A Fiat Chrysler do Brasil lança no mercado brasileiro o sucessor do Uno Vivace, o Mobi, modelo sub-compacto criado com base na plataforma encurtada do Uno, e compartilhando com este o conjunto mecânico (suspensão, motor, direção e transmissão). Neste ose artigo relacionamos as desvantagens técnicas do Mobi frente ao Up! para avaliar se seu preço menor as compensa.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Os preços do Fiat Mobi, cujos detalhes nós mostramos no vídeo abaixo, ainda não foram divulgados oficialmente, mas os dados de consumo sim, o que nos permite calcular os custos de gasto com gasolina e etanol com o modelo ao longo de um ano, três anos, e compará-los com os dados do Up!, seu principal concorrente.



O Fiat Mobi adota um conjunto mecânico ultrapassado, formado pelo antiquado motor quatro cilindros Fire 1.0 8V, que apresenta potência e torque inferiores aos motores de três cilindros modernos, como o do Up!.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O motor do Mobi oferta 73/75 cv (G/E) de potência e torque máximo de 9.5/9,9 Kgfm (G/E), enquanto o motor do Up! chega a 75 cv/82 cv (G/E) e torque máximo de 9,7/10,4 (G/E).

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Além disso, o Mobi é menor que o Up!, com comprimento total de 3,54 metros, mas mesmo assim pesa a mesma coisa que o modelo da VW: entre 906 kg e 960 kg do Mobi, contra entre 910 Kg e 960 Kg do up!.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Associe-se a isso o fato de o Mobi adotar direção com assistência hidráulica, um recurso que rouba potência do motor (diminuindo desempenho e aumentando o consumo), enquanto o Up! usa direção elétrica (que, além de mais leve, não usa potência do motor).

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O resultado é que o Mobi terá um desempenho pior que o do Up!, pois seu motor é mais fraco e sua direção rouba potência do motor, e ainda é mais gastão. Como mostramos em artigo anterior (veja aqui), o Mobi bebe 13,4% mais gasolina que o Up! MPI em cidade, e 9,8% mais em estrada.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Em termos dimensionais, o Mobi é 6 cm menor que o Up!, porém tem um compartimento de motor maior, o que rouba espaço útil dos passageiros, e o resultado é que o Mobi tem menos espaço interno e um porta-malas muito pequeno, de cerca de 200 litros, contra os 285 litros do Up!.

Volkswagen Up! - interior - painel

Ou seja, todas as desvantagens do Fiat Mobi frente ao Volkswagen Up! sugerem que a Fiat terá que estabelecer preços para o Mobi significativamente inferiores ao do Up!, procurando oferecer uma melhor relação custo x benefício. Ocorre que o menor preço do Mobi terá que compensar também o custo adicional de combustível, já que o Mobi, por ser mais gastão, faz com que seu dono gaste mais para rodar com ele que os donos de Up!.

Fiat Mobi - painel - interior
Fiat Mobi - painel - interior
A tabela abaixo mostra os custos de combustível incorridos pelo Mobi e pelo Up! ao longo de um período de 3 anos, em um cenário de rodagem de 15.000 km/ano e 30.000 km/ano.

Modelo
Consumo Etanol [km/l]Consumo Gasolina [km/l]Gasto com combustível para rodar
CidadeEstradaMédia (55% cidade / 45% estrada)CidadeEstradaMédia15.000 km/ano - Etanol30.000 Km/ano - Etanol15.000 km/ano - Gasolina30.000 Km/ano - Etanol
Fiat Mobi8,409,208,7611,9013,3012,53R$ 4.883,56R$ 9.767,12R$ 4.461,69R$ 8.923,38
VW Up! MPI9,2010,209,6513,5014,6014,00R$ 4.433,16R$ 8.866,32R$ 3.994,64R$ 7.989,28
VW Up! TSI9,6011,1010,2813,8016,1014,84R$ 4.163,50R$ 8.327,01R$ 3.768,45R$ 7.536,91
Custo adicional anual do Mobi frente ao Up! mpiR$ 450,40R$ 900,80R$ 467,05R$ 934,10
Custo adicional anual do Mobi frente ao Up! TSIR$ 720,06R$ 1.440,12R$ 693,24R$ 1.386,48
Custo adicional (3 anos) Mobi x Up! MPIR$ 1.351,20R$ 2.702,41R$ 1.401,15R$ 2.802,31
Custo adicional (3 anos) Mobi x Up! TSIR$ 2.160,17R$ 4.320,35R$ 2.079,72R$ 4.159,43

Os dados acima mostram que, ao longo de três anos, o dono de um Mobi gastará R$ 1.400 reais a mais de gasolina que o de um Up!, caso rode 15.000 Km/ano. No caso de rodar 30.000 Km/ano, o dono do Fiat Mobi incorrerá numa despesa adicional de R$ 2.800 reais ao longo de três anos.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Tendo em vista que o percurso médio do consumidor brasileiro é de 15.000 km/ano, então consideramos que o custo adicional de R$ 1.400 reais ao longo de três anos é o resultado mais correto.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Dessa forma, o Fiat Mobi sendo em média R$ 1.400 reais mais barato que o Up! MPI, já compensará o custo adicional de combustível incorrido pelo proprietário em um período de três anos.

Tabela de preços e itens de série

Fiat Mobi Easy – R$ 31.900, trazendo banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, ESS (alerta de frenagem de emergência), rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Opcionais: ar quente e o pacote Functional, que tem vidros dianteiros elétricos e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Fiat Mobi Easy On – R$ 35.800, com todos os itens do Mobi Easy e acrescenta ar-condicionado, direção hidráulica, volante com regulagem de altura, rodas de 14 polegadas. Sem opcionais.

Fiat Mobi Like – R$ 37.900, com todos os itens do Easy On e acrescenta vidros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box.
Opcionais: sistema de som, Fiat Live On, alarme e comandos no volante.

Fiat Mobi Like On – R$ 42.300, todos os itens do Like e acrescenta rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Sem opcionais.

Fiat Mobi Way – R$ 39.300, todos os itens do Like e soma barras longitudinais de teto, para-choques diferenciados, rodas aro de 14 polegadas, molduras nas caixas das rodas e suspensão elevada. Opcionais: sistemas de som, rádio B7 e o Live On, alarme e comandos no volante.

Fiat Mobi Way On – R$ 43.800, todos os itens da versão Like On, adicionando ainda rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho exclusivo, console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

Conclusão

Assim, respondendo a pergunta formulada no título da matéria: o preço menor do Fiat Mobi compensa suas desvantagens sobre o Volkswagen Up!? A resposta é: depende.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

O Mobi é menor que o Up! por fora, tem menos espaço interno, menor porta-malas, e adota uma mecânica antiquada quando comparado ao Up!, resultando em um consumo maior e menor desempenho. Para compensar apenas o custo adicional de combustível, o Mobi terá que ser, em média, R$ 1.400 reais mais barato que o Up!.

Fiat Mobi x Volkswagen Up!

Entretanto, as desvantagens do Mobi frente ao Up! vão alem do consumo maior: ele tem menor desempenho, menos espaço interno, mecânica antiquada, menor porta-malas, e provavelmente um nível de segurança menor, de modo que uma análise correta do custo x benefício comparado dos dois carros só poderá ser feita com os preços oficiais do Mobi.

34 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fico pensando se esse MOBI sofrer uma colisão a 60 km/h vai sobrar pedaços para todos os lados ,quem pensa um pouquinho vai de UP que pelo menos tem mais segurança porque ja foi comprovado, enfim vamos esperar os TESTES de segurança que as vezes posso queimar minha língua a respeito do MOBI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai vc esta certo e quase ninguem pensa nisso tem duvidas va no youtube e veja as cacetadas com o UNO. é impressionante

      Excluir
  2. Eu nunca trocaria meu HIGH UP! por este Fiat Mobi. Isso é um retrocesso em vários sentidos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente o up tem um conjunto mecânico e contrutivo muito melhor que o mobi.

    ResponderExcluir
  4. acho que a disputa só pode ser levada a sério quando vier o 3 cilindros da fiat

    ResponderExcluir
  5. Não vejo o Mobi como rival do Up, além do tamanho. O Up tem na qualidade de construção uma referência no segmento. O Mobi é um carro feito para mercados emergentes, onde o diferencial é o preço é custo de manutenção e só. O Up é praticamente igual ao europeu, mercado exigente.
    O maior problema do Up não alavancar nas vendas é esse, o carro projetado na Europa, não é bem aceito no mercado nacional por ser um subcompacto pequeno, simples e caro, comparado com compactos que são maiores e que aparentam valer mais o investimento.
    Comparar o Mobi com o Renault Kwid OK, mas com o Up não dá.

    ResponderExcluir
  6. Equipados com os mesmos acessórios, se a diferença de preço for menor que 5k, prefiro ir de up.

    ResponderExcluir
  7. Incomparável o titulo da matéria. O Up é o subcompacto mais virtuoso do mercado,objeto descomplicado fruto do refino germânico. Quanto ao Mobi certamente vendera muito mas muito mesmo! A questão é simples.
    A VW prioriza lucros e tem uma percepção de vendas que seus produtos são superiores e de melhor acabamento e construção, mas a Fiat é imbatível no fechamento do negocio. Assim resumindo. Eu tinha um Uno franciscano 2009/2010. Queria trocar por um Up take. O uno foi avaliado em R$ 10 mil na época, quanto a Fiat avaliou em R$ 16 mil. Com direito a tapete, mp3 entre outros. O fator bolso pesou muito. Fechei negocio para adquirir um novo uno. Tenho grande admiração pelo UP. Mas as políticas de preço praticada pela VW certamente vai neutralizar as vendas. Recordo de um artigo publicado no Carblog: http://www.car.blog.br/2015/12/volkswagen-planeja-aposentar-o-slogan.html salientando que a VW vai mudar adotando uma nova postura... O mercado vai dizer, não existe mais fidelização de marcas... Mas que o UP é imbatível isso não resta a menor duvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo:
      Comparar o take versão mais franciscana do UP com o top do Mobi ainda sim é covardia... Não menciono o motor... ai e tiro de misericórdia.

      Excluir
  8. O cliente tem sempre razão, só o tempo dirá qual é a razão, não vai ser opinião de pseudo entendidos de blog, entre eles os famos fakes que definirá a verdade ... Em 6 meses saberemos se UP ou Mobi ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que o Mobi venda mais e eu acredito que sim, não quer dizer que seja melhor. Na verdade vai refletir a falta de conhecimento da maioria dos compradores e aquele velho papo de que qualquer mecânico da esquina conserta e por aí vai.

      Excluir
    2. Sim, falta de conhecimento, mas não dos compradores (cada um sabe o que é melhor para si ....) e sim da VW, não é dificil fazer um produto com caracteristicas que consumidores esperam, paga-se milhoes em pesquisas para saber as preferencias dos potenciais compradores para depois fazer um produto que vai contra isso.

      Excluir
  9. Esse Mobi só tem preço, em compensação a mecânica é ultrapassada (só é melhor que o Fiat 147), por dentro é apertado, é beberrão para um carro 1.0, sem contar é que é feio, o acabamento é ridículo e numa colisão irá matar todo mundo dentro do carro, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  10. Esse Mobi só tem preço, em compensação a mecânica é ultrapassada (só é melhor que o Fiat 147), por dentro é apertado, é beberrão para um carro 1.0, sem contar é que é feio, o acabamento é ridículo e numa colisão irá matar todo mundo dentro do carro, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Em termos técnicos não tem comparação. O Up dá uma vela surra. Não sei porque, mas acho que esta praguinha do Mobi vai vender muito. Achei com cara de brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. O UP começa em 32,5 e a versão decente mais barata sai por 42,6 mil. O Mobi pode começar em 28 e corre o "risco" da Fiat disponibilizar uma versão "completa" entre 36 e 37... Para essa faixa de valores, 6 mil a menos faz diferença... Some ao bolso maior apelo visual, fator novidade e ações marketing, o Mobi pode até disputar a liderança...

    Não torço nem pra um, nem para o outro... Pra mim, os 2 projetos têm falhas graves e, até o momento, é por isso que as vendas do UP não sobem... No entanto, é grande a chance do Mobi vender bem, o que, pra mim, tecnicamente, também não é merecido... Mas o bolso não é meu e cada um compra o que quer - e tem direito pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a falha grave do up! é o preço a ser cobrado. fora que o lucro quando vende um up! equivalerá no mínimo a 2 Mobis da fiat...

      Excluir
  13. bom, se o up completo tá 41k, o mobi completo teria que vir por 39k + muita propaganda até o talo. Ou a fiat assumiria o fracasso e já poderia vender ele por 35k completão e com pouca propaganda que vai vender muito do mesmo jeito.
    Carro ruim foi feito pra ser comprado sem pensar.

    ResponderExcluir
  14. Caramba.. Não vou nem parar pra olhar esse carro na Fiat. É capaz de um vendedor me convencer de levar uma carroça dessas. É cada lavagem cerebral que eles fazem!

    ResponderExcluir
  15. Só de saber que o Mobi é basicamente um uno um pouco menos, nem precisa mais de comparação. O UP é melhor. O Mobi pode vender bem pelo preço cobrado. Mas é um carro bem inferior ao UP.

    ResponderExcluir
  16. Não podemos esquecer que a compra de um carro (principalmente nas classes emergentes) é motivada por outros detalhes como estética, espaço, conforto e simpatia pela marca. A compra de um carro não é uma conta de + e - como colocada pela matéria, caso contrário, todos compraríamos um UP TSI que é o melhor compacto disponível atualmente.

    Fico imaginando o cidadão leigo com 35K não mão, que sempre ouviu falar que a mecânica da FIAT é robusta, barata e de fácil manutenção, tendo a oportunidade de pela primeira vez comprar um carro 0Km. Acredito que seja nesse público que a FIAT esteja mirando, motivo pelo qual ela deu uma "empirequetada" na frente, colocou telinha entre outros mimos que o UP não tem. Mesmo ao preço de comprar um trem de força obsoleto, acho que o Mobi será melhor aceito pelo mercado.

    ResponderExcluir
  17. acho que o principal ponto para alguem pensar em comprar esse carro sera somente apos sair teste de colisão, que duvido que ele ganhe do Up, a verdade que esse carrinho ai perde feio pro up em tudo, mas vao ganhar clientes com volante com comandos e multimidia no painel, pq de resto perde em tudo inclusive no cash test que estou bem curioso para ver quando sair e ver quantas estrele vai ganhar, se vender no mesmo preço do Up vai vender só pros fanaticos fieteiros

    ResponderExcluir
  18. Acho que sou um dos poucos que achei esse Mobi bonito, mas com mesma plataforma do uno, mesmo motor, e praticamente o mesmo painel é triste. Pelo menos vão finalmente acabar com esse Palio Fire, esse ai sim é bem defasado em design, tudo bem que estão mantendo todo o resto dele, mas já é um começo com o design, espero que o resto venha logo. Outro ponto da aparência é se parecer muito com outros carros de entrada não só up, mas tipo QQ, e até o j2(que já esta bem caro até)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei não se vão tirar o Palio Fire de linha. Ele vende mais de 50% da linha Palio, e pra empresas que usam o carro em frota é a melhor opção, depois que saiu o Celta e o Gol G4 é o único que restou pro "pau".
      Tô achando que só vão tirar o Uno Vivace de linha.

      Excluir
    2. Na verdade quem vai dizer isso é o consumidor, quando não compra. A fiat vai deixa por conta dele.

      Excluir
    3. É justamente o que eu disse, o mercado já diz, o Palio Fire vende bem. Na empresa que eu trabalho à frota é renovada de 2 em 2 anos. Trocaram esse ano o Uno Mille por Palio Fire. Trata-se de em torno de 150 carros.

      Excluir
  19. impressao minha ou o parachoque traseiro desse mobi é igual ao do fox????

    ResponderExcluir
  20. Achei o carro bonito e esteticamente moderno.Pequeno e ótimo para estacionar e talvez em ruas planas e um transito pesado será um otima escolha já que carro parado não importa se é 1.0 ou 2.0,tá gastando do mesmo jeito.Não se pode comparar com UP pois esse é um carro para durar muitos anos por ser um projeto europeu,já o Mobi é moda,assim como foi o vivace,já que foi um lançamento de 2010 e já está sendo substituida e alem disso sofreu 3 restilização ou seja,carro modinha,os jovens gostam mas quem pensa no carro como patrimonio,não dá nem pra cogitar ter o Mobi como opção.

    ResponderExcluir
  21. Achei o carro bonito e esteticamente moderno.Pequeno e ótimo para estacionar e talvez em ruas planas e um transito pesado será um otima escolha já que carro parado não importa se é 1.0 ou 2.0,tá gastando do mesmo jeito.Não se pode comparar com UP pois esse é um carro para durar muitos anos por ser um projeto europeu,já o Mobi é moda,assim como foi o vivace,já que foi um lançamento de 2010 e já está sendo substituida e alem disso sofreu 3 restilização ou seja,carro modinha,os jovens gostam mas quem pensa no carro como patrimonio,não dá nem pra cogitar ter o Mobi como opção.

    ResponderExcluir
  22. Se o Renault Kwid fizer aqui no Brasil o mesmo sucesso que está fazendo na Índia o Mobile tá perdido. A procura pelo Kwid lá está tão grande que a Renault teve que aumentar a produção às pressas e mesmo assim, a espera é de seis meses. O Kwid pelo menos tem motor moderno e é super econômico(25km/L).

    ResponderExcluir
  23. Hj eu concordo, o mobi é mancada, mas como a fiat já tá com um motor 1.0 3 cilindros na cara do gol (e não foi um trocadilho kkk), mais pra frente pode ser bem aceito.

    Mas o meu problema com ele não é mecânico, o mobi vai servir exatamente a aquelas pessoas que querem apenas ir de A até B sem tomar chuva, e pra isso, o motor só tem que andar e o carro tem que ser barato, o meu problema com ele é a aparência...o carrinho feio!

    ResponderExcluir
  24. Quanta ignorância... O carro nao foi lançado ainda.. putzzz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem