O Ford Focus 2016 tem em sua versão topo de linha, Titanium Plus, três novidades em termos de sistemas de segurança ativa: assistente de estacionamento de nova geração; faróis adaptativos; sistema de frenagem autônoma.

Novo Focus Titanium 2016

O vídeo a seguir detalha o funcionamento desses três recursos presentes na versão topo de linha do Focus.



Sistema de estacionamento assistido

O Focus 2016 traz um sistema de auxílio ao estacionamento que funciona tanto em vagas paralelas quanto perpendiculares.

Novo Focus Titanium 2016

Uma vez ativado pelo motorista, o assistente se encarrega de encontrar uma vaga de estacionamento adequada e realiza os movimentos de volante necessários para parar o carro.

Novo Focus Titanium 2016

Outra novidade são os sensores de proximidade dianteiros e traseiros, com câmera de visão traseira.

Faróis inteligentes

Outra novidade são os faróis bi-xenón com facho direcional e adaptativo, além de sistema de iluminação diurno em LED. A largura e profundidade do feixe dos faróis é modificada de acordo com a velocidade de circulação. Em situação de estacionamento, ambos os faróis ficam baixos com luz direcional, para obter a máxima visibilidade.

Novo Focus Titanium 2016

Em cidade, ao se virar a direção acima de 30 graus, as luzes direcionais iluminam o interior da curva, para tornar seu contorno mais seguro. Em auto-pista o sistema funciona com múltiplas programações para evitar o ofuscamento de quem vem em sentido contrário e maximizar a iluminação.

Sistema de frenagem ativa

O sistema de frenagem automática em cidade adota sensores de distância e de medição de velocidades de veículos à frente. Se estes param de forma imprevista, o Focus aplica os freios para para automaticamente para reduzir as consequências de uma colisão ou, às vezes, evitá-la completamente.

Novo Focus Titanium 2016

O sistema opera a velocidades de até 50 Km/h e faz análise do ambiente 50 vezes por segundo.

41 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Park Assist 2.0: Disponível no Golf desde o seu lançamento. Só agora no focus.

    Frenagem automática: Disponível no Golf desde abril de 2014 (City Emergency Break).

    Faróis bixenon adaptativos: Disponíveis no Golf desde 2013.

    Quero saber quando o focus vai ter tecnologias de primeiro mundo como o Golf. Andei em um Golf Highline alemão com Piloto Automático Adaptativo (ACC) com Stop And Go que parava o carro e voltava a andar em congestionamentos. SENSACIONAL!
    Esse Golf também estava equipado com Front Assist, Frenagem automática de emergência, Faróis bixenon direcionais inteligentes com função de farol alto automático, Lane Assist - Assistente para mudança de faixa.
    Isso fora coisas como Detector de Fadiga, Pro-Active, Freio de estacionamento eletrônico com Auto-Hold, Sistema Start-Stop, bancos em couro legítimo (Vienna) marrons eletricos e com aquecimento.

    Quando a Ford vai oferecer essas belíssimas tecnologias no Focus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela prefere oferecer tecnologias mais essenciais por um preço mais acessível. Estratégia de mercado.

      Excluir
    2. Entendi Luciano. Ford costuma disponibilizar tecnologias ótimas para o focus, como freios a tambor e papelão na carroceria para redução de peso (mais precisamente no forro do teto).

      Excluir
    3. Acho que você também deve achar sensacional o fato da VW ter aumentando o preço de forma espantosa do Golf após importar do México ondeeka compra mais barato.
      Sensacional o fato de ter tirado tecnologia como auto hold e HLA, e aumentado o preço também.
      Por coisas assim que o Brasil é atrasado no automobilismo. Vamos trazer carroças caras o povo acha sensacional.
      Abraços.

      Excluir
    4. nao tem jeito... o golf é muito superior. sem entrar no mérito dos opcionais, mimos, etc olhem os dois carros de perto. bem de perto mesmo... observem o acabamento de cada um. o carpete do focus parece com aqueles KA de 1999 um material muito fraco para a categoria, trilhos do banco muito expostos parece um utilitário caminhonete sei la.. e isso continua por todo o acabemento, parece q o cara fez o carro às pressas. o couro do volante muito grosso costuras grossas em alguns pontos do couro no carro a costura faz curva onde deveria ser reto enfim o carro é meio desleixado na questão acabamento, e isso vale pra tudo ate o acabamento do cofre... nao que o golf seja perfeito mas e bem melhor. olhei cuidadosamente os dois carros nao tenho apego à marca alguma. mas o golf ganhou com folga. a sensação ao dirigir é muito melhor no alemãozinho também. motor nem se fala nao sei pq a ford nao traz o ecoboost que falam ser muito bom...

      Excluir
    5. O couro do volante do focus é péssimo, enrugado e áspero, além de mal colocado. O couro no volante do Golf é sensacional, liso e macio, o mesmo que reveste o volante dos Audi.

      Excluir
    6. Se quiser compra um Fusion q terá mais tecnologia do que viu no carro q andou na Alemanha. $$$$$

      Excluir
    7. Temos um propagandista de um fusquinha melhorado. Assim são a maioria dos Vw no Brasil.
      Os Carros top da VW são caríssimos e representam menos de 5% da realidade e maioria.
      Assim consumidores como esse X1 continuam a comprar e pagar um preço estratosférico nos Vw. Tenho um Ford Focus e melhor custo benefício que já tive. Pena que saiu do Brasil. Já tive outros carros alemães como Audi e linha premium.

      Deve ser um ze que viu um carro top pela primeira vez e tá degustando ainda.

      Excluir
  2. Outra coisa, bom a Ford ter trazido algumas tecnologias que só o Golf tem (mas ainda falta muitas que o focus ficou devendo) mas o mais importante a Ford não trouxe:

    Cadê o ecoboost dona Ford??
    O focus continua com esse velho motor aspirado beberrão, que deixa o Golf 1.4 TSI disparado o carro mais rápido, prazeroso e econômico da categoria.

    Outra coisa:
    Traz um câmbio automático ou automatizado que presta pro focus, dona Ford! Aquele automatizado Problemashift (powershit) além de lerdo e cheio de trancos é o campeão de reclamações, vive trepidando e travando. Tem até abaixo assinado contra esse câmbio aqui no Brasil, com mais de 2.000 assinaturas.
    A Ford devia trabalhar para desenvolver uma transmissão como a belíssima DSG ( S-Tronic) de 7 marchas, que equipa o Golf e os Audi, aliando desempenho e economia, com trocas ultra-rápidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo a maior puxação de saco pro Golf, estava indo bem no primeiro comentário, até que exagerou demais aqui.
      O motor 2.0 do Focus pode até ser velho, nem sei idade do projeto nem nada, mas ele é de longe o único motor aspirado em um médio a acompanhar o 1.4T do Golf. E LONGE de ser beberrão como você pinta. Na estada o Golf em 7a contra o Focus em 6a a 110km/h, com certeza o Golf faz mais, mas na cidade a diferença é menos de 0,5km/l e se abusar em estrada, a uns 140~150km/h o Focus é capas de fazer menos ou igual ao Golf.
      O Cambio Powershift tem diversas reclamações com o motor 1.6, com o 2.0 tem quem reclame de barulho (Assim como o DSG), mas não de trepidar ou travar...

      De resto, estava ok, cambio DSG muito melhor e mais rápido que o Powershift. Definitivamente preferia o Ecoboost 1.5 e 2.0 no Focus do que o Aspirado, mas nem de longe é um péssimo motor pro carro.
      Em tecnologia o Golf realmente espanca o Focus, exceto pelo fato que pra ter tudo isso custa 120k no Highline 1.4T e 145k no GTI 2.0T, quando o Focus custa 90k com poucas coisas a menos...

      Excluir
    2. Excelente comentário !.
      A questão é de gosto e não competição. Vale lembrar que normalmente, o seguro do Golf é muito mais caro que o do Focus, entre outras coisas.

      Excluir
    3. Vcs estão comparando um carro de 100k c um de 160 k.
      Comprem um A45 AMG da Mercedes q não tem essas tecnologias mas dá uma surra nos dois c um preço 3xFocus Titanium Plus.

      Excluir
  3. Mais um comparando carro alemão com Brasileiro/mercosul.
    Meu filho, pega o Focus vendido na Alemanha com o Ecoboost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, exceto pela LaneAssist, os Golf Alemães vieram com todas as opções acima, mas como a concorrência não se mexeu, a VW já cortou alguns.

      Excluir
    2. Alexsander, os Golf Highline e GTI alemães que tem DLA (Dynamic Light Assist) também tem Lane Assist, a função é ativada pelo cabo vcds e funciona muito bem. Teconologia de primeira. Abraços.

      Excluir
    3. Eu sei, ativei no meu!! Ele faz a curva sozinho!

      Excluir
  4. E pra finalizar, a pergunta que não quer calar:

    Trocaram o forro do teto de estopa molenga que amassa e afunda ao toque? É cheio de reclamações daquele papelão mole soltando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável aquele revestimento de teto do focus, material sem a devida solidez e com um aspecto muito barato e vagabundo. Só de tocar o forro amassa e fica torto what the fuck?! Famosa economia porca!

      Excluir
    2. Qual o valor do Golf com ACC aqui no Brasil?!
      De fato, o teto molenga do Focus é deplorável. Chega a assustar!!
      Se nessa versão titanium vier aquele teto, pode parar que eu desço...
      Contudo, se me disserem; toma 95.000 e escolhe. Eu ia de Focus.
      Conseguiria pegar a versão top das top, enquanto que no Golf... highline + elegance e nada mais.
      Agora se dissessem; pode escolher! Ia de Golf sem sombra de duvida!

      Excluir
    3. José Roberto,

      Concordo co você. O Golf é muito mais carro, mas o focus tem custo-benefício. E sim, o forro do teto do Focus é ridículo.

      Excluir
  5. Não sei como, mas tem muito bananense q compra esse Focus aí, sem saber q o Golf é muito mais carro em tudo desde a versão básica, quiçá a topo, e por um custo x benefício muito maior. Eh povinho ruim de cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O golf é tão bom que não consegue vender mais que o focus no Brasil, gosto e gosto, cada um tem o seu, todo mundo sabe que o golf e focus são os melhores, e os mais vendidos no mundo, na cidade o golf é mais àgil, pois é 200kg mais leve que o focus, mais na estrada o focus é melhor, é mais confortável, tem melhor suspensão e dirigibilidade, no veredito final os dois são bons mais prefiro o focus por questão de gosto.

      Excluir
  6. Detalhe: quanto custa o Golf 1.4 TSi com todos estes equipamentos que vem no Focus Titanium? Eu respondo: o suficiente para comprar o Focus, emplacar, pagar o seguro, e abastecer várias vezes compensando a diferença de consumo.
    Sou fã do Golf, mas ele é mais caro que o Focus Titanium com os mesmos equipamentos. Porém, acho o Golf mais carro por já sair com mais segurança no catálogo inicial em relação ao Focus.

    ResponderExcluir
  7. Vocês tem que entender que quem compra um carro desses é pq gosta dele e pouco se importa com 0 a 100 ou outras balelas que o povo diz, pessoal acha que só existe o golf no mundo...existem outras marcas e carros pra isso, não ficar na mesmisse...

    ResponderExcluir
  8. Podiam ter aproveitado e posto aquele batedor nas portas...

    ResponderExcluir
  9. todo esse aparato de tecnologias do focus ja está na segunda geração, receberam um aperfeiçoamento em relação a versão anterior, mas esse carro não me agrada muito, nao compraria, talvez se existi-se uma versao hatch 2.0 aspirado manual, principalmente porque a vida util dos motores turbo é mais curta e exige muita manutenção além de ser mais caro..... acho bem mal feito aquele apoio de cabeça dos bancos dianteiros aquilo atrapalha mais do que ajuda....esse segmento encolheu drasticamente no brasil

    ResponderExcluir
  10. Todos tentam , mas não conseguem superar o GOLF!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A próxima geração do Focus (que vai ser lançada em 2017) vai ter como meta superar o lendário Golf 7. Vamos ver se consegue.

      Excluir
    2. Todos quem? Aloooo... Capitalismo manda lembranças. Enquanto vc torce por marquinhas preferidas as montadoras e o governo te estup...
      Acorda, ainda dá tempo!!!!

      Excluir
    3. Giuletta, Serie 1 e Mazda discordam...

      Excluir
    4. toda vez que alguém coloca o golf como o melhor do segmento vem um falar do megane rs... megane rs vende bem só na França, até na Europa é carro de nicho, bom pra quem tem a chance de participar de trackday, hoje não basta ser potente, tem que ser eficiente também... dizem que esse megane rs faz 4 km/l na cidade e não passa de 6 na estrada, ridículo para nosso mercado, até Ferrari faz mais!

      Excluir
    5. Megane é duro, apertado, tem vidros de acrílico que não descem na traseira, acabamento ruim, é pelado pro seu preço, não tem "accuracy" como o Golf...e não ganhou nenhum prêmio importante internacional (o Golf ganhou todos que um carro pode ganhar).

      Mas o interessante é ver os haters invejosos procurando algum carro no exterior para ser melhor que o Golf...porque aqui tá difícil rsrsrsrsrs

      Excluir
    6. Ah, então para ser bom tem que vender bem ? Ok então....sqn.

      Excluir
  11. Comparem o focus europeu ecoboost com o golf. No comparativo revista auto esporte deu focus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No custo-beneficio. Todas as revistas dizem a mesma coisa, carro vs. carro o Golf é o melhor indiscutivelmente. Agora quando entra preço, seguro, etc...ele não se sai tão bem.

      Excluir
  12. Quando no novo Focus chega as concessionárias?

    ResponderExcluir
  13. Não deveria preocupar-se com as tecnologias do Gof ausente no Focus, se as tem no seu Golf.
    Acredite parece querer um Focus com acessórios do Golf.
    Deixem o Pobre Focus capenga em paz, seu Golf não precisa ter medinho dos concorrentes.
    Nós, os trocas não estamos preparados para tanta tecnologia, que nunca será necessária para satisfazer as limitações do tiosao.

    ResponderExcluir
  14. Finalmente chegou o Golf nacional! Motor 1.6 no lugar do 1.4 turbo, e suspensão traseira simples no lugar do multi-link alemão. Ah! E pelo mesmo preço do importado. Agora sim o Golf pode ser comparado com o Focus do Mercosul. E agora? Como fica?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem