O Honda Fit chegou a sua linha 2015 totalmente reformulado interna e externamente, trazendo como novidade o retorno da transmissão automática CVT, que em sua versão de acabamento LX, detalhada neste artigo, tem preço sugerido de R$ 58.800 reais.

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015

O Honda Fit LX CVT (Automático) 2015 é a versão intermediária do compacto da Honda, o qual conta também com a versão de entrada - DX - e duas acima - EX e EXL.

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015

Em termos estéticos, a alteração que a Honda promoveu na linha 2015 deu maior agressividade ao modelo, com o qual a Honda almeja seduzir mais consumidores do sexo masculino e jovens, já que até a geração passada o Fit tinha um público essencialmente feminino.

Painel de instrumentos tem iluminação laranja nesta versão LX
A estratégia ao que parece está dando certo, visto que filas de interessados tem se formando nas concessionárias da Honda, especialmente em relação à versão intermediária automática, que é uma das mais demandadas pelo consumidor.

Novo Honda Fit LX 2015 - painel
O sistema de som do Fit LX é bem simples, só conta com rádio, mas agrega entrada USB e conexão Bluetooth
Essa preferência pode ser atribuída à boa lista de itens de série, que incorpora, entre outros itens, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas (um toque para o do motorista), sistema de som sem CD, porta-malas iluminado.

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015 - interior
O interior desta versão LX abusa de plásticos, e o revestimento dos bancos é de tecido
Além disso, esta versão tem o conjunto de bancos moduláveis, que permite múltiplos ajustes de espaço no banco traseiro.

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015 - interior
Sistema modulável de ajuste dos bancos traseiros dá versatilidade ao interior do FIT
Externamente, esta versão LX distingue-se da DS por contar com rodas de liga-leve de 15 polegadas e retrovisores pintados na cor do carro.

Novo Honda Fit 2015 - espaço interno

Em termos mecânicos, esta versão intermediária não difere das demais, adotando o mesmo quatro cilindros 1.5 FlexOne (que dispensa o sub-tanque auxiliar de gasolina para partida à frio com etanol), estando associado neste caso com a transmissão automática CVT - continuamente variável.

Novo Honda Fit 2015 - espaço interno

Com tal conjunto mecânico, o Fit LX CVT não decepciona, acelerando de 0 a 100 Km/h em 11,5 segundos, e retomando de 80 a 120 Km/h em 7,6 segundos.

Os dados de consumo, segundo o INMETRO, são os seguintes:

Etanol

Ciclo urbano (cidade): 8,3 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 9,5 Km/l

Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 12,3 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 14,1 Km/l

Comportamento dinâmico

O Honda Fit tem um ajuste de suspensão mais firme, que em pisos irregulares se mostra duro, transmitindo as imperfeições do piso à cabine. Por outro lado, essa mesma configuração confere ao compacto da Honda muita segurança em rodovias.

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015

Uma tradicional reclamação de proprietários de Fit, que é o ruído interno algo excessivo foi atenuado nesta nova geração, porém ainda está acima do que se espera de um carro desse preço. O espaço interno, apesar de o porta-malas ter se reduzido de 384 (geração anterior) para 363 litros, continua a impressionar.

Vídeo: teste do Honda FIT EXL (topo de linha)



Vídeo: apresentação oficial 



Aspectos negativos

O Honda Fit LX 2015 tem alguns aspectos que poderiam ser melhorados, como por exemplo:
  • Sistema de som muito simples, apenas com rádio, mas ao menos conta com USB;
  • Excesso de plástico duro no acabamento interno;
  • Esta versão conta com apenas 2 airbags dianteiros, enquanto as versões EX e EXL contam com 4 airbags no total (somando airbags laterais);
  • Ruído interno melhorou em relação ao modelo da geração anterior, mas ainda é elevado;
  • Freios traseiros são a tambor (geração anterior adotava freios à disco nas quatro rodas);
  • Ar-condicionado não tem comando digital;
  • Ausência de borboletas no volante para trocas de marcha em modo manual;
Concorrentes

O Honda Fit, por sua característica de monovolume compacto, não conta com um modelo com o qual concorra diretamente, mas em sua faixa de preço há opções como: Ford New Fiesta Titanium Powershift (menos espaço interno); Fiat Idea Dualogic (maior consumo de combustível) e até mesmo o Fiat Punto (também com consumo bem superior ao Fit). Os principais dados de desempenho e consumo desses modelos e do Fit estão no quadro abaixo (grifos em azul para o melhor resultado no indicador; vermelho - o pior).

Modelo 0 a 100 Km/h [s] Retomada de 80 a 120 Km/h [s] Frenagenm a 120 Km/h Ruído interno a 120 Km/h Consumo cidade Etanol [Km/l] Consumo estrada etanol [Km/l] Consumo cidade gasolina [Km/l] Consumo estrada gasolina [km/~]
Honda Fit LX CVT  11,2 8,3 57,9 66,4 8,3 9,9 12,3 14,1
Ford Fiesta 1.6 Powershift 10,4 8,4 60,4 67,3 7,9 9,9 11,4 13,9
Fiat Punto Dualogic 12,7 9 59,6 67,4 6,9 8,1 10,1 11,9
Fiat Idea Adventure 1.8 Dualogic 12,9 9,8 63,6 68,6 5,9 6,7 8,8 10,1

Os dados acima (performance são da Revista Carro e consumo do INMETRO) mostram que o Honda Fit 1.5 CVT é o mais equilibrado de todos, oferecendo um desempenho bom (perdendo apenas no 0 a 100 Km/h para o Fiesta 1.6, mas vencendo este nas retomadas) e simultaneamente sendo mais econômico que todos os comparados, chegando a ser 40% mais econômico que a Fiat Idea Adventure 1.8 Dualogic com gasolina em estrada.

Gráficos comparativos

Honda Fit LX CVT 2015 - Desempenho
Honda Fit LX CVT 2015 - Desempenho em frenagem
Honda Fit LX CVT 2015 - Consumo de álcool
Honda Fit LX CVT 2015 - Consumo de gasolina

Conclusão

Novo Honda Fit LX CVT Automático 2015

O Honda Fit 2015 em sua versão LX CVT é um carro ágil, com consumo condizente com sua proposta - sendo que em estrada é um dos carros mais econômicos do Brasil), oferecendo excelente espaço interno e pouca ou nenhuma dor de cabeça, tanto em manutenção quando na revenda.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Respostas
    1. Comprei, paguei 63 mil num Ex. o carro é excelente ! Precisava de um carro espaçoso , pequeno para caber na garagem, automatico, seguro barato e economico. não encontrei no mercado brasileiro outro carro com estas caracteristicas....

      Excluir
  2. Vários predicados deixam essa versão do FIT muito desinteressante.

    O interior é muito simples, motor 1.5 16v, não tem ar digital, não tem bancos de couro...cada vez mais desinteressante adquirir um carro. quase 60 mil Reais num automóvel sem um mínimo de requinte, difícil de aceitar.

    Toyota e Honda querem se valer da tal confiabilidade nipônica para impor valores aos seus produtos que claramente verificamos que não valem.

    Melhor poupar mais dinheiro a ter que ficar frustrado com um carro que carece de itens de conforto.Uma rápida análise da espuma dos bancos nota-se que é muito espessa, até mesmo nos botões dos vidros elétricos não verifiquei luz de posição, por Deus, simplório demais.

    O interior desse Fit é compatível com o Old Fiesta da Ford, inclusive o Ford remete a uma maior qualidade se formos avaliar item por item.

    Nova geração de veículos simples a preços exorbitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na faixa de preço dele é de longe a melhor opção. Fiesta não chega aos pés do Fit em qualidade, acabamento.
      O interior é simples sim, mas é muito bem montado.
      Produto de qualidade é caro mesmo, não tem jeito. E vende, pois o povo dá valor.
      Quer coisa vagabunda e cheia de bugigangas? Pegue um chinês..
      Vamos ver como o Fit se saírá no Latin NCAP...será que consegue 5 estrelas como o up!?

      Excluir
    2. O povo daqui é exigente em encaixe dos plásticos ao tal ponto de um carro como o new fiesta ser totalmente desmerecido por causa de um encaixe mal feito embaixo do volante, que já até deve ter sido corrigido pela linha de montagem do carro, mas mesmo assim vai tomar pancada o resto da vida de fanboys.

      Excluir
    3. Ford New Fiesta 1.6 dá de 1.000 a zero nesse Fit.

      Excluir
    4. Mas New Fiesta concorre com FIT?
      Tbm sou mais o Ford, mas acho que quem compra um Fit, não quer nem New Fiesta e, muito menos, um Golf!
      Seria o mesmo público que um Idea ou do antigo Ksara Picasso!

      Excluir
  3. Meu antigo Peugeot 206 tinha o interior mais bonito e o tecido do banco era idêntico a esse do fit.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e conte uma coisa por quanto vc vendeu seu antigo 206?, e com quilometragem?

      Excluir
    2. Deve estar com ele até hoje, pois vender um Peugeot é mais difícil que ganhar na sena.

      Excluir
    3. o meu Peugeot estava com 130mil km rodados e vendi por 12mil ano 2004, 4 portas, 1.4 cinza metálico completo.

      Excluir
    4. o valor de Fipe dele era 15k vendi por 3 abaixo da tabela mais não perdi nada porque eu tinha pagado nele 12k também.

      Excluir
    5. Nivaldo, o Fit é tão ruim de revenda quanto um 206.
      Um amigo tinha um, e demorou um ano e meio pra conseguir vender, com um enorme prejuízo.

      Excluir
    6. Fit tem excelente revenda!!!!!!! Reveja seus conceitos.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff.....
      Quanta agressividade!!!!
      MODERADORES:
      "Asno ", "debiloide " e outros termos, pode?
      Desnecessário.......

      Excluir
  5. eu não pago tudo isso por um carro com acabamento muito simples pra um carro de quase 60 mil , fora q o carro tem só dois air bags e não tem nem 1/3 da tecnologia do new fiesta, ou se colocarmos mais uns 3 mil pego um focus 1,6, ou seja , muito caro pelo que se oferece!!!

    ResponderExcluir
  6. O new fiesta humilha esse fit, que alem de tudo não tem nem sistema tração e estabilidade... carroça fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Fiesta é melhor em tudo.

      Excluir
    2. Mas New Fiesta concorre com FIT?
      Tbm sou mais o Ford, mas acho que quem compra um Fit, não quer nem New Fiesta e, muito menos, um Golf!
      Seria o mesmo público que um Idea ou do antigo Ksara Picasso!

      Excluir
    3. New Fiesta é melhor em tudo, menos em espaço interno e porta malas. O porta malas do fiestinha só cabe 2 mochilinhas. Mas se vc não da valor pra isso compre outro carro, pq o fit é pra quem gosta de espaço e versatilidade.

      Excluir
    4. Defato, tirando o painel de controle do Fiesta que PARECE O BRACELETE BOMBA DO (FILME O PREDADOR)!

      Excluir
  7. Não dá nem pra comparar este carro só concorre com new fiesta em preço mais o resto nem pensar cade os 7 air bags e o controle de tração e estabilidade motor de 130 cv vou parar por ai por 64.500 compro um focus manual.

    ResponderExcluir
  8. Depois falam que o I 30 1.8. e caro....

    ResponderExcluir
  9. 69900. Vc compra um i 30. Automatico

    ResponderExcluir
  10. O dinheiro perdeu a moral mesmo. Muito caro.

    ResponderExcluir
  11. A Honda esta se superando a cada dia, conseguindo desenvolver produtos cada vez mais feios e pobres. Se não bastasse o horroroso civic agora eles pioram o que já não era muito bom. Tá loco...!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, o interior desse carro era tão bonito! Na primeira geração o material do acabamento era excelente. Na segunda, o acabamento tornou-se bom e agora ficou feio, ainda funcional, mas feio.
    Sinceramente, brasileiro gosta de carros bonitos por dentro e por fora.
    Esse rádio parece que foi colado no painel, é muito quadrado. Acho que combinaria melhor com o painel do Toyota Etios. É difícil de acreditar que um carro cujos preços partem de 50.000 tenha esse interior e, pior, é mais difícil ainda crer que a mesma empresa que projeta o interior do new civic projetou isso...

    ResponderExcluir
  13. Troquei um 308 2013 por um fit LX 2009 no ano de 2015.
    Quando recebi ele pelo preço da fipe e o restante em dinheiro, achei no momento um negocio mal feito, até pq pensava logo em repassar ele...passando 1 mês comecei a ficar mais 1 e acabei de vender ele para um colega por quase o mesmo valor, em 4 anos baixou 900,00...poucos carros desvalorizam tão pouco como o fit.
    manutenção gastei só o necessário, o carro não te deixa na mão...consumo? 14 na cidade e 18 na estrada andando até 100km/h.
    Muito bom, recomendo, um eccelente carro.

    ResponderExcluir
  14. Acabei de de adquirir o meu 4º FIT, não me arrependo, voltei pra outras marcas por questão de empreendedorismo, e não via a hora de comprar outro, é um excelente carro, não dá manutenção extra. quem conhece HONDA e TOYOTA dificilmente quer outra marca, eu super indico!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem