A Toyota do Brasil já testa no País o sedã Vios - carro que tem porte similar para competir no segmento disputado por Honda City, New Fiesta Sedan, Fiat Grand Siena e Renault Logan. O Vios foi desenvolvido para ser vendido em mercados emergentes, e compartilha plataforma com o Etios Sedan.

Toyota Vios 2015

O Toyota Vios já é vendido em países da América Latina, como Uruguai e Peru, como Toyota Yaris Sedan. Em 2013 surgiram especulações de que o modelo chegaria ao Brasil este ano, mas a Toyota, à época, refutou, informando que a prioridade era o Novo Corolla.

2015 Toyota Vios

Ocorre que o novo Corolla já foi lançado, já se tornou líder disparado do segmento, e a Toyota opera para ampliar sua participação em outros segmentos.

2015 Toyota Vios

Sendo assim, um exemplar do Toyota Vios foi flagrado em testes Rodoanel Mário Covas, na Grande São Paulo (veja imagens aqui), escoltado por dois modelos Etios - todos com placas de teste.

2015 Toyota Vios

O Toyota Vios compartilha diversos componentes com o Etios, mas é maior e tem um visual mais sofisticado, parecido com o Corolla. Em termos dimensionais, ele tem 4,41 metros de comprimento (15 cm maior que o Etios sedã) e distância entre-eixos de 2,55 metros - conferindo um bom espaço interno e capacidade volumétrica do porta-malas de até 460 litros de bagagem no porta-malas.

2015 Toyota Vios

A fábrica que a Toyota construiu em Sorocaba, interior de São Paulo, tem capacidade de produção de cerca de 400 mil veículos por ano, mas as vendas do Etios não foram como o esperado, e a unidade trabalha com capacidade ociosa, não tenho chegado à marca de 100 mil carros ano ainda.

2015 Toyota Vios

Um dos aspectos que são apontados como causa das fracas vendas do Etios é o seu visual, que não teria agradado o consumidor brasileiro. E nesse campo o Vios é um enorme avanço, com linhas mais harmoniosas, inclusive internamente, com um painel mais convencional.

2015 Toyota Vios

No campo mecânico novas semelhanças com o Etios. O motor é o mesmo 1.5 16V, mas recalibrado para entregar potência de 109 cavalos e 14,3 kgfm de torque, estando associado com uma transmissão manual de cinco marchas, ou automático de quatro velocidades.



A Toyota informa que o Vios 1.5 16V é capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 11,4 segundos para atingir uma velocidade máxima de 179 km/h, com consumo médio de 16.1 Km/l de gasolina.

OBS: Fotos ilustrativas do Vios vendido na Ásia / Fotos do Vios no Brasil - Carsale

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Pelo menos este tem um painel convencional...

    ResponderExcluir
  2. Exteriormente até convence, nada a se parabenizar, mas "ok".
    Agora interiormente eu acho horrivel. Feio demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. As saídas de ar no console central se parecem com aquelas existentes nos carros mais antigos.

      Excluir
    2. Não achei o carro feio por dentro, só não é bonito, ao contrário do etios que é horroroso.
      Meu ponto é que o etios é um bom carro com um interior inaceitável, este vios não tem nada de inaceitável e certamente será um bom carro.
      o problema é preço, o etios já passou de 50k na tal versão platinum, este vios certamente virá acima disso e peladaço nas versões mais simples, e sem sair das japonesas o city é bem mais interessante.

      Excluir
  3. A Frente achei melhor resolvida e harmônica do que a do Corolla.

    ResponderExcluir
  4. Se lançar com o mesmo preço do city prova que ao contrário do que muitos aqui acham, diminuir as vendas de irmão maior empurrando um menor com custos de produção mais baixos é o caminho correto. Tenho certeza que ele iria roubas vendas do Corola e a Toyota não lança esse carro barato, pra bater preço com Prima/Grand Siena/New Fiesta. Se o Etios sedan que é feio, pelado e não vende nada já é caro.

    ResponderExcluir
  5. Caso venha, seria na faixa de preço do City, onde a versão completa alcança a versão de entrada do irmão maior, e conta com motor inferior. Se a versão top, mesmo se aproximando do corolla GLI, tivesse um motor 1.8 ai já seria outra história.

    ResponderExcluir
  6. Busquei algumas fotos desse carro e encontrei um vermelho, rodas escurecidas, lindo. Talvez se trate de uma versão esportiva.

    ResponderExcluir
  7. Deve enfrentar o mesmo problema do city pelo jeito.. "Pelado" nas versões mais básicas e mais caro que o corolla quando na versão TOP. Ai não vai! Fora isso achei o exterior até mais bonito que o do próprio corolla. Agora o painel.. muito feio, de hilux 2007.

    ResponderExcluir
  8. Fiz um grupo no Zap Zap quem quiser participar Amantes Dos Carros Turbo 62-92157979 vamos conversar foruns de carros o dia todo expor nossas opnioes e duvidas blz Tudibao Migao

    ResponderExcluir
  9. A matéria ficou meio estranha, o Siena e o Logan não sao concorrentes do new Fiesta e City, e este com certeza iria disputar na categoria dos ""compactos premiun"" mas não é de se animar não pois se a Toyota não tirar o Etios de linha esse vira mais caro como se fosse uma categoria acima, vamos torcer pelo menos se vier que tenha um câmbio mais moderno a/t de 4 marchas não é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Editor "editou" tanto que ficou um texto muito confuso.

      O "original": "No Brasil o Vios chegaria para disputar na categoria do Honda City, Ford New Fiesta sedã e até mesmo com as versões mais caras de Chevrolet Cobalt e Fiat Grand Siena."

      Versões mais caras do Cobalt e Grand Siena.

      O Grand Siena com todos os opcionais, Air Bag Lateral, teto Solar e dualogic fica na casa dos 60 mil Reais.

      O Essence 1.6 16v fica quase 54 sem o side bags e teto solar e manual.

      Ao que parece vão deixar o Etios na categoria de entrada dos sedans compactos (onde esta o Siena EL) e colocar esse Vios na categoria do Grand Siena mais caro, como consta na matéria, mas com esse motor mais fraco não chega nem a competir com o City e HB20s.

      Excluir
    2. HB20S também não concorre com City!

      Excluir
  10. Inclusive retira vendas do novo HONDA CITY que ficou belo, mas os 2 carros tem motor fraco para o tamanho do carro, até o ETIOS chega 200km/h e passa de 180 brincando, mais leve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forçou em cara? Olha o trabalho que o etios deve ter pra chegar em 180.. Fora que o motor em 6 mil giro se acabando numa velocidade dessas.

      Excluir
  11. 68.990 na versão top para concorrer com city
    anotem ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. E mesmo custando um absurdo vai disputar a liderança com City.

      O Fiesta mesmo sendo bem mais barato que o City vende bem menos. Parece que quanto mais caro mais vende.

      Ainda acho mais vantagem um médio de entrada do que um compacto top pelo mesmo preço.

      Excluir
  12. Alguém duvida que a versão top custará acima dos 70k?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver um preco bom tem grandes chances de se dar bem. Mas como vc, não acredito que tera precos baixos e msm na Top seguindo o irmao nao devera vim com controle de estabilidade e tracao, com 2 aibags e pronto.

      Excluir
  13. faz tempo que ouvi que esse carrinho vinha pra k....quero conferir de perto acho que o valor do seguro desse carro vai ficar bem barato em relação ao que estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  14. Reportagem fraca. A fábrica está sendo expandida pra produzir 108k. Não tem nada ocioso. Ela tem uma autorização prévia pra produzir 400k

    ResponderExcluir
  15. Se o Etios não deu certo, por que a Toyota está ampliando fábrica dele?

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto do painel central do Etios. Tenho dois. É um excelente carro e o que me encanta é justamente a simplicidade interna. Ha alguns carros atualmente cujo interior parece uma nave espacial: um horror.

    ResponderExcluir
  17. etios é um bom carro para quem gosta de dirigir e não desfilar como fazem os que não tem o que comentar chamando ladrão

    ResponderExcluir
  18. Agora em 2016... Sinceramente.... Tirando o ar analógico... prefiro o interior do Etios. Bonito por fora mas com esse interior sem graça. Ô japonesada dos infernos que não acerta a p.rra da mão em design!!!!

    ResponderExcluir
  19. Vou aguardar o lançamento do Vios,tenho um Etios Platinum 15/15 e recentemente minha filha comprou um Logan Dynamic top de linha do Logan da Renault,mas acho o Etios bem melhor embreagem macia direção muito confortável ao fazer manobras e um suave toque no acelerado,o carro dispara excelente estou satisfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem