O nosso Ford Ka SE 1.0 de nosso teste de longa duração completou o segundo tanque com etanol, e apontou um consumo médio de 8,72 Km/l - o que representa uma piora de 10,5% em relação aos 9.73 Km/l obtidos no primeiro tanque (veja detalhes aqui).

Novo Ford Ka - consumo

Entretanto, a primeira medição, que apontou os 9.73 Km/l, ainda não podia ser considerada um consumo 100% de etanol, pois o carro vinha de seguidos tanques de gasolina, e nós abastecemos o carro no começo da reserva.

Novo Ford Ka - consumo

Dessa forma, no primeiro tanque com etanol, havia ainda algo em torno de 25% de gasolina. Agora, porém, nesta segunda medição, que apontou o consumo de 8,72 Km/l de etanol podemos apontar como representativa do consumo de etanol do Novo Ka 1.0 em cidade.

Novo Ford Ka - consumo

O Ka Se 1.0 rodou 359 Km desde que foi abastecido a primeira vez com etanol, e quando completamos o tanque, resultou em 41,18 litros. O custo do abastecimento foi de R$ 102,54 reais. Fazendo a conta: 359 Km / 41,18 temos o consumo de 8,71 Km/l de etanol. O custo por quilômetro rodado foi de R$ 0,29 / km.

Novo Ford Ka - consumo

O Novo Ka foi usado sempre com o ar-condicionado ligado e sem preocupações com economia, até mesmo porque o econômetro estava desligado.

Novo Ford Ka Se 1.0 - interior

Agora, porém, o ativamos, e observamos que uma seta para cima em verde acende dentro do conta-giros (veja imagem abaixo) indicando o momento adequado de troca de marchas.

Novo Ford Ka - consumo

Já circulamos alguns quilômetros com o econômetro ligado e podemos observar que as indicações de marchas são corretas, não deixando o carro excessivamente lerdo e sem antecipar de forma demasiada as marchas. Na medida do possível vamos seguir as indicações do instrumento para avaliar se ocorre melhora no consumo.

Novo Ford Ka - consumo

Em termos comparativos, o Golf 2.0 Sportline que foi objeto de um teste de longa duração anterior (veja os artigos do teste clicando aqui) andava praticamente nas mesmas condições do Ka 1.0, e, com etanol, apresentava consumo médio de 6,7 km/l (veja detalhes dessa média clicando aqui).

Novo Ford Ka - consumo

Ou seja, considerando condições de uso iguais, o Ka 1.0 é cerca de 30% mais econômico que o Golf 2.0 Sportline Automático.

Novo Ford Ka 1.0 2015 - prata

Veja mais postagens sobre o teste de longa duração do Novo Ka 1.0 clicando aqui.

48 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Gente, tudo vai depender do pé direito do motorista. Quem quiser saber o consumo real feito por um instituto especializado, basta procurar as medições feitas pelo Inmetro com os carros do nosso mercado. Lá o parâmetro é muito confiável também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo, tudo depende de cada um no volante, sempre tem aqueles abusadinhos!!!
      Abçs.

      Excluir
    2. Meu consumo esta em ~16.5km/l na gasolina e 14.2km/l no álcool (Puro) meu percurso é 70% estrada e 30% cidade sem Ar condicionado. Todas as vezes que enchi o tanqye usei um aplicativo do Android para registrar.

      Excluir
    3. Obs. nos números acima teve um uso pequeno de ar mas não deve passar de 5% do percurso.

      Excluir
    4. "Meu consumo esta em ~16.5km/l na gasolina e 14.2km/l no álcool (Puro) meu percurso é 70% estrada e 30% cidade sem Ar condicionado."

      Interessante que o seu KA consegue ser mais econômico com alcool em cidade que o da 4 Rodas em gasolina em estrada! Milagroso o seu ka, heim?

      Mas deixa eu te contar, minha tia tem um up!, o dela tá fazendo ~46.5km/l na gasolina e 44.2km/l no álcool (Puro) em percurso é 70% estrada e 30% cidade COM Ar condicionado.

      Todas as vezes que ela enche o tanque ela usa o aplicativo do Android para registrar!

      Hummm...teu KA tá gastão heim!??

      Excluir
    5. Desculpa depois das suas frases o meu carro não passou a consumir mais.

      Fazia 14-15km/l no palio fire com 66cv e para mim esta normal.

      O que posso fazer se a quatro rodas falou que o dela parecia estar com problema?

      Excluir
    6. Mas o seu Ka não está apenas muito mais econômico que o da 4 Rodas.
      Tá muito mais econômico que o do INMETRO. Que o da Auto Esporte, que o da Carro.
      O KA não passou de 8.8 Km/l de etanol em cidade em NENHUMA revista. No INMETRO o Ka faz 8.9 Km/l em cidade de etanol. E o seu faz 14,5? Já sei...vc está abastecendo ele no posto do papai noel..

      Excluir
    7. Carlos, depois de reler o seu post tenho que perguntar a vocêuma coisa, nunca viu um carro fazer mais de 15Km/l? Acha que é sobrenatural?

      Excluir
    8. Carlos do que vc ta falando? Você ta dizendo que o meu consumo todo é cidade? Que andei na mesma proporção que a Quatro rodas e na mesma velocidade? Você consegue perceber a quantidade de variáveis que existem nesses testes?
      Fui bem claro meu consumo é 70% estrada e 30% cidade.
      Quando na estrada que é o 70% quase nunca chego a 100Km/h fico entre 60km/h e 80km/h, ou seja, baixo consumo.
      Quase não uso AR (Santa catarina não esta muito quente ainda) não piso igual a um maluco no acelerador, já que vivo em filas e nunca ando muito rápido, ando muito em quinta marcha a 60km/h - 80km/h.
      Não tem nada de anormal no meu consumo.

      Excluir
    9. Iiii....quando começa a ter que se explicar desse jeito..
      Muita explicação para o consumo milagroso do seu KA...
      Já falei..o up! da minha tia faz 57 Km/l em cidade...de água!

      Excluir
    10. Carlos, desculpe por te respeitar e responder suas colocações de baixa profundidade.

      Excluir
    11. Galera, acho que esse "Carlos" é fake, será que vocês não perceberam, pois estão tirando sarro da cara de vocês? O verdadeiro é o Carlos4carros.

      Excluir
    12. Eu não estou conseguindo fazer a autenticação pelo Wordpress, onde uso "carlos4carros". Então estou usado esta autenticação OpenID.

      Excluir
    13. Carlos usa o mesmo nome de usuário "carlos4carros". Se soube-se que era você não tinha nem perdido meu tempo em responder.

      Excluir
    14. Desde o início o Claudecir deixou claro que o percurso era 70% estrada e 30% cidade, mas esse Carlos tem que tumultuar, consumo muito bom mas nada impossível de se conseguir com um carro 1.0

      Excluir
    15. O consumo que ele diz que consegue NENHUMA revista conseguiu. ZERO. No INMETRO o KA faz 8.9 Km/l em cidade. Em todos os testes de todas as revistas o Ka não passou de 9 Km/l em cidade.
      O Claudecir está abastecendo o carro dele no posto do Papai Noel...

      Excluir
    16. Continua como hater o quanto quiser Carlos, mas nas situações que ele descreveu, 70% estrada, sem ar e abaixo de 100 km/h, meu Celta 1.4 2004 faz mais de 16 km/l na gasolina tranquilamente.

      Até o seu up! amado deve passar dos 14 km/l com Etanol nessas situações.

      Deixa esse fanboyolismo de lado um pouquinho só...

      Excluir
    17. Carlos, passa as impressões dos seus carros, vamos ver quais devem ser, um up! Todo batido, um gol quadrado com três kilemeia, uma bicicleta da volkswagen.

      Excluir
    18. Marmelada estes testes, ou pessoal não sabe usar marchas e acelerador, ou eh um mico mesmo este 1.0.......... Brincadeira, meu etios 1.5 faz 9km/L na cidade com álcool.

      Excluir
    19. Discutir sobre consumo é quase a mesma coisa que discutir sobre futebol e religião: cada um tem seus números. Entretanto, para efeito comparativo um bom parâmetro são os resultados do inmetro mesmo, já que os carros são testados respeitando uma norma e nas mesmas condições.

      Ah, e sobre o carlos ser o carlos ou não, pra mim tanto faz: pelo jeito é tudo a mesma porcaria.

      Excluir
  2. Trocando a marcha próximo a 5000 rpm o carro não fica econômico mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, ultimamente não tenho achado o Novo Ka dos mais bonitos, tenho visto bastante desse básico nas ruas. A dianteira parece estreita, a altura parece exagerada, os faróis de parábola simples parecem "arregalados" e pouco harmônicos. A grade dianteira, sem algo cromado ou algum black piano, em conjunto com esse para-choque dianteiro, sem moldura, com "gradinha"(lembra um pouco o do Onix LS), são a cara da pobreza. A traseira é desengonçada, com faróis estranhos, aparenta ser muito alta e pouco harmônica. Até as rodas parecem pequenas para as caixas de rodas. De quebra, a montagem da carroceria não é das melhores. Mas, se por um lado ele é feio por fora, por dentro tem um interior bonito, apesar do quadro de instrumentos simples(poderiam ter adotado o do New Fiesta, bem mais bonito).

    Será que não dava pra fazer um design mais parecido com o New Fiesta, que é um carro muito bonito? Esse carro, na minha opinião, é o patinho feio dos Fords. E tem uma cara de projeto de baixo custo que não é brincadeira. O HB20 soube disfarçar melhor esse aspecto, apesar de achá-lo um pouco "exagerado" no design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em muitos pontos: faróis simples, traseira alta, a questão das caixa de rodas, montagem, quadro de instrumentos simples... É um carro de baixo custo. Não é estreito como o New Fiesta, porém o bagageiro é sofrível.

      O Nissan March, mais feio, porém parece que é melhor montado e com materiais melhores. O custo benefício bem atraente. Valeria uma comparação entre os dois modelos.

      Excluir
    2. Tenho a mesma sensação ao ver o novo Ford Ka. Tem algo que é desproporcional, talvez o Felipe tenha citado tudo corretamente. Acho que a frente está estranha, a traseira é simplória demais e o carro parece muito alto para a largura. Enfim, acho estranho, talvez seja questão de costume.

      Excluir
    3. O Ka tem praticamente a mesma altura do Fox..que é o "altinho" por excelência no Brasil.
      A Ford teve que fazer isso para aumentar o espaço interno inexistente no New Fiesta.
      O resultado ficou muito ruim. Além de desproporcional, a Ford não teve o refinamento de cuidar das visões de 3/4 do carro. quando vc olha o KA de diagonal ele é todo torto, revelando uma economia em projeto.
      A porta traseira tme a junção que parece uma minhoca de tanta volta que dá.
      É feio demais esse Ka. E pouco refinado.
      E fica ainda mais feio quando se coloca ao lado do up!, este sim uma aula de design e bom gosto.

      Excluir
    4. Saquei vc tem raiva do KA. Ta vendendo demais né?

      Excluir
    5. No geral, gostei do design do Ka Hatch. Agora o sedan é bem sem graça.

      Excluir
    6. Cada um tem sua opinião, a traseira do up! Para mim parece que passaram um machado na chapa

      Excluir
  4. Faço essa média com Punto etorq 1.8.

    ResponderExcluir
  5. não é piora e sim a realidade, essa de fazer 10 com alcool na cidade, me engana que gosto
    alcool é gastador na cidade e mijolina(gasolina com 30% de alcool) é igual
    Na realidade estamos ferrados
    o para e anda e muita arrancada é que complica o consumo, experimente andar nas grandes cidades no final da tarde trecho longo em área congestionada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo que alcool é gastador assim. Tenho um gol trendline 14/15 com 5600km, e a pior média com etanol foi 10,7km/l. Isso sem ter dó de pisar (até mesmo pq, se não pisar fundo ele tb não anda) e com.o ar ligado quase sempre. Esperava mais desse 3C da Ford. ..

      Excluir
    2. Veja testes em outros sites varie suas fontes ai depois forme uma opinião... fica a dica!!

      Excluir
    3. Nivaldo:
      Discordo, é possível sim fazer médias na faixa dos 10 km/l na cidade. inclusive no trânsito infernal de SP. É só conduzir de maneira suave. Agora se for um "pé de chumbo", não há milagres.

      Excluir
    4. é ai o problema se vc andar mais quente o consumo despenca
      se vc andar que nem um velho de 80 anos , ai sim acredito em milagres de acima de 10 no alcool
      mas no mundo real vc com tempo definido e horário a cumprir não

      Excluir
    5. Discordo novamente. Se você andar de acordo com o que foi projetado pelo fabricante, é possível sim manter boas médias de consumo. Me desculpe, mas você não conhece esses motores modernos, ficando nos palpites.

      Excluir
    6. Eu falo naquilo que pratico, ou seja na minha experiencia de vida
      e se vc consegue andando no fluxo normal fzer 10 ou mais, ótimo
      Eu não consigo
      Agora na Estrada ai é diferente
      1 º A média por ex que a Revista 4R relata é bem otimista, ou seja seria o ideal de um veículo atingir
      Pois economia esta associado a maneira como vc usa a rotação do motor
      Se vc consegue ficar na faixa de 1750 a 2500 rpm, maravilha ai sim vc atinge o consumo menor
      na estrada vc roda em velocidade de cruzeiro( não excede 65% da potencia e rotação do veículo), com tendencias que mais baixo melhor
      veja que os carros com marcador de eficiencia(tipo econometro digital) vc ve que ele atinge fácil o máximo quando vc desce a serra sem acelerar!!

      Excluir
  6. "usado sempre com o ar-condicionado ligado e sem preocupações com economia, até mesmo porque o econômetro estava desligado."

    "podemos apontar como representativa do consumo de etanol do Novo Ka 1.0 em cidade."

    Não, não pode usar como representativa uma vez que não seguiu o indicador de economia. A fábrica disponibiliza um recurso para o carro ficar mais econômico, vocês não usam e publicam que "acharam" o representativo de consumo na cidade?
    O consumo de um carro está mais entre o volante e o banco do que no motor. Tanto é que fiz uma viagem e na ida o meu Ka fez 16 km/l e na volta fez algo em torno de 12,5 km/l

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como tem proprietários de Ka que conseguem consumos incríveis com seus carros. Em geral gastam a metade do que mostra INMETRO, 4 Rodas e todas as demais revistas...

      Excluir
    2. Esta geração de crianças de 12 anos com tablet da nisso...
      vai pra escola menino...

      Excluir
    3. Carlos, como se você não soubesse que tem uma variação de até 30% no consumo informado no INMETRO, informação essa oficial do próprio teste.

      O Consumo do Gomes Lemos esta bem próximo do meu, sempre dirijo pelo econometro e as vezes uso até troco de marcha antes dele pedir.

      Excluir
  7. Fiz os cálculos, e o Álcool tá muito caro ai na regiao do teste. $2,49

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é relativo na minha cidade ele custa R$1,709 o litro e acredite até hoje não reajustaram a gasolina, ohh boa concorrencia

      Excluir
  8. Pareceu um pouco com o Passat também, e o Tiguan.

    ResponderExcluir
  9. O Carlos fala tanto do consumo do Ka, mas o Up que a 4rodas está testando no Longa Duração tem feito cerca de 9km/l de álcool!!! E não os quase 20km/l que os leitores do car.blog tem feito.

    ResponderExcluir
  10. O problema é que as viuvas da VW não aceitam que hoje todas montadoras evoluiram. E me desculpem aos que falam do projeto de design do UP!, eu sou da área e posso dizer que é o mais horrível que existe em carros atualmente, até porque o design inicial era MUITO, MUITO diferente, mas ele não teria essa nota em segurança como tem, então transfomaram ele no Uno dos anos 90 reformulado. Os alemães são péssimos em design, sempre foram e agora estão levando uma surra dos HB20's, Ford Ka's e Onix's da vida. Não que eles sejam primorosos, mas pra ser melhor que um UP!, um Gol, você não precisa muita coisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem