A conclusão do processo de impeachment da ex-presidente Dilma pelo Senado abre uma janela de otimismo na indústria automotiva brasileira.

Impeachment é ótima notícia para o mercado automotivo

É fato que, desde que a ex-presidente Dilma foi afastada, o mercado brasileiro vem mostrando recuperação. O mês de julho de 2016 já mostrou avanço sobre junho, e o fechamento de agosto deve mostrar nova evolução, que, ainda que tímida, sinaliza que a indústria já saiu do fundo do poço.

Michel Temer - Presidente da República

Os indicadores de mercado atestam a recuperação neste mês, com vendas diárias já acima de 8.000 unidades por dia, e as previsões são de que chegarão a 9.000 veículos vendidos por dia até o final do ano de 2016.

Michel Temer  - Presidente da República
Presidente da República Michel Temer, e sua esposa, Marcela Temer 
Agora, com a efetivação de Michel Temer como Presidente da República, a melhora deve ser ainda mais consistente, pois haverá uma melhoria na confiança dos investidores, sem riscos de retrocessos.

Michel Temer  - Presidente da República
Michel Temer  - Presidente da República
Dessa forma, há uma boa sinalização para 2017, pois a inflação já está em queda, o que abrirá espaço para redução dos juros básicos (SELIC). E isso tornará os financiamentos de automóveis mais baratos, permitindo que mais pessoas possam adquiri-los, criando um efeito positivo em toda a cadeia produtiva (auto-peças) e de comercialização (concessionárias e revendas).



Sendo assim, o fim do processo de impeachment, e a posse do novo governo, se configura como o marco que inicia a recuperação da indústria automotiva brasileira. "Feliz Brasil Novo” para todos!

32 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Com !up por 56 mil reais, fiesta por 71 mil reais, hb20 por 69 mil reais, vai melhorar como?
    O dólar baixou e o fit vai aumentar de preço ... Qual a justificativa?
    Cobalt por 67 mil reais.
    Enquanto houver lucro brasil, não vai ter como melhorar nada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretissima.
      E por isso vou comprando carros usados.

      Excluir
    2. Melhora nem uma vírgula. Aliás, pode melhorar para as montadoras devido ao seu imenso poder de lobby

      Excluir
    3. Isso se chama inflação. Se você corrigir os valores, vai ver que o preço dos carros hoje é menor que anos atrás.

      Excluir
    4. O problema de comprar carro usado é que vicia... rs

      Excluir
    5. O lucro vai sempre ter que existi, pois ninguém fabríca nada , pra vender sem ter lucro, agora se vc me falar sobre as taxas de juros, é impostos aí eu fico calado

      Excluir
    6. Concordo que a inflação está alta, mas o povo tá ganhando pouco, nesse cenário os padrões estão freando os salários.

      Excluir
  2. Concordo plenamente, com os preços praticados atualmente, qualquer "melhora do mercado" me parece mais com desvio padrão ou sazonalidade mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Esqueceram que época em mais se vendeu carro na história desse país foi no governo Lula. Me poupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vendeu muito, com crédito à vontade para as pessoas se enforcarem. E o resultado tá aí hoje nas vendas. Ótimo período esse do Lula e suas 80 parcelinhas com R$ 1,00 de entrada, não?

      Excluir
    2. Sim, concordamos. Mas a que preço???
      Uma política econômica direcionada para o consumismo, controle superficial das ferramentas e indicadores econômicos, programas sociais sem quaisquer respaldo financeiro sólido e ainda comete o grave equívoco de negligenciar investimento em infraestrutura, pesquisa e educação.
      Tantos programas sociais que no papel seriam uma maravilha, mas na prática não há recurso desse planeta que sustente as frágeis prerrogativas do Bolsa Família, por exemplo.
      De que adiantou vender tantos carros se os proprietários de ontem seguem endividados hoje?
      Aquele boom imobiliário segue mais frio que o Polo Norte.
      Dizia tanto que iria combater a corrupção, no entanto, seus protegidinhos seguiam nos dedos suaves.

      O resultado está aí. Ainda que demorou para aparecer o tamanho da m****.

      Essa tentativa de ressuscitar o populismo foi o maior tropeço do PT. Mas nem tudo é negativo.
      Tivemos bons frutos, isso não podemos negar.
      Mas os aspectos negativos nos mostram que é preferível negar 99 verdades que aceitar 1 única tosca e inocente mentira.

      Não pensemos que o trabalho acabou.
      O mesmo tempo que levou-se para rebaixar o país aos frangalhos será necessário para o país retomar seus passos.

      Excluir
    3. Vá com Deus, Querida!
      Já foi tarde, muito tarde!!!

      Excluir
    4. E qual seria a solução, na sua opinião Charles, para educar a indústria brasileira a agir como fazem no em outros países.
      Temos aqui carros defasados que não são aceitos em outros mercados. Carros melhores que vem para cá sem a tecnologia embarcada que possuem em outros mercados... ou seja, oferecem produtos com custos reduzidos, retirando itens de segurança e conforto, mas praticam preços iguais ou mais alto do que em outros países.
      Aqui temos Corola e Civic como carros de imagem, o que não ocorre em outros lugares. Audi fabricado com suspensão inferior às do demais países. BMW X1 antiga ainda fabricada, convivendo com o modelo vendido lá fora, só que esse, muito mais caro e a antiga nada barata.... e assim vai... São inúmeros exemplos que podem ser dados.
      Seriam os impostos? Seria a defasagem cambial? Seria o mercado que educou mal a indústria? Ou a indústria que se fecha numa espécie de cartel e aqui busca uma margem de lucro maior do que a praticada em outros lugares? Sinceramente não sei.... Mas gostaria de saber a sua opinião, pois sempre achei seus comentários sérios e coerentes.

      Excluir
  5. kkk a partir de hoje os preços vão baixar sqn...
    no máximo é aumentar o crédito para a tigrada se enforcar novamente kkk

    ResponderExcluir
  6. Comemorar por mais venda de carros, um dos mais caros do mundo?! Vou comemorar no dia que se investir na qualidade do transporte público. Ou pelo menos quando a qualidade da infraestrutura do Brasil melhorar. Mais carros na rua agora só beneficia as fabricantes e o governo. Matéria ilusória que esse processo político vão baratear a indústria automotiva, nem você acredita nisso! Perda de qualidade jornalística.

    ResponderExcluir
  7. Dolar já caiu mais de 1 real, e cade das indústrias repassarem isso? Tá sendo muito otimista em depender da queda dos juros somente, tem que cair o preço que aumentaram!!!
    Vai ser dificil acreditar nesse mercado ridiculo de carros, no brasil, preços já quase triplicando o valor real...

    ResponderExcluir
  8. Tá acontecendo algo preocupante na indústria automotiva, os preços de todos os veículos, sem exceção, estão subindo além dos salários da grande maioria. Há 3 anos anos um indivíduo que hoje continua no mesmo emprego, recebendo apenas ajustes anuais da inflação e que tinha condições de comprar um civic ou um Golf 0km pagando a vista, por ex, hoje tem condições apenas parar comprar um hb20 ou um ônix completo. Isso é fato. Muitos perderam poder de compra. Isso irá chegar em um ponto insustentável.
    Carros novos, independente do moledo serão artigos de luxo e apenas a minoria poderá adquirir.
    Existe a opção do financiamento para aquele que tinha condições de ter um carro superior manter o padrão mas isto se sustentará apenas por alguns ciclos, se os preços se manterem em ascensão será inevitável no futuro o rebaixamento do padrão dos automóveis de todos.

    ResponderExcluir
  9. Que otimismo se os preços estão aumentando absurdamente? Que postagem sem fundamento.

    ResponderExcluir
  10. No Brasil nao ha mercado livre, o Governo controla os precos de tudo aqui, nao existe concorrencia e nem producao eficiente.

    ResponderExcluir
  11. Eu não acredito em melhora, muito pelo contrário, vejo com bastante pessimismo nosso mercado, basta observar os preços dos automóveis. Um carro " interessante" custa a partir de 55 mil Reais e entrega o trivial, eu mesmo não tenho condições de pagar esse valor e acredito que essa seja a realidade de muitos brasileiros.

    Aqui em casa eu tinha planos de trocar de carro, mas coloquei na balança e vou ficar com meu carro por longos anos até não existir mais peça de reposição, pois não é só o valor do veículo que torna desestimulante a aquisição, mas também o gasto com IPVA, em São Paulo são 4% cobrados na maioria dos veículos, um carro de 50 mil paga 2 mil mais 290 de taxas, fora seguro absurdo, combustível caríssimo, manutenção caríssima.... Tudo isso para ter um carro que muita das vezes é simples, particularmente falando eu não aceito mais isso.

    Vou ser até franco, vem diminuindo meu interesse por leituras sobre veículos, é desanimador os valores, então até tenho evitado ler sobre carros que me deixa menos irritado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brilhante comentário. Bastaria que ficássemos um ano (quem já possui carro) sem trocar de carro para que o mercado mudasse. Só sobreviveriam se diminuíssem este pacote de extorsão, que envolve impostos e lucros abusivos.

      Excluir
    2. Muito bem pontuado e coerente seu comentário Diego, os preços estão absurdos, infelizmente a realidade do mercado hoje é muito triste, penso não mais em carro zero, mas um seminovo e isso depois de um bom tempo com meu carro atual. Se não tivesse comprado meu carro zero em 2014 com certeza não compraria hoje com os preços praticados.

      Excluir
  12. Na verdade, esse como o governo anterior não incentivam a industria nacional e sua aproximação com as universidades, Único modo de gerar tecnologia e dinheiro. Nota-se que as nações mais ricas do mundo fazem isso. O que se observa é que perdemos mais do que ganhamos com as industrias estrangeiras de carros por aki... E não há o que fazer, o Brasil tem que cobrar juros altos tornando os carros caros...Por fim, Se continuarmos com essa linha de juros altos e não geração de tecnologia seremos um pais pobre para sempre.

    ResponderExcluir
  13. Impeachment não é uma notícia boa ou ótima em lugar algum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ledo engano quem acredita que as coisas vão melhorar.
      Como diz o sábio ditado: "A Natureza não dá saltos!".

      Teremos, sim, uma leve melhora por consequência à definição que esse processo gerou até o momento.
      Mas teremos que trabalhar muito para retomar aos passos firmes ...

      Excluir
  14. Vem aí mais aumento de impostos para garantir o ajuste fiscal, preços dos carros mais altos... com a taxa de desemprego atual (11%) somada à inflação fica complicado... torço para a queda do dólar e dos juros, que o novo Governo atraia investimentos do exterior, como o Presidente Argentino fez visitando a VW na Alemanha para produzir a nova Amarok V6, trazendo mais recursos e gerando empregos

    ResponderExcluir
  15. O velho ditado o que colar colou os carros novos no Brasil custam um dinheirão.

    ResponderExcluir
  16. Inegavelmente o carro zero no Brasil é muito caro. Ainda que com linha de crédito do período PT houveram muitas vendas e consequente lucro.
    Agora que pobre não vai mais comprar carro o lucro será compensado com os preços exorbitantes. Vejamos um cobalt por 67.000 ou um Focus 1.6 por 80.000.
    Brincadeira! O jeito é não comprar carro zero.Se todo mundo fizesse isso aí eu queria ver. Mas fico pensando na crise. Que crise? A que tem uma fila de espera de 60 dias para entrega de um Civic.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem