A Nissan lança no Japão a nova geração da minivan Serena, que às concessionárias japonesas em agosto, trazendo a tecnologia de direção autônoma ProPILOT.

Nissan Serena com condução autônoma chega ao Japão

ProPILOT

O sistema ProPILOT é uma tecnologia de direção autônoma para o uso em rodovias de faixa única. Trata-se de um sistema que conduz, acelera e freia o carro de modo automático, facilitando o trabalho exercido pelo motorista em rodovias de tráfego pesado e longos trajetos.

Nissan Serena com condução autônoma chega ao Japão

Empregando tecnologia de processamento de imagem, o sistema ProPILOT DO carro entende o trânsito e as situações da via e controla a condução do veículo, permitindo que a performance seja natural. O vídeo a seguir mostra o funcionamento.



A tecnologia ProPILOT é operada por meio de um interruptor no volante, o qual permite ao motorista ativar e desativar o sistema. A interface para direção do ProPILOT inclui um display pessoal que mostra o status das operações.

Configurações do Sistema

O acelerador, freio e condução do veículo são controlados baseados em informações obtidas por uma monocâmera, equipada com um software de processamento de imagem.

Nissan Serena com condução autônoma chega ao Japão

A câmera ProPILOT pode reconhecer tridimensionalmente a distância entre veículos próximos e a marcação de faixas na pista.

Funções

Uma vez ativado, o ProPILOT automaticamente controla a distância entre o veículo e o veículo que está a sua frente, usando uma velocidade pré-definida pelo motorista (na faixa de 30km/h a 100 km/h). O sistema também mantém o carro no meio da pista ao ler as marcações das faixas e controlar a direção, até mesmo em curvas.

E se o carro da frente parar?

O Sistema ProPILOT automaticamente ativa os freios para levar o veículo a uma parada completa. Depois de alcançar a parada total, o veículo permanece no lugar, mesmo que o pé do motorista não esteja no pedal de freio. Uma vez pronto para voltar a dirigir, o ProPILOT é ativado quando o motorista aciona o interruptor novamente ou pressiona levemente o acelerador.

Nissan Serena com condução autônoma chega ao Japão

A Nissan está desenvolvendo intensos estudos a respeito de condições de direção em várias regiões, para que o ProPILOT se encaixe nas diversas condições dos mercados em que será lançado. O sistema ProPILOT que equipa o Serena no Japão foi desenvolvido em busca de uma tecnologia fácil de ser utilizada para condições de direção aplicadas a estradas japonesas.


O ProPILOT será introduzido em outros veículos, incluindo o Qashqai na Europa em 2017. Também existem planos de introdução desta tecnologia nos mercados norte-americano e chinês. Uma tecnologia de direção autônoma em múltiplas faixas permitirá mudanças de faixa automaticamente, e está programada para ser introduzida em 2018, enquanto a direção autônoma em vias urbanas e em cruzamentos está planejada para lançamento em 2020.

Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem