A Volkswagen está reduzindo a distância para a Toyota como líder mundial em vendas de veículos, em decorrência de uma rápida expansão na China - o maior mercado de automóveis do mundo - enquanto Toyota freia o crescimento para aprimorar a qualidade.

Volkswagen up!

A Toyota, ainda líder global, anunciou um crescimento global de vendas de 3,8% nos seis primeiros meses de 2014, com 5.097 milhão unidades produzidas. A Volkswagen, porém, cresce a um ritmo mais acelerado, e o seu volume de vendas semestral pode igualar ou até mesmo ultrapassar a Toyota.

Toyota Etios

O grupo Volkswagen vendeu 4,97 milhões de veículos no período janeiro-junho, crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, excluindo os números de fabricantes de caminhões Scania e MAN, os quais serão conhecidos 31 de julho.

A consultoria IHS Automotive prevê um total de vendas do primeiro semestre da Volkswagen de 5,07 milhões de veículos, incluindo os fabricantes de caminhões. O resultado Toyota, refletindo fortes vendas nos Estados Unidos, China e Europa, superou a previsão IHS de 4,83 milhões, e o mesmo pode acontecer com a alemã.

China

Mesmo se a Toyota conseguir manter a liderança no primeiro semestre, porém, sua liderança no fechamento do ano não parece tão assegurada, visto que na China - maior mercado do mundo, com 9.6 milhões de veículos vendidos no primeiro semestre - as vendas da VW subiram 18%, para 1,8 milhões de unidades, enquanto a Toyota cresceu 12%, para 465.900 unidades vendidas.

A IHS Automotive projeta que a Volkswagen se tornará a maior empresa automotiva do planeta neste ano, já que prevê vendas anuais da Volkswagen em 9,9 milhões de unidades em 2014, enquanto para a Toyota a previsão é de 9.47 milhões de autos vendidos, conforme reportado pela Reuters aqui.

Volkswagen Golf GTI

A Volkswagen, que vendeu 3,27 milhões de veículos na China no ano passado, planeja investir € 18.2 bilhões de euros entre 2014 e 2018 em novas fábricas e produtos junto com seus parceiros chineses.

Toyota XRS

A Toyota, por sua vez, suspendeu a construção de novas fábricas até 2016, visto que a empresa está focada em fabricar carros de melhor qualidade ao invés de perseguir metas ambiciosas de volume de vendas.

Liderança da Toyota EUA

Toyota supera a VW nos Estados Unidos, beneficiando-se da demanda de compradores norte-americanos por SUV´s, que vão superar as vendas de sedãs pela primeira vez. O aumento vendas do novo Toyota Highlander e do Lexus RX levou a ganhos de participação de mercado nos EUA, enquanto a Volkswagen registrou declínios de vendas, e se comprometeu a apresentar um SUV de tamanho médio em 2016.


Lexus RX 350Rentabilidade

Apesar da expansão da VW, a lucratividade continua a ser um problema. Em 2013 a montadora alemã registrou margem de lucro de 2,9%, enquanto a divisão de automóveis da Toyota alcançou 8,8% e a Hyundai Motor Corporation atingiu 9%. Grande parte da produção da VW é em seu mercado doméstico, na Alemanha, onde os trabalhadores conseguiram um aumento salarial significativo no ano passado.

Porsche Macan

O grupo Volkswagen incluem a Volkswagen Passenger Cars, Audi, Porsche e Skoda, entre outros. Toyota inclui a marca Toyota, Lexus, Scion, Daihatsu e Hino.

Fonte [Auto News]

16 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. São duas grandes montadoras......!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A Volkswagen vai fechar 2014 como a maior montadora do planeta, mostrando que sua política de estilo e qualidade e preço de seus carros está corretíssima, afinal, será a maior do mundo.
    Tem um povo aí que reclama do estilo sóbrio dos carros da VW, mas o fato é que o estilo sóbrio dela dá resultados.
    Isso são fatos. O resto é mimimi de hater que não entende nada de mercado automotivo (e tem vários desses aqui neste blog...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só se for estilo sóbrio o preço cada vez mais. É tanta sobriedade que dá férias coletivas sóbrias pra não ficar "sobriando" carros sóbrios nos sóbrios pátios de suas sóbrias fábricas. A eterna e sóbria vice-wagen, caminha para terceira sóbria colocação no Brasil. Nos EUA passa quase sobriamente despercebida; também pudera, lá o povo entende de automóvel, compra muito e sabe comprar. Na sóbria Alemanha, o crescimento econômico está cada vez mais devagar. Só resta agora enganar chinês não-sóbrio mesmo, pois no Brasil e América do Sul, já era. Não há a menor razão para ódio. O que está acontecendo é apenas o natural crescente desinteresse dos seus sóbrios consumidores a quem a vw não consegue mais sobriamente enganar. Quem é consciente, tranquilo e conhece, vai e irá cada vez mais de FIAT e FCA, cantando feliz, e com palmas,... "Because I'm happy" !

      Excluir
  3. sobrio ate demais rs, esses dias mostrei o novo golf pra minha namorada e falei que estava na duvida entre ele e o focus, e ela falou ''aff vc vai comprar outro gol'' kkkkk realmente , sei do seu poder tecnologico e da sua mecanica acertada (isso e sem igual,supera o focus sim, mas em design perde feio) , o que vc ver diferenca e no GTI mas dai ja passa dos 100 mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que idiota... Compra o Focus então que parece um Fiesta.

      Excluir
    2. Vai de Velho Novo Focus Aloisio e seja feliz.

      Excluir
  4. Existe uma boa diferença na quantidade e qualidade produzida pela Toyota, e pela Volks.
    Volks é refugo, mais nada. por isso dá volume em vendas.....ai da-lhe recalls e vidros saindo e mais recalls e assim vai......Toyota é qualidade, detalhe que nenhum volks por mais que custe mais de 200 mil não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O Toyota Etios deve ser melhor que o Volkswagen Passat. Carros da Toyota nunca passaram por recall. Procure noticias dos milhares de Corolla com problema no acelerador (vários acidentes - inclusive no Brasil) e não era culpa do tapete não. A Toyota fez um dos maiores recalls da história (o Corolla já sofreu vários recalls). Procure se informar antes.

      Excluir
    3. Quanta besteira! A Toyota lidera o ranking das fabricantes com maior número de recalls. Airbags que não funcionam é piada para a Toyota, inclusive, isso é muito mais grave que um ajuste na linha de produção relacionado ao vidro elétrico, que, inclusive, só caiu porque o dono do blog não levou à concessionária assim que identificou o problema, caso contrário, teriam resolvido antes disso acontecer.

      Excluir
    4. Por problemas nos airbags, a Toyota fez recall envolvendo mais de 6,3 milhões de carros da marca. Só no Brasil foram mais de 94 mil unidades (incluindo Hilux, SW4 e RAV4). Mais detalhes: http://g1.globo.com/carros/noticia/2014/04/toyota-faz-recall-de-94992-veiculos-no-brasil.html

      Excluir
    5. Se o problema foi identificado pela fábrica, eu não considero ruim vários recalls. Pelo contrário, demonstra respeito com o consumidor. Tanto que em um ranking de alguns anos atrás das 5 montadoras que mais fizeram, apareceram marcas como volvo, mercedes,e etc.
      Quando a marca não faz recall, ou ela faz carros perfeitos ou não tem a menor consideração pelo consumidor.

      Excluir
  5. Eu não gosto de nenhuma das duas marcas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem