O plano da FCA – Fiat Chrysler Automobiles – de dobrar as vendas de oito de suas nove marcas até 2018 continua a ser objeto de ceticismo por parte dos analistas da indústria automotiva, que consideram que o conglomerado terá que adotar um portfólio de marcas mais enxuto para atingir seus objetivos.


Segundo Philippe Houchois, analista britânico da indústria automotiva, a marca Fiat, por exemplo, “se não fosse pelo Brasil, onde é líder de mercado, poderia ser extinta”. Nos EUA, o executivo considera que há espaço para Dodge ou Chrysler, mas não para Dodge e Chrysler.


De fato, o Brasil é o único mercado relevante onde a Fiat tem lucro, já que na Europa, inclusive na Itália, a marca coleciona bilionários prejuízos há muitos anos.

Dessa forma, um portfólio de marcas muito grande, como são as nove (Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Fiat Professional LCsV, Maserati, Jeep e Ram) que fazem parte da FCA, exige um investimento muito elevado para expandir o volume de vendas – recursos estes que não estão atualmente disponíveis para a empresa.

Os principais objetivos da FCA para 2018 são: aumentar as vendas em 60%, para 7 milhões de unidades anuais, subir o faturamento para 132 bilhões de euros (este ano espera-se 93 billões), subir o lucro líquido para algo entre 8,7 e 9,8 bilhões de euros (hoje está entre 3.6 e 4 bilhões).

Entretanto, os analistas entendem que todos esses três objetivos estão além da capacidade da Fiat, especialmente porque a empresa terá que conviver com uma dívida líquida de mais de 10 bilhões de euros ano menos até o fim de 2016. Além disso, durante o período terá dispor de 55 bilhões de euros para financiar investimentos.


Apesar de o CEO da Fiat discordar da maioria dos analistas sobre a necessidade de matar algumas das marcas, o fato é que ele já está fazendo isso, com a Lancia e com a SRT – divisão carros esportivos da Dodge.


A Lancia venderá por mais três anos o Ypsilon exclusivamente na Itália, e, após esse período será extinta, enquanto a SRT se tornará uma subdivisão dentro da Dodge, e não mais uma marca independente.

No caso da Chrysler e Dodge, Marchionne considera que, de fato, haveria um grande corte de custos com a fusão das duas, mas isso não atenderia os anseios dos consumidores. Então, o plano agora é de posicionar a Chrysler no segmento de massa nos EUA, para disputar com Ford, Chevrolet, Hyundai, e outras.

Dodge Grand Caravan - na rota da extinção

A Dodge, por sua vez, perderá dois modelos: Avenger e Dodge Grand Caravan, pois esses carros produzem muita competição com produtos da Chrysler. Analistas, porém, entendem que a Dodge terá uma queda violenta com o fim de linha da Caravan.

Conclusão


Os planos ambiciosos do presidente da Fiat para a FCA nos próximos anos são questionados quando à sua viabilidade por financistas. Entretanto, Marchionne é alvo de questionamentos desde que entrou na Fiat há mais de quinze anos, e ele atingiu a maioria dos objetivos que traçou para a empresa.

Com informações: Automotive News

62 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A Fiat já fez carros muito bons aqui no Brasil, mas parou no tempo, plataformas antigas, estreitas e pouco resistentes. Espero que a Fiat invista trazendo carros modernos e com 5 estrelas no LNCAP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me surpreende nem um pouco... Fiat só vende bem por aqui.

      Na Europa, só na Itália e olhe lá... O maior problema da marca é que ela não emplaca carro algum que não seja do segmento dos compactos de entrada.

      Falta tradição nos outros segmentos.

      Excluir
    2. Aqui a Fiat vende bem e dá lucro.
      Na Itália, e só na Itália, ela vende bem, mas dá muito preju, pois tem concorrência pesada. Observe que na Itália o Golf é o 6º carro mais vendido, na frente de Bravo e Alfa Romeo Giulietta..
      Então, a rigor, o único lugar que salva a Fiat é o Brasil.
      E este ano ela vai perder a liderança....

      Excluir
    3. Verdade, Carlos. A GM está avançando bem na segunda colocação.

      Excluir
    4. A Fiat só quer ter lucro no Brasil, mas não coloca produtos com a mesma qualidade dos carros europeus, e insiste na qualidade Brasil, ou seja, aqui os brasileiros aceitam a qualidade baixa então vamos aproveitar e aumentar os lucros sem investir muito. Eu jamais compraria carros com cambio automatizado com 1 embreagem apenas. Essa história que o custo aumenta muito é balela. Trabalhei na indústria automobilística e garanto que é possível colocar um câmbio automático ou automatizado de dupla embreagem sem aumentar muito o custo, principalmente nos produtos de R$ 45.000,00 pra cima, caso do Bravo, Linea, Punto, etc.

      Excluir
    5. Não compraria, eu acho que as montadores deviam ter um pouco mais de respeito pelos consumidores no Brasil, afinal é aqui que a margem de lucro deles é a maior do mundo, nada mais justo que nos vendessem produtos com tecnologias recentes, eles cobram por essas tecnologias e entregam as velharias.

      Excluir
    6. Complementando, não compraria justamente pelo câmbio i-motion com uma embreagem. O Up é um carro atual e com montagem excelente, exceto pelo alongamento traseiro na qual tem uma imperfeição no encaixe, feito pelos engenheiros brasileiros.

      Excluir
    7. Tbm não compraria o i-motion, mas não por tratar-se de um monoembreagem, mas por perder uma das melhores qualidades do up!, que é, justamente, poder usufruir do câmbio manual, referência em perfeição e, ainda hoje, considerado um dos melhores do mundo!

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    9. I-Motion eu tô fora. Aliás, eu não sou fã de automático, quanto mais de automatizado...

      Problemático e ineficiente... Estraga o que o Up! tem de bom, que é a ótima dirigibilidade, nisso eu concordo plenamente com o cao-rj.

      Excluir
    10. E quando da tilt?? sai de perto e prepare o bolso. Cambio automatizado de monoembreagem e uma bomba!

      Excluir
    11. E a Fiat é a líder de venda pela oitava vez em oito meses nesse ano, já acumulando 90 mil veículo vendidos a mais q a GM, a segunda colocada...
      Esses fanboys de VW e GM me matam de rir..haha

      Excluir
  2. mesmo o Brasil sendo o mercado mais importante para fiat a mesma só vende lixo aqui ......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vende lixo, porque vcs compram esse lixo!
      Cada um tem o que merece, simples assim

      Excluir
    2. Falou o cara que tem um up. Kkkkkkk

      Excluir
  3. A FIAT SO NAO É EXTINTA PORQUE TEM BURROS AQUI QUE COMPRA PROJETOS ANTIGOS A PREÇO DE OURO... ATÉ EU FICARIA RICO COBRANDO ABSURDOS...

    ResponderExcluir
  4. Pra mim a fiat devia estar em sétimo ou oitavo lugar, só tem porcaria.

    ResponderExcluir
  5. A Fiat é lider no Brasil, porque as outras montadoras não dão o devido respeito ao Brasil. Volkswagen, carros com acabamento lixo e peças batendo nele todo, parece uma bateria de escola de samba e olha que já tive um. E carros com design parecido.
    Ford não precisa nem comentar.
    GM só faz carro feio e bate recorde de recall
    As outras marcas ainda não tem um portfólio de produtos para brigar com as 4 grandes.
    Dessas 4 a Fiat é ainda que possue os melhores design e acabamento e por isso é lider.
    As outras marcas são globais, mas só trazem porcaria para o Brasil, o que adianta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIAT com melhor design? Onde?
      Com exceção do 500, o design dos fiat's são horrendos, sem exceção :
      Uno parece uma caixa com rodas; Pálio e Punto com aquele bigodinho na frente, nem precisa comentar; Bravo não tem simetria nenhuma, parecendo um arremedo de vários outros carros; Linea sem personalidade nenhuma, sem falar nos horrendos Linea (com suas lanternas traseiras alusivas a uma árvore de natal, com suas luzinhas pirotécnicas e Doblô (urh!!!), de tão feios, nem merecem um apontamento!
      Quanto ao acabamento e a qualidade dos materiais e montagem, são, simplesmente, os piores entre as montadoras!
      Fora que, nenhum, com exceção do 500, que é importado, tem, sequer 3 estrelas no LatinNcap! Ou seja, lixo puro!

      Excluir
    2. Se vc doz q o Uno parece uma 'caixa comrodas' eu digo que o up! é uma 'caixinha com rodas'. Simples assim....

      Excluir
    3. O up tem personalidade e é um carro com design premiado, até na Itália, sede da Fiat!

      Excluir
    4. Falou a "otoridade ", que, aliás, tem tanta credibilidade quanto uma cédula de $ 3,00!rsss
      Depois daquela farsa do email pra presidenta da LatinNcap, vai continuar dando vexame????
      Kkkkkkk

      Excluir
    5. Ladeira,com o lançamento do ka a ford terá a melhor linha de carros do mercado.
      Todos projetos modernos, seguros estruturalmente, bem equipados, oferecendo equipamentos como esp e multimplos airbags para compactos premium e compacto popular, sendo que os concorrentes não oferecem.
      E mais, todos os carros terão também ótimos motores
      Fiat abaixo do bravo só tem carros antiquados e feitos para paises pobre, e isso porque o punto utiliza a plataforma do palio.
      A volks com exceção do up só produz aqui carros antiquados ou feitos para países pobres.
      A gm renovou a sua linha, mas com exceção do cruze e do sonic (que é caro demais e não vende nada) só tem carros para países pobres e com motorização ultrapassada.
      Até mesmo o cruze utiliza o mesmo 1.8 do cobalt, que dói de ruim, mas com um cabeçote 16v.
      Entre as quatro mais tradicionais a ford é certamente a que oferece os melhores carros, mais modernos e completos.

      Excluir
    6. Nossa meu, o cara está defendendo aquela porcaria do up meu. O olho da cara para um carrinho daquele tamanho, e mesmo se dando bem em crash tests no exterior, quando fabricado no Brasil a qualidade cai absurdamente, sendo tão perigoso quanto o uno.

      Excluir
    7. Nossa MEU! É mesmo, MEU?

      Kkkkkkkkk

      Excluir
    8. Tava faltando mais um para defecar pelo teclado...

      Excluir
    9. Nossa voces falam como se fosse o mercado mais exigente do mundo

      Excluir
  6. A Fiat precisa melhorar seus carros, com exceção do 500, freemont e bravo que só precisam de mais tecnologia o resto precisa ser atualizado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Up é um lego puro design de brinquedo. a criançada pira com esse Up.

      Excluir
    2. O up! é tão inovador, único... Não, péra! http://imganuncios.mitula.net/renault_twingo_1_2_initiale_easy_bj_1999_96635341116856456.jpg

      Excluir
    3. Igualzinho o up!

      Excluir
  7. A Fiat precisa melhorar seus carros, com exceção do 500, freemont e bravo que só precisam de mais tecnologia o resto precisa ser atualizado

    ResponderExcluir
  8. Todas precisam melhorar seus carros. A volks por exemplo, aqui no Brasil só fabrica carroça. Porque ela não fabrica o Golf e o Jetta aqui no Brasil? Ah, vai fabricar o Golf, mas será que será com a mesma qualidade? Acho que não, será como todas as outras, Brasil? Vamos piorar e obter mais lucros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado!
      O up!, um dos automóveis mais seguros do mundo, com construção primorosa, acabamento impecável e motor moderníssimo, de última geração, é fabricado pela VWB!

      Excluir
    2. Sim o acabamento do Up Brasileiro é impecável igualzinho do orgulho nacional da VWB a KOMBI.

      Excluir
    3. Como fanboy é uma b@sta mesmo...

      Como escreve asneira...

      Vai estudar, vai...

      Excluir
  9. a VWB é impecável no acabamento dos seus carros, Para quem Fabricou carros como a Kombi uma paixão nacional, consegue fazer os melhores carros do mundo.
    meu irmão tinha um gol g4 e o acabamento da porta do carro dele era melhor do que os carros da Mercêdes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vc é uma piada, mesmo!
      Comparar kombi com up!?
      Só confirma o que eu já descobri de vc!
      Não entende bulhufas de carros e não passa de um aborrecente que vem aqui só pra postar asneiras!!!!
      Tenho é pena de vc!!!
      Ahhh......
      E "MÊRCEDES ", não tem acento, fio!!!
      Vai estudar, que é o melhor pra vc, vai!
      Aí, quando vc crescer, volte e comporte-se como um adulto de verdade....

      Excluir
    2. o que está implícito na ideia do Cimá e que a até recentemente a VW fabrica uma verdadeira cadeira elétrica, sem o menor constrangimento pela "qualidade" do veículo. Isto não vai ser apagado pelo lançamento do Up. A VW sempre poderá sem cobrada pela manutenção da Kombi no Brasil, assim como a Fiat pelo Uno.Agora o processo de renovação da VW está adiantado em relação a Fiat e GM e provavelmente ela vá colher os frutos disto.A GM renovou primeiro( obtêm vantagem com isso), mas os projetos são piores que o da concorrência e médio e longo prazo deve perder a vantagem atual. A Fiat vai apostar na política de descontos para continuar líder (infelizmente). Voltando a VW que cometeu erros grosseiros no Brasil ( Kombi, Gol G4) e não atualização do Polo e do Golf, parece que percebeu estes erros e caminha na direção que considero certa, Primeiro, tirou o G4 (poderia ter mantido, uma vez que se adequava a nova legislação) lançou melhrores motores, lançou o up, vai lançar a saveiro com cabine dupla, taiguan, um novo motor 1.0 turbo, trouxe o Golf alemão. Fundamental para VW será o lançamento da dupla Gol e Fox nos próximos anos.

      Excluir
    3. Não entendi nada, KOMBI PAIXÃO NACIONAL e o AVATAR do camarada é uma KOMBI EM CHAMAS, isso é que é PAIXÃO.

      Excluir
    4. Eu achei que tinha dado para entender o sarcasmo e o cinismo, pois foi isso que eu tentei passar, assista o canal do otário que ele faz o mesmo com o gol no inicio se referindo aos preços abusivos das montadoras de automóveis no Brasil.

      Excluir
    5. Assista que dar para rir muito kkkkkkkk,
      http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4&feature=kp

      Excluir
    6. Bom mesmo é o acabamento do Novo Focus e do New Fiesta nacional.

      Peças otimamente encaixadas no interior, qualidade do forro do teto semelhante a dos Rolls-Royce, forro das portas com materiais de primeiríssima qualidade, sem barulhos chocos...

      E a parte inferior do painel do New Fiesta? A tampa da caixa de fusíveis é tão bem colocada que sequer se vê a fiação do painel.

      Montagem da carroceria é um primor também, com portas excelentemente alinhadas, "gaps" da carroceria com precisão milimétrica e capô que não raspa nos paralamas quando é aberto.

      Realmente, a Ford do Mercosul é um primor na qualidade dos seus carros!

      Excluir
  10. caro cao!!

    você falando assim ta mais parecendo um "hater" ,coisa que você não é,do que uma pessoa sensata como você é, acredito que você não saiba mais o palio fire(o antigo projeto que era vendido..) tirou 3 estrelas pra adulto e 2 pra criança no latin(http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/07/latin-ncap-divulga-testes-de-seguranca-com-carros-brasileiros.html), mesma nota que o gol tirou com o seu projeto novo, falar em design dos carros do punto e palio são horrendos que o bravo não tem simetria,cara acho que na verdade você não deve gostar da fiat por isso fala essas "coisas" sem nexo, é a mesma coisa que eu começar a defamar o up só por que eu não gosto da volks ou coisa assim, dirija um bravo 1.8 ou o tjet , ou um punto tjet ou mesmo o sporting e um palio sporting ou um essence e depois fale suas opiniões, ate mesmo o linea no qual você citou negativamente, tem um dirigibilidade muito boa, bem melhor que a do jetta aspirado por exemplo, o jetta é mais bonito e sobrio que o linea?sim , isso concerteza mas em dirigibilidade , disposição pra acelerar o linea vai melhor que o jetta aspirado, strada sem comentarios lider no seu segmento e todos que tem so tem elogios, é pick-up pra qualquer terreno e trabalho, e olha que o projeto é bem antigo do modelo,, a volks tbm tem e tinha carros horrendos ,o gol g4 era ridiculo o nivel de segurança do carro, a kombi então....ainda tinha versão de quase 80 mil, e sem air bags ainda...aff, a volks demorou mais de 20 anos pra trazer um projeto novo do golf , ficou jogando pro consumidor brasileiro o golfssauro 4.5 ate esses dias a preço de novo golf, o unico projeto da volks que salva são o novo golf que ele realmente é um exemplo a ser sequido no segmento dos medios, falar que o up tem design diferenciado é dose , o up é um excelente carro, projeto moderno, seguro e referencia no seu segmento, mas o design dele se tem uma coisa que ele não é, é ser diferenciado...e concordo com o marcio se tem alguma montadora hj das 4 consideradas grandes que esta oferecendo melhores carros em todos os segmentos é a ford!"!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz:
      Eu não sou contra nenhuma montadora, muito pelo contrário, sou fã da Ford, marca que sempre participou da minha vida, da Fiat, tive, a muitos anos atrás, um Prêmio CS (acho que lá por 87/88, se não me engano) que era excelente e tbm já tive um GM!
      Mas como o post trata deste momento, e não do passado, vamos analisar os dias de hoje!
      A Ford tem excelentes carros e é, na minha opinião, a melhor montadora no Brasil, em termos de modernidade e design de seus veículos, uma pena que o acabamento foi muito piorado em relação ao que era antes! Quem já teve um Del Rey ou uma Royalle sabe o que estou falando.
      Quanto a GM e FIAT, o mesmo processo se verificou, com uma piora em qualidade de lá pra cá muito significativa, além de, hoje, não contarem com um portfólio que comprove qualidade e tecnologia, além do design, muito feio, de toda linha de ambas!
      Me desculpe, sei que vc tem um Pálio, mas é a minha opinião!
      Da VWB, que nunca fui cliente, pois, assim como vc, acho seu portfólio muito insosso e sem graça, apesar que, tecnologicamente estar entre uma das melhores, gostei e estou adorando o up!, que é idêntico, em termos de qualidade ao europeu!
      Agora, querer comparar kombi com up!, não dá, não é?
      Não se deve comparar alhos com bugalhos e devemos, sempre, ter um mínimo de critério e bom senso para emitir opiniões sobre qualquer assunto!
      Não se sinta ofendido, pois essa é a minha opinião, que não vai interferir na sua, pois vc, como já declarou inúmeras vezes, está bastante feliz com sua escolha e é isso que importa, ok?
      Abs

      Excluir
    2. caro cao!!

      com certeza estou feliz, assim como você esta feliz com o up, que todos nos sabemos é um excelente carro com varias qualidades, sobre comparar o up com a Kombi , eu não sou louco em fazer isso.., apenas citei carros que a volks na minha opinião já deveria ter aposentado faz tempo, devido a falta de segurança e projetos medonhos como a Kombi e o gol g4,o up como já disse é um belo carro, em termos de modernidade e segurança do projeto , quando a beleza é muito subjetivo, eu mesmo como já citei não gosto, acho ele com um design estranho, apesar disso minha esposa comentou de um carro que ela possa comprar futuramente e eu de pronto já indiquei o up,devido suas qualidades já citadas, posso não gostar do design do carro, mas quanto a segurança ela vem em primeiro lugar em qualquer aspecto.!!!abs

      Excluir
    3. caro cao!!

      com certeza estou feliz, assim como você esta feliz com o up, que todos nos sabemos é um excelente carro com varias qualidades, sobre comparar o up com a Kombi , eu não sou louco em fazer isso.., apenas citei carros que a volks na minha opinião já deveria ter aposentado faz tempo, devido a falta de segurança e projetos medonhos como a Kombi e o gol g4,o up como já disse é um belo carro, em termos de modernidade e segurança do projeto , quando a beleza é muito subjetivo, eu mesmo como já citei não gosto, acho ele com um design estranho, apesar disso minha esposa comentou de um carro que ela possa comprar futuramente e eu de pronto já indiquei o up,devido suas qualidades já citadas, posso não gostar do design do carro, mas quanto a segurança ela vem em primeiro lugar em qualquer aspecto.!!!abs

      Excluir
    4. Claro, Luiz :
      Toda unanimidade é burra!
      Já pensou se todos achassem o up! bonito? Ou todos o achassem feio?
      Alguma coisa estaria errada, não é mesmo? E seria muito sem graça também, todo mundo concordar com todo mundo, não é?
      Abs

      Excluir
    5. Falando em bons tempos da Ford, que saudades da linha Ghia...

      Especialmente do Del Rey e do Escort, com acabamento de primeira e materiais de excelente qualidade.

      Aí hoje entramos num New Fiesta hatch Titanium... Dá vontade de chorar.

      Excluir
    6. É verdade!
      Tive Escort XR-3, 2 del Rey, Royalle e, mais recentemente, um Focus sedan, todos excelentes em conforto, acabamento, dirigibilidade e qualidade!
      Mais recentemente, mas já não tão bem acabado, um KA Sport 1.6 que, dinamicamente, era impecável!
      Ainda mantenho um pé na Ford, com minha Edge Limited, que, com quase 94.000km, se mantém impecável!
      É uma pena esse negócio de "tropicalização", pois acabou com a qualidade que a montadora tinha!
      Recentemente, tive a oportunidade de dirigir, no Chile, um raro Escort SW, alemão, ano 75, de um amigo colecionador, e pude reviver àqueles tempos, quando a Ford era referência em qualidade!

      Excluir
    7. E eu achava que você não Gostava dos carros da Ford. não dá para entender a sua perseguição quando eu falava bem da Ford, cal.

      Excluir
    8. Mas não sei de onde vc tirou tal idéia!
      Eu nunca "persegui " alguém por carro A ou B!
      Pelo contrário, por manifestar minha admiração pelo up! e pela VWB, pela inovação em trazer um produto de qualidade, similar ao que um europeu pode comprar, virei Judas e recebi uma avalanche de críticas e até desaforos pessoais, que, embora algumas totalmente descabidas, fazem parte do Estado democrático de direito, onde cada um pode postar o que quiser e até, protegido pelo anonimato do mundo virtual, desqualificar e atingir até, no meu caso, meus familiares!
      Mas, infelizmente, isso faz parte do "jogo"! rsss....

      Excluir
    9. A Ford em termos de acerto dinâmico é show de bola, muito superior à GM e Fiat, que agradam mais a quem gosta de carro "geleião".

      Uma pena que esses Fords atuais vem decepcionando em acabamento e construção, pois a dirigibilidade continua impecável.

      Excluir
  11. A fiat deveria tratar MUITO bem os consumidores brazucas, mas não fazem, nem mesmo as CSS deles. Uma fez fui a Fiat Tecar para conseguir um atendimento foi luta olha, entrei querendo um fiat Bravo, mas na verdade sai "Bravo" com tanto descaso. E o carro tem menos tecnologia q o ford new fiesta.

    ResponderExcluir
  12. Resta a Fiat torcer para que o brasil não entre em crise econômica. As condições econômicas do país já começam a se deteriorar.
    Ficar refém do mercado brasileiro é tentar atirar no escuro prevendo acertar o alvo.

    ResponderExcluir
  13. A Volkswagen parece exercer um fascínio, enquanto que a Fiat, um asco. Concordo plenamente que a marca italiana, depois de conquistar a liderança de mercado no Brasil, tem deixado muito a desejar. De fato parou no tempo e ao contrário do que deveria fazer, tem realmente tratado o mercado local com certo desprezo. Vê-se produtos mais atualizados em mercados vizinhos que nem de longe se comparam ao nosso. No entanto, não seria interessante aos que apaixonadamente destilam ódio,olharem para as demais, para no mínimo perceberem que todas elas agem exatamente da mesma forma. Ou será que ninguém se lembra dos modelos Chevrolet, que antes da atual gama, passaram uma década sem qualquer atualização? Apenas para exemplificar: Meriva, Zafira, Corsa, entre outros. Além de seu poderoso e atual motor de 108 cavalos. E o que dizer da Kombi, com seu câmbio de quatro marchas, banco de vinil, sem forração interna e lançada no Brasil 20 anos depois do México? Sem falar no modelo anterior, com suas portinholas centrais, que só saiu de linha por imposição de lei. E quem não se lembra da marca alemã com seus maravilhosos motores refrigerados a ar, tendo sido ela mesma a última a introduzir com relutância o câmbio de 5 marchas em seus carrões com motor AP? Do Gol BX, Santana, Pointer, Logus, Voyage com motor Ford CHT, entre tantos outros best-Sellers. Vamos detonar aquela, mas sem esquecer dos feitos destas, senão fica parecendo conversa de comadres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem