A Fiat do Brasil convoca os proprietários dos veículos Punto Essence e Essence Dualogic, chassi 1194449 a 1296320, e Idea Adventure, Idea Sporting e Idea Sporting Dualogic, chassi 2207059 a 2263214, todos fabricados entre os dias 1º de fevereiro de 2012 a 22 de fevereiro de 2014, para realizarem a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, visando adequá-los às especificações previstas no Manual de Uso e Manutenção.


Também estão convocados os proprietários dos veículos Punto T-Jet, chassi 1194671 a 1295853, , chassi 1091042 a 1113929, Idea Adventure Dualogic, Idea Essence, Idea Essence Dualogic, chassi 2207056 a 2263233, Bravo Essence, Bravo Essence Dualogic, Bravo Sporting, Bravo Sporting Dualogic, Bravo Absolute e Bravo Absolute Dualogic, chassi 9014646 a 9034364, todos fabricados entre os dias 1º de fevereiro de 2012 a 22 de Fevereiro de 2014, para que realizem a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, bem como a substituição de componentes da engrenagem da primeira marcha, exclusivamente para veículos que apresentarem quilometragens superiores a 40.000km.


Tabela de veículos afetados

Modelo Número de chassi Fabricação
de até de até
Punto Essence 1194449 1296320 01/02/2012 22/02/2014
Punto Essence Dualogic
Idea Adventure 2207059 2263214
Idea Sporting Dualogic
Punto T-Jet 1194671 1295853
Doblo Adventure 1091042 1113929
Idea Adventure Dualogic 2207056 2263233
Idea Essence
Idea Essence Dualogic
Bravo Essence 9014646 9034364
Bravo Essence Dualogic
Bravo Sporting
Bravo Sporting Dualogic
Bravo Absolute
Bravo Absolute Dualogic

Tais medidas visam evitar o processo prematuro de desgaste de componentes relacionados à primeira marcha e a substituição preventiva daqueles componentes da caixa de câmbio após o uso superior a 40.000km.


Acima dessa quilometragem, caso o defeito se manifeste, o condutor poderá ter dificuldade em engrenar a primeira marcha e, consequentemente, de arrancar o veículo, o que, em casos extremos, poderá acarretar acidentes com eventuais riscos de danos físicos e materiais ao condutor, aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros.

No comunicado do Recall veiculado amplamente ao público através das mídias TV, jornais, rádio e sites, a Fiat esclarece que o serviço é gratuito e a troca será feita a partir de 22 de setembro com o prévio agendamento, em toda a rede de concessionárias do território brasileiro, ou através da CENTRAL DE RELACIONAMENTO FIAT, pelo telefone 0800 707 1000.

A troca de óleo, exclusivamente, será realizada em até uma hora. Se for necessária a substituição dos componentes, o atendimento poderá ser feito em até 10 (dez) horas, podendo ocorrer variações conforme o fluxo de atendimento da concessionária no momento da solicitação do serviço.

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. E para os carros que não atingiram 40.000,00?? Esses proprietários, por andar menos com o carro, serão prejudicados no futuro, quando seus veículos atingirem essa quilometragem e apresentarem problemas.
    Não entendi!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "bem como a substituição de componentes da engrenagem da primeira marcha, exclusivamente para veículos que apresentarem quilometragens superiores a 40.000km."

      A substituição dos componentes é pra quem esta com Km acima de 40k, quem está antes disso, só a troca do lubrificante é suficiente pra parar/evitar o desgaste.

      Excluir
    2. Desculpem meu comentário precipitado.
      Obrigado Myph13!

      Excluir
    3. Não foi precipitado não Vader, pergunto: qual diferença de desgaste entre uma engrenagem com 30.000 km e uma com 40.000 rodados? Praticamente nenhuma. Assim, se há desgaste prematuro devido a escolha errada do lubrificante, ou troca-se as engrenagens da 1ra marcha de todos os carros ou dá-se extensão de garantia para todos os chassis e, fazendo a troca obrigatória da transmissão dos carros mais rodados (>40.000 km) para evitar danos e custo maior. Falhou a Fiat.

      Excluir
  2. Tenho muita experiência com Fiat. São carros honestos mas a fábrica e principalmente as revendas deixam muito a desejar. Já falei em outro forum e deixo aqui meu relato. Tenho um 09, Punto comprado novo. Desde a primeira revisão com 15 mil que deixo o carro lá eles colocaram o oleo errado. Eu confiro pela nota fiscal. E em todas as vezes eu pedi para substituírem oleo e filtro pelo especificado no manual que no caso de meu carro só tem uma especificação de oleo. E ainda tem os ditos consultores técnicos querendo me convencer de que não teria problemas em usar o oleo diferente. Agora me em a própria fábrica fazendo cagada e colocando oleo errado nos câmbios. Não duvido nada que daqui uns dias vem outro chamado paa trocar o oleo do motor, se bem que este eles podem deixar passar por causa da troca que sempre ocorre pelo tempo caso não alcance a km citada. Fiat não compro mais. Só se vier um produto muito diferente da mesmice. Digo, são bons carros, honestos mas o pos venda da fábrica e css são de lascar, gente que não sabe nada do ramo, querendo passar a perna no consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por essas e outras colega Edu ,que quando compro um carro novo,só levo na css 1 ano(mesmo tendo mais de 1 ano de garantia),se tiver de dar problema no carango,da-se em menos de 1 ano,depois opto por meu mecânico de confiança,com prestígio e experiência e é claro,pagando 50% à menos por qualquer serviço executado.Nessas css só tem cara que se acha entendido de carro e quando vai se ver ,até terceirizam o serviço e ganham em cima,só pra se ver como os caras são malandros:mês passado a patroa foi pra roça de Crossfox e quebrou a lente do farol de milha/neblina lado direito,fui tentar trocar na css,me cobraram R$489,00 pelo farol completo e R$89,00 mão de obra,disse para o consultor que ele tava maluco e isso era assalto,liguei na hora pro s.o.s dos farois aqui em BH é disseram que o mesmo farol novo da arteb custa R$273,90 e seminovo R$120,00 instalados,conclusão:paguei R$120,00 no farol seminovo, que estava mais novo que o meu,e depois quando fui trocar óleo na css esses dias,tirei onda com o mesmo consultor,que me perguntou onde tinha trocado o farol,devido tamanha excelência no serviço executado.

      Excluir
    2. Tenho um punto 2011 e não faço revisões em autorizadas, levo em meu mecânico de confiança.

      Excluir
    3. É difícil achar concessionária honesta !

      Excluir
    4. Serviços de concessionárias são caros e nem sempre são de boa qualidade. Uma pena, pois estão perdendo a oportunidade de faturar mais com pós vendas.

      Excluir
  3. Para chegar a ser feito este recall suponho que muitos consumidores já colocaram a Fiat na parede, digo, na justiça.

    ResponderExcluir
  4. Nestas horas "penso com meus botões", como é bom ter um VW!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse JAC? E seus comentários sem pé e nem cabeça...

      Excluir
    2. É o Vinicht com outro nickname!
      Uma alma penada, tadinho....

      Excluir
    3. Caro Eddie, menos bem menos!!!

      Quer dizer então que a Volks não tem recall nenhum caro Eddie??!!! E a historia famosa dos motores 1.0, e o cambio travado de um proprietário do novo golf?!! todas as marcas sem exceção nenhuma tem suas falhas, só que umas preferem esconder mais que as outras.....

      Excluir
    4. Prezado Luiz,

      No caso dos 1.0 litro em 2009 a fabrica foi proativa e não houve recall, apenas troca de óleo e motores danificados e extensão de garantia de 3 anos para toda a frota. Na duvida nunca comprei 1.0 - 4 cilindros e evito utilizar álcool. Não lembro de ter havido recall na VWB,

      Golf com cambio travado, um caso isolado. Meu Golfão TSI DSG completou 6.000 km rodados, só alegria. Na estrada é um show, ultrapassagens seguras e rápidas e 15,6 km/l de media na Podium, não tem carro igual a venda neste pais, melhor que ele só um GTI.

      Excluir
    5. fale de carro vw nao e carro e carroça tenho kombi por falta de opçao e a minha e nova a cada 200km da problema ja a fiat nao tenho do que reclamar tenho carros da marca a 15 anos desde fiat premio passando por uno e agora um fiat punto 12/13 atractive e acredite esses carros nunca me deram problema algum so revisao de rotina como oleo filtro e correia meu pai tambem nao larga a marca por nada desse mundo tem um ideia que ja esta com 200.000km e nunca deu problema algum so revisao de rotina agora a vw ele teve um gol que so deus pra enteder como um "carro" da tanto problema e agora eu cai nesse conto do vigario chamado kombi o montadora ruim !!!!!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem