Entretanto, os últimos e expressivos aumentos dos preços do Golf e do Cruze fizeram best-seller nipônico adquirir uma qualidade que ainda não fazia parte de seu portfólio: bom custo x benefício.
Corolla XEi - R$ 83.730 reais
O Toyota Corolla XEi 2015, versão mais vendida da linha, tem preço sugerido de R$ 83.730 reais, trazendo um motor 2.0 Flex de 155 cavalos associado com uma transmissão automática CVT (continuamente variável) com 7 marchas artificiais.
No que respeita aos itens de série, o Corolla XEI vem com bancos revestidos em couro, ar-condicionado automático digital, piloto automático, sistema multimídia com tela de 6,1 polegadas sensível ao toque com sistema de navegação por GPS integrado e câmera de ré e ainda volante multifuncional.
No que respeita aos itens de segurança, o Corolla XEI oferece 5 airbags (frontais, de cortina e joelho para o motorista), sistema de anti-travamento dos freios (ABS) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem). Ficam faltando o Controle de Estabilidade e de Tração.
Cruze LTZ - R$ 88.180 reais
O Cruze LTZ Automático, com o último aumento da Chevrolet, tem preço sugerido de R$ 88.180 reais, R$ 4.450 reais mais caro que o Corolla Xei, oferecendo uma mecânica inferior: motor 1.8 16V de 143 cavalos associado com uma transmissão automática de seis marchas - conjunto que faz do Cruze um carro mais lento e menos econômico que o Corolla.
No que respeita aos itens de série, o Cruze oferece os mesmos itens do Corolla XEi: ar-condicionado digital, bancos em couro, sistema multimídia com navegação por GPS.
Entretanto, o Cruze é superior em termos de itens de segurança, por oferecer seis airbags e ainda os controles de estabilidade e de tração.
VW Golf Highline DSG - R$ 87.500 reais
O Golf Highline DSG em sua configuração básica tem um preço R$ 3.770 reais mais caro que o Corolla, sendo este um carro de categoria superior - sedã médio, enquanto o VW é um hatch médio. Em tese, portanto, o Golf deveria ter um preço mais baixo que o Corolla, mas não é o que se verifica na prática.
O Golf tem um conjunto propulsor moderno, com um motor 1.4 TSI associado com transmissão DSG automática de sete marchas. Sendo mais leve que o Corolla, ele é mais rápido, mas tem a desvantagem de não oferecer motor flex. Há, portanto, um empate em termos mecânicos.
Golf Highline DSG Elegance (sem teto-solar) ~ mesmo preço do Corolla Altis
O Golf Highline, porém, fica devendo para o Corolla XEi importantes itens de conveniência, como sistema multimídia com navegação (o do Golf não tem GPS) e bancos revestidos em couro. Para se adicionar esses itens ao Golf é necessário adotar o pacote Elegance, fazendo o preço do Golf Highline pular para R$ 94.304 reais - praticamente o valor do Corolla topo de linha, o Altis (R$ 96.300 reais), que já vem com bancos em couro bege, sete airbas, bancos com ajuste elétrico entre outros itens.
No quesito segurança o Golf se destaca, oferecendo 7 airbags, ESP (Controle de Estabilidade) e ASR (Controle de Tração).
Comparativo de consumo
Segundo o INMETRO (clique aqui para acessar o site de consulta de consumo), os dados de consumo de Golf 1.4 TSI Automático e Corolla 2.0 Automático são os seguintes (GM não submeteu o Cruze ao INMETRO):
Modelo
| Etanol | Gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Corolla Xei 2.0 Automático | 7,2 | 8,8 | 10,6 | 12,6 |
VW Golf 1.4 TSI Automático | - | - | 11,5 | 13,4 |
O Golf é 8.5% mais econômico em cidade e 6.4% melhor em estrada, com gasolina. Mas o Corolla oferece a opção flex - o que o torna bem mais vantajoso em Estados como São Paulo e Paraná, onde o preço do Etanol é competitivo frente à gasolina.
Conclusão
Os recentes aumentos aplicados pela Volkswagen e Chevrolet aos seus veículos produziu uma novidade em termos de mercado de carros na faixa de R$ 80.000 reais: o Toyota Corolla surgir como campeão incontestável no quesito custo x benefício.