O Volkswagen Up! TSI do nosso teste de longa duração vem sendo abastecido com etanol há cerca de um mês, e este artigo reporta os dados de consumo que obtivemos com esse combustível, bem como as impressões gerais do comportamento do carro nessa situação.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Segundo a ficha técnica, o motor 1.0 TSI do Up! tem 101 cavalos com gasolina e chega a 104 cavalos com etanol, enquanto o torque máximo mantém-se inalterado em 16.8 Kgfm. Na prática essa diferença é claramente sentida quando se usa o combustível vegetal no tanque, já que o sub-compacto da VW, que já é muito ágil com gasolina, fica ainda melhor com etanol.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

A diferença de desempenho não é muito pronunciada, mas é o suficiente para que o motorista a perceba, caso esteja já acostumado com o carro andando com gasolina. O Up! com etanol fica ainda mais rápido nas acelerações e retomadas, tornando o prazer ao dirigir ainda maior.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Com relação ao consumo, a primeira medição apresentou um consumo de 11,4 Km/l de etanol, em percurso urbano, mas neste caso o tanque tinha uns 8 litros de gasolina. Na segunda medição, já com 100% de etanol no tanque, o consumo caiu para 10.59 Km/l. E, agora, na última medição, com percurso 30% em estrada e 70% urbano, com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, obtivemos uma média de 12.38 Km/l de etanol.

Volkswagen Up! TSI - consumo

Essas diferenças se explicam pelo fato de que nos dois primeiros tanques nós exigimos mais do Up!, buscando explorar mais seu maior desempenho. Além disso, colocamos ele na estrada e mantivemos uma média em torno de 120 Km/h, com picos mais elevados nas ultrapassagens, como mostramos no vídeo abaixo.



A média de 10.59 Km/l veio após um uso urbano mais intenso, onde fizemos até uma trilha off-road leve no município de São Jorge, em Goiás, na Chapada dos Veadeiros, mostrado no vídeo a seguir.



Passado o período de experiência, voltamos ao uso normal, sempre com o ar-condicionado ligado, e conseguimos a boa média de etanol de 12.68 Km/l em percurso urbano - o que consideramos a mais representativa, pois não abusamos do acelerador e nem colocamos o carro em percursos "exóticos".

Custo por quilômetro rodado: etanol x gasolina

O custo médio do litro de gasolina que tivemos no Up! TSI até o momento foi de R$ 3,32 reais, enquanto o custo médio do litro do etanol foi de R$ 2,80 reais. A média do etanol caiu pois andamos com o carro no interior de Goiás, onde o preço do etanol é bem mais baixo em relação ao Distrito Federal.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Com base nesses preços, o custo médio do quilômetro rodado com gasolina no Up! TSI é de R$ 0,23/Km, ou seja, 23 centavos para rodar cada quilômetro. Já com etanol o custo é de R$ 0,26/Km - 26 centavos de Real para rodar cada quilômetro abastecido com etanol.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

A média de consumo com gasolina no Up! TSI está em 14,4 Km/l, enquanto com etanol está em 11,4 Km/l - o que significa dizer que ele consome 21% mais com etanol. Entretanto, como o preço médio do etanol é cerca de 16% mais barato, então a conclusão que chegamos é que não vale a pena andar com o Up! TSI com etanol com base no diferencial de preços de gasolina x etanol que encontramos.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Por outro lado, se o etanol estiver em um valor mais de 21% mais baixo que a gasolina, então passa a ser vantajoso usar o derivado da cana. Além disso, para uso em estrada, especialmente as de mão dupla, um acréscimo de desempenho é interessante, pois representa mais segurança em ultrapassagens. Nessas situações, portanto, consideramos adequado usar o etanol.

Condições Gerais do Up!

O Up! TSI está no ponto de fazer a primeira revisão e o carro continua íntegro. O interior, mesmo após o carro ter sido submetido a vias de baixíssima qualidade e até um teste off-road, continua absolutamente silencioso sem qualquer indicativo de peças soltas.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Entretanto, surgiu um barulho intermitente que surge com o limpador do para-brisa ligado. Quando a palheta chega ao fim do curso, surge um rangido, que mostramos no vídeo a seguir.



Consideramos um problema menor, visto que não é no carro em si, mas na palheta de borracha do limpador. De qualquer forma o "problema" será reportado na revisão.

Up! TSI - um competente city-car estradeiro 

Durante o uso do Up! TSI em estrada, um aspecto que ficou claro para nós é a competência deste sub-compacto urbano para devorar quilômetros de asfalto de rodovias, com segurança e sem causar cansaço no motorista.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

A conjunção de fatores como motor muito potente, excelente estabilidade direcional e em curva, suspensão firme, bancos com conformação firme, e o fato de o Up! não sofrer desestabilização ao cruzar ou ultrapassar veículos de grande porte, resulta em um comportamento típico de carros talhados para uso em estrada.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

O Up! TSI transmite muita segurança, seja em manobras de ultrapassagens - que são feitas com incrível facilidade - seja na manutenção de elevadas velocidades de cruzeiro com silêncio e conforto interno, resultando em um passeio bastante agradável.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Há, evidentemente, a limitação de espaço. É claro que não há condições de viajar com conforto com cinco passageiros. O máximo seria quatro, mas, se tiver que levar bagagem, o ideal mesmo são três passageiros - que viajarão com conforto no Up! TSI, e poderão acomodar suas bagagens sem maiores problemas.

Conclusão

O Up! TSI se mostrou ainda mais ágil e veloz com etanol - indicando que este combustível é ideal para ser usado em percurso rodoviário, em função do ganho de performance.

Volkswagen Up! TSI - teste - consumo

Em uso urbano convencional, porém, é mais vantajoso usar a gasolina.

22 Comentários

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  1. Apenas por curiosidade....

    Estou nos Eua com um Nissan Altima com motor 2.4 de 184cv e câmbio cvt. Tive sorte e peguei o carro novinho, com apenas 290milhas rodadas. Estou impressionado com o consumo. Rodei 1.700km de NY a Orlando e fiz consumo médio de 17km/l com o piloto automático cravado em 114km/h o tempo todo.
    Estou rodando somente na cidade esses dias e o consumo está em 13,7km/l! Um carro grande para nós brasileiros e com consumo melhor que carro 1.0

    Ano passado aluguei um Impala com motor 3.6 V6 de 305cv e na estrada fiz média de consumo de 13km/l, na cidade 9.

    para informação, na gasolina estou pagando entre 1.64 a 1.95 dólar o galão....3.8L. Encher o tanque custa menos de 30 dólares!

    Isso prova como a nossa gasolina deixa os nossos carros bem menos eficientes....!!!
    Um Up! com gasolina pura, deve fazer uns 25km/l fácil.

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    1. Sem contar que um carro mono combustível é projetado para obter o melhor rendimento com tal combustível. A taxa de compressão dos carros flex está entre a ideal para gasolina e para etanol e isso faz com que nunca se obtenha o máximo de eficiência que o motor poderia fornecer

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    2. Eles colocam etanol na gasolina também, porem é até 10% apenas!
      Os motores flex é uma gambiarra que "deu" certo.
      Existem motores flex em outros países.

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    3. Isso prova q vale a pena fazer guerras pra ter um combustível mais barato. Ou ser hipócrita, de briguinha com o finado Chaves, mas comprando sua gasolina bem baratinha..

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    4. Nunca vale e nunca valeu a pena fazer guerras! Matar pessoas nunca vale a pena! Nem sobrepujar outros povos com poderio econômico e bélico como os EUA fazem todos os dias há várias décadas! E muito menos vale a pena manter várias ditaduras ao redor do mundo para sustentar um padrão de vida insustentável! O "american way of life"! Um estudo mostra que se 1/3 dos países do mundo consumissem como os EUA o nosso lar comum - a Terra - deixaria de existir em menos de 6 meses! Vale a pena sim e sempre é lutar para criar um mundo democrático, justo, solidário, humano e sustentável para todos!

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  2. Utilizar álcool no meu Tsi está fora de cogitação. Apesar do ínfimo ganho em desempenho, todos sabemos dos estragos causados pelo álcool que deveria ter seu incentivo cortado. Motivos?
    1- por que toda vez que aumenta a gasolina ele sobe mais que esta;
    2- por ser corrosivo;
    3- por ainda utilizar em larga escala a queima das plantações (gera sim poluição);
    4- por acabar com terras produtivas para alimentos (um dos setores que somos mais competitivos no mundo) e que poderíamos utilizar tais incentivos para desenvolvê-lo;
    5- por carro flex não possuir eficiência máxima com nenhum dos 2 combustíveis;
    6- por aumentar preço dos alimentos (menor quantidade de terra para produzir alimento e demanda estável gera diminuição de oferta e consequente elevação dos preços).
    7- qualquer aumento no preço do açúcar gera instabilidade no setor alcooleiro (como o desabastecimento ocorrido na época do proalcool);
    O próalcool já havia demonstrado a inviabilidade deste combustível, mas um gov despreparado traz de volta o que o passado mostrou inviável. Mas tbm esperar o que de um dirigente que diz não gostar de ler, que tira foto com livro de cabeça para baixo e de uma dirigente que não consegue conectar 2 frases seguidas?

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    1. Motor flex foi uma invenção típica de brasileiro. Literalmente não funciona direito com nada. A taxa de compressão fica no meio do caminho entre etanol e gasolina, ridículo. Aumenta o consumo do carro, diminui muito a eficiência do conjunto

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    2. Quanto a poluição concordo, mas em relação ao desgaste do motor não. O etanol prejudica menos o motor, apesar de tudo, ainda é mais barato que a gasosa e a diferença que km rodados não é tão grande assim em relação a gasolina. Aqui em SP o etanol era pra custar R$1,50 e estaria bom para todos, mas a ganância dos usineiros é uma merda.

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    3. Usar Gasolina é uma solução bem ecológica frente ao etanol! Muito inteligente! É o famoso Asno volante.

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  3. O Up não sofre deslocamento de ar lateral quando cruza por ônibus e caminhões em rodovias, muito bem apontado pelo Blog, como também ruído de vento, não existe, aerodinâmica muito boa pra um compacto. Andei um bom tempo no etanol com o Up aspirado, as acelerações e retomadas ficam melhores ainda, gostei. No Goiás/ Brasília e rodovias em agosto passado era compensador rodar com etanol.

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  4. Fábio, ou qualquer outro proprietário de Up! TSI, tenho apenas um questionamento:
    qual é o nível de ruído interno acima de 110km/h? Nota-se o ruído do ar invadindo a cabine?

    Questiono porque nos testes que li achei estranho que a partir de 100km/h o nível de ruído interno sobe muito (68dBA na C&D a 100km/h, 69,7dBA na 4R a 120km/h e nota Negativa no teste do VRUM), chegando a ser pior do que na VW Saveiro, Ford Fiesta, VW Gol, GM Cobalt, etc., todos com qualidade construtiva inferior ao Up!.

    Na cidade não faz muita diferença, mas para quem viaja (onde é normal passar dos 120km/h em alguns momentos) acaba sendo um incômodo.

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    1. Se realmente acontecer, é mole resolver... no Aliexpress vende borracha de vedação com fita dupla face, fácil e barato se resolve qualquer entrada de ar.

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    2. Boa! M
      as acredito q sua dia dica será ´´faxinada´´ mais tarde.

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    3. Sim, José.
      Em estrada, com velocidade entre 100/110km/h, o barulho do vento é bem alto, mas nada que seja anormal nessa faixa de velocidade.

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  5. Em relação a essa trilha esburacada... em algum momento deu fim de curso na suspensão? vou sair de um Polo (que aguenta essa buraqueiras numa boa, mesmo sendo duro) e tenho receio com a robustez do UP.

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  6. o meu fox highline 15/15 a 90 kmh faz 17 km por litro com 3 dultos pesando uma média de 85 quilos cada um e o porta malas lotado nessa velocidade de 90 kmh o motor gira sempre aos 2000 mil giros.
    já a 120 nessas mesmas condições de peso o motor gira aos 3000 mil giros e faz uma média 13.5 km por litro e as estradas aqui no rio grande do norte não e tão retas como essas ai do vidio não.

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  7. o meu fox highline 15/15 a 90 kmh faz 17 km por litro com 3 dultos pesando uma média de 85 quilos cada um e o porta malas lotado nessa velocidade de 90 kmh o motor gira sempre aos 2000 mil giros.
    já a 120 nessas mesmas condições de peso o motor gira aos 3000 mil giros e faz uma média 13.5 km por litro e as estradas aqui no rio grande do norte não e tão retas como essas ai do vidio não.

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    1. Eu acho o fox o carro mais legal da vw, antes do golf. Ele é um carro muito bonito por fora e por dentro. Eu compraria um facil

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    2. rafael ka entre nos o fox highline não precisa adicionar muita coisa eu mesmo só adicionei o revestimento dos bancos em couro de resto nao precisa de mais nada o carro já vem muito completo

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  8. O coeficiente aerodinâmico do up não é nenhuma referência (cx de 0,36), daí que seu nível de ruído se eleva rapidamente em velocidades maiores. O atrito do ar tem relação exponencial com a velocidade.

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    1. Não fale besteira, uma das melhores coisas do Up! É o silêncio, mais silencioso que muito carro superior, na classe dele ninguém se iguala, óbvio que quanto maior a velocidade o ruim vai aumentando porém continua baixo, só carros de padrão muito maior que superam.
      so na chuva que se sobressai o spray d'Água na caixa de rodas que as traseiras não são isoladas nem protegidas porém nada que comprometa o conforto geral mesmo na chuva, tinha uma saveiro cross, carro de valor muito superior e era um jipe, pneus bem barulhentos (scorpion), ruido de motor e vento não era elevado mas estavam lá, na estrada não conseguia falar no viva voz, o ruído ambiente dificultava muito o entendimento de quem estava me ouvindo, no Up! As pessoas me ouvem muito melhor e o aparelho é o mesmo.
      Por falar em aerodinâmica A saveiro tem cx: 0,368 e bastava parar de acelerar para o carro freiar, não tinha embalo mesmo em neutro ou com o pé na embreagem, podia ser uma descida que se parasse de acelerar ou pisasse na embreagem para não ter freio motor, o carro perdia velocidade rapidamente, era chato na estrada pois não tinha aqueles segundos de pé descansando, era tirar o pé para o carro perder velocidade rapidamente, o Up! Que tem uma aerodinâmica muito próxima é o avesso, embala muito fácil. Aerodinâmica não é tudo, tem área frontal, arreste dos pneus...

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    2. Se querem tirar a prova do limpador, na chuva, só limpar o vidro, já cansei de ir viajar, pegar muita chuva na estrada (normalmente mais movimentadas onde você anda mais no spray do veículo da frente recebendo sujeira e o limpador começar a roncar tanto quando se alinha a coluna A como quando vai para a posição de repouso, forma uma crosta de gordura, só parar em um posto e limpar essas extremidades que tudo volta ao normal, claro que se possível use aquelas espumas ou vassouras que tem no posto com shampoo, elas desengorduram bem, se não for possível vai no banheiro, pega um pouco de papel de secar mão com um pouco de shampoo e passa que também resolve, passar apenas um papel ou pano molhado ajuda mas não resolve.

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