Uma pessoa - Moisés C. - nos fez dois questionamentos: i. "O Up! modelo 2017 já foi lançado? Alguma previsão de alguma alteração mecânica, sistema de áudio, segurança que esteja prevista para o modelo TSI?" ii. "Comparando o UP! TSI e o Etios Hatch, qual dos dois acomoda melhor os passageiros do banco de trás? Tenho duas filhas, 8 e 3 anos, raramente pego a estrada e gosto muito da ideia de ter um carro econômico com desempenho de esportivo, mas a diferença de espaço no banco traseiro é muito grande?"

Volkswagen Up! TSI x Toyota Etios Automático

Começando sobre o comparativo entre Up! TSI e Toyota Etios Hatch, o quadro abaixo traz um resumo de dados de desempenho, consumo e dimensões.



Hyundai HB20 TurboVolkswagen Up! TSIEtios Automático
PreçoR$ 47.445,00R$ 47.190,00R$ 47.490
Motor1.0 Turbo1.0 Turbo1.3 aspirado
Potência (cv) (Etanol/Gasolina)105 / 98105 / 10198/88
Torque (Kgfm - Etanol)15 / 13,116,8 / 16,813 / 12,1
Consumo (INMETRO)
Consumo etanol - cidade8,29,68,2
Consumo etanol - estrada10,111,19,2
Consumo gasolina - cidade11,613,811,8
Consumo gasolina - estrada14,316,113,3
Dados de desempenho - Fabricantes (gasolina)
Aceleração de 0 a 100 Km/h (G) [s]12,19,512,3
Velocidade máxima170184178
Dimensões - Capacidades
Porta-malas300285270
Comprimento3,933,643,77
Distância entre-eixos2,52,422,46

Espaço interno

Como fica claro nos dados acima, o Etios tem 4 cm a mais de distância entre-eixos e 12 cm a mais de comprimento. Mesmo levando-se em consideração que o Up! amplia o espaço para passageiros adotando um capô de motor muito pequeno, na parte traseira o Etios oferece mais espaço.

Toyota Etios Automático - espaço traseiro
Toyota Etios Automático - espaço traseiro
De qualquer forma, tendo em vista crianças de 8 e 3 anos, o espaço traseiro do Up! atenderia bem, sem problemas. É bom lembrar que ambos os modelos contam com ISOFIX, algo importante para a criança de três anos.

Up! 2017

Em relação ao Up! modelo 2017, o modelo nacional já está nas concessionárias (veja aqui), com poucas alterações, como a introdução da roda de 14 polegadas para o modelo take de acesso.



Entretanto, para 2017, provavelmente como modelo 2018, a revista Quatro Rodas apontou que Up! nacional sofrerá algumas alterações estéticas e de interior, que devem sequir os aperfeiçoamentos no modelo europeu (veja aqui).

Uso predominantemente urbano

Tendo em vista que essa pessoa disse que o uso do carro será predominantemente urbano, já que ele "raramente" pega estrada, é preciso considerar a comodidade e o conforto que transmissão automática oferece nesse tipo de uso, e aí entendemos que o Etios Hatch 1.3 Automático seria uma opção a ser analisada com carinho.

Toyota Etios Automático - interior
Toyota Etios Automático - interior
É certo que em termos de desempenho e consumo o Up! TSI tem grandes vantagens, mas para uso em cidade essa vantagem fica neutralizada, já que não se tem onde explorar suas capacidades dinâmicas.

Toyota Etios Automático - painel
Sendo assim, consideramos que o Etios Hatch 1.3 Automático, no mesmo preço do Up! TSI Move, com praticamente o mesmo nível de equipamentos e de segurança, é uma opção mais interessante, e seria a nossa escolha.

Conclusão

Up! TSI e Etios Hatch 1.3 Automático são carros com praticamente o mesmo preço, mas com qualidades diferenciadas. O Up! TSI se destaca pelo desempenho e consumo, enquanto o Etios Hatch 1.3 Automático conta com conforto muito superior, manutenção mais barata e maior espaço interno.

Toyota Etios Automático

Entretanto, a transmissão automática epicíclica com conversor de torque do Etios se torna um atrativo enorme para o modelo da Toyota, pois o ganho de conforto que esse tipo de câmbio traz, sobretudo em uso urbano, é muito grande, e, assim, ele seria nossa opção.

31 Comentários

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  1. Comparem esse Etios aí com o Up! i-motion.

    ps - acho que houve troca de números nos dados sobre as dimensões dos modelos na tabela.

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    1. Diogo, quem fez a pergunta não foi uma mulher.
      Sobre desempenho esportivo, isso é subjetivo: 0-100 é uma medida objetiva e serve para orientar o comprador.

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    2. Pelo tipo de relato tive a impressão de ser uma mulher, mas isso é irrelevante.
      Sobre 0-100, só serve pra orientar comprador que quer arrancar em sinaleira. Qualquer pessoa que entende o mínimo de carro na vida real sabe que em termos de desempenho o principal a ser analisado são os números de retomada. Esses números sim fazem muita diferença por exemplo em uma ultrapassagem segura em estrada, uma reaceleracao em um aclive, etc.
      Mas como a maioria dos "entusiastas" de blog acham que desempenho se mede em 0-100 então oriente compradores assim.

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  2. "Carro econômico com desempenho de esportivo" realmente etios 1.3 automatico é a melhor opção! Misericórdia

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    1. Pois é, uma mulher com dois filhos pequenos, quer desempenho de esportivo mas raramente pega estrada? Tá meio sem nexo essa história.
      Mas concordo que o Etios atenderá melhor nesse contexto, mas pra necessidade dela até o Up MPI seria interessante, pois tem isofix, o porta malas apesar de pequeno tem um compartimento pra acomodar volumes pequenos e o desempenho pra usar dentro da cidade é bom.

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    2. Acredito quando se é dito que espera um desempenho esportivo a pessoa procura que seu carro não engasgue ao sair dos semáforos, não sofra nas subidas ou ainda que não tenha que escolher entre um desempenho satisfatório ou o ar condicionado ligado. Coisas típicas de 1.0 comum.

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    3. Nisso concordo Cristiano. Na cidade carro 1.0 aspirado e ar condicionado não combinam, chega a dar raiva ter que desligar o ar pra pegar qquer subida. Hj em dia esses novos 3 cilindros até são um pouco mas mesmo assim tem que ter muita paciência pra usar.
      Mas de qquer forma pelo relato no texto, a diferença entre querer desempenho esportivo e desempenho decente é enorme.

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    4. É Diogo, desempenho esportivo não deveria ser colocado ali no texto, o UP até tem, mas não é o caso da pessoa que quer levar suas filhas no banco traseiro.

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  3. O Etios modelo 2017 também tem isofix.

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  4. Para mim o Etios seria a minha opção por ter cambio automático de verdade e ser bem econômico, mas qdo falo q quero comprá-lo para um amigo ela fala: NÃAAAAOOOOO FAZ ISSSO. Esse carro é muito feio e feito com peças da década de 80!!! Kkkkk.

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  5. Eu pensava assim do etios, mas depois q testei o automático, mudei minha impressão. Além disso o seguro dele e as revisões são baratas tbm. Meu irmão fechou o sedã 1.5 por 51k

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Sedan x, tava 53.5k daí vc tem q falar q vai comprar em outra concessionária toyota, daí a mulher foi dando desconto e é bom ir no fim do mês, pq os vendedores tem q bater as metas!

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    2. No site da toyota o sedan X automático tá por R$51.995 com pintura sólida e R$52.555 com pintura metálica. Na atual crise, vendendo pouco da pra apertar. A sacanagem é que a concessionária dá o preço acima da tabela pra ver se cola e depois se o cara negocia eles dão um "descontão" e te vendem praticamente pela tabela

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  7. Estou quase pegando um etios sedan AT Xs. Já fiz um rápido teste drive e gostei. Vou voltar para uma segunda análise. O que me segura ainda é o versa CVT mês que vem.

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    1. São duas ótimas opções. Em espaço interno, porta malas, manutenção e custo benefício são as melhores opções.
      Mas convenhamos, tu gosta de carro feio hein?

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    2. kkkk, sem falar que tenho um Sentra antigo.

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    3. Uma coisa eu aprendi, beleza na hora e do problema não resolve em nada.

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    4. Com certeza beleza não resolve nada. Nem feiúra. Kkkkk
      Mas falando sério, foi o que disse antes, são bons carros de manutenção barata, econômicos mas muito feios, o que pra muitos não importa, o que importa é o que o carro te oferece pelo valor pago e não o que os outros acham.
      As vezes carro discreto é até melhor.

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  8. Tenho as mesmas dúvidas, filhas na mesma idade, só que viajo muito, e sem a família, quando a família vai junto tenho um sedan para acomodar as tralhas todas. Estou quase comprando um up tsi.

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  9. Vejam qual é o carro PERFEITO: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/05/etios-13-automatico-perfeito/

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  10. Mecânicamente o UP TSI é melhor. No quesito espaço interno o Etios é melhor. E em questão de designer, aí, gosto e cú cada um tem um.

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  11. Caramba, nem acredito que o car.blog.vw.br foi imparcial!!!
    Na verdade, Moisés, a escolha depende de onde vc mora, se for cidade com muito trânsito vá de Etios automático, caso contrário vá de up!.
    O Etios é mais confortável e com maior espaço interno. O up! mesmo sendo mais esportivo é mais econômico. Os dois são feios.

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  12. Esse painel do Etios no meio é muito estranho. Tipo citroen. Se fosse a esquerda acho que ganhava até alguns compradores.

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  13. Moisés, você tem de analisar como é o comportamento do seu dia. Você pega trânsito pesado? Mora em capital?
    Vou dar um exemplo: Tenho um Fiesta MK5, anos 2000. As dimensões dele são próximas aos carros do comparativo:
    - 3,82 de comprimento
    - 2,44 de entre eixos
    - 250 l de porta malas
    - 1,63 de largura

    Tenho 1,65m de altura. No banco traseiro, consiguia no máximo colocar uma criança de 1,20 m, com relativo conforto. Atualmente, essas "crianças" tem 1,82 e 1,74 e uso outro carro quando os levo. Já andei no Up MPI e no Cross Up TSI e digo que mesmo tendo entreeixos menor (2cm) consegue me levar tranquilamente no banco de trás. Acredito eu que até 1,75 m consiga levar facilmente no banco traseiro.

    Essa seria minha escolha. Depois de esticar a 2ª até 90 km/h principalmente hahaha.
    Fora que o Up tem 5 estrelas e uma boa construção. Hoje, se fosse pra comprar um carro 0km, optaria pelo Move Up TSI sem problemas.
    Abraço!

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  14. Fiz o teste drive nos dois veiculos e acabei optando pelo CROSS UP TSI, mais econômico, 5 estrelas, seguro ficou mais barato e acho mais bonito. O UP não é automático mais o câmbio é muito bom, você não precisa ficar trocando de marcha por elas serem alongadas.

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  15. Fiz o teste drive nos dois veiculos e acabei optando pelo CROSS UP TSI, mais econômico, 5 estrelas, seguro ficou mais barato e acho mais bonito. O UP não é automático mais o câmbio é muito bom, você não precisa ficar trocando de marcha por elas serem alongadas.

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  16. O Etios automático não é câmbio CVT? O mesmo 4 marchas do Corolla anterior?

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  17. O Up TSi automático seria um carro tão perfeito que a única razõa para a VW não lançar seria canibalizar com a própria linha.

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