Os Volkswagen Jetta TSI e Golf Highline são carros que posicionam-se entre os melhores de suas respectivas categorias, sedãs e hatchs médios, respectivamente, e, apesar de disputarem segmentos de mercado diferentes, acabam sendo concorrentes de mercado, pois determinadas configurações contam com preços similares. Dessa forma, este artigo pretende responder quais as vantagens e desvantagens de cada uma dessas máquinas.

Volkswagen Golf Highline Exclusive x Jetta TSI

Começando pelas apresentações, o Jetta mostrado nas fotos tem preço sugerido de R$ 97 mil reais, pois ao seu preço básico (R$92.890) soma-se pintura metálica (R$ 1.055) e o teto-solar (R$ 3.063), sendo que o ausência mais sentida nesta configuração é o sistema de navegação, que só vem no pacote Premium, com preço de R$ 12.040 reais.

VW Jetta TSI x VW Golf TSI

O Golf mostrado nas fotos tem preço similar ao do Jetta: R$ 98.720 reais, pois trata-se de um Highline Exclusive, com pintura sólida branca e interior em Couro Vienna Shetland (Bege), mais o pacote Exclusive com DLA, câmera multifuncional, farol duplo de xenônio para luz baixa e luz alta com farol LED para percurso durante o dia e farol inteligente, regulagem dinâmica da luz alta "Dynamic Light Assist", bancos aquecidos, rodas de 17 polegadas com pneus 225/45 R17, sistema Infotainment "Discover Media" com rádio CD-Player, tela touchscreen de 5.8", sistema de navegação e Bluetooth, sistema Kessy (acesso ao veículo sem chave e botão para partida do motor), limpador dos faróis. O modelo também tem teto-solar panorâmico.

VW Golf TSI Highline Exclusive Branco

Itens de série - Golf Highline Exclusive é mais completo

Com base nas listas de itens de série mostradas, fica claro que o Golf Highline com o pacote Exclusive é bem mais completo que o Jetta. O Hatch traz itens como sistema de navegação, faróis de xenônio, DLA (assistente dinâmico de facho), iluminação diurna por LED´s, lanternas traseiras em LED, câmera traseira, entre outros itens que só estão presentes no Golf.

VW Golf TSI Highline Exclusive - interior de couro bege
VW Golf TSI Highline Exclusive - interior de couro bege
Outro ponto em que o Golf se destaca é na questão de segurança, já que ele conta com 7 airbags de série, enquanto o Jetta TSI dispõe de apenas quatro. Em termos de recursos de assistência ao motorista, há uma equivalência, já que tanto Jetta quanto Golf contam com ABS com EBD, MSR, Controle eletrônico de Estabilidade ESC, Bloqueio eletrônico do diferencial EDS e Controle de tração ASR.

VW Jetta TSI 2014 - interior de couro bege
VW Jetta TSI 2014 - interior de couro bege
Entretanto, só o Golf conta com acionamento do freio de mão por sistema eletro-hidráulico, com função Auto-Hold, enquanto o Jetta TSI adota o tradicional sistema de acionamento por alavanca.

VW Golf TSI Highline Exclusive - interior de couro bege
VW Golf TSI Highline Exclusive - interior de couro bege
Tanto Golf quanto Jetta contam com saídas de ar-condicionado para o banco traseiro. Entretanto, o sedã apresenta uma disponibilidade de espaço para os passageiros traseiros bem maior, além de oferecer um porta-malas com 510 litros de capacidade, enquanto o Golf tem capacidade de 380 litros.

VW Jetta TSI 2014 - interior de couro bege
VW Jetta TSI 2014 - interior de couro bege
O acabamento dos dois modelos é primoroso, tanto em termos de materiais quanto na qualidade da montagem, apesar de o Jetta ser fabricado no México (para ser prioritariamente exportado para os EUA), enquanto o Golf vendido no Brasil, por enquanto, é importado da Alemanha. Entretanto, o requinte e refinamento interno do Golf é superior ao observado no Jetta.

Mecânica - Jetta anda mais; Golf é mais econômico

Tanto Jetta quanto Golf adotam propulsores turbo. O Golf usa uma unidade 1.4 TSI de 140 cavalos, associado com um câmbio automático DSG de sete marchas, enquanto o Jetta adota um conjunto formado pelo motor 2.0 TSI de 211 cavalos associado com uma caixa DSG de seis marchas.

Volkswagen Golf Highline TSI - interior
Volkswagen Golf Highline TSI - interior
Dessa forma, há uma clara superioridade do Jetta em termos de performance, já que este sedã acelera de 0 a 100 Km/h em 7.2 segundos e é capaz de atingir uma velocidade máxima superior a 240 Km/h. O Golf tem números menores, mas não menos brilhantes, já que acelera de 0 a 100 Km/h em 8,4 segundos para atingir uma velocidade máxima de 212 Km/h.

Volkswagen Jetta TSI - interior bege

Se o Jetta predomina em desempenho, o Golf dá o troco mostrando-se mais econômico. Segundo dados do INMETRO, o Jetta 2.0 TSI DSG tem consumo de gasolina em cidade de 8.9 Km/l, chegando a 12,1 Km/l em estrada. O Golf, nas mesmas condições, atinge 11,5 Km/l em cidade e 13,4 Km/l em estrada.

Conclusão

Jetta e Golf estão entre os melhores carros à venda no mercado brasileiro. Ambos são ótimos carros, confortáveis, velozes, refinados tecnicamente e com alta tecnologia embarcada.


O Jetta tem como vantagem o maior espaço interno e é superior em termos de performance, mas o modelo atualmente vendido no Brasil será substituído em breve por uma versão com facelift (veja aqui). O Golf tem um projeto mais moderno, tem mais itens de série, é superior em termos tecnológicos e consome menos - e não será atualizado tão cedo (talvez no final de 2015, veja aqui).

30 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Eu vou de Jetta TSI mas pelo preço dos 100K eu preferia pegar um GTI MK7.

    ResponderExcluir
  2. Eu iria de Golf sem dúvida. O Jetta é derivado do Golf de 6º geração, enquanto o Golf já é da 7º.
    Golf com DLA, faróis de xenônio, GPS...menor, mais prático e eu acho mais bonito, pois tem personalidade.
    A disputa é boa: o melhor hatch médio contra o melhor sedã médio.
    Eu iria de Golf.

    ResponderExcluir
  3. Fiz o teste drive nos dois e acabei indo de Golf. Preferi o projeto mais novo, com mais tecnologia e economia de combustível. Além disso, o desempenho do Golf não fica muito atrás do Jetta. Também não tenho necessidade de um Sedan.

    ResponderExcluir
  4. Salvo engano, o porta malas do Golf tem 315 litros e não 380 como disposto na matéria.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente eu ficaria com o golf gti, já que é pra escolher um vw. O banco xadrez não me incomoda... O jetta não me atrai, não engulo a traseira desse carro. Observando alguns mais antigos vejo as lanternas traseiras apagadas e sem definição. Seria algum erro de projeto? Parece que entra sujeira dentro. O Golf é sensacional. Se adicionados os pacotes mais completos eu iria de fusion titanium...

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida para quem não precisa de sedan, por 98,7k, o Golf TSI Exclusive com cruise control adaptativo ACC (não citado no texto) e faróis dinâmicos DLA, são itens de segurança ativa do que tem de mais moderno e útil. Como já foi comentado, o consumo de combustível do TSI ser substancialmente menor que o Jetta, 7 airbags e a moderníssima plataforma MQB. Golf sempre.

    ResponderExcluir
  7. Golf Highline Exclusive custando 98.720 reais? Esse preço não seria do GTI?. O que eu saiba, o GTI custa a partir de 98 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BobSap, o esquema é negociar a compra com a CS. Paguei 91,5 no meu, com emplacamento incluso.

      Excluir
  8. O jetta tsi possui 6 air bags e não 4 como foi citado no post o jetta com 4 air Bagé é a versão confortiline

    ResponderExcluir
  9. Prefiro um jetta tsi tbem , pois é um carro fabuloso, carro de sonho msm

    ResponderExcluir
  10. Pra mim, que tenho dois filhos em fase de crescimento, e já estou adentrando a faixa dos 50, o Golf é hipótese descartada. O Jetta é o carro perfeito, na relação custo-benefício, desde que comprei o TSI em 2011 ( fui um dos primeiros a circular com ele ), já que o Fusion, com todo o respeito, me lembra mais uma barcaça ou chalana. Fora do Fusion, por sua vez, não há correspondência adequada em nenhum outro "concorrente", seja em espaço interno, seja em potência, seja em preço. Mas o que me incomoda realmente é saber que, na China, irão lançar a nova versão, com plataforma MQB, enquanto, por aqui, em terras brasucas, iremos de "facelift" mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Comparação sem nexo é o ganha-pão deste site.

      Excluir
  12. Eu sei que carro no Brasil é muito caro... mas pagar 98mil em um Golf... com visual de Golzão.... é queimar dinheiro!!! Até pode ser um bom carro, mas não vale o preço!!!
    Tem muito carro melhor por esse preço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual 0km é melhor por esse preço?

      Excluir
    2. Classe A é 110k e não vem com os equipamentos contidos no pacote Exclusive do Golf.

      Excluir
  13. Qualquer um dos dois , depende apenas da necessidade de espaço......Eles são lindos....D++++++.

    ResponderExcluir
  14. Os caras colocam o banco do Golf todo para trás e do Jetta na frente, tiram foto e dizem que o Jetta tem mais espaço. Ridículo. Já entrei nos dois e o espaço traseiro é praticamente o mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa... eu NUNCA vou conseguir gostar de interior em couro bege. Acho de EXTREMO mau-gosto...

    ResponderExcluir
  16. Essa dupla é o que tem de mais bonito atualmente.....São lindos , elegantes , confortáveis , confiáveis , resistentes , seguros , bem acabados , atuais , enfim a concorrência está muito atrás .....!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Amigos, com todo o respeito pelas relevantes opiniões, depois que as principais rodovias federais perderam as concessões de pedágio aqui no sul, estamos mais para andar de carroça!!!

    ResponderExcluir
  18. Há alguns erros no texto acima. Alguns já apontados (porta-malas, espaço interno, Airbags). Mas um dado que poucos sabem é que o Golf tem Autohold (assistente de ladeira): Vc pode ficar muito tempo que os freios continuam acionados. No Jetta TSI, desde o seu lançamento em 2011, existe o recurso do Hill Holder. Também é um assistente de ladeira, só que você tem 2s depois que largar os freios para acelerar o carro e vencer a ladeira (seja de frente ou de ré). Depois de 2s os freios se soltam automaticamente, desde que a porta do motorista se mantenha fechada. Se abrir, os freios se soltam imediatamente. Para ladeira é perfeito ! Além disso, existe um recurso chamado XDS, que é o serve para aumentar o equilíbrio dinâmico do carro em curva de alta. Ele aciona um dos freios levemente para diminuir a tendência de saída de frente, típica de carros com tração dianteira. Em curvas de alta, o carro anda como se estivesse sob trilhos, bem legal. É diferente do controle de estabilidade, que ele também tem, uma vez que este funciona numa emergência, quando se aciona os freios e o carro se desequilíbra. Muitos carros tem este controle de estabilidade, não é mais novidade. Já o XDS é bem específico e raro nos carros atuais. A maioria das pessoas vem apenas uma carroceria e um motor. Um Jetta TSI é bem mais que isso, sem contar a caixa-de-marcha DSG que é um show a parte. Toda a performance de uma caixa manual, mas com a inteligência de não te deixar errar e trocando as marchas muito mais rápido, preciso que uma pessoa poderia fazer. Fantástica !!!

    ResponderExcluir
  19. Comprei um Jetta 2.0 TSI me apaixonei quando vi na concessionária pelo designer e desempenho mas tive duas decepções, não pude instalar GNV e o consumo está um absurdo antes de trocar uma peça defeituosa(canester) o consumo era de 7,5 a 8,0 km/l ligando e desligando o ar. Depois da troca da peça que pensei que iria melhorar o carro piorou passou a consumir 6,5 a 7,5 km/l estou desesperado pensando em até vender. Gostaria de obter alguma ajuda.

    ResponderExcluir
  20. Comprei um Jetta 2.0 TSI me apaixonei quando vi na concessionária pelo designer e desempenho mas tive duas decepções, não pude instalar GNV e o consumo está um absurdo antes de trocar uma peça defeituosa(canester) o consumo era de 7,5 a 8,0 km/l ligando e desligando o ar. Depois da troca da peça que pensei que iria melhorar o carro piorou passou a consumir 6,5 a 7,5 km/l estou desesperado pensando em até vender. Gostaria de obter alguma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa cara mais vc compra um Jetta TSi pensando em economia, colocar gas. Ta brincando... Compra uma Bike elétrica !!

      Excluir
    2. Descupa mas só se for seu JETTA que consome isso eu tenho um jetta tsi e ele faz média 9km/l cidade e na estrada 12 a 13km/l até 100Km/h

      Excluir
  21. Bom dia, Tbem tenho um Jetta TSI 2016, e nao vejo esse desespero, o meu e economico demais, da media de 11 ate 12km/l e esta bom demais, carro 1.6 ai dependendo nao faz isso, e tenho um baita carro.

    ResponderExcluir
  22. O meu Jetta TSI está com 60 mil kms (ano 2012) e faço 9.3km/l na cidade, trânsito pesadíssimo pra ir trabalhar, e moderado p/ voltar pra casa.
    Eu acho econômico, até porque é um carro meio bruto, potente e de cilindrada "alta" não é 1.0, 1.4 ou 1.5 downsizing (que são bem mais eficientes, pois aliam potência razoável com baixo consumo de combustível).
    Entre os dois, ficaria com o Jetta TSI, pois a diferença de espaço e desempenho é grande SIM! Mas já o Golf GTI, daí fico com a performance bruta dele do que o espaço do Jetta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem