Há 35 anos, em julho de 1981, as concessionárias Volkswagen no Brasil começavam a receber as primeiras unidades do Voyage. Derivado do Gol, o sedã já acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de sua história. Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.

VW Voyage 1992 Special
VW Voyage 1992 Special
Como o Gol, o Voyage foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil e, ao longo de sua história, já teve mais de 410 mil unidades exportadas para 61 países. Quinto modelo Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 14.102 unidades comercializadas no mercado nacional no acumulado do primeiro semestre de 2016.

VW Voyage 1991
VW Voyage 1981
A produção do Voyage teve início na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Desde 2008, o modelo é produzido exclusivamente na unidade de Taubaté, na mesma linha em que é fabricado também o Novo Gol.

VW Voyage 1991 - interior
VW Voyage 1981 - interior
O nome Voyage significa “viagem” em francês e foi escolhido para o carro pela conotação de qualidades como charme e beleza. O Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas, combinando uma imagem clássica com modernidade.

Pelo mundo

Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.

VW Voyage Fox 1987
VW Voyage Fox 1987
Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas.

VW Voyage Fox 1987
VW Voyage Fox 1987
Na ocasião, o Voyage exportado já contava com uma novidade para a época que era um inédito sistema de injeção de combustível.

VW Voyage Fox 1987 - interior
VW Voyage Fox 1987 - interior
Em relação às versões comercializadas no Brasil, os modelos receberam aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (longo).


Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.

Evolução

A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries especiais, a começar pelo Voyage Plus, de 1983, e o Voyage Los Angeles, caracterizado pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade americana. Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo recém-chegado Polo Classic.

VW Voyage 2009

Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal, maior espaço interno e tecnologia e conforto condizentes com os novos níveis de exigência do mercado brasileiro do século 21. Oferecido com motores TotalFlex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da transmissão automatizada I-Motion.

VW Voyage 2017 - interior

De lá para cá, ano a ano, o sedã vem se modernizando e inovando sua categoria. Seja em estilo ou em equipamentos de série. No início de 2016, o sedã recebeu na linha 2017, entre outras novidades, a evolução de design, um interior completamente novo e passou a contar com a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado, tornando-se o sedã mais conectado no mercado brasileiro.

Cronologia

1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)

VW Voyage 1981
VW Voyage 1981
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista AutoEsporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon

1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6

1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos.

VW Voyage Los Angeles 1984

O modelo era oferecido na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades).

VW Voyage Los Angeles 1984

Na parte mecânica, caracterizava-se pelo câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional

VW Voyage Los Angeles 1984
VW Voyage Los Angeles 1982
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8

1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8

1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques



1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.

1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.

1993 – Série especial Sport, com motor 1.8

VW Voyage Sport 1993

1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic

2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.

2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6

2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6

2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).


2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline


2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Voyage é um dos ícones nacionais.
    E pode se orgulhar de ser o único carro projetado no Brasil e exportado para os EUA. Isso não é pouca coisa.
    E hoje a VW exporta o Voyage para a América Latina inteira, inclusive para o México, que é um país da OCDE.
    O Voyage mesmo no mercado desde 2008 ainda é muito competitivo contra os novatos que chegaram aí 5 ou 6 anos depois.
    Então, o projeto dele mostra que é um baita carro.

    ResponderExcluir
  2. Já pude usufruir de 4 modelos: Super (84); GL 88; "argentino" 94; comfortline 2014. Bons.

    ResponderExcluir
  3. Fotos e anos do veiculo estão errados.

    ResponderExcluir
  4. O mais bonito e também o melhor de todos os Voyage foi a série especial que saiu de 1993 a 1994 ( Sport 1.8S Alcool).
    Aquele Voyage era sonho de consumo e até hoje é. Muito mais bonito até que os Voyage atuais, que são "sem Sal".
    O Voyage Sport 1.8s que saiu em 1993/1994 além de completo, tinha rodas maravilhosas e um acabamento primoroso, de encher os olhos, principalmente com aqueles belíssimos "Bancos Recaro", com tecido xadrez.

    A Volks tinha que voltar com aquela série Sport, com os "Bancos Recaro" e motor MSI 1.6 16v, ou 1.0 TSi. Seria ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Sem contar as rodas BBS que eram lindas também.

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro desse Voyage 1.8 Sport era realmente lindo.

    ResponderExcluir
  7. compramos um dos primeiros voyage da nova safra, em setembro de 2008, no mes de lançamento, num feirao de fabrica, logo no lançamento, voyage 1.6 completo, 2008/2009, R$ 39900, estamos com ele ate hj na familia com 130 mil km rodados, virou o carro pau pra toda obra, teve alguns problemas como quebrar as maquinas do vidro eletrico de ambos os lados, soltar o foco da farol e alguns problemas comuns de uso do dia a dia e desgaste natural, fora a barulheira nos paineis e portas, mas carro nessa faixa qual nao faz? mas enfim, nada de mais grave, o carro esta em otimo estado de funcionamento, bom carro pro dia a dia com certeza e deve ficar mais um tempo com a gente, mesmo pq vende-lo nao dao nd agora, entao negocio é mante-lo

    ResponderExcluir
  8. Esses 35 anos contam o tempo que ele ficou fora do mercado? VW está igual a GM com aquela contagem escrota da idade do Camaro, esquecendo o tempo que ele ficou fora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo contigo,pra mim isso ta errado,como voce citou,vai contar o periodo que ficou fora de comercialização...?

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem