O Jeep Compass 2.0 Flex em sua versão topo de gama, Limited, tem preço sugerido de R$ 124.990 reais, sendo a versão topo de gama com motor flex, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira 4x2. Neste artigo vamos compará-lo com o VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 4x2, nova versão de acesso do SUV da VW, precificada em R$ 125.990 reais.

Jeep Compass 2.0 Flex x VW Tiguan 1.4 TSI - comparativo

O Jeep Compass 2.0 Flex automático é um modelo nacional, fabricado em Pernambuco, com comprimento de 4,41 metros, largura de 1,82 metros, altura de 1,64 metros, entre-eixos de 2,63 metros e peso em ordem de marcha de 1.547 Kg.

Jeep Compass 2.0 Flex x VW Tiguan 1.4 TSI - comparativo

Já o VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 chega ao Brasil importado da Alemanha, com dimensões equivalentes ao Compass. O VW mede 4,43 metros de comprimento (2 cm mais longo que o Jeep), 1,81 metros de largura (1 cm mais estreito), 1,66 metros de altura (2 cm mais alto), 2,6 metros de entre-eixos (3 cm mais curto), e pesa 1.405 Kg (142 Kg mais leve).

VW Tiguan 1.4 TSI x Jeep Compass 2.0 Flex - comparativo

O VW Tiguan é um projeto de 2009, mas tem um melhor aproveitamento de espaço, com porta-malas de 470 litros - 60 litros maior que os 410 litros oferecidos pelo Compass.

VW Tiguan 1.4 TSI x Jeep Compass 2.0 Flex - comparativo

Além disso, o VW tem uma maior disponibilidade de espaço para os passageiros traseiros, especialmente para os joelhos.

Jeep Compass 2.0 Flex x VW Tiguan 1.4 TSI - comparativo

Em termos mecânicos, o Tiguan 1.4 TSI tem um conjunto mais moderno e eficiente. O VW adota um motor quatro cilindros 1.4 TSI (Turbo com Injeção Direta), que lhe rende 150 cv e 25 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas DSG-6.

Jeep Compass 2.0 Flex x VW Tiguan 1.4 TSI - comparativo

O Jeep Compass confia em um powertrain mais antiquando e menos eficiente. O motor é um quatro cilindros aspirado 2.0 de 166 cv e 20,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática de seis marchas com conversor de torque.

VW Tiguan 1.4 TSI x Jeep Compass 2.0 Flex - comparativo

Assim, o VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 é quase 150 Kg mais leve e tem um motor com 25% mais torque que o Jeep Compass 2.0 Flex Automático, o faz o VW um carro superior em termos de desempenho, sendo cerca de 30% mais rápido que o Compass na aceleração de 0 a 100 km/h, mesmo sendo cerca de 20% mais econômico em cidade, com gasolina, segundo dados do INMETRO.

VW Tiguan 1.4 TSI x Jeep Compass 2.0 Flex - comparativo

O quadro abaixo mostra o comparativo de consumo e desempenho do Tiguan 1.4 TSI DSG-6 com Jeep Compass 2.0 Flex AT6, além de Audi Q3 1.4 TSI e Kia Sportage 2.0 AT6 (grifo em azul no vencedor, e em vermelho no perdedor).

VW Tiguan 1.4 TSI Jeep Compass 2.0 FlexKia Sportage 2.0Audi Q3 1.4 TSI
0 a 100 Km/h [s]9,412,2119,4
Velocidade máxima [Km/h]195188182205
0 a 1000 metros [s]31,23432,230,6
40 a 80 km/h [s]4,3-4,34,4
80 a 120 km/h [s]7,5-7,37,1
Frenagem 100 km/h a 0 [m]37,542,640,139,1
Ruído interno a 120 km/h [dB]67,268,470,267,2
Consumo urbano [km/l]10,18,19,19,9
Consumo rodoviário [km/l]11,610,511,311,4
Porta-malas [litros]470410466460
Peso [Kg]1405154715701501
Comprimento [m]4,4274,4164,484,39
Largura [m]1,8091,8191,8551,83
Altura [m]1,6651,6381,6651,59
Entre-eixos [m]2,6052,6362,672,6

Os dados de consumo são oriundos do INMETRO com gasolina, enquanto os dados de desempenho de todos os modelos são da revista Car and Driver. Importante considerar que a publicação testou o Compass 2.0 Diesel, de modo que os dados de desempenho do 2.0 Flex foram estimados aplicando a diferença relativa observada entre os dados do modelo diesel da FCA e da Car and Driver aos dados de fábrica do Compass Flex.

Vídeo - Jeep Compass 2.0 Flex Automático x VW Tiguan 2.0 TSI DSG-6



Os dados de consumo e desempenho mostram uma clara vantagem do powertrain mais moderno e eficiente do Tiguan em relação ao 2.0 Flex do Compass Flex.

Jeep Compass 2.0 Flex - cluster de instrumentos
Jeep Compass 2.0 Flex - cluster de instrumentos
Outro ponto em que o VW se destaca é na frenagem, já que o sistema de freios do alemão consegue imobilizá-lo, vindo a 100 km/h, em 37,5 metros - mais de 5 metros antes que os 42,6 metros exigidos pelo Compass (medição do Compass 2.0 Diesel).

VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 - cluster de instrumentos

O resumo dos dados dinâmicos evidencia que o VW Tiguan é bem mais ágil em qualquer situação, acelera melhor, freia melhor e ainda é mais 20% mais econômico em cidade com gasolina, o que não deixa de ser uma surpresa para um modelo que já está no mercado desde 2009 enfrentando o Compass, que chegou em 2016.

Interior

Outro ponto que o VW Tiguan é superior ao Compass 2017 é no espaço de carga, onde o modelo da VW ostenta um porta-malas com 470 litros, sendo 60 litros superior ao oferecido pelo Jeep Compass, evidenciando um melhor aproveitamento de espaço por parte do projeto do alemão.

Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior
Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior
O Compass 2.0 Flex Limited, porém, vem mais completo de série. No preço básico, de R$ 124.990 reais, o Jeep vem com bancos em couro, ar-condicionado digital com duas zonas de climatização e uma central multimídia com tela de 8,4 polegadas com sistema de navegação integrado, além de seis airbags (frontais, laterais e de cortina).

VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - painel
VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - painel
Já o Tiguan de R$ 125.990 reais chega com bancos em tecido e uma central multimídia com tela de 6,5 polegadas, que, apesar de não contar com navegação integrado, oferece compatibilidade com o Apple Car Play e o Android Auto - recurso inexistente no sistema do Compass.

VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - espaço traseiro
VW Tiguan 1.4 TSI 2017 - interior - espaço traseiro
O Tiguan nessa versão conta com ar-condicionado com comando manual e zona única de climatização. Para que o Tiguan fique equivalente ao Compass Limited, é necessário adotar o pacote de opcionais Elegance, que acrescenta bancos em couro, central multimídia com GPS integrado, sistema keyless de acesso ao veículo sem chave e partida por botão, ar-condicionado digital Climatronic, o que eleva seu preço para R$ 131.920 reais - R$ 6.930 reais acima do Compass Limited básico.

Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior
Jeep Compass 2.0 Flex Limited - interior - espaço traseiro
Em termos de sistemas ativos de segurança, ambos oferecem controle de estabilidade e de tração, hill assist, sensores de estacionamento, ISOFIX (ganchos de segurança para cadeiras infantis), apoios de cabeça e cintos de segurança de três pontos em todas as posições internas.

VW Tiguan 1.4 TSI 2017 x Jeep Compass - porta-malas
VW Tiguan tem porta-malas de 470 litros - Jeep Compass tem porta-malas de 410 litros
No que respeita à qualidade do acabamento, há uma equivalência entre os modelos, sendo que ambos adotam material de toque macio no painel e na parte superior do revestimento das portas.

VW Tiguan 2017 - interior - painel

Outro ponto positivo do Tiguan 2017 1.4 TSI DSG-6 é o fato de que a tração 4x2 permitiu à VW adotar um ajuste de suspensão  VW mais confortável, graças ao ajuste mais macio e que filtra melhor as imperfeições do piso que o adotado no Tiguan 2.0 TSI.

VW Tiguan 2017 - interior - painel

O resultado final é que o Tiguan 1.4 TSI é um carro mais confortável que até mesmo que o próprio Audi Q3, modelo com o qual compartilha a plataforma.

VW Tiguan 1.4 TSI DSG-6 - suspensão traseira semi-independente por eixo de torção
Tiguan 1.4 TSI DSG-6 - suspensão traseira independente
Ademais, o ajuste da suspensão da Tiguan 1.4 TSI a torna adequada para encarar as irregularidades das vias brasileiras. Já o Jeep Compass adota na traseira um esquema McPherson, independente.

Conclusão

O Jeep Compass 2.0 Flex Automático Limited tem a vantagem de ser novidade e ter um design que ainda é novidade. Além disso, oferece uma melhor relação custo x benefício, já que, quando equiparado em equipamentos com o Tiguan, o Jeep é R$ 6.930 reais mais barato.


O VW Tiguan 1.4 TSI DSG-7 2017, porém, oferece um desempenho cerca de 30% superior, e um consumo 20% menor em cidade com gasolina. O alemão tem vantagem também em termos de espaço interno.

36 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Tiguan é de 2006. O Compass de 2016.
    Os dois tem o mesmo tamanho, mas o Tiguan é 10% mais leve.
    Os dois tem o mesmo tamanho, mas o Tiguan tem mais espaço interno.
    O Tiguan é de 2006, mas é bem mais moderno e eficiente que o Compass.
    O Tiguan, 10 anos mais velho, anda muito mais e bebe muito menos.
    Na boa, a gordolândia faz carros do século XX, enquanto os teutônicos já estão 20 anos à frente que o resto.
    Esse Compass chega 10 anos depois que o Tiguan, e é pior em tudo. Desse jeito, só resta colocar o preço mais baixo mesmo.
    Compass = carro budget.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao gostei, o tiguan tem suspensao traseira independente e nao eh adaptado à realidade brasileira e tem cambio dsg (se bem que eh o 6marchas) mas nem se compara à robustez do tiptronic...nao eh carlota?

      Excluir
    2. O Tiguan não é adaptado a realidade Brasileira??? Pq? Suspensão independente é ruim em qual aspecto????

      Excluir
  2. O blog esqueceu de dizer três coisas:

    1- O preço do Compass Limited é 124.000 reais, ou seja, é mais barato que o Tiguan de entrada pelado com ar manual e bancos em tecido.

    2- O Compass usa o câmbio Tiptronic de 6 marchas (Aisin - o mesmo do Golf): "o câmbio mais robusto e confortável do mundo"!

    3- Pelo preço do Tiguan com pacote Elegance (que já começa a ter equipamentos aceitáveis) você leva um Compass com o pacote High Tech, com piloto automático adaptativo, farol alto automático, detector de ponto cego, Lane Assist, Park Assist, bancos elétricos, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquecemos. Os preços estão no artigo. O Compass Limited custa R$ 124.990 reais.

      Excluir
    2. O Jeep Compass apesar de ter um conjunto menos eficiente, está mais adaptado ao mercado nacional.

      Igualmente o que a VW fez com o Golf e deu muito certo, ou seja, o Compass além dos 7 mil a menos, tem um câmbio muito mais robusto que o Tiguan e motor, que apesar de ultrapassado em relação ao 1.4T do Tiguan é Flex. O conjunto de suspensão do Compass também é mais bem adaptado ao mercado nacional que o Tiguan.

      Os dois são ótimos produtos para o mercado, mas o Compass apesar de consumo maior e desempenho menor, está mais tropicalizada pra o Brasil, sendo uma opção interessante na faixa de preço que se encontra.

      Agora não resta dúvida sobre a tecnologia da VW em relação a Jeep, mas neste caso o Compass fica sim uma opção a ser levada em conta, principalmente pelos argumentos (câmbio aisin, motor flex e ótimo acerto de suspensão) citados e os 7 mil a menos.

      Excluir
    3. *Em relação a suspensão o Tiguan, apresenta-se muito bem, mas a Jeep fez um ótimo trabalho com o Compass.

      Excluir
    4. Essa Tiguan já morreu lá fora!!! A New Tiguan já existe.
      Só brasileiro pra ficar com as gambiarras da VW!!!

      Excluir
    5. NOS EUA TAMBEM MANTEM TIGUAN MODELO ANTIGO

      Excluir
  3. Tiguan realmente muito melhor!!!!
    Mais bem que poderia ser já o modelo novo que já está na Europa!!!

    ResponderExcluir
  4. A suspensão do Tiguan é multilink, ve-se claramente os dois braços inferiores da suspensão e seus links.

    Corrijam aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigimos. Mas estávamos com uma ficha técnica que apontava eixo de torção para o Tiguan 1.4 TSI. Entretanto, as imagens são claras e mostram o multilink.
      Vamos confirmar essa informação. Mas obrigado pela correção.

      Excluir
  5. Respostas
    1. O Tiguan 2.0 TSI usa o AISIN. Mas o Tiguan 1.4 adota o DSG-6.

      Excluir
  6. Eu na insignificante existência e grande ignorância queria entender porque o dsg6 e considerado mais moderno frente ao adjetivado antiquado at tradicional no compass, se só existem materias neste blog dizendo o contrário?
    Por favor alguém ne explica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O AISION 6 marchas foi lançado em 2009 e esse DSG-6 é de 2003. Então o AISIN de 6 marchas é mais moderno.
      O AISIN é um câmbio mais caro, e usado e carros mais caros. Já o DSG é uma solução mais barata.

      Excluir
    2. HAHAHAHAH Agora e! Cambio DSG e mais de 20 mil reais meu amigo

      Excluir
    3. A diferença maior dos 2 câmbios estão no dispositivo que fazem a conexão do motor com o câmbio, conversor de torque x dupla embragem, existem vantagens e desvantagens nos dois. Maior vantagem do conversor é a durabilidade e na dupla embreagem é a mudança mais rápida e conseguentemente não influenciar no desempenho e consumo.

      Excluir
  7. Tive uma Tiguan nos últimos 3 anos. Acabei de adquirir o Compass Opening Edition. O desempenho da Tiguan é muito superior nem dá para comparar e mais econômica. Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos. A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500reais. As revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.

      Erradíssimo. As revisões do Tiguan são muito mais baratas. Se comprou por isso, errou feio.

      Custo de revisões do Tiguan: http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html

      Custo de 6 revisões do Tiguan: R$ 3.540 reais
      Custo de 6 revisões do Compass: R$ 4.564 reais

      A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500 reais

      MENTIRA. R$ 3.540 reais é o custo SOMADO de todas as 6 primeiras revisões do Tiguan. Basta ver no site da VW:

      http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html

      Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos

      MENTIRA. O Compass sai a 125k, e o Tiguan a 131k. R$ 6 mil de diferença.

      Excluir
  8. Fui proprietário de uma Tiguan por 3anos. Agora adquiri um Compass Longitude Open Edition por quase 25mil a menos que a Tiguan com mesmo equipamento. As manutenções da Tiguan, fiz 85 mil km, são bem caras, algumas atingem 3500 reais, a cada 10mil km. O Compass tem os valores de revisão bem mais acessíveis sendo a cada 12mil km. Portanto custo beneficio o Compass vence.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As revisões do Compass são bem mais baratas.O Compass vence no custo benefício e no design externo.

      Erradíssimo. As revisões do Tiguan são muito mais baratas. Se comprou por isso, errou feio.

      Custo de revisões do Tiguan: http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html

      Custo de 6 revisões do Tiguan: R$ 3.540 reais
      Custo de 6 revisões do Compass: R$ 4.564 reais

      A manutenção da Tiguan é muito elevada, rodei quase 90mil km e as revisões são bem caras, chegando algumas delas à 3mil e 500 reais

      MENTIRA. R$ 3.540 reais é o custo SOMADO de todas as 6 primeiras revisões do Tiguan. Basta ver no site da VW:

      http://www.vw.com.br/pt/servicos/plano_de_manutencao.html

      Mas, o Compass está em torno de 20 a 25mil a menos que o Tiguan com os mesmos equipamentos

      MENTIRA. O Compass sai a 125k, e o Tiguan a 131k. R$ 6 mil de diferença.

      O compass é mais barato, mas tem manutenção muito mais cara, e custa muito mais caro para manter. Em 1 ano, o que vc economiza com o Tiguan de gasolina já paga a diferença de preço para o Compass.

      Tiguan é amplamente superior.

      Excluir
  9. Evidentemente o que pesa do contra para o Tiguan é o preço.
    Não que a concorrência seja lá aquelas coisas, mas o preço acaba sendo bastante restritivo.

    Quanto ao Compass, os números não mentem!
    FCA informar que esse 2.0 arcaico faria o 0-100 km/h em 10,5s é muita leviandade acreditar nisso. Esse 2.0 é velharia.
    Fizeram tanta propaganda desse 2.0 Tigershark para vir uma porcaria de número.

    Mas vai vender porque SUV está na moda e o Compass desembarca com valores bastantes atrativos, mesmo que o carro seja mais do mesmo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo colocam o 2.4 da Toro nele, esse primeiro é só o pega trouxa,pra depois lançarem o motor melhor.

      Excluir
    2. 2.4 Tigershark melhor???
      Pelo preço que virá vai logo de 2.0 TDi ...

      Excluir
  10. Pelo amor de Deus, se querem carro rápido de 0-100 km/h, comprem um hatch leve e potente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não. Pode comprar o Tiguan, que ele come esse Compass com farinha. E pode vir inclusive de diesel que vai tomar couro do mesmo jeito.
      Na VW é assim: hatch médio anda bem, SUV anda bem, compacto anda bem. E todos bebem pouco.
      Já na Jeep todos andam pouco e bebem muito,.

      Excluir
    2. concordo com o carlos a volkswagen sempre é e sempre foi referencia em eficiencia, a unica coisa que lamentamos aqui no brasil é não termos a tiguan atualizada

      Excluir
    3. Verdade, carlos e meio louco mas nisso ele tem razao. Referencia em estabildiade tambem

      Excluir
    4. Uma última coisa precisa ser dita. Carro nessa faixa de preço compra luxo. E sinceramente na minha opinião a Jeep oferece mais isso que a vw. Eu não sou burro de achar que o conjunto mecânico da tiguan é pior que o do compass, claro que não !!!
      Mas entre ter um carro escrito JEEP na frente e um com símbolo vw, o mesmo de um gol quadrado 92, eu prefiro o norte americano.
      Repito, Tiguam é mais eficiente, mas não me convenceria.

      Excluir
    5. E aqueles jeeps velhos horriveis antigos , so na sua cabeca que a Jeep he marca de luxe ,he igual a Ford,vw,toyora,honda,fiat ..marcas de Massa.

      Excluir
    6. Mas entre ter um carro escrito JEEP na frente e um com símbolo vw, o mesmo de um gol quadrado 92, eu prefiro o norte americano.

      A Jeep só tem "prestígio" na cabecinha de desinformados. Nos EUA a Jeep em particular e a Chrysler em geral sempre foi considerada marca de baixa confiabilidade.

      No ranking da JD Power sobre confiabilidade, a Jeep fica em último, junto com a Fiat e Smart, como as marcas mais não confiáveis dos EUA, e cujos carros dão muito problema.

      Nesse mesmo ranking, a VW foi a líder disparada de alta confiabilidade entre as marcas não premium.

      E a Jeep, assim como a VW, são classificadas como marcas "generalistas". A diferença é que a VW é o primeiro lugar no ranking de confiabilidade, e a Fiat/Jeep a última.

      Ou seja, o sujeito que acha que a Jeep é marca premium, é desinformado. O sujeito que acha que a Jeep é melhor que a VW, precisa se internar, pois está em outro planeta.

      Rabnking de confiabildiade 2016:

      http://www.car.blog.br/2016/07/volkswagen-melhor-marca-nao-premium.html

      Excluir
    7. Seus argumentos são bons carlota, parabéns pelos dados e fontes.
      Agora que eu preferiria pagar 130 em um jeep do que um vw eu preferiria. Pode me chamar do que quiser, mas no Brasil vw é popular Jeep não. Nos eua pode até serem do mesmo patamar, mas aqui não.
      Enfim....opiniões diferentes são assim mesmo....

      Excluir
    8. RAFAEL CAPOBIANGO, vcs, brasileiros, tem uma ideia muito errada do que eh luxo ou ao menos segurança!! da uma olhadinha neste link :https://www.youtube.com/watch?v=zaYFLb8WMGM

      Excluir
  11. A modernidade da VW está na mecânica. Na jeep, está no resto. Aí vale avaliar o que agrada cada um. Tudo (de importante) que tem na TIGUAN 1.4 (R$ 125 mil) já aparece na versão sport do Compass (102 mil), com design mais moderno interno e externo no modelo da jeep. VW é muito superior em desempenho e consumo. Mecânica alemã é infinitamente superior. Só lembrem que quem optar pelo jeep pode guardar 20 mil pra gastar em combustível, com um carro muito mais bonito por dentro e por fora, além de mais robusto. O resto é questão de opinião. Ainda tem uma versão do jeep intermediária, a Longitude, que por 113 mil entrega couro e som da beats (sobram 12 mil para gastar em gasolina na comparação com o VW!!!). Me parece que vale.

    ResponderExcluir
  12. Só mesmo num pais do terceiro mundo é que alguém pode achar que um jeep é carro de luxo ... em qualquer parte do mundo TODOS SABEM que a VW é MUITO SUPERIOR EM TUDO!
    Na Europa jeep é carro de pobre, jeep é carro que lavrador compra para levar para o campo pastar vacas!
    O Tiguan vendeu 2800000 unidades em todo o mundo, e estou a falar do antgo Tiguan, pois esse modelo ai é a versão antiga, o NOVO TIGUAN 2016 É AINDA MUITO SUPERIOR!
    Não percebo como é que em 2017 ainda se fala do antigo Tiguan no Brasil, na Europa desde Agosto de 2016 que está disponível a nova versão do Tigual que nada tem a ver com a versão anterior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem