW Série 5 2018  - espaço dianteiro
BMW Série 5 2018  - espaço dianteiro
Ele conta também com uma suspensão adaptativa mais sensível a irregularidades de asfalto, sem permitir demasiada inclinação lateral. O Série 5 absorve as falhas de asfalto de uma forma menos suave que o Mercedes, mas em ambos os casos o passeio similarmente tranquilo e soberano.

Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior
Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior
Se antes os engenheiros tinham que decidir optar por um carro mais desportivo ou mais confortável, agora graças aos sistemas adaptativos, hoje as duas características podem ser alcançadas ao mesmo tempo. Portanto, nestas gerações o Mercedes Classe E seria um ótimo BMW Série 5 em termos de esportividade, e o BMW Série 5 um excelente Classe E em conforto.

BMW Série 5 2018  - cluster de instrumentos
BMW Série 5 2018  - cluster de instrumentos
Assim, como esses dois tradicionais rivais estão convergindo em termos de características de condução, então o design e os sistemas de informação e entretenimento é o que diferencia os dois em termos de identidade de marca.

Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior - cluster de instrumentos
Mercedes-Benz Classe E 2018 - interior - cluster de instrumentos
Além disso, a BMW é um pouco melhor equipada no nível de entrada, vindo de série com faróis de LED, sistema de navegação on-line e bancos em couro,

Conclusão

Mercedes-Benz Classe E 2018 x BMW Série 5 2018

O BMW Série 5 vence o comparativo por oferecer mais espaço, mais silêncio interno e uma suspensão mais confortável, mesmo sendo um carro mais ágil, enquanto o Classe E associa seu tradicional conforto ao rodar e segurança com uma nova dinâmica mais esportiva, mas fica devendo em termos de itens de série.

Mercedes-Benz Classe E 2018 x BMW Série 5 2018

Características técnicas: BMW 520d xDrive - Mercedes-Benz E 220 d


BMW Série 5 (220d)Mercedes Classe E (220)
Preço básico€51.750,00€51.563,00
Comprimento x Largura x Altura4936 x 1868 x 1479 mm4923 x 1852 x 1468 mm
Volume do porta-malas520 L540 L
Motor1995 cm³ / 4-Cylinder1950 cm³ / 4-Cylinder
Potência140 kW / 190 cv (400 Nm)143 kW / 194 cv (400 Nm)
Max. speed235 km/h240 km/h
Aceleração de 0-100 km/h7,5 s7,3 s
Consumo médio [Km/l]24,426,4
Consumo no teste [Km/l]14,114,7

19 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Cadê o A6? O melhor de todos não colocaram no comparativo? Que piada.
    O A6 custa menos que os dois, tem motor 3.0 TDI, é mais bonito e bem equipado. Fora que acabamento da Audi está em um nível que BMW e Mercedes não tem como alcançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. ele vive no fantástico mundo de bob.

      Excluir
    3. O contrato da praça é nossa já chegou?

      Excluir
    4. Só colocaram carros boms de verdade.

      Excluir
    5. Quem é o A6? não lembro, acho que quem fez também não deve ter lembrado pois não faria falta.

      Excluir
    6. A gente tenta não rir, mas é impossível.

      Excluir
    7. faltou o lindo Jaguar xf isso sim!

      Excluir
    8. Não é o sr que costuma vomitar por aqui que 'se é melhor tem que custar mais caro'...?

      Excluir
  2. Na Europa quem ganha um salário minimo equivalente 1,998.59€ consegue adquirir um veículo deste poste economizando alguns euros por mês. No Brasil so compra um desse a vista quem é pretalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do lugar na Europa. Em Portugal o salário mínimo é de 618 euros, na Espanha é de 756. Já na Alemanha é de 1.473 e na Grécia é 683. Polônia é de 409 e na República Tcheca é de 331. Isso pesquisei no google.

      Excluir
    2. O povo acha que todo mundo na Europa anda de BMW e Mercedes.

      Excluir
  3. Devia ter comparado as versões brasileiras...

    ResponderExcluir
  4. Só os melhores da categoria!

    Ficou claro que a opinião e desejos do Sr. Carlos4carros não tem credibilidade no Blog!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto do estilo de nenhum dos dois, o classe e está muito padronizado muito cara de classe c, que tem cara de classe s, já o serie 5 ficou muito sem sal e com a traseira horrivel, de resto são os melhores da categoria.

    ResponderExcluir
  6. Já que só dá para olhar a foto mesmo, gosto mais da Mercedes.

    ResponderExcluir
  7. Tá loco, Mercedes toda vida. BMW só se for custo/benefício, porque se pegar versão top independente de valor a Série E é mais carro.

    E o A6 novo vai chegar ano que vem - e se bobear chega sozinho, sem o motorista. Pelo menos estacionar sozinho ele vai. Aí eu quero ver o comparativo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem