O novo motor 1.0 Turbo com injeção direta (DI - Direct Injection), da família Earth Dreams, da Honda, foi objeto de um artigo que publicamos na segunda feira (veja aqui) relatando algumas informações que tivemos em um encontro regional em Goiânia. Na ocasião, a assessoria de imprensa da empresa disse que a Honda terá um motor 1.0 Turbo com injeção direta. Entretanto, entendemos que se tratava da "Honda Brasil", motivo pelo qual publicamos o post informando que a Honda do Brasil teria um motor 1.0 Turbo.

Honda Fit 2015

Ocorre que, no decorrer da semana, em novo contato, eles nos informaram que a Honda, como empresa global, "tem o motor 1.0 Turbo", mas que esse propulsor não é aplicado em nenhum modelo no momento. E só. Não há confirmação - e nem negativa - que a Honda Brasil terá o motor, como também não há nem confirmação - e nem negativa - de que esse motor será aplicado ao Fit brasileiro. Assim, alteramos o post publicado na segunda-feira, colocando a informação atualizada: de que não há confirmação oficial do motor 1.0 turno DI para o Brasil.


Entretanto, agora, resolvemos voltar ao assunto para tirar algumas conclusões sobre a questão: "motor Honda 1.0 tri-cilíndrico Turbo".

Afinal, a Honda Brasil terá um motor 1.0 Turbo?

A página oficial da Honda Global sobre a tecnologia Earth Dreams (clique aqui) não fala atualmente sobre um motor 1.0 Turbo. Relaciona-se motores de 0.6L, 1.3 a 1.5, o que indica que o motor 1.0 Turbo é uma novidade na linha Honda, mesmo em âmbito global.

Motor Honda 1.0 Turbo três cilindros
Motor Honda 1.0 Turbo três cilindros DI (Direct Injection)
Tanto é novidade que, em 4 de maio de 2015, em entrevista ao site Wardsauto (veja aqui), o Presidente da divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Americas, Frank Paluch, disse que "a Honda continua a discutir a possibilidade de trazer o motor 1.0 de três cilindros, com injeção direta para os EUA", para substituir o quatro cilindros 1.5L que equipa o Fit. Esse motor, em especificação de 2013, tinha 128 cavalos e 200 Nm de torque.

Motor Honda 1.5 Turbo do novo Civic 2016
Motor Honda 1.5 Turbo do novo Civic 2016
Jornal "O Estado de São Paulo", em janeiro de 2015: "Honda terá motor 1.0 Turbo no Brasil"

Além disso, em 13 de janeiro de 2015, o jornal "O Estado de São Paulo" publicou (clique aqui para acessá-la) notícia informando que a "A Honda se prepara para lançar uma nova família de motores turbo no Brasil em 2016. Serão duas versões para o País: o 1,5 litro estreia em 2016 na nova geração do Civic, (...) e o 1,0, que ainda não tem data prevista para começar a ser produzido. A missão desses motores é substituir os 2.0 e 1.5 aspirados, que atualmente são utilizados pela marca por aqui".

Assim, temos a confirmação de que a Honda dos EUA estuda a adoção do motor 1.0 Turbo no Fit americano, em substituição ao quatro cilindros 1.5, e uma notícia do Jornal "O Estado de São Paulo" informando que a Honda terá um motor 1.0 Turbo no Brasil.

Incentivos fiscais

Tendo em vista a alíquota de IPI de 7% aplicada a carros com motores flex 1.0, contra 11% dos motores 1.5 Flex do Fit, é evidente que seria bastante vantajoso para a Honda substituir o motor 1.5 aspirado do Fit - e também do City -, por uma unidade 1.0 turbinada com injeção direta, já que ganharia em desempenho, performance, reduziria a carga tributária, e ainda teria carros mais econômicos.

Honda City 2015

E um line-up mais econômico traz ainda mais benefícios tributários para as montadoras estabelecidas no Brasil no âmbito do programa "Inovar Auto" do governo federal. Ou seja, há dois fortes incentivos tributários para a adoção de um motor 1.0 turbo em substituição ao quatro cilindros 1.5 Flex no Fit e City.

Com tal alteração, os Honda Fit e City recolheriam menos imposto IPI. E pagando menos impostos, o lucro que a empresa obteria na venda desses produtos aumentaria. E é preciso ressaltar que a Honda é uma empresa focada em mais em rentabilidade do que em ganhos de participação de mercado - o que amplia ainda mais importância dessas questões fiscais.

Conclusão

A Honda Global tem um motor turbo 1.0 com injeção direta. Ela discute se vai colocar esse motor no Fit nos EUA. E, no Brasil, o jornal "O Estado de São Paulo" afirma que a Honda do Brasil terá esse motor 1.0 Turbo.

Honda Fit 2015

Junte-se isso aos incentivos tributários estabelecidos em âmbito federal - IPI e Inovar-Auto - para a adoção desse tipo de propulsor, e conclui-se que a Honda do Brasil provavelmente terá sim esse motor 1.0 Turbo em seu line-up, mas isso, por enquanto, não é confirmado oficialmente.

22 Comentários

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  1. Eu imagino a Honda criando um carro popular com esse motor,sem dúvida seria um sucesso assim como o Honda HR-V
    Venderia muito !
    Motor potente e econômico,combinação perfeita !

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  2. Não sei porque esses japoneses são tão conservadores.
    Eles entram sempre por último nas últimas tecnologias....
    Motor 1.0 turbo a VW já tem no Brasil.
    E a Honda discutindo se vai ter nos EUA? aff...

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    1. O que a VVWdisponibiliza no Brasil não chega perto dessa tecnologia. Como esse da Honda, só o Ecoboost da Ford.

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    2. 1.4Tsi com DSG7 não chega não. Vc tá "serto".

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    3. Meu amigo, veja a data do meu comentário. Na época não tinha TSI no Brasil.

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  3. O quê foi Carlos4carros,não vai falar que o UP e melhor do que a maioria dos carros da honda !!!
    Kkkkk

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    1. O up é melhor que o Brio.

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    2. O up! pode até ser que não, mas não se esqueça do Passat, Golf, Touareg, Phaeton etc.

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  4. Kkkkkk
    Mostra um comparativo então !
    Por mais que a VW seja boa
    A Honda está em um nivel diferente amigo
    Ok !?

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    1. Achismo? quanto vende o CIvic no mundo? Quando foi premiado? Quais os numeros gerais dele (desempenho, consumo, segurança, espaco interno, acabamento, preço, etc)? como está na pesquisa de satisfação do proprietário? e Do CR-V, HR-v, etc?Sem achismos... Honda toma um couro em todos os quesitos dos carros carros VW de mesma categoria... Nao se iluda!!! tenha sempre em mente ALEMAO > japones

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    2. Confiabilidade.

      http://www. car. blog.br/ 2013/ 01/ audi-bmw-e-volkswagen-entre-as-piores. html

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    3. Carro é alemão:BMW, Audi, Mercedes,....
      Até mesmo a VW quando quer fazer carros é superior as japonesas.
      Já viu o Golf, carro aclamado mundialmente com toda sua tecnologia.
      Não é um Honda é um VW.
      Aquele papinho do cara levando um carro sem controle de tração e estabilidade, com quatro airbags para casa, todo feliz depois de pagar 100 mil e falando de pós vendas miraculoso e confiabilidade é de doer.

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  5. Se é japonês é bom! Precisamos colocar ele perto desse tricampeão EcoBoost 1.0 litro, da Ford, eleito o "International Engine of the Year – 2014".

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  6. Voltamos a matéria, que viu tudo claro que a honda pode trazer o fit 1.0 turbo pra nós, em vez de seguir com o atual 1.5 para isso mostra como ref positiva a alíquota de impostos reduzida somente para de 1.0 a 1.5, sendo para 1.0 aliquota 7% e acima disso 11%,
    Raciocínio lógico se contasse ai somente redução de impostos, o que conta pouco,
    Não e exatamente assim que governo e montadoras vê, e ambos tem visão diferente, as montadoras, principalmente as japonesas que imprimem um custo alto com importação no seu produto, tem ótica no link de produtos, seguido do valor da nota de cada produto, para finalmente extrair o maior lucro, o governo vem no seu encalce taxando encima de maior fatura.
    sendo assim trocar o fit 1.5 por 1.0 turbo, mesmo sendo ele mais viavel economicamente para o consumidor, para a honda não e bem assim, pois em terra que vende um e faturam tres, e melhor continuar como esta, senão seria mais cxb o consumidor deixar de comprar cívic e city priorizando o fit turbo, a honda pagaria menos imposto mas em consequencia cai seu faturamento, e igual o rev de baterias, especializado que vende so moura, simplesmente manda seu comprador para seu concorrente multimarcas, e por isso que negócios no brasil, em muitos lugares chaman se rolo isso tá no DNA, quem fugir a regra fale no mes seguinte. a nossa cultura nos empurra pro fundo do poço. complicado assim.

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  7. Ter o motor disponível, bem como as vantagens fiscais para motores 1 litro não são garantias de aplicação do mesmo. A prova disso é VWB com o Golf: o motor 1.0 turbo já existe no Brasil e os caras optaram pelo motor 1.6 MSI para a versão de entrada do hatch médio. Então resta aguardar a decisão dos japoneses.

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  8. Uma vez escutei alguém falar que perguntaram ao presidente da Honda porque os carros da marca eram tão caros no Brasil em vista dos outros países. A resposta dele foi: " Muito simples, o brasileiro paga " . Verdade ou não, faz todo sentido.

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  9. Digo uma coisa, se vier o motor 3 cilindros da Honda, já era a concorrência, nem vão lembrar que existe motor TSI no mercado.

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