Um colega - Vitor - nos escreve solicitando a opinião entre HB20 Confort Style 1.0 e Ford Ka SEL 1.0, visto que são esses os carros que ele está em dúvida sobre qual comprar. Este artigo analisa os dois modelos em termos de preço, itens de série, performance, consumo e segurança para responder ao questionamento.

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Equipamentos de série - empate

O Hyundai HB20 Comfort Style 1.0 tem preço sugerido de R$ 41.440 reais, trazendo de série itens como alarme perimétrico, ar-condicionado, chave principal e reserva tipo canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas, classificação 4 estrelas no LatinNcap, comando centralizado de travamento das portas e porta-malas, comandos de áudio e Bluetooth® no volante, computador de bordo com funções autonomia, consumo médio em km/l, consumo instantâneo em km/l, tempo de viagem e hodômetro parcial (trip A e B).

Hyundai HB20 Comfort x Ford KA SEL 1.0 2015

Além disso, o sistema de som conta com conexão Bluetooth® com streaming de áudio e conexões USB e auxiliar e o modelo vem de série com direção hidráulica, faróis de neblina dianteiros, fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil, lanternas indicadoras de direção nos retrovisores, rádio integrado ao painel com conexão Bluetooth® e MP3 player, retrovisores externos com ajuste elétrico, rodas de liga leve de 14", modelo Octus, pneus 175/70 R14, travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave.

Hyundai HB20 Comfort x Ford KA SEL 1.0 2015

Completa a lista de itens vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch (descida) para motorista e volante com regulagem de altura e profundidade.

Ford Ka SEL 1.0

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 ComfortO modelo da Ford tem preço de R$ 40.590 reais e quase todos os itens do HB20 Comfort Style 1.0, mas fica devendo para o sul-coreano os seguintes itens:
  • classificação 4 estrelas no LatinNcap;
  • fixação ISOFIX® com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil;
  • lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
  • retrovisores externos com ajuste elétrico
Por outro lado, modelo da Ford tem os seguintes itens a mais:
  • AdvanceTrac®: Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS);
  • Assistente de Partida em Rampas (HLA);
  • Roda de liga leve 15”;
  • Faróis de neblina dianteiros;
  • Rede porta-objetos no console central lado passageiro;
  • Sync Media system com AppLink e Assistência de Emergência.


Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Consumo - vitória do KA SEL 1.0

Modelo Consumo Etanol Consumo Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
Hyundai HB20 1.0 7,6 9,8 11,5 14,5
Ford KA SEL 8,9 10,4 13 15,1
Vantagem do KA 17,1% 6,1% 13,0% 4,1%

Como fica claro pelos números do INMETRO, o Ford Ka é de 4% a 17,1% mais econômico que o Hyundai HB20 1.0, sendo que diferença maior está em cidade, com vantagem de 13% com gasolina e de 17,1% com etanol.

Desempenho - vitória do KA SEL 1.0

Os dados a seguir são oriundos dos testes da Revista Quatro Rodas com os dois modelos.

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Na aceleração de 0 a 100 Km/h o Ford KA SEL 1.0 tem uma vantagem de 0,8 segundos sobre o HB20 1.0.

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Situação idêntica é verificada na prova de retomada de 40 a 80 Km/h, evidenciando uma maior agilidade do modelo da Ford.

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Já na prova de retomada de 80 a 120 Km/h o Hyundai HB20 mostra-se 2,5 segundos mais rápido. Isso ocorre pois o motor do Hyundai é mais elástico, e, como a prova é feita em quinta marcha, o HB20 leva vantagem. Se ocorre a redução de marcha, porém, o KA seria mais rápido.


Por fim, na prova de frenagem, o Ford KA mostrou-se melhor, já que seu sistema de freios foi capaz de imobilizar o carro vindo a 120 Km/h em 65,7 metros, contra os 72.2 metros necessários ao HB20.

Consumo - dados da Quatro Rodas

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Com relação aos dados de consumo, os números da Revista Quatro Rodas apontam uma realidade diversa da verificada pelo INMETRO. No INMETRO o KA 1.0 mostrou-se mais econômico, mas nas avaliações da Revista Quatro Rodas o Hb20 apresenta-se mais frugal em cidade - 4% melhor, mas perdendo do KA em estada, que mostrou-se ligeiramente mais econômico nessa condição.

Vantagens do HB20 1.0 Comfort Style
  • Padrão construtivo superior, com carroceria com peças perfeitamente alinhadas;
  • Teste no Latin NCAP apontando 4 estrelas para passageiros dianteiros e 3 estrelas para passageiros do banco traseiro;
  • Fixação ISOFIX de cadeiras de crianças;
  • Maior espaço no porta-malas, com 300 litros, contra 257 litros do Ford KA SEL 1.0.
  • 5 anos de garantia, contra 3 anos oferecida pelo KA
Vantagens do Ford KA SEL 1.0
  • Melhor desempenho e agilidade em todas as situações de uso;
  • Consumo menor;
  • Maior espaço no banco traseiro;
  • Dispor de sistemas de auxílio à condução como Controle de Estabilidade e Controle de Tração;
  • Rede de concessionárias maior e com mais capilaridade nacional;
  • Sistema SYNC Média com AppLink e sistema de chama de emergência para o SAMU.

Vídeo - Ford KA SEL 1.0 em detalhes



Vídeo - Hyundai HB20 Comfort Style em detalhes



Conclusão

Tendo em vista que o KA 1.0 compartilha a plataforma do Ford Fiesta e do EcoSport - ambos com notas 5 estrelas no Latin NCAP - e o fato de executivos da Ford terem dito que esperam no mínimo nota 4 estrelas para o KA, podemos considerar que em testes de impacto há um empate entre os dois modelos, exceto pelo fato da fixação ISOFIX da cadeira de criança.

Hyundai HB20 Comfort x Ford KA SEL 1.0 2015

Assim, consideramos que caso o consumidor tenha filhos pequenos que façam uso de cadeirinhas infantis, a opção pelo HB20 é mais indicada, pois esse tipo de gancho presente no HB20 e ausente no KA apresenta segurança superior em caso de impactos para crianças.

Ford KA SEL 1.0 2015 xHyundai HB20 Comfort

Por outro lado, caso a pessoa não tenha filhos pequenos que façam uso de cadeirinhas infantis, o Ford KA SEL 1.0 torna-se uma opção mais interessante pois tem melhor desempenho e menor consumo, e ainda conta com uma rede de concessionárias mais ampla. Além disso, o modelo da Ford com cerca de 2 meses de mercado já supera o HB20 em vendas, indicando uma boa liquidez no momento da revenda.

102 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Externamente, o HB20 me agrada mais. Já internamente, gosto mais do Ford KA. Uma das vantagens do Hyundai é o porta-malas de 300 litros (contra 257 litros do KA). O KA na versão SEL conta com controle de estabilidade e tração (único que dispõe desse equipamento na categoria). São 2 boas opções no mercado.

    ResponderExcluir
  2. Entre os HB20 de 41k e Ford KA de 41K eu não ficaria com nenhum dos dois.
    Pegaria um High-Up com ar-condicionado e sistema de som, que sai pelos mesmos 41k (sugerido, mas dá para comprar esse carro por uns 39k), e é melhor que KA E HB20 em segurança (5 estrelas e 4 estrelas) e ainda tem ISOFIX.
    Fora que é mais bonito que os dois, com suas rodas 15 São Paulo e visual menos rebuscado, mais sóbrio.
    Fora o fato que o up! 1.0 é bem mais rápido que os dois, e mais econômico.
    Ou seja, bem KA e nem HB20: a opção correta é up! high-up!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem tem um hb20 e minha irmã comprou um novo ka, não só eu, quanto minha irmã se arrependeu de ter comprado o ka - carroceria desalinhada, as folgas de uma porta não é igual a outra Ex.: em uma porta passa um de e na outra não. A porta do porta-mala mais parece a de um chines bem vagabundo. Já tive um Ford... Tô decepcionado.

      Excluir
    2. É exatamente por isso que o up! é melhor que os dois.
      O KA é melhor em desempenho que o HB20? Sim! Mas o up! é melhor que o KA.
      O HB20 é melhor em acabamento que o KA? Sim! Mas o up! é melhor em acabamento que o HB20.
      O KA é melhor em consumo que o HB20? Sim, mas o up! é melhor em consumo que o KA!

      Ou seja, o up! é melhor que KA e HB20 em todos os aspectos.
      No que o Ka é melhor que o HB20, o up! é melhor que o KA.
      No que o Hb20 é melhor que o KA, o up! é melhor que o HB20.

      Quer o melhor dos dois mundos? Fica com o up!. É óbvio!

      Excluir
    3. Apesar de ser um bom carro, o ford Ka está mostrando ter os mesmos problemas de todos os outros Ford fabricados na América do Sul, péssimo acabamento e montagem "nas coxas". Mesmo assim ele ainda é uma boa opção, mas eu queria saber a nota dele no LatinNcap.

      Excluir
    4. Externamente o Hb20 é mais bonito que o ka, mas esse painel "futurista" da Hyundai já está cansado...cada dia acho mais feio.

      Excluir
    5. Carlos, na concessionária Original de Arujá tem um High-up completaço com Maps & More menos couro e i-motion por 38k7

      Excluir
    6. Se espaço não for problema, coloca mais uns R$3 mil e pega um 500 seminovo com cambio automático. Carro muito bom, que já atende as normas americanas que irão entrar só daqui a alguns anos. Muito melhor que qualquer um desses lixos brasileiros...

      Excluir
    7. Fecho com o Carlos, não ficaria com nenhum dos dois, sem duvida alguma um BRW ou High Up por este preço.

      Por que? Ka não tem resultado do crash test, não tem isofix isto é, um tiro no escuro, e HB é apenas 4 estrelas, abixo do meu cutoff..

      Fico com o Up sem duvida alguma; é só ler o noticiário, todo dia morre gente esmagada em carros 3 estrelas ou menos no crash test, poderiam estar vivos dependendo das forças aplicadas na colisão.

      Excluir
    8. Até 35k, ficaria com o Up!, mas por mais de 40k, estaria fora dos meus planos.

      Excluir
    9. SDS,

      Depende de como se aborda o "problema", com 40-45k na mão, qual o carro com nota máxima no crash test do LNCAP vc pode encontrar exceto o VW Up, nenhum, assim eu fico com o Up sem qualquer duvida.

      Vc sabe quanto custa uma cirurgia reparadora buco-facial com um cirurgião de primeira linha, o valor do carro que o Vitor está disposto a gastar. Assim, sempre Up até que apareça algo similar, isto é, com o mesmo escore. Abraço

      Excluir
    10. Sim, Eddie, mas temos que tomar cuidado com essas afirmações. O Up! pode ser um excelente projeto de engenharia, mas por mais de 40k, no way! Se isso for realmente mandatório, prefiro ficar sem carro.

      Excluir
    11. Olá, Eddie!
      O problema da segurança passa por uma pecinha fundamental: o consumidor!
      Infelizmente, ainda essa "pecinha ", no Brasil, não tem o mesmo nível de consciência que o Primeiro Mundo, infelizmente!
      Aí vai um tempo ainda, que começou com o lançamento do up!, único 5 estrelas, até o consumidor brasileiro priorizar a sua segurança e a dos seus!
      Enquanto isso, fica evidente às outras prioridades que o brasileiro ainda coloca em primeiro plano:
      design e aparências!
      Para o brasileiro típico, vale mais um design mais chamativo e interior mais, digamos assim, poluído à um carro que não tenha unanimidade em design, mas seja nota 10 em segurança passiva!
      Esta é a realidade de muitos compradores e, sob este aspecto, que me parece ser o caso do leitor, o up! foi, por ele, descartado em suas opções, e isso tem que ser respeitado!
      Mas, chegaremos lá, meu amigo, não tenha dúvidas!
      Abs

      Excluir
    12. SDS,

      Se formadores de opinião com vc não assumirem uma posição firme em relação a segurança nos carros produzidos no Brasil, nunca atingiremos o padrão europeu.

      Se depender de parte da mídia especializada e das Montadoras, continuarão sendo despejados carros inseguros no Mercado brasileiro, pode ter certeza.

      Na quinta-feira, chegam mais resultados do Latin NCAP, espero poder "queimar a língua" em relação ao best seller Ka, mas duvido muito que venha nota máxima.

      Quanto a não pagar pela diferença para ter escore máximo, respeito tua opinião, mas é uma questão de valores, p.ex. eu deixaria de comprar uma super ultra led TV de 55 pol e colocaria 5k num Up, sim senhor.

      Excluir
    13. O problema é que ainda estamos engatinhando nesse aspecto. Isso sem contar que a mentalidade do nosso colega abaixo dos 160 km/h... convenhamos, nem o carro do Batman vai salva-lo... Ainda falta muito para atingirmos os padrões de 1º mundo. Os fabricantes começaram a fazer sua parte, mas cabe a nós mesmos e as nossas autoridades evoluir também, pois do contrário, seremos sempre a "república das bananas"...

      Excluir
    14. 'Não adianta. O up! é de longe a melhor opção. O carro é 5 estrelas no Latin NCAP. Por 38k vc pega uma high-up completa, como mostraram acima, inclusive com Maps and More (multimidia).

      Olha os itens que o up! tem a mais:
      - 5 estrelas no latin ncap
      - 4 estrelas para passageiros traseiros;
      - "infotrip" - computador de bordo com 10 funções"park pilot" - sensor de estacionamento traseiro"easy drive" - direção com assistência elétrica e coluna de direção com ajuste de alturae-flex
      - Tampa do porta-malas com abertura elétrica "push button"
      - "Aerowischer" – palhetas do limpador de para-brisas com melhor performance
      - "ESS" - alerta de frenagem de emergência
      - "Park Pilot" - sensor de estacionamento traseiro
      - "S.A.V.E." - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço
      - 3 apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura
      - Alerta sonoro de faróis acesos
      - Alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança
      - Amplificador de sinal da antena
      - Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis ( o do Ka é manual)
      - Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas "Side Blinker"
      - Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether
      - Indicador digital da temperatura externa
      - Luz de cortesia dianteira no teto
      - Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker“
      - Relógio digital
      - Rodas de liga leve aro 15" "são paulo" com pneus de baixa resistência ao rolamento 185/60 R15
      - Tampa do porta-malas com abertura elétrica "push button"
      - Tomada 12V no console central
      - Volante com apliques em preto brilhante e revestido em couro

      E isso que anda muito mais e e bebe muito menos, e tem mais porta-malas que o KA e mais espaço na frente que os dois.

      Na boa, quem escolhe o Ka ou o HB20 podendo comprar um up! que é 10 vezes mais carro que os dois juntos assina atestado de que não sabe decidir.

      Excluir
    15. Carlos, vc esqueceu dos faróis e lanterna traseira de neblina, de série na high!
      Realmente, vc encontra essa versão, completa, sem o Maps, pintura sólida, por 38k aqui no Rio!
      O meu saiu um pouco mais que isso, por descontos da concessionária e ainda consegui o emplacamento e IPVA grátis, de cortesia!
      Isso é uma coisa!
      Outra, bem diferente, é que o leitor, não colocou o up! entre suas preferências, ou seja, ele, não deve gostar do VW e é um direito que ele tem, certo?
      Dentre as escolhas que ele escolheu, objeto desta matéria, ou é HB20, ou New Ka, e, entre estes dois, o New é mais moderno, mais econômico, melhor suspensão e design menos cansativo que o HB20! Iria de New Ka, sem pensar duas vezes!

      Excluir
    16. O Latin ncap, vai divulgar mais resultados no próximo dia 4. Novamente, espero que o Ka esteja inserido nesse pacote...

      Excluir
    17. Isso aí CaO,

      Acredito que em uma década chegaremos lá (espero!), carros mais seguros, melhores motoristas (e pedestres mais conciemtes), estradas e ruas com bom pavimento, duplicadas e bem sinalizadas, quero ver tudo isso!

      Voltando ao Up, ter um, é um bom começo para quem quer evoluir, pensar na família como vc disse, antes da roda de liga e do kit multimídia.

      Em tempo: Nesta sexta-feira minha esposa estará pegando um White Up I-motion 0km com M&M, depois conto como anda. Vc não precisa perguntar se ela foi fazer test drive em outro automático(zado), a resposta é óbvia, não! rss
      Abraço

      Excluir
    18. Não vai não, SDS!
      Mudanças e adaptações do Ka tupiniquin estão em andamento para adequa-lo aos rígidos padrões de segurança e acabamento europeus, uma vez que ele substituirá o fracassado Ka europeu até o 2o semestre de 2015!
      Os testes do EuroNcap com o New Ka, estão previstos para abril ou maio!
      Já os do LatinNcap, duvido que a Ford autorize seus resultados, antes dos do EuroNcap!

      Excluir
    19. Sua resposta só nos mostra que o Ka levou bomba... Não atingiu as tão faladas 5 estrelas.

      Excluir
    20. Olá, Eddie!
      Não entendi direito!
      Vc está com o Golf é sua mulher com o up! novo? É isso?
      E o teu whiteup? Vendeu?
      Abs

      Excluir
    21. Cao, é fácil entender!

      O Golfão fica na garagem, porque quase sempre estou fora, se utilizá-lo 60 dias num ano é muito, como negócio (racional) é péssimo, mas como satisfação pessoal (irracional) é total! Entendeu, não, não é pra entender mesmo! rss

      Em fevereiro encomendei um White Up manual, porque na Css me disseram (com toda certeza) que o i-motion só chegaria no 2ndo semestre, eu preferi não esperar para insatisfação total da Dna.Encrenca (ela sonha com um auto) e, como hoje estou precisando dum carro para o trabalho, estou colocando o manual semi-novo numa cegonha e o I-motion 0km iremos testá-lo, com toda segurança, em família.

      Excluir
    22. Legal, Eddie. Não gosto desse I-motion, dirigi um gol equipado com esse câmbio e detestei. Mas a Dna. encrenca, provavelmente vai adorar rsrs.
      Abs

      Excluir
    23. Ahhh......entendi!.... acho....
      Não importa!
      O certo é vc ficar satisfeito e a patroa também, rsss.....
      Abs, meu amigo

      Excluir
    24. Amigo CaO,

      Conhece a expressão, dois coelhos (ou dois Up) com uma paulada só, foi o que fiz!

      Abraços

      Excluir
    25. Olha SDS,

      Tivemos um Polo I-motion durante 21 mil km muito bem rodados, sem problema algum e muito gostoso de guiar, sem trancos, basta na troca de marchas levantar um pouco pé do acelerador como se estivesse num carro manual/pedal de embreagem.

      Sei que o Up i-motion tem um cambio diferente (made in Germany), é um eletromecânico e não eletro-hidráulico como o Polo i-motion, Gol, Fox. Tem tudo para dar certo, espero!

      Assisti a dois vídeos do Up i-motion, que me deixaram absolutamente tranquilo na opção (não pude fazer test drive, não havia carro, a minha esposa fez num Gol i-motion), um vídeo foi do Fabio aqui no Car-Blog e outro do AutoEntusiastas, o Up automatizado foi aprovado sem restrição.
      Abraço

      Excluir
    26. HB20, apesar da suspensão ter acerto pior do que a do New Ka.

      É melhor acabado e melhor construído também.

      Sinceramente, se o New Ka tivesse acabamento do nível do HB, ele seria imbatível.

      Excluir
    27. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    28. Com 35.000 a 40.000 dá para pegar muito semi-novo bom... Civic, City, Tucson, Focus, Fiesta, só para citar alguns... Valorize teu dinheiro, com essa grana compre um carro que agrega maior custo benefício.

      Excluir
    29. Cara seu conceito de beleza é estranho... O up nao tem design nenhum, parece uma caixa de fósforo...

      Excluir
  3. Dar 40.000 num up? Tá de sacanagem né? 35.000 num high up tava de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior se for com o "i-tranco", aí em bomba na certa. Tanto na hora que ocorrer um problema como (emagrece a conta em uns R$7000) quanto no perigo na hora de arrancar em lombas como em ultrapassagens.

      Excluir
  4. ainda bem que os compradores não aceitam as dicas do carlos...entre um mustang ou camaro ele prefere um up! kkkk tenho dó desse cara

    ResponderExcluir
  5. HB20 COM CERTEZA! NAO TEM NEM O QUE PENSAR. Obs. Em nenhuma hipótese o comprador pensa em comprar um UP! Se o UP! tivesse 1% de chance, ele teria pedido o UP! no comparativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HB20 é mais bem construído. Mas bebe mais, anda menos e tem um lixo de suspensão!! O Ka parece nunca ter ouvido falar que controle de qualidade. Mas, anda demais, bebe pouco e tem uma excelente dirigibilidade.

      Excluir
  6. Igor, vc esquece do Challenger SRT8, que pra min é o melhor dos três.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre o Dodge Challenger e o up! com letras minúsculas, o Carlos4Patas vai de up! "comcerteza"...
      Visitar a VW seria o nirvana para esse camarada!

      Excluir
  7. A simples existência de TC e ESP no Ka define o comparativo a favor do Ford.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou adepto de segurança preventiva. Se o Ka obtiver 5/4 estrelas e oferecer isofix ao menos como opcional até o meio do ano, será o carro da patroa, se não vai ser o Up! mesmo.
      TCS e ESP é fundamental pra quem não tem experiência, sem falar que o HLA é muito cômodo. Obtendo 5 estrelas e com itens de segurança preventiva a gente até releva as falhas no acabamento.

      Excluir
    2. Pra quem nao tem muita experiencia???? Tá de brincadeira né.....Quero ver se alguém t der uma fechada brusca em um dia com muita chuva e água na pista.

      Excluir
    3. Faltou uma enfase maior, "...ainda mais pra quem não tem experiência.", sim, já levei fechada em dia de chuva, varias vezes e consegui em toda manter o carro estável, sem sustos, já minha mãe, por exemplo, toda fechada que toma leva uma batida dr brinde, justente por não saber corrigir a trajetória do carro.

      PS.: tente dirigir em dia de chuva em Salvador, um dos trânsitos com motoristas mais mal educados do país.

      Excluir
  8. Também não ficaria com nenhum dos dois, vendi meu 500 Cult, com ESC, disco nas quatro e muito mais que Ka e HB e fiquei com o Palio 1.6, que se encontra a partir de R$39.000,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 500 é muito melhor que up!, ka e HB20 e qualquer carro próximo da sua faixa de preço.

      Excluir
    2. Christian,

      Inclusive muito mais do que o Palio 1.6 que você comprou (o 500 cult que você tinha). Pois o Palio com relação a esses outros Ka e HB20 está em um mesmo patamar, tirando a motorização maior, claro.

      Excluir
    3. Cara na boa, o 500 é muito mais carro que o Pálio. A não ser que você queira mais espaço e curte muito a Fiat, pois do contrário, escolheria outra opção ou mesmo ficaria com o 500.

      Excluir
    4. SDS, considero seus comentários dos mais sensatos, apesar de não gostarmos das mesmas marcas, pelo que dá para perceber. Olha, tive os dois ao mesmo tempo, não que ache o 500 ruim, mas o Palio não é ruim como muitos postam aqui, acredito que a maioria sem conhecer. Comprei o 500 bem, na minha opinião, 38.900,00 prontinho para rodar, no MS. Deixei com minha filha mais nova, que utilizava o Palio, mas preferiu destrocar. Curto a FIAT sim, tenho um histórico excelente com ela, é como se fosse o meu time, já que não gosto de futebol. Só que no caso do campeonato brasileiro (no mundial tá fraca) já está ficando até chato, treze títulos direto, tem que dar uma chance para as outras, enquanto se atualiza.
      Minha experiência com HB20 só o sedan AT, test drive, já o Ka 1.0 já rodei 647 Km, vou alugar um Ka+ 1.5 aqui em SJC, na Localiza, só de curioso, já sei que não o compraria. Se puder ter um quinto carro em casa, será o Abarth, se Deus permitir.

      Excluir
    5. Obrigado, Christian. O importante é respeitar o gosto de cada um sem colocar a passionalidade acima de tudo... Mas voltando a falar de carros, eu adorei o 500, carro com ótimo acabamento, bem equipado e ágil, casaria direitinho com meu perfil (solteiro e morador de SP). Cogitei a compra, porém o problema, foi a apólice de seguro que ficou bem salgada e acabei descartando.

      Excluir
  9. Não gosto de nenhum dos dois, mas se tivesse que escolher ficaria com o HB20

    ResponderExcluir
  10. O fiesta foi testado pelo LatiNcap e receber nota 4 de 5 e não 5 estrelas como mencionado no texto, apenas o ecosport recebeu as 5 estrelas

    ResponderExcluir
  11. Chegando nos 40k, eu esqueceria qualquer 1.0. No caso do Ka, o comprador tem a opção de cortar alguns equipamentos e pegar a versão SE 1.5. No caso do HB20, o 1.6 mais em conta, Comfort Plus, fica um pouco mais salgado do que isso. Mas esses preços permitem a opção pela dupla francesa C3 e 208, também ótimas indicações em suas versões de entrada.

    ResponderExcluir
  12. O ford ka tem melhor dirigibilidade e estabilidade e melhor suspensão, quem duvidar pegue um hb20 e coloque 160 km, acima dos 120km já começa o volante ficar bobo em em 160km você pode voar coisa que não acontece com o bom ford ka, vitoria para o ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naylthonn,

      O forro do teto do Ka não cai a essa velocidade? 160 km/h é muito rápido!

      Excluir
    2. Já falei antes e vou repetir! O forro do teto do ford Ka e do New Fiesta é de um material bem simples, mas que não afunda e não solta. Apenas o teto do novo Focus (talvez por ser feito na argentina, não sei) afunda com o toque (parece um isopor) e solta com o tempo. Ele também suja com facilidade. Espero não haver mais dúvidas a respeito desse assunto...

      Excluir
    3. 160 km/h em pleno Brasil? Não é por acaso que há tantos acidentes por conta dessa mentalidade. Um carro 5 estrelas e com controles de estabilidade e tração, não vai fazer milagre quando temos esse tipo de "pecinha" atrás do volante.

      Excluir
    4. Lamentável....160 km/h em um carro 1.0 no Brasil? O que fazer??

      Excluir
    5. E, o pior, ele conta isso como se fosse um feito!
      Imagine um indivíduo desse em estrada!
      Lamentável, mesmo...

      Excluir
    6. Completamente irresponsável, passar de 160km/h, ainda mais em um carro 1.0 sem estabilidade em altas velocidades...

      Excluir
  13. Entre os dois, ficaria com o New Ka, pelos controles de tração e estabilidade!

    ResponderExcluir
  14. Pela eficiência do motor, melhor espaço interno, tecnologias como: controle de estabilidade e tração; Sync Media system com AppLink e Assistência de Emergência; Assistente de Partida em Rampas.... e sem falar que custa menos que o modelo da Hyundai. Sem dúvidas seria KA na cabeça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eficiencia do motor ? os dois sao 1.0 querendo ou nao , com 43 mil vc leva hb20 1.6 que tem motorização de gente grande ( cerato , soul , i30 ) e da de lavada nos seus concorrentes

      Excluir
  15. Entre os dois, ficaria com o Ka. Entretanto, por mais de 40k, não compraria um carro 1.0L. Faria um esforço e compraria um carro de cilindrada maior. Ex. New Fiesta, HB20 Confort plus e pensaria com carinho em um dos franceses (208 ou C3).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o leitor foi bem específico entre os 2 modelos!

      Excluir
    2. Sim, Cao, mas se ele está disposto a dispender mais de 40k em um carro 1.0L, é a decisão dele, mas eu não faria isso.

      Excluir
    3. Concordo com o SDS
      Embora goste dos 2 carrinhos (Ka e HB20), não pagaria 40 mil reais em nenhum deles. Com um pouco mais de grana, pegaria um New Fiesta 1.5 (42,9 mil) ou um HB20 1.6 (esse, com 128 cv).

      Excluir
    4. Já que ampliamos a gama de opções (kkk), eu iria de HB20S 1.6!

      Excluir
    5. hb20 1.6 com 128cv por 43 mil reais ( na versao comfort plus que ja é bem completa ) é a melhor escolha tanto de motorização como de itens de série

      Excluir
  16. Por 41k eu pegaria um Honda Civic 2012..passaria 2 anos com ele e venderia pelos mesmos 41K..
    Ja fiz isso uma vez e vou fazer de novo...agora tenho um Corolla 2013...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 41k em um Civic 2012?? Duvido achar um aqui em SP por esse valor... Um em bom estado, custa no mínimo 50k. Além disso, acredito que nosso colega queira um 0km.

      Excluir
  17. Cara, Up!, não dá! Aquilo pra mim é tipo um Smart. Bom pra quem tem mais de um carro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes. Para quem é solteiro e sem filhos, mais que recomendável. Agora, caso tenha uma família grande, eu não recomendaria, pois acho bem desconfortável viajar nos bancos de trás.

      Excluir
    2. Rodrigo
      Já percebi que vc não é fã do UP. Mas o carrinho tem muitas qualidades. A dirigibilidade é muito boa. Muito econômico (possível fazer 15 km/litro na cidade e mais de 20 km/litro na estrada). Além de ser referência em segurança na categoria. O câmbio tem engates curtos e precisos. Boa estabilidade. Bons freios. Espaço para os ocupantes da frente é muito bom. E no banco de trás, acho adequado (não é menor que um Celta ou Clio, por exemplo). Fiz uma pequena viagem com 4 adultos, todos bem acomodados, tranquilo.
      O desempenho do carrinho é muito bom. Sobe ladeiras com facilidade. É ágil no trânsito. Uma barbada de manobrar e estacionar. Um porta-malas bom pro tamanho do carro (285 litros - maior que o de muitos concorrentes). A direção elétrica é leve e precisa, vc sente o carro na mão. O acabamento do carro (embora simples) é bem feito. As peças externas (lataria, faróis, sinaleiras, para-choques, portas) são bem alinhadas. O painel bem firme. A posição de dirigir é boa. O ar condicionado é bastante eficiente. O motor (bloco de alumínio) é moderno. A melhor característica do carro é a boa dirigibilidade. Só dirigindo um e comparando com outros carros 1.0 pra saber. Dirigi recentemente um Gol G4 e um Palio fire e achei muito ruins perto do UP. O UP tem um outro padrão de dirigibilidade. Lógico que o carro tem suas limitações (como qualquer outro), mas no geral é um carrinho muito bom.

      Excluir
  18. Ando bastante nos dois, vou deixar minhas impressões: O HB20 é mais bem construído, tem material melhor e o interior inspira melhor qualidade. Maaaassss, Bebe demais comparado ao Ka, anda muito menos que o Ka e tem uma suspensão pavorosa!!! O HB20 1.0 bebe no álcool na cidade o mesmo que um gol 1.6... é triste!! Depois e 1 ano andando no HB20 fiz teste drive no Ka e acabei comprando um. Se você não se preocupar com o consumo nem com a suspensão vá de HB20, caso contrário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensava que o HB20 era bastante econômico. Já ouvi reclamações da suspensão do HB20 sedan (HB20S), mas não do Hatch. O ponto forte do carrinho da Hyundai é o design mesmo.

      Excluir
  19. Cada vez que leio sobre o.ISOFIX como se fosse uma grande vantagem no Brasil fico pensando na decepção que as pessoas irão ter quando tentarem comprar a cadeirinha. Tinha que ter um aviso bem grande de que as cadeirinhas não são vendidas no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcus, e eu achava que eu não sabia procurar, rsrs. Ainda não há cadeirinhas isofix a venda no varejo. Eu espero que comece a vender muito em breve, tenho um filho de 2 anos e nada é mais importante pra mim do que a vida dele.

      Excluir
    2. Compre em Miami que tem milhares de opções.

      Excluir
    3. Se não me engano, cadeirinhas para fixação com ISOfix nem foram normatizadas no Brasil. Faz tanta diferença assim das fixadas pelo cinto de segurança?

      Excluir
    4. Faz sim, a cadeirinha fixada com o cinto não fica "grudada" mo banco, em uma curvaais brusca, por exemplo, ela tende a inclinar com seu filho a bordo, com isofix isso não acontece pois a cadeirinha é fixada à base do banco com barras de alta resistência, o que impede qualquer inclinação, evitando lesões, principalmente na coluna.
      Embora tenham fitas de fixação ao isofix, um especie de cinto exclusivo pro isofix, eu tbm não acho adequado, seguro é pelos ganchos mesmo.

      Excluir
    5. O pior é que a imprensa não debate o assunto. A mídia especializada trata o ISOFIX como uma grande vantagem mas não fala da ausência de regulamentação no Brasil.

      Excluir
    6. Ravel,

      Vc poderá encontrar a cadeirinha isofix para seu filhote num Css VW, poderá ser encomendada, em 15 dias deverá ser entregue, é cara, mas vale cada centavo.

      Excluir
  20. A comparação é entre ka e hb20 e os caras só falam do up...sinceramente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnior Oliveira: Isso é porque o KA ta devorando o UP, já é o 4º mais vendido, e o UP não teve esse "sucesso" o objetivo aqui é queimar o KA, somente esse rsrsrs

      Excluir
  21. Ambos excelentes, mas entre eles a minha escolha seria o ka.

    ResponderExcluir
  22. Apesar de Up! ser subcompacto e Ka compacto, na minha opnião, só de tirar um e outro da locadora já se percebe que Up! é mais carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim lógico, opinião típica de leigo mesmo.

      Excluir
    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!

      Excluir
    3. Ah, claro...

      Paul, e você entende pra cacete de carro, né?

      Faz-me rir...

      Excluir
  23. quase 42 mil reais em um KA ou HB20 1.0 ? compensa muito mais pagar 43 mil no hb20 comfort plus 1.6 que ganha de qualquer um da concorrencia nesse valor , e ja é bem completo com ( vidros travas eletricas , chave canivete com alarme , som com bluetooth + usb + aux , computador de bordo , Direção e AR tudo de série , e o mais importante que humilha qualquer um dos citados dos comentarios , o motor q é um 1.6 de 130 cv que alem de economico é muito superior a qualquer um dos seus concorrentes diretos que tem la seus 105 110cv

    ResponderExcluir
  24. Não humilha não, o Peugeot por exemplo, coloca 8 Km/h a mais de final, não que se vá andar a essa velocidade sempre, mas já dá noção do comportamento do carro. O Palio 1.6, com melhores preços, precisa aliviar o pé em boas descidas pois os pneus são H, para 210 Km/h reais. Vão criticar, como fizeram com o dos 160 Km/h, mas em boas estradas livres, por exemplo Rondon, encontra-se muita pickup tentando andar com carros, e as preparadas andam...

    ResponderExcluir
  25. Não vi em nenhum blog falar do FOX.

    Sinceramente, eu fiz uma análise de 2 à 3 meses e achei o FOX (BlueMotion) bem melhor que essas opções.
    Eu comparei o HB20 Comfort com o Fox 2014, o FOX tem mais motor e consumo ( óbvio, mesmo do UP!), mais acessórios (sensor de estacionamento, vidros, farol de neblina, iluminação por tudo que é canto, direção eletro-hidráulica, direção com funções de rádio e telefone, chave canivete, alarme, etc..) e mais barato (completo, saiu por 40900, 3 - 5 mil a menos que o HB20 Comfort caso fosse adicionar faróis, sensor.
    Bom, nem comento do Novo KA, pois o visível desalinhamento me fez desistir...Porém, há uma observação. Esse itens a mais de segurança me fizeram pensar bastante, pois é o primeiro carro de entrada que possui isso e, realmente, são itens fundamentais para quem pega a estrada. Porém, o Novo KA não havia nenhuma informação no LATINCAP e não havia nadinha de SEL nas CCs...Isso ajudou a escolher o FOX.

    ResponderExcluir
  26. Escolha difícil. O HB20 é muito mais bonito e melhor construído (aparenta ser "mais carro"). Mas as virtudes do Ka (consumo e ESP) pesam bastante também.
    ...
    A verdade é o HB20 1.0 não é a melhor opção. O 1.6 é outra história.

    ResponderExcluir
  27. Fala sério, coisa de "fanboys" falar do Up!, carro horroroso, mais feio do que o Ka antigo kkk, O comparativo aqui é entre ka e hb20, ficaria com hb20, mais estiloso, bem acertado, 5 anos de garantia e chama atenção por onde passa... Vi gente falando do hb20 1.6, esse tem que ser comparado com new fiesta, que por sinal da um baile de segurança em todos dessa categoria, agora gosto é gosto, eu compro carro que eu possa olhar pra ele e achar ele bonito e ter prazer em guiá-lo, pós venda todos perdem, uns mais e outros menos, se fosse pensar em pós venda só teria gol antigo básico, uno, palio antigo, ja que estou pagando caro por todos, quero o meio termo, bonito, bom e seguro.

    ResponderExcluir
  28. faço 12 k por litro na cidade na gasolina com hb-20 num dos piores transito do pais recife, e 16 na estrada, não consigo fazer essa media com o ford k ! meu hb-20 veio diferente dos demais ?

    ResponderExcluir
  29. a frente do ford k e feia que dói ! não ia nem conseguir dormir se comprasse um !

    ResponderExcluir
  30. Comprei recentemente um honda civic LXR 2.0, automatico, banco de couro, etc etc, por R$57mil. Ano 2014, 25 mil km rodados, ainda tem um ano de garantia total. Não sei porque acham vantagem pagar mais de R$40 mil num carro mil sem tantos opcionais. A não ser o caso do UP que vou relatar abaixo, pois foi para ficar 6 meses rodando a trabalho e vender depois.

    Então, já tive Vw UP (6 meses, comprei 0km), dirigi Novo KA 2015 por 2 dias (alugado; tinha 16 mil km rodados), e HB20 1.0 modelo 2016 por 2 dias (alugado; tinha 5 mil km rodados). O Ka anda muito mais que o HB20, sobretudo na arrancada, não parece carro mil mesmo, peca um pouco na retomada perto dos 80, 90 km/h, me senti melhor no banco (tenho 1,78 m de altura) do que o HB20, é bem mais espaçoso do que o HB20, realmente o acabamento é inferior ao HB20, e achei o câmbio do KA com engates inferiores aos do HB20. Enfim, o HB20 é mais belo, mas o KA é mais carro no geral. Se você quer um carro que sobretudo ande bem na cidade, digo, até uns 80km/h, mesmo com o ar ligado, quer espaço para a família, vá de KA.

    O UP: Adorei o carrinho. Anda bem, feito o KA. Câmbio (manual) muito bom. A mala é razoável, ou seja, não é tão pequena assim. Você se sente bem sentado. O banco fica alto. Eu gosto. Bebe pouco. Agora, no banco traseiro, só duas pessoas (a 5a pessoa só se for um magrelo mesmo). Outra coisa, os bancos são um pouco duros e a suspensão só foi feita para asfalto. Se você anda em tereno um pouco irregular, o caso sacode todo, horrível. Um dos piores neste sentido. Outra coisa, como disse, comprei o UP take it 0km por R$32,5mil com ar, direção e vidro e trava. Vendi 6 meses depois por R$30 mil. Adorei isso.

    Para finalizar, acho o KA mais bonito do que o UP.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  31. Mais uma coisa, o UP deu defeito na embreagem antes dos primeiros 1000km rodados. E há um barulho horrível da bomba de combustível dentro do carro. Tive este mesmo problema com um Fox 0km que tive também. Fui na VW e não conseguiram consertar. Na verdade, como hoje todos os Fox 1.0 já saem com o motor do UP, e o Fox, para mim, é bem mais bonito e espaçoso do que o UP, eu iria de Fox 1.0. Nota: Nunca aconselho o Fox com o motor 1.0 antigo, pois o carro fica muito fraco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem