O segmento de carros sub-compactos em âmbito global absorveu nos primeiros onze meses de 2015 um total de 3.6 milhões de veículos, queda de 6,5% sobre o mesmo período de 2014. Nesse cenário de queda, quem cai menos acaba se sobressaindo, como é o caso da família Up! da Volkswagen.

Volkswagen Up! 2016 - carro sub-compacto mais vendido do mundo
Volkswagen Up! - carro sub-compacto mais vendido do mundo
A família Up!, formada pelo Volkswagen Up! e seus derivados da Seat (Mii) e Skoda (Citigo), registrou vendas de 225.888 unidades nos primeiros 11 meses de 2015 (queda de 7,42% sobre 2014), assumindo a liderança global do segmento, que em 2014 foi do Chevrolet Spark.


A segunda família de sub-compactos mais vendida no mundo foi o Kia Picanto/Morning, que, no mesmo período, vendeu 202.659 unidades - queda de 8.22%.


O Chevrolet Spark, que foi o líder de 2014, apresentou uma expressiva queda de 28,6%, para um total de 174.627 unidades, ficando com a terceira colocação global.


O Ford Ka, que passou novamente a ser vendido da América do Sul, teve um expressivo aumento de vendas de 85%, para um total de 161.370 unidades em 2015.


Fecha o top 5 global o Fiat Panda, modelo sub-compacto mais vendido na Europa, com 159.532 unidades - avanço de 11,1% sobre igual período de 2014.

Ranking de 40 carros sub-compactos mais vendidos do mundo - 2015

RankModeloJan-Nov (2015)Jan-Nov (2014)Δ [2015 / 2014]
1VW Up! (Seat Mii / Skoda Citigo)225.888243.985-7,42%
2Kia Picanto/Morning202.659220.811-8,22%
3Chevrolet Spark174.627244.590-28,60%
4Ford KA161.37087.26584,92%
5Fiat Panda159.532143.59611,10%
6Hyundai i10158.943168.339-5,58%
7Maruti Wagon R155.754146.9316,00%
8Suzuki Alto148.775192.994-22,91%
9Daihatsu Tanto144.380217.380-33,58%
10Nissan Dayz141.918158.672-10,56%
11Hyundai i10 Grand139.19493.55648,78%
12Daihatsu Move113.929121.664-6,36%
13Suzuki Wagon R107.939158.624-31,95%
14Renault Twingo87.87276.66514,62%
15Daihatsu Mira86.900127.465-31,82%
16Perodua Axia85.14726.356223,06%
17Fiat Uno79.885119.353-33,07%
18Toyota Aygo76.41762.51622,24%
19Smart Fortwo75.70474.4981,62%
20Maruti Celerio74.94262.76519,40%
21Suzuki Spacia74.470109.803-32,18%
22Volkswagen Fox/CrossFox73.77991.908-19,73%
23Hyundai Eon72.06084.406-14,63%
24Peugeot 10867.81925.977161,07%
25Haval H162.8416.066935,95%
26Citroen C158.40149.06419,03%
27Opel Adam52.43849.4316,08%
28Perodua Myvi50.71375.619-32,94%
29Toyota Agya50.45662.283-18,99%
30ChangAn Benben43.53248.660-10,54%
31Mitsubishi eK42.75854.243-21,17%
32Suzuki Beidouxing41.03854.668-24,93%
33Suzuki Mehran32.61926.41223,50%
34Daihatsu Ayla32.12238.461-16,48%
35Suzuki Celerio28.6916.875317,32%
36Chery QQ26.22360.531-56,68%
37FAW Xiali N3/N5/N723.68550.506-53,10%
38Chevrolet Matiz23.33919.02522,68%
39Honda N-One21.49232.827-34,53%
40Tata Nano21.45217.11725,33%
41Nissan Moco20.00036.727-45,54%
42Maruti Ritz18.77031.879-41,12%
43Opel Karl17.974
44Toyota Pixis17.12122.497-23,90%
45Volkswagen Suran16.66219.596-14,97%
46BYD F015.54836.391-57,28%
47Subaru Stella14.93814.0126,61%

Com informações: [Focus2Move]

47 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Uaí!
    O Panda e o Ka são subcompactos?
    Não seriam compactos?
    Com a palavra o LCAlves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O Uno tá na lista na posição 17.
      O Fox na posição 22.
      Mas eu acho que o Ka entrou pois ele está no segmento sub-compacto europeu. E Fox e Uno já foram vendidos na Europa, então eles entram na classificação do Euro NCAP.
      Já HB20 e Gol jamais deram as caras na Europa, então não são citados.
      Mas não mudaria nada.
      O up! continuria a ser disparado o carro mais vendido desse segmento.

      Excluir
    4. OPA o Up não, são uma família inteira...ou seja, se fosse citado somente o UP será que ele seria líder??????acho que não hein...e outro questionamento cade o Fiat 500???estranho ele não estar na lista...

      Excluir
    5. É o mesmo carro, hater, só muda o nome e alguns detalhes no acabamento. Plataforma, motorização são iguais.
      O 500 não é considerado um subcompacto pela Focus2Move.
      Recomendo LER o que está escrito, antes de soltar suas tradicionais pérolas!

      Excluir
    6. Acho interessante que os haters como esse Luiz Gustavo vêm relinchar sobre o Up! e do Citigo e do Mii que são exatamente o mesmo carro (vendidos pela mesma empresa e fabricados no mesmo lugar), e não falam nada da soma do Ka europeu com o Ka brasileiro, que um não tem nada a ver com o outro, exceto pelo nome.

      Excluir
  2. O líder mesmo é o fiat 500, mas foi esquecido não sei porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é mesmo. O Fiat 500 vendeu 215.947 carros em 2015, e ficou atrás do Up!. A Focus2Move classifica o Fiat 500 como compacto, mas mesmo que fosse sub-compacto, seria menos vendido que o Up!.
      http://focus2move.com/world-best-selling-small-cars/

      Excluir
    2. FIAT 500 é carro de nicho como fusca, kia soul

      Excluir
  3. A uns dias atrás o car blog postou uma matéria sobre os 6 sub-compactos mais vendidos do mundo em 2015, onde o up era o 5° mais vendido. Agora a babação começa e o up vira o primeiro do nada, vou nem comentar nada vai que é doença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São coisas diferentes. Naquela matéria eles não somaram todos os modelos de todas as famílias. Achei até injusto com o up!, pois somaram o Suzuki Wagon R com o Maruri Wagon R, que são carros de gerações totalmente diferentes, e não somaram o Up! com Mii e Citigo, que são o mesmo carro.
      Então este ranking é o mais correto. E o Up! é o sub-compacto mais vendido do mundo.

      Excluir
  4. O Ka europeu é muito melhor que o nacional.
    Tem até 6 airbags, controles de tração e estabilidade,desde a versão de entrada, ISOFIM, além de ter um design muito mais bonito.
    Curioso que a versão européia quase não vende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ford está alterando o Ka baiano para vender na Europa.
      Coisa pouca...2.500 modificações apenas para ficar vendável por lá...

      Excluir
    2. O Fiesta é compacto e concorre diretamente com o Polo.

      Excluir
    3. Não sei se o Carlos percebeu, mas o Ka teve aumento de 84,92% nas vendas! Será que tudo isso são eleitores do PT?

      Excluir
  5. Neste caso então temos que somar o Toyota Aygo Citroen C1 e Peugeot 108,
    e os carros da Kia-Hyundai que são os mesmos carros só mudam o design

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante o contorcionismo de algum para tentar negar os fatos.
      Somar vendas de Toyota Aygo, Citroen C1 e Peugeot 108 faz tanto sentido quanto somar vendas de VW Golf, Audi A3, Skoda Octavia, VW Passat e Seat Leon.
      O fato de compartilhar plataforma não significa que são o mesmo carro.
      No caso de VW up!, Skoda Citigo e Seat MII, não é um compartilhamento de plataforma, é exatamente o mesmo carro, com o mesmo interior, mesmo motor, tudo igual, com mudanças apenas em desenho de lanternas e faróis, mais nada.
      O fato é que o VW Up! é o carro sub-compacto mais vendido do planeta. Nada mais que merecido.
      Parabéns VW.

      Excluir
  6. Fico imaginando onde está aquele monte de “ixpeçialistas” que, do alto de sua incompetência e falta de cultura, vêm recitar clichês sobre o que a VW deveria fazer com o up! para vender mais.

    Bom, como vemos, a VW sabe como fazer o sub-compacto mais vendido do planeta, e não precisa conselhos idiotas.

    ResponderExcluir
  7. Informação errada. Fiat 500 + Fiat Panda (mesma plataforma), 360 mil unidades. Líder absoluto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho interessante o contorcionismo de algum para tentar negar os fatos II.
      Somar vendas de Fiat Panda com Fiat 500 seria idiotice. Seria tão idiota quanto somar vendas de VW Golf, Audi A3, Skoda Octavia, VW Passat e Seat Leon, pois usam a mesma plataforma.
      O fato de compartilhar plataforma não significa que são o mesmo carro.
      No caso de VW up!, Skoda Citigo e Seat MII, não é um compartilhamento de plataforma, é exatamente o mesmo carro, com o mesmo interior, mesmo motor, tudo igual, com mudanças apenas em desenho de lanternas e faróis, mais nada.
      Já Fiat Panda e Fiat 500 são carros totalmente diferentes, com outro visual externo, outro interior, nada a ver um com o outro, exceto a marca.
      O fato é que o VW Up! é o carro sub-compacto mais vendido do planeta. Nada mais que merecido.
      Parabéns VW.

      Excluir
    2. Mesmo carro e marcas completamente diferentes, é errado aglomerar as vendas dos modelos apenas por eles serem "o mesmo carro", nem a VW faz isso.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem definição de sub-compacto sim.
      São carros com comprimento em torno de 3,7 metros, destinado a uso urbano.
      Na União Europeia são chamados de segmento A.
      Nos EUA é sub-compacto.
      No Japão são os kei car.
      O Euro Ncap chama de super-minis.
      O Up! se encaixa em todas as definições.

      O fato de o Up! ser sub-compacto com espaço interno superior a de compactos (como Ka, HB20) não faz dele um compacto, pois essa classificação tem a ver com a dimensão externa.
      O fato de o up!, sub-compacto, ter mais espaço que o Ka e o HB20 só demonstra a competência da VW e a incompetência da Ford e Hyundai em eficiência espacial.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. o ka teve aumento de 84,92% nas vendas! Pense numa incompetência da Ford em Carlos!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Analisando o ranking de dezembro, o único carro da VW entre os 10 é o gol e esse foi o 9 mais vendido. Para uma potência como a VW, essas vendas são pífias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW está direcionando sua produção para o varejo e exportação, evitando vendas diretas a locadoras.
      Ela tem carros que podem ser vendidos em outros mercados, como México, Peru e Colômbia. Já as outras não, então as demais precisam se submeter a preços de locadoras.
      Já a VW Brasil vende na América do Sul e recebe em dólar a R$ 4.
      A isso se denomina: boa administração.

      Excluir
    2. ''A vw está direcionando suas vendas e exportação evitando vendas diretas e locadoras'' . Como você tem acesso a essas informações? Tem link? Então, por quanto a vw vende um up pro Peru e quanto pra locadora?

      Excluir
  11. Tá confuso mesmo, LC
    Pesquisei na Internet e verifiquei que cada mercado adota medidas diferentes.
    Mas o Carlos tá certo. O que define se um carro é ou não um subcompacto, são suas dimensões externas, que, para confundir de vez, varia de acordo com cada mercado que atua.
    Europa: até 3,75cm;
    Estados Unidos: até 3,85cm;
    Ásia : até 3,80cm.
    Enfim, o assunto é polêmico mesmo, acho até inútil.
    Mas, o que dá prá concluir, independente se o carro é ou não um subcompacto, é que o up, junto com o 500, são os grandes campeões de vendas em seus respectivos segmentos (um compacto, outro subcompacto ou os dois como carros "pequenos").
    Esse destaque do up, se deve muito às vendas na Alemanha e Inglaterra, mercados rigorossíssimos quanto a qualidade e segurança dos veículos vendidos, ou seja, 1o mundo!
    Será que um dia teremos um mercado de automóveis tão evoluído quanto o europeu?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil também. O Up! vendeu mais de 50 mil unidades aqui, se não fosse o Brasil o Up! não teria conquistado a liderança global.
      E não só Brasil. Não podemos nos esquecer que o Up! brasileiro é vendido na Argentina, Uruguai, México e Peru, e, em breve, em muitos outros locais.

      Excluir
    2. * quis dizer Kia Picanto, e não o 500, como mais vendido.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Realmente LC, no Brasil, até por questões culturais, carro de entrada é prá levar família, cachorro, sogra, barraca de praia e ainda levar as compras do mês, tudo ao mesmo tempo! Kkkkk
      Aí não dá mesmo!
      Mas, voltando ao tópico, todo o mérito ao up, que merece chegar ao topo pelo carro que é e que revolucionou o mercado de entrada no Brasil, que até pouco tempo atrás, só tinha porcarias.
      Abs

      Excluir
  12. Também concordo que o Toyota Aygo, Citroën C1 e Peugeot 108 deveriam ser somados, eles são o mesmo carro, só mudaram a frente e a traseira praticamente. O chevrolet spark também deveria ser somado ao opel Karl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, são o mesmo carro, exceto a lataria inteira, portas, para-lamas, capo do motor, faróis, lanternas, teto.
      São o mesmo carro, mas o Aygo só usa motor 1.0 Toyota, e o 108 e o C1 usam também o 1.2 Puretech com câmbio DCT.
      Sim, sim, C1, 108 e Aygo são tanto o mesmo carro que são vendidos por empresas "irmãs", como Toyota e PSA.
      Toyota e PSA são concorrentes.
      Outra coisa. Chevrolet Spark é um projeto da divisão sul-coreana da GM, e o Karl é da Opel.
      Os haters estão se remoendo de inveja e estão ensandecidos procurando um jeito de fazer com que o Up! não fique em primeiro.
      Opa, mas não dá. Nem se somar 108, com C1 com o concorrente da Toyota dá mais que o Up!....rs..rs.
      Vamos se esforçar mais, haters, procurem mais carros de outras empresas para somar em vendas aí para ver se pega o Up!.

      Excluir
    2. Na verdade tem o Renault Kwid, que com os seus 3,68 m se encaixa perfeitamente na categoria de subcompacto. Ainda não tem um ano de venda, começou a entregar mesmo somente em outubro passado, e após esses 4 meses de venda já ultrapassou a marca de 100 mil veículos vendidos na India somente (salvo engano único mercado por ora que vende o carrinho). Há uma fila de 50 mil pessoas esperando pelo pequeno franco-indiano, e a considerar os novos lançamentos das versões Climber e Racer (tipo "cross" e esportivo, respectivamente), esse número deve aumentar ainda mais. Tá vendendo mais que pão quente, isso porque é um carro sem motor potente (0,8 L de 55 cv), sem muita segurança (airbag é opcional) e de interior beeem simples, não obstante moderno. Deve ultrapassar, até o fim do ano, as 400 mil unidades. Vai literalmente ESPANCAR qualquer concorrente, UP! and down. E chega no Brasil esse ano, já adaptado ao nosso regulamento de segurança, com o preço inicial abaixo dos 30 mil. Até mesmo na India a Renault tá segurando a onda do corte de custos. O novo Kwid por lá deve vir com motor 1.0 de 75 cv (gasolina) e com airbag e abs já nas versões mais básicas, indicando que a companhia quer espalhar a produção pelos países vizinhos (e é claro, o Brasil). Se só na India tá vendendo isso, imagina quando os paquistaneses puderem comprar o pequeno. Ajuda muito ele ter 18 cm de distância do solo (a Tucson, só pra comparar, tem 19,5 cm), pois aqueles também são países de pavimentação às vezes complicada. Se a Renault souber fazer bem a propaganda do Kwid por aqui, e se preparar bem no quesito produção... bonito como é, com váááários acessórios originais de fábrica que efetivamente mudam a aparência do veículo (e o personalizam), coisa que brasileiro adora fazer....bem, como disse, vai vender que nem pão quente quando chegar aqui....que nem pão quente.

      Excluir
  13. Já se tratando de carro em si na lista há diversos modelos que considero superiores ao up!, mas sem dúvida é um mérito pra volkswagen porque o up! Pelo menos é um carro razoável.

    ResponderExcluir
  14. Falam mal do Ka, mas se analisarem direito os dados, o Ka teve aumento de 84,92% nas vendas! Será que tudo isso são eleitores do PT?

    ResponderExcluir
  15. Gosto do up! que estou pensando seriamente em comprar um pois vendi meu fox, acho que é bom o up! servir como referência para todos pois isso obriga as montadoras sempre estar melhorando os seus produtos...

    ResponderExcluir
  16. A versão TSi do UP! vai vender demais, principalmente nas versões mais bonitas, que são ( Cross UP! TSi e Speed UP! TSi). Essa tecnologia embarcada no motor do carro veio para ficar, com um consumo imbatível e bom desempenho. Tomara que a Volks utilize este novo motor TSi para outros carros também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem