O governo federal resolveu manter até o final de 2013 as alíquotas atuais do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - incidentes sobre os automóveis, adiando para 2015 a elevação do imposto.

IPI: imposto reduzido fica mantido até o final de 2014

O IPI sobre veículos de até 1.000 cilindradas subiria dos atuais 3% para 7% - elevação essa que poderia agravar ainda mais o quadro recessivo pelo qual passa a industria automotiva nacional, com vendas em queda de 5,5% entre janeiro e maio e produção despencando 13,3% no período.

IPI: imposto reduzido fica mantido até o final de 2014

Tabela de IPI incidente sobre Veículos Automotores

Tipo de veículo
IPI Reduzido
Motor até 1.000 cm3 3,00%
Motor Flex de 1.000 cm até 2.000 cm3 9,00%
Motor gasolina de 1.000 cm3 a 2.000 cm3
10,00%
Utilitários 3,00%
Motor 1.0 sem conteúdo mínimo nacional
33,00%
Motor Flex entre 1.0 e 2.0 sem conteúdo mínimo nacional 39,00%
Motor gasolina entre 1.0 e 2.0 sem conteúdo mínimo nacional
40,00%
Utilitários sem conteúdo mínimo nacional 33,00%

5 Comentários

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  1. Ê, lobbyzinho forte esse das montadoras...

    Os caras mandam e desmandam MESMO!

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  2. Alguém ainda duvidava que o governo suspenderia o aumento? Mais uma vez ele o faz aos 45 do segundo tempo, tudo para provocar o aquecimento artificial das vendas nas vésperas do anúncio, jogando para as montadoras e ferrando o consumidor ignorante, que, mesmo após todos os aumentos que já ocorreram, correu para as concessionárias para comprar seu carro antes do novo IPI.
    E mais uma vez, a desculpa foi a mesma, manutenção de empregos e etc. Vender mais barato ninguém quer! Aumentam os preços, o mercado desaquece e o governo que abra as pernas para manter os empregos! Soa quase com chantagem isso! Em ano de eleição, e com esse governinho, isso sempre passa fácil!
    Podemos enumerar dezenas de razões pelas quais os carros aqui são ruins e caros, mas a mais danosa, a meu ver, é essa relação viciosa montadoras x governo! Ô falta que faz um mercado livre e transparente!

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  3. Talvez em 2015 seja realmente aumentado, tendo em vista que as eleições já teria passado. O receio do governo no momento atual é com as demissões o que seria péssimo na eminência das eleições. Quando começaram com isso não imaginaram que a bomba iria estourar exatamente próximo a eleições.

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  4. Com as vendas em queda, manter o IPI não resolve. Só de maio a junho a queda foi de 10,4%. Precisa tirar o IPI de uma vez. As montadoras também precisam cooperar com redução nos preços.

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  5. sem ipi + aumento das montadoras = merda do mesmo jeito!

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