A tecnologia Start-Stop, que fez sua estréia no segmento de carros de grande vendagem no Novo Uno 2015 Evolution, estará presente na maior parte dos carros nacionais e importados vendidos no Brasil até 2017.

Novo Fiat Uno 2015

Segundo a fabricante de baterias Moura, esse sistema que desliga o motor quando o carro para em semáforos ou em congestionamentos, e é responsável por redução de consumo de até 20%, será item de série em 70% dos veículos novos brasileiros ao longo dos próximos três anos.

Novo Fiat Uno 2015 - interior

A tecnologia que foi aplicada ao Novo Uno Evolution é importante pois ajuda as montadoras a atenderem as metas de redução de consumo estabelecidas no regime Inovar-Auto, do Governo Federal, que estipula redução de impostos para as empresas que atingirem as metas de redução de consumo.

Novo Fiat Uno 2015

O sistema Start-Stop, ao desligar e religar o carro automaticamente, porém, exige baterias de maior capacidade, chamadas EFB, compatíveis com o sistema.

Novo Fiat Uno 2015 - interior

Dessa forma, os fabricantes de baterias estão se preparando para um aumento de produção desses itens para atender a demanda das montadoras, com a progressiva difusão do sistema start-stop entre os carros brasileiros.

Novo Fiat Uno 2015 - interior

O lançamento do Uno Evolution deve provocar uma corrida das demais empresas para colocar os sistemas em seus carros.

26 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Apesar de eu não gostar desse carro,na minha opinião ele será o carro mas econômico do brasil na cidade,pois é onde o sistema fará a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser, mas o UP! é realmente o carro a ser batido nesse quesito.

      Excluir
    2. Piada né, longe de ser o mais econômico, a Auto Esporte testou esse Start & Stop do Uno e deu uma economia de menos de 8% longe dos 20% que a Fiat divulga, a Fiat tem que tomar vergonha e melhorar os seus motores, colocar um sistema desse em uma tranqueira de motor velho 8v não faz milagre.

      http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2014/09/fiat-uno-evolution-encara-o-teste-do-start-stop.html

      Excluir

    3. Mas segundo a matéria quem deu o dado de 20% foi MOURA e não a FIAT.

      Segundo vc tem razão quanto a atualizar os motores, atualmente nesta categoria só o UP! e o Ka usam motores mais modernos.
      Mas no meu entender a principal vantagem de mais moderno deve ser, mais econômico e menos poluente, caso contrário valerá mais à pena p/ o consumidor os velhos e confiáveis motores da Renault que equipam o CLIO, este sim segundo o INMETRO o mais econômico do Brasil.
      .

      Excluir
  2. demorou ... pena q não pensam em instalar o ESP em todos os carros tb, na Argentina será obrigatório nós próximos anos e aqui?

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o ESP vai acabar vindo na maioria dos carros também,já que o Ka que é um carro de entrada começou a iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Um dos modelos expostos no Salão de Paris (França), o renovado hatch médio Ford Focus começa a ser vendido no Brasil a partir do primeiro semestre do ano que vem, de acordo com o que apurou a reportagem de Car and Driver. A principal novidade é a adoção do estilo de design da Ford, representado pela grade hexagonal e os faróis finos e espichados. Na traseira, a única diferença está na lanterna, mais escura e com a proporção de sua base reduzida. Essas mudanças valem tanto para o hatch quanto o sedã. Ambos chegarão ao Brasil vindos da Argentina.
    Disposta a fazer o Focus ser o carro mais vendido do mundo - título que disputa com o Toyota Corolla, a Ford tratou de colocar mais equipamentos. Recebe a central multimídia Ford SYNC2 com uma tela de 8 polegadas, controle por voz e navegação por GPS. É o primeiro carro da marca a vir com sistema de estacionamento autônomo.A Ford também mexeu na quantidade de botões.
    O Volkswagen Golf, seu principal rival na categoria, surpreendeu com sua dinâmica mais acertada. Os engenheiros da Ford não gostaram nem um pouco e trabalharam em mudanças na estrutura do carro. Os amortecedores são novos e melhoram a estabilidade da carroceria. As molas estão mais duras, para deixar a estrutura mais firme nas curvas. A direção elétrica e o controle de estabilidade foram reprogramados e ficaram mais suaves. No conjunto mecânico não haverá mudanças em relação ao Focus vendido atualmente no Brasil. Veja fotos do Focus na galeria acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O focus atual já vende muito mais que o golf,agora com a nova versão vai ver mas ainda!

      Excluir
    2. Tomara que o focus venda muito,só pra VW aprender respeita os consumidores BRASILEIROS ,trazendo carro do méxico pelados e mais caros!

      Excluir
    3. E que tem a ver Ford Focus com designer e melhoramentos sendo lançado, em relação
      à matéria sobre o sistema Start-Stop da Fiat???

      Excluir
  5. A Ford já nos desrespeitou trazendo o Focus 20.000 mais caro que a geração anterior.

    ResponderExcluir
  6. é mais esse novo sistema ,com certeza as montadoras vão aumentar o preço dos carros ,por causa da bateria .E não vejo muita vantagem ,só na capital mesmo ,mais no interior não fica parando o carro toda a hora .Os fabricantes inventam essa "técnologia",só para justificar os aumentos abusivos ,que só tem aqui no brasil .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mesmo sabendo disso o Brasileiro compra ao invés de boicotar carro 0km que
      não é um bem assim tão indispensável

      Excluir
    2. Mas isso aí elas vão ter que colocar de qualquer jeito...do contrário não vão cumprir meta do governo e vão pagar mais imposto.
      É questão de sobrevivência...

      Excluir
  7. Há informações que a Fiat está desenvolvendo um novo subcompacto de entrada para
    substituir o Palio Fire, com um novo motor de 3 cilindros, vamos aguardar para ver

    ResponderExcluir
  8. Kd o reforço na estrutura?
    Kd o ISOFIX?
    Kd o ESP?

    Já sei....
    O consumidor não tá nem aí prá segurança!
    O que interessa é os botoezinhos prá trocar marcha, ou esse Start Stop que transmite uma sensação de modernidade e tecnologia!
    E o motor é o mesmo, o câmbio é o mesmo, a suspensão é a mesma, etc, etc

    EITA, BRASILLLSILLLLSILLL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contudo, só não entendo essa "tara" por isofix. Quem não tem filho pequeno, não faz diferença alguma. Isso deveria ser opcional em todos os modelos, não regra.

      Excluir
    2. Pois é, Giovane
      Mas o 2o proprietário pode precisar, ou o 3o, e por aí vai....
      Não é uma questão de "ah...eu não preciso", pois é o mesmo que vc dizer "ah...eu não compro carro prá bater, então não preciso de um 5 estrelas "!
      A questão é de mudar nossa mentalidade e passarmos a exigir nos carros nacionais, padrões mínimos de segurança, seja ativa ou passiva, para começarmos a mudar nosso mercado, pois pensamentos como o seu, fazem com que as montadoras não tenham preocupações maiores em oferecer produtos com mais tecnologia embarcada e mais seguros!
      É uma questão de mudarmos nossa mentalidade e passamos a deslumbrar um mercado onde tenhamos carros com qualidade, modernos de fato e, principalmente, seguros!
      Mesmo que, atualmente, não tenhamos maiores necessidades de um determinado equipamento de segurança, exigir um automóvel com esses itens, não servirá prá vc, mas pode servir ao 2o, ao 3o, ao 4o proprietário e, chegará um momento que teremos um tal nível de exigência, que as montadoras se verão obrigadas a melhorar seus carros todos, enfim, passarão a ter carros com a mesma qualidade dos europeus!
      Pode ser uma utopia, mas pense nisso....
      Abs

      Excluir
    3. É lamentável nossas montadoras ainda considerar itens tais como, terceiro encosto e cinto de três pontos do banco traseiro, isofix, computador de bordo, regulagem de altura dos cintos. Itens tão banais... Não é por acaso que o segmento de entrada está cada vez menos interessante para o consumidor e até mesmo para as montadoras que estão investindo cada vez menos nesse segmento, deixando essas velharias a nossa disposição.

      Excluir
    4. Concordo totalmente com o Giovane com relação ao isofix. Colocá-lo no mesmo balaio que esp ou mais airbags é evidente exagero. Qualquer pessoa que compre um carro pode potencialmente se beneficiar das vantagens dos air bags e es;, apenas um nicho específico, entretanto, se beneficia do isofix. Na verdade sequer existem cadeirinhas com isofix regulamentadas pelo Inmetro no Brasil, mas não vou nem entrar nesse mérito. Acho que o isofix pode tranquilamente ser um opcional. Paga quem precisa. Quanto aos próximos proprietários, que procurem um carro que os atenda. Não sou loja de revenda pra comprar carro pensando no próximo dono.

      Excluir
  9. Isofix no Brasil não tem cadeirinha. E esse sistema start stop só atrapalha em locais quentes como a maioria do Brasil. Se alguém souber como desativar essa função no golf eu agradeço. É chato ficar apertando o botão cada vez que entramos no carro.

    ResponderExcluir
  10. Com a qualidade mecânica dos nossos carros, as auto elétricas vão lucrar horrores com a chuva de motores de arranque com problemas por desgaste prematuro, levo 30 min para ir ao trabalho e devo parar mais de 40 vezes nesse percurso, é um anda/para terrível, imagina o motor religar 40 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Five:

      Esses motores foram submetidos a testes severos em ciclos de liga/desliga por muitas horas interruptas. Acredito que não haverá maiores problemas.
      Agora custava a Fiat trazer um propulsor mais moderno, pois o consumo seria muito melhor do que visto agora.

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem