A montadora alemã líder do segmento de carros de luxo, BMW, lançará a linha 2016 do seu modelo mais vendido, o BMW Série 3, no terceiro trimestre deste ano de 2015, com alterações estéticas, tecnológicas e mecânicas.

BMW 320i 2015

No campo mecânico, o aperfeiçoamento mais marcante é a adoção de propulsores três cilindros à gasolina e diesel no lugar dos quatro cilindros atualmente usados. Trata-se das unidades tri-cilíndricas 1.5L gasolina e diesel que são usadas no BMW Série 2 Active Tourer, os quais substituirão o 2.0L diesel no 316d e o 1.6 Turbo do 316i.

BMW 320i 2015

Com a adoção de motores três cilindros, a BMW consegue reduzir o peso e melhorar a eficiência energética, tornando os modelos até 10% mais econômicos, sem perda de desempenho.

BMW 320i 2015

Os motores três cilindros 1.5L turbo serão montados longitudinalmente no BMW Série 3, mantendo a tração traseira, enquanto no BMW Série 2 Active Tourer eles são montados transversalmente, em esquema de tração dianteira.

BMW 316i 2015

O motor 1.5L tri-cilíndrico a gasolina oferece 136 cavalos em 4.500 RPM e 22,4 Kgfm a 1.250 RPM, mesmos números do quatro cilindros 1.6 turbo atual. Abaixo um vídeo do motor tri-cilíndrico da BMW em teste em um BMW Série 1.



 A BMW já confirmou um motor tri-cilíndrico de 228 cavalos a @ 5.800 RPM e 32,6 Kgfm @ 3.700 RPM, mas não está claro se esse motor será usado no BMW Série 3.


O tri-cilíndrico diesel terá 114 cavalos e 27,5 Kgfm de torque, mesma potência, mas 1 Kgfm de torque a mais que o motor atual.

BMW 316i 2015

No campo estético, o BMW Série 3 2016 terá uma série de ajustes em seu estilo, incluindo novos para-choques dianteiros, faróis levemente alterados com mais ênfase horizontal para aumentar a sensação de largura do carro.

BMW 316i 2015

No interior o BMW Série 3 terá materias de melhor qualidade e novos recursos de multimídia.

OBS : Fotos meramente ilustrativas. Fonte: AutoCar

11 Comentários

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  1. Fico imaginando nessas horas a durabilidade de um motor desses, será que consegue ser tão durável quanto um 4 cilindros 2.0 aspirado? Creio que não.

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    1. Penso da mesma maneira, também não acredito na durabilidade desses motores, só o tempo nos dirá.

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    2. Na realidade é o inverso. Os.motores de três cilindros tendem a ser até mais duráveis que os correspondentes de 4 cilindros. Motores de 3 tem menos peças móveis, menos atrito,. O resultado é durabilidade maior.

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  2. Os turbos geralmente têm as peças móveis mais resistentes(pistões e bielas costumam ser forjados), tudo é dimensionado para maior potência e torque.

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  3. Série 3 boa mesmo eram as 6c. Mas eficiencia energética, peso, economia, poluição, custos, são os "indicadores do caminho a seguir de presente e futuro"...e para todas as marcas. Quanto à durabilidade, a visão é que quanto menos durar mais se venderá, seja em peças e/ou o próprio carro. Pensando assim uma ressalva: todo cuidado é pouco pois pode ser um tiro no pé!!! Se perder a "fama e glamour" da marca, já era.

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    1. De acordo. Mustang 4 cilindros ecoboost, BM 3 cilindros tração dianteira, coisas que não combinam com a identidade desses carros. Pessoal pode começar a pensar, por que gastar mais neles se tem outros q fazem a mesma coisa e mais baratos? A maior parte das pessoas que curtem um Mustang é porque ele é um muscle car V8 fritador de pneu beberrão. E qto à BM, pela sua dirigibilidade ímpar e refinamento mecânico, o que a marca conseguiu até agora com a tração traseira e motores potentes, notavelmente. Na linha do que disse o colega, a perda de identidade pode ser um risco para essas marcas.

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    2. Concordo bmw para mim tem que ser 6 c no caso do motor 4 c tem coisa mais barata e que faz a msm coisa,assino embaixo tudo que vc falou e nesses casos tanto da bm como dos mustang o que conta msm é motor grande e potentes.

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  4. acontece que isso é viável na europa e USA aonde vc tem uma gasolina pura e com 92/98 octanas, mas e aqui como fica?

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