A Nissan revelou durante o Salão do Automóvel de Hannover 2016, na Alemanha, o Navara EnGuard Concept - picape desenhada para operar como uma plataforma de resgate de vidas em alguns dos ambientes extremos.

Nissan Frontier 2017

Baseado na versão cabine dupla Tekna da picape Nissan Navara (que, no Brasil, é conhecida como Nissan Frontier) – o Navara EnGuard Concept apresenta muitos elementos de design feitos sob medida e melhoras na performance. O conceito também recebeu equipamentos adequados para o trabalho de recuperação de emergências e desastres, incluindo um drone avançado para fornecer informações sobre os perigos que as equipes de resgate podem enfrentar.

Nissan Frontier 2017

O conceito também marca a estreia mundial de um protótipo de conjunto de bateria portátil, que adota as tecnologias dos 100% elétricos LEAF e e-NV200. Quando parado, as baterias estão constantemente em modo de 'carga', utilizando a energia gerada pelo motor 2.3L 190PS diesel biturbo do veículo para garantir que estas estejam prontas para uso de emergência quando necessário. Cada uma é uma unidade de 2 kW e utiliza sete módulos de baterias Nissan EV dentro de uma carcaça de alumínio à prova de quaisquer condições climáticas.

Nissan Frontier 2017

Dois soquetes de entradas (carga) e cinco soquetes de saídas (descarga) estão integrados a cada conjunto de bateria, que apresenta extremidades rebaixadas para permitir que seja facilmente transportado. Em um ambiente de resgate, poderiam ser usados para operar um equipamento de corte ou de levantamento de carga pesada, e foram projetados especificamente para fornecer uma alternativa eficiente para um gerador a gasolina.

Nissan Frontier 2017

Com zero emissões e nenhum combustível inflamável, baterias portáteis também podem ser usadas em espaços fechados, tais como um edifício ou uma caverna. Tomadas eléctricas adicionais são integradas em cada lado da cama de carga da picape.

Nissan Frontier 2017

Ocupando o resto do espaço na cama de carga estão duas bandejas de fibra de vidro pull-out. A bandeja superior contém itens leves, como rádios bidirecionais, cordas e um machado. A bandeja inferior é mais profunda e mais estreita, armazenando itens maiores, como um tanque de oxigênio e kit de reanimação, coletes salva-vidas e auxiliares de flutuação.

Nissan Frontier 2017

Chave para o papel de resgate do carro, está um drone DJI Phantom 4 com um teto operacional de 6.000 metros. Pesando apenas 1.380 gramas, ele pode voar a velocidades de até 20 metros por segundo por cerca de 30 minutos e pode retransmitir imagens do que está em volta do carro-conceito. Estas imagens são vistas em uma tela HD disponibilizada na parede da cama de carga.

Nissan Frontier 2017

Em comparação com o padrão Nissan Navara (ou Frontier, no Brasil), a altura de passeio global do Navara EnGuard Concept foi levantada em 50mm, criando liberação de chão extra e aumentando ainda mais a atitude do veículo para "ir a qualquer lugar". Os arcos das rodas apresentam paralama sob medida, com novos degraus laterais moldados entre si.

Nissan Frontier 2017

O espaço de passageiros apresenta uma linha de teto completamente redesenhada, que é 136 milímetros maior do que na picape padrão. Ele incorpora um poderoso equipamento de iluminação 360 graus com luzes de emergência estroboscópicas azuis que equipam os quatro cantos e são visíveis de qualquer ângulo. Estrobos correspondentes estão integrados no topo de todos os quatro paralamas, além de faróis de nevoeiro dianteiros redesenhados e faroletes traseiros igualmente redesenhados.

Nissan Frontier 2017

Mecanicamente, o veículo é construído sob um chassi endurecido, que, no entanto, se encaixa com um novo sistema de suspensão ajustável com buchas de nylon para aumentar a vocação off-road.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O visual "espalhafatoso" não fugiu muito do da extinta X-Terra!

    ResponderExcluir
  2. Belo projeto. O carro de apoio para socorro nas rodovias. Show.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver com o assunto, mas achei interessante publicar pois é bastante clara a foto e a posição dos carros. Serve para refletir e para sempre procurarmos ter um carro atualizado, up to date, um carro com o maior escore possível no LNCAP.

      Vejam o link abaixo, duas gerações de automóveis separadas por 30 anos de engenharia automotiva e suas consequências. E ainda tem gente que não dá valor pro trabalho do LNCAP, inclusive na imprensa especializada considerando "marketing". Lamentável.

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2016/09/homem-morre-em-acidente-entre-dois-carros-em-muitos-capoes-7563594.html#

      Excluir
    2. Esta é uma cena real nao foi feita em Laboratório. Uma colisão entre um zero estrelas e outro 30 anos mais novo 3 estrelas. Essas sucatas que ainda rodam deveriam ser banidas da estradas e avenidas. Quando o Governo vai tomar providencias.

      Excluir
  4. Nissan arrebenta demais que empresa informidavel,parabéns Nissan.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não é a minha praia mas ficou bem mais bonita que a nova L200 com frente de Mahindra.

    ResponderExcluir
  7. Navara??!! Sério isso??? Q comédia seria isso por aqui, kkkk.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem